já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 31 de agosto de 2008

Portugal Paralímpico – Pequim 2008

algarve tem representante
Os atletas portugueses que vão competir nos Jogos Paralímpicos Pequim2008 chegaram no sábado à capital chinesa e vão ficar instalados na Aldeia Paralímpica nas mesmas instalações que acolheram os atletas olímpicos lusos.

Portugal vai estar representado nas modalidades de atletismo, boccia, ciclismo, equitação, natação, remo e vela, ou seja, em sete das 20 que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, que decorrem de 06 a 17 de Setembro.

José Monteiro é o único representante algarvio nos jogos deste ano e irá participar nas provas de 1500 metros e de 800 metros na classe T46.
..

Antologia

maternidade
Tela de Almada Negreiros. igualmente intitulada «Maternidade» (1935)
Mãe!
Vem ouvir a minha cabeça a contar histórias ricas que ainda não ----------------------------------------------------------------------------- viajei!
Traz tinta encarnada para escrever estas coisas!
Tinta cor de sangue, sangue verdadeiro, encarnado!
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça!
Eu ainda não fiz viagens e a minha cabeça não se lembra senão de ------------------------------------------------------------------------ viagens!
Eu vou viajar. Tenho sede!
Eu prometo saber viajar.
Quando voltar é para subir os degraus da tua casa, um por um.
Eu vou aprender de cor os degraus da nossa casa.
Depois venho sentar-me a teu lado.
Tu a coseres e eu a contar-te as minhas viagens,
aquelas que eu viajei, tão parecidas com as que não viajei,
escritas ambas com as mesmas palavras.
Mãe! Ata as tuas mãos às minhas e dá um nó-cego muito apertado!
Eu quero ser qualquer coisa na nossa casa.
Como a mesa. Eu também quero
Ter um feitio que sirva exactamente para a nossa casa, como a ---------------------------------------------------------------------------- mesa.
Mãe! Passa a tua mão pela minha cabeça!
Quando passas a tua mão na minha cabeça é tudo tão verdade!
ALMADA NEGREIROS (1893-1970)

José Sobral de Almada Negreiros nasceu em S. Tomé, em 7 de Abril de 1893 e faleceu em Lisboa, no dia 15 de Junho de 1970.
Filho de um tenente de cavalaria que foi administrador na antiga colónia portuguesa de São Tomé, veio viver para Portugal em 1900, logo depois da morte de sua mãe, e o seu pai, tendo de ir prestar serviço em Paris, entregou-o ao cuidado dos jesuítas no Colégio de Campolide, transitando depois para a Escola Internacional de Lisboa, após uma breve passagem pelo Liceu de Coimbra.
Nessa escola publica o seu primeiro desenho na revista «A Sátira» e publica o jornal manuscrito «A Paródia», de que é o único redactor e ilustrador.
É ainda nessa escola que, em 1913, apresenta a sua primeira exposição individual composta de 90 desenhos, travando, então, conhecimento com Fernando Pessoa e Mário de Sá Carneiro.com quem edita a Revista Orpheu.
Artista multidisciplinar, pintor, escritor, poeta, ensaísta, dramaturgo e romancista, fica assim ligado ao grupo modernista.
Quando Júlio Dantas, médico, jornalista e dramaturgo, afirma que a Revista Orpheu.é feita por gente sem juízo, Almada responde com o «Manifesto Anti-Dantas», onde escreve: “…uma geração que consente deixar-se representar por um Dantas é uma geração que nunca o foi. É um coio d’indigentes, d’indignos e de cegos, e só pode parir abaixo de zero! Abaixo a geração! Morra o Dantas, morra! Pim!".
O manifesto teve impacto no meio artístico, pois é um sinal de que é tempo de mudar as mentalidades, a sociedade e a cultura burguesa instituída e os seus representantes.
Vai viver para Paris em 1919, onde permanece cerca de um ano e onde escreve a «Histoire du Portugal par coeur».

Em 1927 vai para Espanha, onde colabora com diversas revistas e escreve «El Uno, Tragédia de la Unidad», obra dedicada à pintora Sarah Afonso, com quem viria a casar.
Nacionalista convicto, já regressado a Portugal, colaborou com o Secretariado da Propaganda Nacional que irá organizar mais tarde a exposição «Almada – Trinta Anos de Desenho». O SPN viria ainda a atribuir a Almada Negreiros o Prémio Columbano pela sua tela intitulada «Mulher».
A partir daqui, Almada dedica-se principalmente ao desenho e à pintura e os seus últimos trabalhos, já com 75 anos, foram o painel «Começar», na Fundação Calouste Gulbenkian e os frescos da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra.
Almada Negreiros, morreu em 14 de Junho de 1970, de falha cardíaca, no mesmo quarto do Hospital de São Luís dos Franceses, onde também tinha morrido ------- Auto-retrato de Almada ------- Fernando Pessoa.

sábado, 30 de agosto de 2008

Garzón persegue mafia russa

e se o juiz desse uma vista de olhos cá ao algarve?
Foto da EFE, agência de notícias espanhola
Segundo uma manchete do «Sol», o juiz Baltazar Garzón, o mesmo que conseguiu mandar prender Pinochet, pediu a colaboração da Procuradoria-Geral da República na investigação a alegados negócios que a mafia russa Tambovskaya mantém na Madeira, «aproveitando os benefícios da respectiva zona offshore».
.
O pedido de Baltasar Garzón foi dirigido às autoridades portuguesas pouco depois de uma mega operação realizada em várias regiões espanholas, em que foram detidos 20 elementos da máfia Tambovskaya, incluindo o líder do grupo, Gennadios Petrov, surpreendido em Palma de Maiorca.

Jardim está escandalizado. Diz que “a imprensa portuguesa não tem categoria nem credibilidade para pôr em causa” a zona offshore. E ele tem, para a defender?!...
..

Cascades hospeda 10.000 em sete meses

um terço eram portugueses
O complexo turístico as Cascades, de Vilamoura, empreendimento de cinco estrelas do grupo Hilton, completou o seu primeiro aniversário em 1 de Agosto e, desde o início deste ano, recebeu mais de 10 mil clientes, 35 por cento dos quais, hóspedes portugueses e 52 por cento britânicos e irlandeses.
.
Moral da história: há ainda mais de três mil e quinhebtoss portugueses que vivem bem…
..

Desporto para todos

marchas passeio arrancam em quarteira
No próximo dia 14 de Setembro, arranca, em Quarteira, a edição 2008/09 das «Marchas-Passeio», uma iniciativa da Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal.

A iniciativa insere-se no Programa Nacional de Desporto para Todos, criado para “generalizar a prática desportiva” e modificar os hábitos sedentários da população portuguesa, tornando-a “mais activa”, e vai decorrer em todo o Algarve, aos domingos e feriados, terminando em 14 de Junho de 2009.

Na época 2007/2008, o evento registou cerca de 28 mil participantes, com inscrições gratuitas que deverão ser feitas até três dias antes de cada passeio. Mais informações poderão ser solicitadas através do endereço electrónico faro@idesporto.pt.
::

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Música rock no Calçadão

lá para a segunda metade de setembro
A partir das 21.00 horas, de 19 de Setembro, está prevista a realização, na zona nascente do Calçadão de Quarteira, a «Quarteira Rock Fest».
.
O evento, cuja entrada custará cinco euros se for adquirida no próprio dia, é organizado por uma “futura associação” designada como "União Sónica do Algarve", que nos informa estar ainda em fase de instalação e que afirma também que a Câmara de Loulé é co- -responsável pela organização da festa, o que a autarquia ainda não confirmou.
..

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

PSD reclamou segurança para Quarteira

o estado a que isto chegou… em 2002
Um e-mail recebido esta semana no ‘Calçadão’ sobre o gravíssimo problema de falta de segurança de pessoas e bens, que deveria ser garantidos pelo Estado, merece-nos, a propósito do texto da mensagem recebida, a seguinte resposta:
.
Citando um Capitão de Abril, ‘...existem três tipos de Estado: o Estado velho, o Estado Novo e o Estado a que isto chegou’. É justamente sobre o “estado a que isto chegou” que quero convosco comungar alguns pensamentos.
Todos nós sabemos que temos culturalmente enraizado uma esperança ‘Sebastianista’ que, lá bem no fundo, nos diz: Não te preocupes que alguém nos vai resolver todos os nossos problemas. Mas a verdade é que nem D. Sebastião nos resolveu o problema da sucessão dinástica, nem ninguém aparentemente pretende resolver o problema que actualmente se nos depara em Quarteira.
O problema a que me refiro, e que é do conhecimento de todos os Quarteirenses, prende-se com a insegurança que se vivencia neste momento na cidade de Quarteira.
Assolada por constantes assaltos a residências, em pleno dia e com os proprietários dentro delas, a estabelecimentos comerciais, a escolas, aos alunos que as frequentam, de dia e de noite, actualmente estamos vivendo um pesadelo, ao qual não saberemos qual irá ser o seu desfecho.
[…] “O que será necessário acontecer para que os responsáveis pela segurança no concelho verifiquem que a situação está insustentável e que, a todo o momento, esta poderá conduzir a um sentimento de total descrédito pela autoridade que supostamente deveria zelar pela segurança do cidadão”.
[…] Por isso, mais uma vez, veementemente solicito a todas as autoridades competentes nesta matéria que revejam o problema da segurança na cidade de Quarteira
”.

O que aqui ficou transcrito foi afirmado, em 17 de Abril de 2002, por Mário Botelho, o responsável pelo PSD/Quarteira.

Daí para cá, Mário Botelho calou-se. E não se percebe porquê.

Será que não sabe quem são os responsáveis pela segurança no concelho? Damos uma ajudinha: são os autarcas e as forças policiais.

Será que Mário Botelho se esqueceu que poderia reclamar o direito à segurança dos Quarteirenses junto da Assembleia de Freguesia e da Assembleia Municipal? Por que é que o não fez? Ou, a coberto das afinidades político-partidárias, tê-lo-á feito à mesa do café, em conversa de amigos?

Há dias, o ‘Calçadão’ soube que o presidente da Junta foi recebido pela representante do Governo, no Algarve: a Governadora Civil.

Pelo que as fontes noticiosas puderam revelar, o presidente da Junta pediu a entrevista ao sentir-se pressionado na Assembleia de Freguesia de Quarteira por não ter ainda reclamado sobre a ineficácia das forças policiais da cidade.

Soube Mário Botelho qual foi o resultado dessa entrevista? Ou essas coisas não se discutem no seio da Comissão Política do PSD?

Ou aquilo que lhe era tão caro há sete anos atrás, depois da designação de um guarda nocturno para Quarteira, no ano passado, agora já não é importante?
..

Anedotas do Verão Político 2008

ria, se tiver vontade
Depois da extraordinária “notícia” de que José Mendes poderia ser incluído nas listas para a vereação do PSD à Câmara de Loulé, não têm faltado motivos para umas boas gargalhadas políticas. Ora reparem:
.
Louçã veio ao Algarve para informar o país que as políticas económicas de Sócrates têm como objectivo o aparecimento de grandes fortunas como as «dos Belmiros» e as «dos Melos».
(Ainda os avozinhos de Louçã e de Sócrates não eram nascidos e já os Melos detinham a maior fortuna de Portugal).

Amanhã, vêm dois anónimos cidadãos fazer no Algarve o lançamento de um «novo partido» porque «o país político é um enorme vazio».
(Propõem-se, por isso “enchê-lo”… com coisa nenhuma).

Hoje mesmo, chegou à caixa de correio de dezenas de cidadãos a seguinte; “Message: Assine a petição apoiando a candidatura do Dr. Manuel Monteiro pelo círculo de Braga às eleições legislativas de 2009”.
(Boa companhia para o nosso inefável e itinerante Patinha Antão) .

A juntar a isso, temos o novo estilo noticioso-pindérico do “Chefe de Gabinete: Joaquim Guerreiro”, nas notas de imprensa da Câmara de Loulé, onde, para designar música electrónica prefere usar o termo “chill out”.
(Já que gosta tanto do estilo, vamos lá ajudar Guerreiro: pode também usar “downtempo”, “trip-hop”, “nu-jazz”, “psybient”, - “lounge-music”, “trance”, “balearic beat” ou mesmo “IDM”. Dizia o mesmo, mas dava uma ar de mais entendido em música e mostrava que até sabe umas coisas de calão inglês…)

Quem disse que só a Governadora Civil de Faro sabe contar anedotas?
..

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Golfista algarvio brilha "lá fora"

quarto lugar na república checa
Ricardo Santos, o golfista do Oceânico Team, de Vilamoura, concluiu o Ypsilon Golf Challenge (um torneio do Challenge Tour realizado em Liberec, na República Checa), na 4.ª posição.

Com este resultado, Ricardo Santos repete pela quarta vez o quarto lugar em torneios do Challenge Tour, em cujo “ranking” ocupa o 42.º lugar.
..

terça-feira, 26 de agosto de 2008

De bicicleta, por Quarteira, à noite

uma forma diferente de passar um serão algarvio
O Club BTT Terra de Loulé organiza, amanhã, em Quarteira, mais um dos seus já habituais passeios nocturnos de Verão.
.
A concentração dos ciclistas está marcada para as 21.00 horas, próximo da Junta de Freguesia de Quarteira e, durante cerca de duas horas, o passeio abrangerá uma parte da cidade, passando depois por Vilamoura e Olhos d'Água.

Como não é necessário proceder a qualquer inscrição, bastará que os interessados apareçam, com as suas bicicletas à hora certa, no local atrás indicado.
..

Está a decorrer o concurso "Miss Freira"

freiras já não são mulheres tristes e desiludidas
Um padre católico italiano lançou um concurso na internet para eleger a freira mais bonita de Itália, com o intuito de acabar com os preconceitos que tornam as freiras menos atraentes.
.
"Miss Freira" é o nome do concurso de beleza idealizado pelo teólogo Antonio Rungi. As religiosas que queiram participar não têm de desfilar numa passerele, bastando enviar uma fotografia que será depois publicada num site da internet.

"A imagem que se tem hoje das freiras é de mulheres tristes, desiludidas com a vida e não realizadas", explicou o sacerdote.

Ou me engano muito, ou desta vez é que a Igreja Católica vai atrair massas de novos fiéis.
..

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ainda e sempre o mercado de Loulé

o presidente tem memória curta!...
Deixámos passar, na altura, porque precisávamos fazer umas pesquisas nos nossos álbuns de recordações.

Mas ainda estamos a tempo, agora que, finalmente, recuperámos essas tais recordações.

Não podíamos deixar de passar o aniversário do primeiro centená-rio mercado municipal sem o assinalar de uma forma que testemu-nhasse o prazer e satisfação que nós temos por aquilo que foi feito e decidido na altura em construir este edifício que é hoje, sem margem para dúvida, um dos maiores ex-líbris da cidade de Loulé”, disse o presidente da autarquia, Seruca Emídio, na inauguração da estátua que homenageia os vendedores do mercado de Loulé.

E foi o mesmo autarca que, em Outubro 2001, referindo-se à a situação do mercado municipal, o designou como “um lugar onde não há estacionamento e onde as condições em que estão expostas os produtos não são as melhores. Se não fosse pelo mercado do peixe, que praticamente não tem rival nesta cidade, já estaria fechado".

Foram feitas as obras. O mercado lá está, mais moderno que quando foi construído há cem anos, desde quando sempre foi (e não só agora) “um dos maiores ex-líbris da cidade”…

Mas onde estão os lugares para estacionamento, doutor Seruca? Alguém já se apercebeu que agora, ainda tem menos lugares que em 2001? Ninguém lhe disse?!

O senhor é esquecido agora, ou foi apenas mal intencionado em 2001?

..

Começou a “bola”

quarteirense estreia-se a vencer
Na primeira jornada do Campeonato Nacional da 3ª divisão (zona F), o Quarteirense recebeu e venceu o Juventude de Évora, pelo significativo resultado de 3-1.
.
Resultados da jornada
--- Farense-Campinense, 2-2
--- Lusitano-Castrense, 2-1
--- Fabril-Atlético, 3-2
--- Cova Piedade-Barreirense, 2-0
--- Quarteirense-Juventude, 3-1
--- Pescadores-Messinense, 0-1
--- Silves-Louletano, 0-2

O Quarteirense ocupa, assim, o primeiro lugar, ex-aqueo da classificação geral.
..

A insegurança e a polícia

agressões a soco a gnr e a tiro contra alemão
Foto de autor desconhecido, recolhida na Net
No salão de festas de Loulé

Dezenas de pessoas assistiram, de braços cruzados, durante quase uma hora, ao espancamento de três militares da GNR, junto do salão de festas em Loulé.
.
A briga começou por volta das 2h00 da manhã quando uns copos a mais puseram dois homens à pancada, à porta do salão de festas. A briga alastrou e, quando chegou um carro da GNR, os militares começaram, de imediato a ser agredidos.

Enquanto o grupo de quatro ou cinco agressores, da mesma família e residentes num bairro social de Loulé, se “entretinha” a “espancar” os agentes, quase meia centena de pessoas assistiam, sem intervir.
.

«Linda» esta passividade dos louletanos perante os desacatos de "residentes num bairro social"!...

Na estação de Boliqueime

Já hoje, segunda-feira, dia 25, logo de manhã, dois indivíduos entraram, em Lagos, num comboio regional com destino a Vila Real de Santo António e, ao longo da viagem, só provocaram distúrbios.

Perante tal comportamento, à chegada da composição à estação de Boliqueime, o revisor obrigou-os a abandonar o comboio.

Mal puseram pé em terra, os desordeiros tentaram assaltar dois cidadãos alemães e,. perante a resistência destes, um dos desordeiros disparou uma arma de fogo, tendo atingido um alemães.
Vai assim a libertinagem que se agrava de dia para dia, criando este sentimento de insegurança entre os cidadãos.

É verdade que o ‘Calçadão’ não costuma ser muito tolerante para com a falta de eficácia das forças da ordem, mas o que se passou em Loulé acaba por justificar parcialmente uma certa tibieza por parte dessas forças policiais. É que, diz o povo: “quem tem cu, tem medo”. E os guardas são gente, como nós.
..

Jogos Olímpicos: daqui a quatro anos há mais

resultados dos portugueses em Pequim
O ‘Calçadão’ apresenta a lista dos resultados dos 77 atletas da missão olímpica lusa em Pequim 2008:

ATLETISMO
Marco Fortes (peso) - 38.º (em 45 concorrentes)
Carmo Tavares (800m) – 21.ª (em 42)
Francis Obikwelu (100m) – 11.º (em 80)
Jéssica Augusto – 20.ª (em 51) nos 3000m
Jéssica Augusto –26ª (em 32) nos 5000m
Sara Moreira (3000m obst.) – 22.ª (em 51)
Clarisse Cruz (3000m obst.) – 34ª (em 51)
Edivaldo Monteiro (400m bar.) – 20.º (em 26)
João Vieira (20 km marcha) – 32.º (em 51)
Sérgio Vieira (20 km marcha) – 45.º (em 51)
Alberto Paulo (3000m obst.) – 34.º (em 40)
Sandra Tavares (salto com vara) – 19.ª (em 36)
Marisa Barros (maratona) – 32.ª (em 82)
Ana Dias (maratona) – 46.ª (em 82)
Inês Monteiro (maratona) – desistiu
Rui Pedro Silva (10.000m) – 34.º (em 39)
Vânia Silva (martelo) – 46.ª (em 50)
Arnaldo Abrantes – 52.º (em 66)
Sílvia Cruz (dardo) – 24ª (em 54)
Naide Gomes (comprimento) – desclassificada, 32.ª (em 42)
Ana Cabecinha (20 km marcha) – 8.ª (em 48)
Vera Santos (20 km marcha) – 10.ª (em 48)
Susana Feitor (20 km marcha) – desistiu
Nélson Évora (triplo salto) – 1.º (em 39)
António Pereira (50 km marcha) – 11.º (em 61)
Augusto Cardoso (50 km marcha) – 40.º (em 61)
Paulo Gomes (maratona) – 30.º (em 98)
Hélder Ornelas (maratona) – 46.º (em 98)
BADMINTON
Ana Moura – eliminada na 1ª eliminatória
Marco Vasconcelos – eliminado na 1.ª eliminatória
CANOAGEM
Emanuel Silva – 10.º em K1 1000m
Emanuel Silva – 17.º em K1 500m
Teresa Portela – 14.ª em K1 500m
Helena Rodrigues/Beatriz Gomes – 11.º em K2 500m
CICLISMO
Nuno Ribeiro – 28.º (em 143)
André Cardoso – 72.º (em 143)
EQUESTRE
Carlos Pinto (33.º em 47)
Daniel Pinto (39.º em 47)
Miguel Ralão - Desistiu
ESGRIMA
Joaquim Videira (26.º em 41)
Débora Nogueira (40.ª em 41)
JUDO
Ana Hormigo (7.ª em 23)
Telma Monteiro (9.ª em 22)
Pedro Dias (9.º em 33)
João Pina (11.º em 32)
João Neto (9.º em 35)
NATAÇÃO
Tiago Venâncio - 45.º (em 64) 100m livres
Tiago Venâncio - 39.º (em 58) nos 200m livres
Diogo Carvalho – 18.º (em 47) nos 200m estilos
Fernando Costa - 29.º (em 37) nos 1500m livres
Diana Gomes - 26.ª (em 49) nos 100m bruços
Diana Gomes - 29.ª (em 41) nos 200m bruços
Carlos Almeida - 32.º (em 53) nos 200m bruços
Sara Oliveira - 19.ª (em 36) nos 200 mariposa
Sara Oliveira - 35.ª (em 49) nos 100m mariposa
Pedro Oliveira – 24.º (em 44) 200m mariposa
Pedro Oliveira – 28.º (42) nos 200m costas
Simão Morgado – 33.º (em 66) nos 100m mariposa
Daniela Inácio – 17.ª nos 10 km em águas abertas (em 25)
Arseniy Lavrentiev – 22.º nos 10 km em águas abertas (em 25)
REMO
Pedro Fraga/Nuno Mendes (LM2x) – 8.º (em 20)
TAEKWONDO
Pedro Póvoa – 7.º (em 16)
TÉNIS DE MESA
Tiago Apolónia – eliminado na 1ª eliminatória
João Monteiro – eliminado na 1.ª eliminatória
Marcos Freitas – eliminado na 2.ª eliminatória
TIRO
João Costa – 18.º (em 49) na pistola ac a 10m
João Costa –33.º (em 45) na pistola livre 50m
Manuel Silva – 27.º (em 35) no fosso olímpico
TIRO COM ARCO
Nuno Pombo – 50.º (em 64)
TRAMPOLINS
Ana Rente – 16.ª (em 16)
Diogo Ganchinho – 11.º (em 16)
TRIATLO
Vanessa Fernandes – 2.ª (em 55)
Bruno Pais – 17.º (em 55)
Duarte Marques – 45.º (em 55)
VELA
Gustavo Lima
– 4.º em Laser (em 43)
Álvaro Marinho/Miguel Nunes – 8.ºs em 470 (em 29)
João Rodrigues – 11º em RS:X (em 35)
Jorge Lima/Francisco Andrade - 11.º em 49er (em 19)
Afonso Domingos/Bernardo Santos – 8.º (em 16).

Balanço? Faça-o quem quiser - bom ou mau, segundo a perspectiva e os interesses de cada um. Se justificou os 15 milhões de euros gastos... isso é outra conversa.
Até daqui a quatro anos.

..

sábado, 23 de agosto de 2008

Antologia

------- dois poemas de despedida

Tenho a certeza
De que entre nós tudo acabou.
- Não há bem que sempre dure,
E o meu, bem pouco durou.

Não levantes os teus braços
Para de novo cingir
A minha carne de seda;
- Vou deixar-te, vou partir!

E se um dia te lembrares
Dos meus olhos cor de bronze
E do meu corpo franzino,
Acalma
A tua sensualidade
Bebendo vinho e cantando
Os versos que te mandei
Naquela tarde cinzenta!

Adeus!
Quem fica sofre, bem sei;
Mas sofre mais quem se ausenta!

************************

Meu amor, na despedida,
Nem uma fala me deu;
Deitou os olhos ao chão
Ficou a chorar mais eu.
Demos as mãos na certeza
De que as dávamos amando;
Mas, ai!, aquela tristeza
Que há sempre neste "Até quando?,"
- Numa lágrima surgiu
E pela face correu. . .
Nada pudemos dizer,
Ficou a chorar mais eu.

ANTÓNIO BOTTO, (1847 / 1947)

António Tomás Botto, poeta e contista, nasceu em Concavada, Abrantes, em 17 de Agosto de 1897, e passou a infância no bairro de Alfama, em Lisboa. Emigrou para o Brasil em 1947, onde veio a falecer, atropelado, no Rio de Janeiro, em 16 de Março de 1959, na mais dolorosa miséria.
É mais um dos autores com ligações estreitas ao «Grupo Modernista», que tenho procurado divulgar ultimamente.
Foi um dos mais originais e polémicos escritores portugueses celebrado pela agitada apreensão da 2ª edição das «Canções», cuja primeira publicação acontecera em 1922, que, pelo seu carácter abertamente homossexual, causou grande agitação nos meios religiosamente conservadores da época, e cujas edições, sucessivamente, reviu e aumentou.
Integrado no primeiro grupo modernista, de Almada Negreiros, Sá-Carneiro e Fernando Pessoa, deixou uma extensa obra que o individualiza claramente.
Sendo homossexual assumido, a sua obra, no seu conjunto, será, provavelmente, o mais distinto conjunto de poesia homoerótica de língua portuguesa.
Os seus restos mortais foram trasladados para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa, em 1966.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A anedota do dia

josé mendes putativo vereador da cml
De vez em quando, recebemos alguns e-mails interessantes, outras vezes, alguns completamente descabidos. Alguns já nos têm dado azo a que, a partir deles, construamos os posts do Calçadão.

Outros, apenas nos dão oportunidade para soltarmos umas sonoras gargalhadas. É o caso de um extensíssimo e-mail que recebemos há dois ou três dias e do qual passamos a transcrever alguns extractos.

“[…] surpreende-me que o ‘Calçadão de Quarteira’ faça tão poucas referências aos acontecimentos que giram à volta dos Partidos em Quarteira, quando se aproximam eleições a dar por um pau: para a Europa, para a Assembleia da República, para a Câmara e Assembleia Municipal e, sobretudo, para a Junta de Freguesia de Quarteira.
[…] Ora a verdade é que os dois principais partidos, o PS e o PSD, tiveram aqui eleições internas e o blog do ‘Calçadão de Quarteira’ nem lhes dedicou uma linha.
[…] mas o jornal ‘Carteia’ deu notícias desses acontecimentos [eleições] por isso não pode dizer que os ignorava.
Há dias, foi o PSD que reelegeu o Mário Botelho para presidente, juntamente com o João Guerreiro, o Cláudio Lima, o Gustavo Guer-reiro, a Andreia Grázea, o Carlos Cardoso e o Viriato Teixeira, derro-tando a lista afecta à actual Junta, encabeçada por José Mendes e que contava ainda com o Carlos Catarino, a Brígida Cavaco, o Felizardo Pinto, o Américo Rosa e o João Lopes. Parece que o ‘Calçadão de Quarteira’ não achou que isso fosse importante. […]
Também não deve ter achado que era importante falar nas eleições do PS, onde a lista encabeçada por uma mulher, Hortense Morgado e composta ainda por Michel Viegas, Fernando Ramos, Esmeralda Brito, Ana Paulino, António Floriano, Orlando Silva, Zenóbio Luís e Mário Guerreiro, arrumou o anterior presidente, Victor Faria, e a candidatura de Ezequiel Tomáz, que nem sequer conseguiu cativar militantes para compor uma lista,
[…] Ora o Sr. Lourenço, que andou metido nessa história de fazer uma lista social democrata que se opusesse à da actual Junta, sabe muito bem porque é que o Mário Botelho meteu o José Mendes no caixote do lixo, pois a convicção do Partido é que a candidata do PS, a Hortense Morgado, se for às eleições contra o José Mendes, arruma-o limpinho, como arrumou as pretensões do Ezequiel Socia-lista e por isso, quiseram preparar as coisas de modo a que seja escolhido outro candidato que não venha dos elementos da actual Junta. […]
[…] a verdade é que, como sabe, o alheamento de José Mendes por estas eleições internas prende-se apenas com uma razão de peso: ele vai ser o Vereador de Quarteira que vai integrar a próxima lista PSD concorrente à Câmara Municipal […] "
J.A.M.V.
(leitor identificado)

Independentemente das palavras amáveis que fez o favor de nos dedicar – e que me cumpre agradecer -, devo esclarecer, em primei-ro lugar, que, mesmo com o maior esforço que façamos, é-nos impossível noticiar no ‘Calçadão’ tudo o que se passa na freguesia.

Fala-nos JAMV das eleições dos partidos políticos; poderia referir, igualmente, as eleições para os clubes desportivos e recreativos, para as diversas associações quarteirenses: humanitárias, empresariais, etc.

É verdade que o ‘Calçadão’ dá uma importância particular à vida política da freguesia; e isso tem uma razão específica: da acção dos políticos dependem, em muito, o bem-estar e o progresso da nossa terra.

A prova de que as políticas locais são importantes para mim e para os meus companheiros de aventura bloguística, está na transcrição parcial do seu e-mail e esta resposta que lhe estou a dar.

Mas essas “eleições a dar por um pau” que refere, ainda vêm um bocadinho longe e não queremos ser acusados, para já, de estarmos a promover o partido A ou o partido B, o candidato X ou o candidato Y (se é que já há candidatos). Vamos dar tempo ao tempo.

Quero ainda esclarecer JAMV que, ao contrário do que diz, não tive rigorosamente nada a ver com a formação de uma lista alternativa à de José Mendes. Aliás, ninguém me pediu para entrar nesse molho de bróculos, que talvez se fique a dever, sim, aos métodos “xico-espertistas” do actual líder distrital do PSD. Pela minha parte, enquanto ele se mantiver à frente do PSD Algarve… “eu não estou cá”, como já deve ter percebido.

Finalmente, quero agradecer-lhe pela gargalhada que me proporcionou com essa ideia bizarra de que José Mendes, não servindo para estar à frente da Junta, sendo facilmente derrotado por Hortense Morgado numa pugna eleitoral e sendo necessário substituí-lo por essa mesma razão… pode, no entanto, servir para vereador municipal.

Com franqueza, amigo JAMV! Essa não cabe na cabeça de ninguém. O vereador que representará os interesses de Quarteira terá de ser alguém com conhecimentos e com a competência… que José Mendes, infelizmente não tem.

Que grande gargalhada, amigo!..
..

Michael Phelps e as suas oito medalhas

estão a descansar em vilamoura
Em notícia da Lusa, foi divulgado que o campeão olímpico Michael Phelps se encontra alojado com amigos, um irmão e um corpo de segurança pessoal, no Hotel Hilton, em Vilamoura, desde ontem, quinta-feira, e que ali deverá permanecer até domingo.

O norte-americano viajou de avião desde Pequim, até uma capital europeia, de onde seguiu para Lisboa, tendo depois chegado ao Algarve de automóvel.

De acordo com o "site" do jornal britânico "Telegraph", o atleta deverá participar domingo numa cerimónia em Londres que assinala o facto da cidade ser a anfintriã dos próximos Jogos Olímpicos de 2012.

"A Hilton International deu-lhe uma lista e ele escolheu este hotel", disse à Lusa fonte ligada à cadeia hoteleira, que acrescenta que a reserva, de sete quartos, foi feita noutro nome.

A mesma fonte diz que Michael Phelps deu indicações para não ser tratado pelo nome, provavelmente para evitar ser reconhecido, mas conta que o nadador americano tem dado autógrafos, apesar de recusar tirar fotografias com os fãs.

A mesma fonte diz ainda que Phelps está a ser acompanhado por uma equipa de televisão, que se supõe estar a realizar um documentário sobre o atleta, e que o nadador já fez uma incursão na noite algarvia pois, na noite de ontem, terá estado em discotecas e bares da zona de Vilamoura e Albufeira.
..

Assaltos a bombas em série, no Algarve

sem medidas punitivas, quando irá isto parar?
Dez homens encapuzados e desarmados entraram no posto de abastecimento da via do Infante da área de serviço de Loulé, por volta das 4.30 horas e levaram uma máquina Multibanco.

Cerca de hora e meia antes, informa-nos a agência Lusa, acontecera outro assalto na área de serviço de Silves: um homem armado ameaçou a funcionária, forçando-a a entregar o dinheiro da caixa. Levou cerca de 150 euros. Em Lagos, já ao fim da tarde, também um homem de cerca de 30 anos, de cara descoberta, entrou no posto, pediu tabaco e… apontou uma arma ao funcionário que teve de lhe entregar o produto da caixa: menos de 350 euros.
A Judiciária já está em campo.

A impunidade, a ineficácia das autoridades policiais, a lentidão e os desconcertos da justiça estão a deixar (ou a fomentar) o alastramento da criminalidade de uma forma assustadora.
..

Festival Surfóreggae é hoje

quarteira jovem ao ritmo jamaicano
O Calçadão Nascente e a praia de Quarteira vão ser hoje palcos de actividades relacionadas com o surf e com a música reggae, na segunda edição do «Festival Surfóreggae».
.
Durante a tarde de hoje haverá aulas gratuitas de surf. Mas também há espectáculos de animação, prancha e touro mecânicos e box-machines estarão a entreter o público.

À noite, a partir das 20.30 horas, por 10 euros, poderá ainda assistir ao espectáculo com The Most Wanted, Prince Wadada, o rei do dance-hall cantado em português, Cool Hipnoise e Riddim Culture Sound System.
..

Jogos Olímpicos – Platina para Nelson, já!

para além do atleta, um ser humano de excepção
Todos vimos, todos vibrámos com este atleta fantástico. Ninguém ficou, com certeza, indiferente ao êxito do atleta. Quantos de nós vimos, revimos e tornámos a ver os saltos do campeão?!

Anunciam as audiometrias que hoje mesmo, o momento da entrega da medalha bateu recordes que só foram comparáveis aos grandes espectáculos da selecção de futebol.

Tocou a «Portuguesa» em Pequim e todos vimos o nosso Nelson a trautear o Hino, enfeitando-o com um sorriso meigo, ingénuo, contagioso.

Mas Nelson tinha ainda uma alegria maior para dar aos portugueses, pelo menos, aos que tiveram a ventura de escutar a entrevista que o nosso «menino de ouro» (este sem dúvida) deu à RTP ontem à noite.

Foi uma lição de humildade, de ponderação, de grandeza humana que o honra, que o dignifica, que nos enche de orgulho e esperança.

Sim, porque este menino de 24 anos mostrou que é um HOMEM e é de homens como ele de que o nosso país precisa para um dia conseguir ser um IMENSO PORTUGAL.

Nelson, se estivesse ao meu alcance, eu atribuía-te já uma medalha de platina. Enorme. Bem hajas, moço!
..

Atenção às próximas marés vivas

recomenda-se cuidados especiais com as crianças
A Polícia Marítima aconselha prudência aos veraneantes durante a próxima maré viva, prevista para dia 31 de Agosto, que prevê uma subida de um metro do nível da água em relação à última ocasião em que o fenómeno ocorreu.
.
As marés vivas costumam provocar mudanças repentinas da maré, encurtando o areal. Na última maré viva, registada na terça-feira passada, verificou-se uma amplitude de 3,40 metros entre a baixa-mar e a maré cheia.

As marés vivas verificam-se de quinze em quinze dias e a que se espera em 17 de Setembro terá também maiores efeitos do que a da terça feira passada, pois terá uma amplitude de 3,50 metros.
..

Listas negras para clientes indesejáveis

uma medida que agrada aos empresários
Bares de Faro e Portimão apoiam a Associação de Bares e Discotecas da Zona Histórica do Porto que propôs ao Governo a criação de “lis-tas negras” que permitam barrar a entrada de clientes indesejáveis.

A ideia foi apresentada esta semana pela associação dos empresá-rios de animação nocturna ao ministro da Administração Interna, que considerou a proposta “muito interessante”.

À primeira vista, e para tranquilidade dos empresários e dos clientes “desejáveis”, a ideia parece, realmente boa… mas será que não contrariará a Constituição da República, no capítulo das liberdades e garantias dos cidadãos?
..

Empreendimento “ecológico” em Vilamoura

poupar água, produzir energia e plantar árvores
Informa o Grupo Oceânico, que está a empenhar-se na componente ecológica para os seus empreendimentos, designadamente apostando no aproveitamento de águas, reciclagem, reintrodução de flora e fauna e aproveitando a energia solar.

Assim, o «Vilamoura Golf & Garden Resort» vai recorrer à microgeração - produção energética em pequena escala -, introduzindo 194 unidades com sistemas solares fotovoltaicos que, produzindo 686 MWh, irão evitar “a emissão de 486 toneladas de dióxido de carbono”. Por outro lado, os 69 hectares que constituem o empreendimento deverão gastar menos 50% de água, com o recurso a águas residuais para regar os campos de golfe e jardins.

O grupo afirma ainda, no comunicado, que plantou mais de 3500 oliveiras e centenas de sobreiros.
..

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Ouro escreve-se com Nélson

o salto da glória

Palavras para quê? Nélson tentou restituir o amor-próprio a um país desenganado.
..

Jogos Olímpicos – Glória portuguesa!

no “fechar da loja”, o almejado ouro!
Se ainda havia algumas expectativas de que, no remo ou na vela, os atletas portugueses pudessem atingir uma medalhinha, apesar de todos terem conseguido resultados honrosos, as esperanças ficaram lá, na China, no 13º dia de provas.

Era hora de seguirmos a prova de Nélson Évora, com o coração aos pulos.

As notícias de ontem não eram animadoras: o pai do atleta teve de ser hospitalizado e um acontecimento desses, necessariamente tira a tranquilidade a qualquer um. E Nélson, que devia sentir-se com um peso enorme sobre os ombros: a esperança de toda uma Pátria, sabe-se que tem um carinho especial pelos pais.

Nélson nasceu na Costa do Marfim em 20 de Abril de 1982. Filho de pais cabo-verdianos, veio aos cinco anos para Portugal, onde logo conheceu aquele que viria a ser o que seria até hoje o seu treinador. Naturalizou-se português em 2002, logo que fez 18 anos, e cedo pôde cantar a "Portuguesa", como campeão mundial.

Ainda com a imagem, na nossa memória, do “desastre” que aconteceu a Naide, os olhos grudaram-se no ecrã do televisor.

Primeiro triplo salto: 17,32m, logo batido pelo inglês. Segundo salto: 17,56m ! Está na frente do inglês de cabelo encarnado e piercings nos beiços, que também foi ultrapassado pelo cubano. Terceiro salto… não mostraram o Nélson e o inglês passa novamente para a frente, seguido do saltador das Bahamas.

Vamos esperar a final… (que chatas, estas interrupções para estas corridas que não me interessam para nada!). São 14.39 horas. Voa, Nelson, voooooooooooa! 17,67m ! Nélson Évora volta ao comando! Já ganhaste.

O inglês atrapalhou-se e podes mesmo falhar também. És o campeão! És o maior! Vais trazer para Portugal a 4ª medalha de ouro de todos os tempos.

Essa medalha é também minha! Finalmente, vou ouvir o Hino, tocado em Pequim.

Obrigado Nélson. Compensaste este povo que, sem outras esperanças no seu triste quotidiano, confiou em ti! Juntei as minhas, às tuas lágrimas de emoção.
..

Seruca – o censor-mor

na defesa dos seus "princípios católicos"
Na imagem: os quadros censurados pelo presidente da autarquia
Quem imaginou que a Revolução de Abril tinha acabado com a censu-ra em Portugal, enganou-se. Ou quase. Em Loulé, Seruca Emídio, o presidente da câmara, retomou, para si, o papel de censor-mor.

Ora espante-se: estava agendada – já há sete meses - uma exposição em Loulé, do pintor Paulo Serra. Porém, há uma semana, um funcionário da autarquia comunicou ao artista que deveria retirar duas das obras.

Motivo invocado, segundo o artista, em declarações ao - «Observatório do Algarve»: a galeria municipal não queria ofender os princípios católicos do autarca social-democrata.

Confrontado com a recusa, e perante a irredutibilidade da galeria, Paulo Serra, 43 anos, decidiu cancelar a exposição, composta por um total de 17 obras, pois, sem aqueles dois quadros, “a exposição ficaria amputada” e despojada do sentido global que lhe queria dar.

Os quadros em causa são desenhos a carvão sobre papel. Um deles representa um “um acto íntimo entre duas pessoas do mesmo sexo, desenhado de forma subtil”. e outro mostra uma figura religiosa com um rosto por detrás, sob a qual escrito em grafiti, aparece a palavra “puta”, obras “que só fazem sentido no contexto da exposição”.

Contactado pelo «Observatório», o autarca de Loulé nega qualquer forma de censura: “Não pode ser visto como uma forma de censura. O artista tem direito a fazer valer o que pinta, assim como a Câmara tem o direito de exibir ou não as obras”.

“Uma coisa é a arte e o artista, outra é o senhor presidente da câmara e as suas convicções. Cada um tem o seu lugar e esta mistura de papéis faz-me lembrar outros tempos” - disse o pintor.

Não diríamos melhor. A verdade é como o azeite: vem sempre ao de cima e Seruca Emídio, cada vez mais, deixa cair a sua máscara de tolerância e democracia, e revela a sua face de prepotência, autoritarismo e reaccionarismo ante-25 de Abril.
..

Jogos Olímpicos – Dia do Algarve

duas portuguesas que sabem marchar
Ana Cabecinha, a atleta do Clube Oriental de Pechão, teve hoje um excelente comportamento na prova de marcha de 20 km, com o seu 8º. lugar, a um minuto e 15 da vencedora.

Mantendo-se sempre no primeiro grupo que perseguiu Kaniskina - a medalha de ouro -, Ana, sempre debaixo de chuva, perdeu o 6º lugar mesmo em cima da meta, mas bateu o recorde nacional.

Quando, em Outubro do ano passado, foi operada a uma hérnia inguinal que lhe complicou a vida, Ana esteve para desistir da actividade desportiva. Ainda bem que não o fez, pois acabou por carimbar a presença em Pequim, à última hora.

A Ana, que conseguira os mínimos olímpicos, em Fevereiro, precisa-mente na pista de Quarteira, suspendeu os estudos para melhor se preparar para estes jogos. Esperemos que agora os retome, com êxito, enquanto se prepara para os jogos de Londres, em 2012.

Não podemos esquecer, igualmente, o excelente comportamento, na mesma prova, de Vera Santos que chegou, à meta da pista do «ninho de pássaro» de Pequim, na 10ª. posição.

Agora, só nos falta esperar por esta tarde, quando o nosso Nelson se atirar para a areia, para lá dos 17 metros e conseguir a segunda medalha para os atletas portugueses.
..

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos – Pequim 2008

e agora ouro para vanessa!
Vanessa, rodeada de jovens voluntárias chinesas nos JO. Foto de Paulo Calado/Record
"Representar o nosso país, num evento como este, não é brincadeira. Há que ter consciência das coisas. Para mim, ou isto é a sério ou então não vale a pena. Quando vamos competir, devemos saber que fizemos tudo para estar no máximo nesse dia. Foi essa a minha responsabilidade".

Isto disse Vanessa Fernandes, ontem, aos jornalistas presentes em Pequim.

Vanessa, que ganhou, em prova uma digna medalha de prata, merece agora a de ouro, na sensatez das suas palavras, aos 22 anos de idade.
..

Apoio à família, sim. Amor à pedra, não!

a criminalidade é potenciada pelos bairros sociais
Isabel Guerra, investigadora do Centro de Estudos Territoriais do ISCTE, declarou hoje à agência Lusa, que a construção massiva de bairros sociais "é uma solução do ponto de vista arquitectónico e urbanístico que já provou que não é a mais adequada, mas em Portugal continua a ser uma opção. É uma solução que no contexto europeu já não é utilizada desde os anos 70".
.
Para a investigadora, co-autora do Plano Estratégico de Habitação, todos os estudos indicam que a concentração de população socialmente homogénea, mesmo quando é culturalmente heterogénea, traz problemas de socialização negativa, sobretudo entre os mais novos, gerando abandono escolar precoce e predominância de comportamentos menos disciplinados.

"São comportamentos que acabam por ter um efeito colectivo visível. Situações como a que sucedeu na Quinta do Mocho acabam por ter um efeito perverso que é marcar negativamente o bairro, quer para quem lá habita, quer para a imagem pública desses bairros. Como se as restantes famílias que habitam nos bairros sociais não tivessem um comportamento ordeiro no seu dia-a-dia", afirmou.

E conclui de forma inequívoca, afirmando que a solução deveria passar pelo "apoio à família e não pelo apoio à pedra".

E cá pela nossa santa terrinha, como é? Continuamos a criar Vales de Rãs, em Loulé, Abelheiras ou “prédios inacabados”, em Quarteira?

Ou alguém está disposto a escutar as vozes sensatas de quem sabe? Com os autarcas que temos… duvidamos.

..

Jogos Olímpicos – Desilusão 2008

um balde de água fria chamado naide
O receio de obter o terceiro nulo levou Naide Gomes a saltar apenas 6,29 metros, muito aquém da melhor marca mundial do ano (7,12m) que lhe pertence.
.
Foi o falhanço inesperado no acesso à final, para quem era a grande favorita ao ouro. Uma vez mais, o fado tradicional português "É a vida". O desporto (também) tem destas coisas.

Depois desta desilusão, foi Gustavo Lima quem teve, a seguir, as atenções dos portugueses, na esperança de que o velejador desse a Portugal a segunda medalha nos Jogos Olímpicos Pequim 2008. Não deu. Falhou também,

Na 5ª feira, será a vez de Nelson Évora concitar as nossas esperanças para uma medalhinha.
..

Folkfaro estende-se até Quarteira

em organização do grupo folclórico de faro
Foto de arquivo: Rancho Folclórico de S. Sebastião
O Grupo Folclórico de Faro, que conta com vários apoios, entre os quais o da Câmara de Loulé, está a organizar uma série de espectáculos no âmbito do programa “Folkfaro 2008», em que participam cinco grupos folclóricos.

Entre as exibições que se realizam no concelho de Loulé, amanhã, dia 20 de Agosto, a partir das 22.00 horas, actuarão, na Praça do Mar, de Quarteira, os grupos Sarga Folk Ensemble, da Arménia, e o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião.
..

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Rastreio ao colo do útero

uma petição para todos assinarem
Recebemos esta mensagem do Dr. Daniel Pereira da Silva, director do serviço de ginecologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra:
.
«Caros Amigos e Amigas

Preciso da vossa ajuda.

Assinem a petição http://www.cervicalcancerpetition.eu/, para que o cancro do colo do útero venha a ser discutido no Parlamento Europeu, de modo a que os rastreios sejam uma realidade em todos os países, nomeadamente em Portugal, onde só existe na região centro.
Obrigado !»

É um apelo que reproduzimos com gosto e com a certeza de que os nossos leitores a ele vão corresponder. É um dever de cidadania.
..

Jogos Olímpicos - Vanessa 2008

obrigado, vanessa!
Foto: United Press
Vanessa Fernandes classificou-se em segundo lugar na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim. A triatleta portuguesa, recordista de vitórias na Taça do Mundo e 8.ª classificada nesta prova em Atenas, há quatro anos, é medalha de prata, atrás da vencedora, Emma Snowsill, da Austrália.

Estamos orgulhosos pela forma como te bateste. Mereceste a medalha. Mereces a gratidão dos portugueses que gostam do desporto.
..

domingo, 17 de agosto de 2008

Antologia

pretextos para fugir do real

A uma luz perigosa como água
De sonho e assalto
Subindo ao teu corpo real
Recordo-te
E és a mesma
Ternura quase impossível
De suportar
Por isso fecho os olhos
(O amor faz-me recuperar incessantemente o poder da
provocação. É assim que te faço arder triunfalmente
onde e quando quero. Basta-me fechar os olhos)
Por isso fecho os olhos
E convido a noite para a minha cama
Convido-a a tornar-se tocante
Familiar concreta
Como um corpo decifrado de mulher
E sob a forma desejada
A noite deita-se comigo
E é a tua ausência
Nua nos meus braços
*
Experimento um grito
Contra o teu silêncio
Experimento um silêncio
Entro e saio
De mãos pálidas nos bolsos
ALEXANDRE O’NEIL - “Poesias Completas -1951/1981”
.
Alexandre Manuel Vahia de Castro O'Neill de Bulhões (1924 - 1986 ) nasceu em Lisboa, em de Dezembro de 1924.
Da infância, disse uma vez Alexandre, guardar apenas breves recordações de um menino triste e fechado, a espreitar a Rua da Alegria dum quarto andar; onde recebia as visitas breves e marcantes da avó Maria O’Neill, escritora, sufragista, feminista, vegetariana e dedicada à causa espírita. Nas férias, a família mudava-se para Amarante, terra natal da mãe, Maria da Glória, onde o jovem Alexandre conheceu Teixeira de Pascoaes.
Após o ensino secundário interrompido, frequentou o curso de pilotagem da Escola Náutica em Lisboa, mas, por causa da sua miopia, foi-lhe recusada a cédula marítima. Completou, então, como aluno externo, o Curso Complementar de Letras do Liceu.
Em 1948 com Mário Cesariny, António Pedro, José-Augusto França, Vespeira, Moniz Pereira, António Domingues e Fernando de Azevedo, integra o Grupo Surrealista de Lisboa, onde se estreou literariamente com o poema gráfico “A Ampola Miraculosa”. Em 1951, já afastado daquele movimento mas a cuja experiência ainda então se refere, publica a primeira colectânea de poemas, Tempo de Fantasmas, a que se seguiriam dez outras, a última das quais no ano da sua morte, bem como dois volumes de narrativas. Em 1978 escreveu «Jesus Cristo em Lisboa», em parceria com Mendes de Carvalho, tragicomédia inspirada na peça homónima de Raul Brandão e Teixeira de Pascoaes. Em 1982 recebeu “ex-aequo”, o prémio da Crítica de Literatura, da Associação Internacional de Críticos Literários.
Colaborou na década de sessenta nos suplementos literários Vida Literária, do Diário de Lisboa, e Cultura e Arte, d’O Comércio do Porto, e dirigiu com Palma-Ferreira e Carlos Ferreira a revista Critério (1975-1976
Permanentemente inconformado, seria hóspede, por várias vezes, nos cárceres da PIDE, a polícia política de Salazar.

Morreu em Lisboa a 21 de Agosto de 1986, vítima de um acidente cárdio-vascular cerebral, após internamento hospitalar prolongado.
..

O Obikwelu do nosso 'deskwontentamento'…

comité olímpico prometeu 60 pontos; vai em… 3
e garantiu 4 a 5 medalhas… nem vê-las

No dia em que os portugueses pensaram que os atletas lusos (ou importados), através do atletismo, iriam colher a sua primeira medalha, nada correu bem.
.
No remo, a dupla Nuno Mendes e Pedro Fraga ficou em oitavo lugar de double skull..

Na vela, Álvaro Marinho e Miguel Nunes ficaram em sétimo lugar na classe 470 mas ficam com esperanças ainda para o 'Medal Race'. Jorge Lima e Francisco Andrade na classe 49er acabaram a regata do dia em penúltimo e Gustavo Lima desceu duas posições na Laser, estando agora em sétimo lugar.

Só a dupla Afonso Domingos e Bernardo Santos acabaram a hoje em 3º lugar na classe Star.
.
Na ginástica, Diogo Ganchinho e Ana Rente ficaram em 11º e 16º lugar nas provas individuais.
.
No atletismo, Sandra Helena Tavares falhou a final do salto à vara; Alberto Paulo, nos três mil metros obstáculos e João e Sérgio Vieira, nos 20 quilómetros marcha, também não foram apurados para as suas finais e a melhor maratonista portuguesa quedou-se pela 32ª posição. Quanto aos 3.000 metros obstáculos femininos, os caminhos não foram melhores.

Mas o pior foi o que aconteceu na corrida dos 100 metros: Francis Obikwelu não conseguiu mais que o 6º. lugar nas meias-finais e, depois de falhar a final dos 100 metros, o velocista desistiu da carreira e anunciou que não correrá já os 200 metros.

Na despedida prematura agradeceu o apoio aos portugueses e pediu desculpas: "Estou a ganhar dinheiro porque o povo português está a pagar para eu estar aqui e não consegui chegar à final".

Pois está a ganhar dinheiro, sim senhor, e bastante. Por isso, faça aquilo a que se obrigou: corra os duzentos metros! Mesmo que fique em último, tem esse dever; porque foi para isso que foi aos Jogos Olímpicos de Pequim.
..

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos – Pequim 2008

star e obikwelu salvaram hoje a honra do convento
Obikwelu em Pequim – foto de António Almeida / Lusa
Afonso Domingos e Bernardo Santos estiveram perto de vencer a primeira regata da classe Star, que se realizou hoje, mas acabaram no terceiro posto.
.
Depois de um dia “para esquecer”, com o último cavaleiro português a desistir e o vento e a trovoada a deixar em terra remadores e velejadores, o dia de hoje começou bem: Afonso Domingos e Bernardo Santos estiveram perto de vencer a primeira regata da classe Star, que se realizou hoje, mas acabaram no terceiro posto.

Maria do Carmo Tavares, na corrida de 800m, e Marco Fortes, no lançamento do peso, foram eliminados das suas competições.

Os remadores Pedro Fraga e Nuno Mendes não conseguiram o apuramento para a final A na prova de double scull.

O velejador Gustavo Lima ficou em 27.º lugar na quarta regata da classe laser e caiu para quinto lugar no geral.

Após ter ganho a primeira eliminatória com um grande à vontade, Francis Obikwelu passou às meias-finas dos 100 metros, ao terminar a quarta-série dos quartos de final em terceiro lugar, a seguir recordista mundial, o jamaicano, Usain Bolt e ao americano, Darvis Patton. Agora, é só esperar por amanhã, às 13.15 horas de Lisboa, para ver se o velocisdta consegue lugar na final.

No fim de festa de hoje, Jessica Augusto, Clarice Cruz e Sara Moreira, para não fugirem à vulgaridade, falharam a qualificação para a final dos 3000 metros obstáculos.
..

Noite, 14 de Agosto, no Calçadão

onde se meteram os animadores?
Segundo anunciava a Junta de Freguesia e o ‘Calçadão’ reproduziu na sua agenda de cultura e recreio, ontem, dia 14 de Agosto, deveria estar um acordeonista a animar o pessoal na nossa marginal.
.
Depois de jantar, lá fui tomar a bicazinha até uma das esplanadas do Calçadão e quis o acaso que me encontrasse com um colega de Lisboa que está de férias em Vilamoura. Estivemos um bocado na cavaqueira e, a seguir, decidimos fazer o passeio dos tristes, até ao fim do Calçadão, onde ontem nos não deixaram chegar por, ao que dizem, estarem a transferir para lá o «Pontal» de Faro.

Voltámos, então para trás e, a certa altura comentou o meu colega a falta de animação neste belíssimo passeio ribeirinho, em contraste com o que se passa noutras paragens.

Lembrei-me do acordeonista que a Junta anunciara. Nem rasto dele. Ainda pensei que tivesse sido substituído por um qualquer malabarista, por um palhaço, um cantor pimba, qualquer coisa, enfim… Nem cheiro deles...

Cabeleiras postiças de palhaço, se as havia, estavam muito bem disfarçadas. Malabaristas… só se fossem de palavras. Cantores, mesmo dos que cantam sempre a mesma cantiga, só se estivessem de boca calada. Em todo o Calçadão, em toda a avenida Infante de Sagres, não os topámos: nem o acordeonista anunciado, nem palhaços com cabeleira postiça, nem cantores pimba, nem malabaristas ou jongleurs.

Provavelmente, estavam todos escondidos no outro extremo do Calçadão, onde ontem não pudemos entrar.
..

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Caravan Cabaret em Quarteira

para rir na praça do mar
Foto Promo & T-CC
As companhias Al-Mashrah, de Tavira, e Baal 17, de Serpa, juntaram-se para fazerem um espectáculo que tem percorrido, este Verão, várias cidades do sul do país, interpretando “Caravan Cabaret”, um divertimento em que um grupo de artistas banidos de grandes salas de espectáculo, ficam condenados a actuar numa caravana.
.
Nesta caravana há de tudo impensável: bailarinas falhadas, cómicos sem graça, modelos aberrantes ou cantores sem voz, que se vão exibir, na Praça do Mar, no dia 23 de Agosto, a partir das 22.00 horas.
..

Jogos Olímpicos - Pequim 2008

laser é a esperança, para já
Foto de Gustavo Lima em acção, de autor desconhecido; retirada da Net
Depois dos sucessivos inêxitos no judo, no tiro e na natação, e do falhanço de Nuno Pombo no tiro com arco, o dia de hoje terá pouca actividade por parte dos portugueses:
..
Na vela, Jorge Lima e Francisco Andrade em 49er e João Rodrigues em Rs:x mantêm-se ainda na disputa das regatas; mas as esperanças lusas estão em Gustavo Lima, em Laser, que, ao partir para a 5ª regata, se encontra na segunda posição.

No remo, a dupla Nuno Mendes e Pedro Fraga presta hoje provas nas meias-finais de double scull.

Na natação, Simão Morgado, sem grandes esperanças, vai nadar as eliminatórias dos 100 metros mariposa, mesmo que bata, como se espera, o recorde nacional.

Finalmente na prova de ensino equestre, entrará em prova Miguel Ralão Duarte para tentar obter a qualificação.

Amanhã começarão as provas de atletismo: Jessica Augusto, Clarisse Cruz e Sara Moreira, nos 3.000 metros; Marco Fortes, no lançamento do peso, e Francis Obikwelu nas eliminatórias de 100 metros.
..

Dê sangue em Quarteira

pode salvar uma vida
O Instituto Português do Sangue, em colaboração com a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve, está a desenvolver a sua campanha “Não dê férias à dádiva de sangue no Algarve”.
.
Percorrendo a região e a realizar recolhas na unidade móvel criada para o efeito, a equipa de recolha vai estar em Quarteira, na Praça do Mar, dia 20.
..

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Macário está farto de “borrachos”

quer lei a proibir consumo de álcool em grupo
Foto de autor desconhecido, retirada da Net
As “movidas y botellóns” nas praias algarvias estão a revoltar Macário Correia, pelas "cenas de vandalismo de desordem pública", particularmente, na ilha de Tavira, onde o "vandalismo é todas as noites”. Diz que jovens espanhóis vêm em grupos e munidos de arcas frigoríficas com bebidas brancas".

Alega Macário que, na Andaluzia, há uma proibição legal, desde 2006, de consumo de álcool em grupos, em espaços abertos, nomeadamente nas praias. Segundo o presidente da Câmara de Tavira, é essa a razão por que centenas de jovens andaluzes rumam para o Algarve à procura de diversão nocturna.

Por isso, Macário Correia, escreveu ao ministro da Administração Interna e à Governadora Civil de Faro, considerando que a legislação portuguesa é "frouxa" no que respeita a este fenómeno, e por isso, defende uma legislação mais severa e semelhante à da Andaluzia.

Aqui há uns anos, todos se riram de Macário quando ele preconizava grandes restrições ao tabagismo (Lembram-se da “cena” em que ele comparava o beijo numa fumadora à lambedela num cinzeiro?). Hoje, sabe-se o que acontece com o uso do tabaco.

Por isso, não se admirem que o autarca de Tavira ainda venha a conseguir acabar com as “movidas” em terras algarvias.
...

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos – Pequim 2008

portugueses somam e seguem… para casa
Na foto: Sara Oliveira, em Pequim - do jornal «Público»
A primeira semana está a esgotar-se e a esperança de vermos um português no pódio desvanecem-se. Esperemos pelo Atletismo, onde a confiança ainda reina.
.
Na natação, Sara Oliveira, mesmo com dois recordes nacionais batidos, está já fora da competição, apesar de ter conseguido os melhores resultados entre os nadadores portugueses; Carlos Almeida também com o recorde dos 200 metros bruços, está com bilhete de volta, tal como Tiago Venâncio, que não conseguiu qualificação.

No judo, com o 9º lugar de João Neto e o 11º de João Pina, foi-se o resto das esperanças, onde eram possíveis, pelo menos, duas medalhas.

No tiro, foi a vez de João Costa receber bilhete de volta.

Em esgrima, Débora Nogueira, como se esperava, não passou no teste.

Para já, ainda temos gente em prova nas competições que… metem água: no remo: Pedro Fraga e Nuno Mendes, ainda têm esperança numa boa classificação em 'Double Scull'; na vela: João Rodrigues, em RS-X, Álvaro Marinho e Miguel Nunes, em 470 e Gustavo Lima erm Laser, continuam a competir. Jorge Lima e Francisco Andrade ainda velejam, sem qualquer esperança de uma classificação condigna com as intenções do COP.

E pronto, parece que o quarto dia de competições está esgotado…
..

À beira do Pontal…

ou à beira de várias crises de nervos
Os actos eleitorais de 2009 vêm ainda longe (?!) mas o mundo político já «ferve» no Algarve. A dias de Mendes Bota trazer o Pontal de Faro para o Calçadão de Quarteira, as notícias e os boatos não param.
.
Primeiro, era que Macário não queria vir a Quarteira por solidariedade para com a nova líder do Partido.

Depois, que viria, mas sob condições e, finalmente, que virá porque já se sentou à mesa com Mendes Bota e que assim ficou decidido quem serão os cabeças de lista para as eleições autárquicas: que Bota encabeçará a lista à Assembleia Municipal de Faro e que Macário será o candidato à Câmara Municipal dessa cidade…

Não se sabe o que disto pensa Apolinário, que já se via em confronto directo com Bota. Também não se sabe o que pensará aquele moço da Segurança Social de Faro que se preparava para tentar disputar com Macário a liderança de Tavira.

Por mim, não ando ao som de foguetes nem me estimulam os bitaites e a boataria…

Agora o que posso garantir é que os recém-eleitos para a gestão do núcleo social-democrata de Quarteira vão ainda ter muito que fazer com esta coisa do «Pontal de Quarteira». Pelo menos… “desfazem--- -se em telefonemas, não é, Catarino? O Mário “observa”; a TMN e a Vodafone agradecem…
..

Hoje é o Dia Internacional da Juventude

ria “com nós”, para lá das “cortinas do horizonte”
num “élã” que o impulso da juventude irmana

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Juventude; e porque a juventude é expressa por esperança mas também por alegria, o ‘Calçadão’ decidiu oferecer a todos os jovens a oportunidade de dar umas boas gargalhadas ao lerem a extraordinária peça da "literatura oficial" que se segue e que transcrevemos na íntegra e textualmente (erros de sintaxe e ortográficos incluídos).

“A comemoração no dia 12 de Agosto, do «Dia Internacional da Juventude» é uma efeméride de profundo sentido que, para além da justificada e afectiva saudação aos jovens, nos coloca na reflexão perante grandes problemas do País e do Mundo, em que vivemos, que são fundamentalmente o universo das questões da gente moça do nosso tempo.
É uma época plena de dificuldades e de desafios esta que os nossos jovens vivem, tal como, em similitude os enfrentaram, ora com uma perspectiva bastante diferente e marcante, os então jovens de todos os tempos e locais.
Antes de mais quero saudar a juventude algarvia, tanto os aqui nascidos nesta- «Terra do Sul e do Sol», bem como quantos por razões várias, nacionais e ou es-trangeiros, aqui se radicaram devido a razões múltiplas (imigração dos progeni-tores ou deles mesmos, busca ou realização de funções laborais, formação acadé-mica ou profissional, etc.), desejando-lhes nesta data, que lhes é dedicada, as maiores felicidades do Mundo e que, na sua missão, sejam arautos e realizado-res de um esforço comum em busca da fraterna solidariedade entre todos os homens.
Que o sol da esperança, do idealismo e da verdade, trilogia que tão marcada-mente caracteriza a juventude, lhes apontem os caminhos da sua vida e encontrem a plena concretização dos seus válidos propósitos.
No desempenho das funções oficiais, que me estão cometidas, como Representan-te no Algarve do XVII Governo Constitucional,prosseguirei com o élã que o impul-so da juventude provoca e irmana, na prosseguida acção de tudo fazer em prol de melhores condições no rasgar de mais amplos universos para a gente nova.
Jovens com vós conto para sermos capazes de abrir, de par em par, as cortinas do horizonte onde a esperança se concretize, a compreensão seja um abecedário de convívio e o futuro se veja como uma vitória do vosso querer e do vosso merecer!
Com muita amizade vos saúda fraternamente.
Faro, 11 de Agosto de 2008
A Governadora Civil, Isilda Varges Gomes"


Incrível? Não! Verdadeiro. Este texto está a provocar nas redacções de todos os jornais regionais as mais estrepitosas gargalhadas.

Longa vida à “Representante no Algarve do XVII Governo Constitucional”, para que nos continue a presentear com a sua antologia da asneira.
..