já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 31 de janeiro de 2009

Quando não há mais nada para mostrar…

...ora venham lá mais umas rotundazinhas!
É perfeitamente notório que o Dr. Seruca Emídio e os seus acólitos continuam sem nada poder apresentar em Quarteira. Só promessas. A promessa do prolongamento de uma avenida que, ou nos engana-mos muito ou ainda vai dar muito que falar, antes de que as obras possam começar (irão derrubar o hotel ou o supermercado?); da estrada circular Norte e do desenvolvimento da zona Nor-nordeste (os donos dos terrenos não sabem ainda “de nada”); do futuro quartel dos Bombeiros (que-regressaram” ao barracão de Quarteira só para que as instalações de Vilamoura pudessem ficar vagas lá para o que eles queriam)…

Bem, então é preciso mostrar alguma coisa aos quarteirenses. Não havendo outra alternativa até à inauguração do centro autárquico lá para o dia 13 de Maio… bem, então, façam-se rotundas.

E aí está o executivo autárquico no seu desporto preferido: o arbori-cídio de mais umas dezenas de árvores da avenida Sá Carneiro.

Por algum lado haviam de começar e deste desporto de cortar árvores já se sabe que eles gostam mesmo...

Seruca Emídio deixou cair a máscara

o presidente defende o ikea e a «sua» localização
No mesmo dia em que o ‘Calçadão’ anuncia o arranque do Carnaval por iniciativa da Câmara de Loulé, o respectivo presidente, Seruca Emídio, surge, em declarações ao semanário «barlavento», a defender abertamente a implantação da loja Ikea nos terrenos comprados pelo seu confrade Júdice, junto do sítio da Alfarrobeira.

Seruca Emídio, que nessas declarações diz que “não comenta a instalação”, salienta «um aspecto positivo» deste processo, afirmando que “ao contrário do que é habitual, este projecto não surgiu como um acto consumado e presta-se à discussão pública, com total transparência. Não poderemos ser acusados de ter tomado uma decisão sem ter dado conhecimento total ao público”.

Não?! De certeza, Dr. Emídio? Então e as tais cláusulas de secretismo nas escrituras de aquisição, o que significam? Vai dizer que não sabia? Deve ser o último cidadão algarvio que desconhecia o facto.

Pelo menos o ‘Calçadão’ tem feito barulho… E nós sabemos como o nosso ‘Calçadão’ é… «apreciado» diariamente na sua entourage (desculpem lá o galicismo).

E onde está essa «discussão pública», Dr. Emídio? Ninguém deu por ela. Se discussão tem havido ela foi muito provocada por nós, não por iniciativa sua, da autarquia ou da empresa. Sabe disso, não sabe?

Transparência! – Qual transparência?!

Mas o senhor, agora sem máscara, já saiu a defender «a coisa»: “O que está aqui em causa é saber se é mais importante preservar alguns hectares de terreno agrícola, quando há cada vez menos agricultura no Algarve, ou viabilizar um projecto diferenciado que significa um investimento de 300 milhões de euros na região e a criação de três mil postos de trabalho directos” – foi o senhor que o disse ao «barlavento» Não foi a Ikea, não foi a IMO 224, não foi o Dr. Júdice, seu amigo.

Foi o senhor que, finalmente revelou que “nos 40 hectares comprados por uma imobiliária em Loulé, junto à Via do Infante e ao Parque das Cidades, caberá não só a loja do Ikea mas também um centro comercial , um retail parque e estacionamento. É um complexo comercial ao nível do que de melhor há na Europa e o maior do género a Sul de Lisboa".

Do melhor! Favas contadas, não é, Dr. Seruca Emídio? Favas que jamais crescerão nas hortas cujos produtos você ajudava o seu avô a vender no mercado!

E não estava nada definido, o senhor não sabia nada…

Discussão pública, uma ova! Cada um tem o Freeport que merece!

IN FORMA’09 – Emprego e Empreendedorismo

decorre ainda o prazo de inscrições
Está em preparação a segunda edição da «IN FORMA». Esta feira, destinada a entidades formadoras, empresas e escolas, inclui um programa de oficinas sobre orientação profissional, aconselhamento na procura de emprego, apoios à formação e ao empreendedorismo e conferências, além de actividades de animação.

O evento irá realizar-se no pavilhão do Nera em 20 e 21 de Março, podendo participar entidades ou empresas sedeadas no concelho de Loulé ou nos municípios limítrofes.

Vamos lá, empresas e escolas de Quarteira!

Râguebi inglês estagia em Vilamoura

e em ritmo de treino, bate Portugal por 66-0
Imagem: Phil Dowson, um dos ingleses em evidência, em progressão. Foto de Getty
A selecção inglesa de râguebi está a estagiar em Vilamoura, preparando-se para o «Torneio das 6 Nações», disputado por Inglaterra, França, Escócia, Itália, Irlanda e País de Gales.

No treino realizado ontem, os ingleses derrotaram uma equipa portuguesa pela “carinhosa” marca de 66 – 0.

Vestiram o equipamento das quinas: Pedro Cabral, Adérito Esteves, Diogo (David) Mateus, Franciso Mira, Gonçalo Foro, Duarte Pinto, José Pinto, Jorge Segurado, João Correia, João Murré, João Severino, Gonçalo Uva, Eduardo Acosta, Salvador Palha, Vasco Uva.

Pelos ingleses, jogaram todos, pois o treinador resolveu dar uma oportunidade a toda a gente.

É a segunda vez que os ingleses estagiam no Browns, por causa do tempo suave de Vilamoura. Só que, desta vez, o tempo não está a ajudar muito.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Quando nada se pode levar a sério

"finalmente, uma explicação de jeito"
Quando já nada é possível levar a sério e quando a imprensa portuguesa "informa" desinformando, nada mais resta que uma boa gargalhada.

Aí vai a forma como o «Blogue dos Marretas» se (e nos) diverte:

"Há um tio de José Sócrates, chamado Dias Loureiro, que queria abrir um Banco Insular no Freeport de Alcochete. Para isso, explicou aos deputados, teve uma reunião informal com os dirigentes do BPP, sendo que, por engano, os repórteres de televisão passaram a tarde de ontem à porta do BPN, onde as autoridade policiais, sob as ordens da procuradora Felícia Cabrita, procuram dois bilhetes de cinema utilizados por um fulano chamado Oliveira e Costa e por um inglês cujo nome me escapa. Dizem os jornais do dia que a conversa entre Oliveira e Costa e o tal inglês, gravada em DVD por uma meia cunhada de Vítor Constâncio, terá ocorrido durante a exibição de 'Os Malucos do Riso - O Filme', exibido no Forum de Almada, o qual terá sido construído em plena ZPE da A2, com financiamento da Quercus.

Só continuo sem perceber aquela coisa do relatório da OCDE. Era em papel reciclado?"
in «Blogue dos Marretas, por Animal

“Caso Freeport”

realidade: não há suspeitas fundadas

Comunicado da Procuradoria-Geral da República / Departamento Central de Investigação e Acção Penal

----------------------
O processo relativo ao “Caso Freeport” encontra-se a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal desde Setembro de 2008, estando neste momento a ser efectuadas perícias pelo Departamento competente da Polícia Judiciária sobre diversos fluxos bancários e a serem realizadas diligências várias, consideradas essenciais para a descoberta da verdade, pelo Departamento Central de Investigação e Acção Penal.
----------------------
Tais diligências foram consideradas prioritárias e a elas serão afectados todos os meios considerados necessários.
----------------------
Serão seguidas quaisquer pistas consideradas com interesse, analisados todos os fluxos bancários e inquiridas todas as pessoas ligadas ao caso, realizando-se as diligências tidas como necessárias para a descoberta da verdade.
----------------------
Não foram recolhidos até este momento indícios que permitam levar à constituição de arguido de quem quer que seja.
----------------------
Logo que a Lei Portuguesa o consinta será dado conhecimento público das diligências efectuadas, desde que o processo se iniciou em 2004, com uma carta anónima recebida na Polícia Judiciária de Setúbal.
----------------------
A carta rogatória inglesa agora divulgada pela Comunicação Social, foi recebida no Departamento Central de Investigação e Acção Penal em 19 de Janeiro do corrente ano e irá ser cumprida, de acordo com a Convenção sobre a Cooperação Internacional em Matéria Penal, como tem acontecido durante a investigação.
----------------------
Os alegados factos que a Polícia inglesa utiliza para colocar sob investigação cidadãos portugueses são aqueles que lhe foram transmitidos em 2005 com base numa denúncia anónima, numa fase embrionária da investigação, contendo hipóteses que até hoje não foi possível confirmar, pelo que não há suspeitas fundadas.
----------------------
A carta rogatória inglesa não contém nenhum facto juridicamente relevante que acresça aos factos conhecidos e investigados pelas autoridades portuguesas, nem contém nenhum elemento probatório considerado válido e que justifique uma alteração da posição tomada nos comunicados anteriores.
----------------------
Ninguém está acima da lei, mas nenhum cidadão português pode ser considerado arguido, nem sequer suspeito, unicamente porque a polícia de outro país o coloca sob investigação com base em hipóteses levantadas e não confirmadas e que servem somente para justificar um pedido de colaboração.”

Fica o meu contributo para combater a desinformação.

Dá-lhes sopa!

porque engordar é proibido
Segundo uma nota oficiosa da Câmara, incluídos na iniciativa designada “Sopolândia”, irão realizar-se, no dia 5 de Fevereiro, no estádio de Quarteira, vários jogos relacionados com a “implementa-ção de hábitos alimentares saudáveis”.

Estes jogos serão precedidos de uma “cerimónia simbólica de apadri-nhamento, entre dois alunos de diferentes níveis de ensino, que assinarão um ‘Contrato de Saúde’”.

A “Sopalândia”, que se denvolverá até ao final do ano lectivo, visa, em contexto escolar, a prevenção de um dos grandes problemas da sociedade actual: a obesidade infantil.

No final dos jogos será servido um almoço convívio na escola E.B. 2,3, D. Dinis.

Tal como está redigida a nota municipal, somos informados que quem paga o almoço é a autarquia; mas ficamos sem saber quem serão os “convivas” deste almoço: só os alunos da escola? De outras escolas?

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A oposição local em análise lúcida

“silêncio que não prejudica as carreiras políticas”

Já aqui lhe temos feito referência, considerando-o como um dos melhores blogues a nível nacional, talvez o melhor de todo o Algarve e, sem sombra de dúvida, o melhor das terras louletanas. Estamos a falar do “Movimento Apartidário da Cidade de Loulé".
.
João Martins, o seu autor, usa de uma frontalidade, linearidade e clareza de ideias surpreendentes mesmo na blogosfera que, neste aspecto, bate aos pontos todos os outros meios de comunicação.

Há dias, a propósito do silêncio que rodeou o “dramático assunto” em que se converteu a odisseia de procurar uma vaga na educação de infância, João Martins criticava o silêncio cúmplice dos jornais locais e estranhava a posição dos partidos políticos.

Numa análise crua e impiedosa, mas extremamente lúcida, escreveu o nosso bloguista:
Trabalho de montagem de Galiós
O principal partido da oposição é de uma nulidade absoluta, preocupado provavelmente, nesta altura, com listas, candidatos, distribuição de lugares, intrigas internas e intestinais, está decidido em dizer umas coisinhas em véspera de eleições, não percebendo ainda que nas sociedades transparentes e mediatizadas de hoje, o que não aparece, não existe socialmente e que os problemas das populações existem todos os dias.

Remetido nos últimos anos a uma quase total inexistência política, o PS local, continua virado para o seu umbiguismo, para as tricas de amiguismo, para a conquista do poder interno, remetido ao silêncio que não prejudica as carreiras políticas internas e à espera que a alternância política aconteça por obra e graça do Espírito Santo.

O partido, à semelhança do poder central, está desligado da sociedade, não reflecte sobre os problemas das populações, vive ensimesmado e a olhar para o seu umbigo, limitando-se a estar contente com "estar onde se está".

Os media locais, esses, por sua vez, é evidente que adoram o culto da "bondade" do dr. Seruca Emídio. Restam os blogues. Mas esses são "coisa nenhuma".

É preciso dizer mais alguma coisa?!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Manuela: cheque-mate a Bota

o inspector foi chumbado
Imagem: montagem de Galiós
A comissão política do PSD confirmou ontem o veto a Gonçalo Amaral para candidato autárquico em Olhão. Depois da "vitória estrondosa" de 27-1 de Mendes Bota, a opinião de Manuela Ferreira Leite prevaleceu em Lisboa.

Sabendo da... persistência de Bota, e perante as suas atitudes e palavras assumidas entretanto, está-se mesmo a ver que o folhetim não deve ter chegado ao fim...


terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bailes para os "velhotes"

a brincar ao carnaval
..
Parece que, na Junta de Freguesia, já estão abertas (ou já fechadas?) as inscrições para o baile de Carnaval dos idosos de Quarteira. Ao que parece, num dia à tarde.

Ouvimos dizer que, igualmente a Câmara de Loulé terá aberto as inscrições para outro baile de Carnaval para idosos. Mas este, à noite.

A ser assim, não há dúvida que... o «baile» já começou...

Preservação do património histórico de Loulé

mas continuação dos buracos de quarteira
Estão em curso obras de recuperação das torres e muralhas do castelo de Loulé, para proceder à sua limpeza e consolidação.

A autarquia prevê gastar, com isso, cerca 100 mil euros, e estima que os trabalhos estejam concluídos no prazo de um mês.

Achamos muito bem que se proceda à valorização e preservação do património histórico; mas seria bom que, em vez de pensar apenas em obras de efeito “visual” e eleitoral, a câmara de Loulé olhasse um pouco para o chão e procedesse a algumas reparaçõezinhas bara-tas mas que seriam de grande utilidade e proveito para a população.

Como, por exemplo, tapar os buracos do pavimento do Largo dos Corte-Real, em Quarteira.

É uma vergonha, ali mesmo, a dezenas de metros da própria Junta de Freguesia…

Campeonato Nacional de Juniores - Atletismo

júnior quarteirense no pódio
Imagem: Campeonato Nacional de Juniores de Atletismo - Espinho. Foto da FPA
José David Pires, atleta do Centro Desportivo de Quarteira, conquis-tou a terceira posição do pódio de Espinho, onde se disputou o Campeonato Nacional de Juniores de Atletismo em Pista Coberta.

O atleta do clube do treinador Artur Domingos, fez 7”04 na final disputada no passado sábado, 24, e só foi batido por dois atletas do Benfica: Kevin Wilson (6”92) e Bruno Ferreira (6”96).

Relação entre Portugal e o mar em Loulé

para tratar dos «horizontes do futuro»
A câmara e a biblioteca de Loulé promovem, naquela cidade, o ciclo de conferências que denominam «Horizontes do Futuro».

Para a primeira conferência, no próximo dia 29, que versa a - «Relação entre Portugal e o Mar», convidaram para orador o professor Adriano Moreira.

Vamos ver como Loulé se vai relacionar, no futuro, com o mar…

Mas esperemos que, quando quiserem falar sobre a «relação entre Portugal e a serra», a conferência seja… em Quarteira.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Corta-mato escolar do concelho

vencedores individuais são da escola laura ayres
Foto do arquivo da CML
Renato Ruben e Sandro Ferreira, da Escola Secundária Drª Laura Ay-res de Quarteira, foram os vencedores masculinos nas categorias de juniores e juvenis, respectivamente, do corta-mato escolar do conce-lho, que decorreu na passada quarta-feira, 21 de Janeiro, em Loulé.

Por equipas, a vencedora foi a escola E.B. 2,3 Prof. Aníbal Cavaco Silva, de Boliqueime.

Os vencedores irão representar o concelho, na prova distrital, que irá reunir os representantes das escolas dos 16 municípios algarvios.

Como nota curiosa, refira-se que, na comunicação da câmara de Loulé, não há qualquer referência a jovens atletas do Colégio de Vilamoura os quais, tradicionalmente, costumam arrecadar as mais altas classificações.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Futebol de Quarteira

resultados do fim-de-semana
Campeonato Nacional da 3ª divisão - série F
Reguengos 3 – Castrense 2
Barreirense 0 – Campinense 0
Juv. Évora 3 – Farense 1
Pescadores 0 - C. Piedade 1
Messinense 2 - L. Évora 1
Louletano 2 – Fabril 0
Quarteirense 6 – Silves 3
Nove golos num só jogo, é uma "barrigada" de golos e emoções. Mais emoção para os de Quarteira que para os de Silves. Tanto mais que, com estes seis golitos, o Quarteirense agarrou o 10º lugar na série.
Campeonato da 1ª divisão Distrital
Armacenenses 2 – Almancilense 0
Ginásio Tavira 0 – Guia 2
Alvorense 0 – Lusitano VRSA 2
Salgados 4 – Estombarenses 0
Sambrasense 1 - Faro Benfica 1
Salir 0 – Machados 2
Esp. Lagos 4 – Castromarinense 1
Ferreiras 4 – Quarteira SC 0
Apesar desta goleada em tarde ventosa e fria, os homens de Quarteira ainda conseguem segurar-se no 11º posto.

Ai vocês não acreditaram?

macário está confirmado para faro
Como o ‘Calçadão de Quarteira’ anunciara em primeiríssima mão, Macário é, definitivamente, o candidato à Câmara de Faro, nas próximas eleições autárquicas.

A confirmação foi dada ontem, sábado, à tardinha, em assembleia de militantes PSD de Faro, que ratificou por unanimidade, o que já fora decidido pela Comissão Nacional.

Macário e Justino Ramos já acertaram com Mendes Bota a data do anúncio oficial da “novidade” e o momento do arranque oficial desta longa “campanha eleitoral” autárquica.

Entretanto, Bota, em Loulé, na apresentação do livro de Gonçalo Amaral disse... que há “uma inaceitável promiscuidade entre política e justiça”.

Quem entende este personagem? Agora repete exactamente o que afirmou Manuela Ferreira Leite?

Se não estamos num mundo de loucos… onde estamos nós?

sábado, 24 de janeiro de 2009

Crise sem GPS

reflexões de um ministro às aranhas
Teixeira dos Santos, falando ontem na Escola Hoteleira de Faro, disse que esta crise financeira e global que se atravessa é “um momento único na história”, para o qual “não há GPS”.

Esclareceu o ministro que “fazer política em condições de normalidade é como navegar com GPS, mas esta crise não vem nos livros” e, por isso “não há GPS para esta situação; temos de nos guiar pelas estrelas. O problema são as nuvens”.

Teixeira dos Santos afirmou que o Estado “vai abdicar de mil milhões de euros” destinados a implementar o pacote de medidas que foram anunciadas em Dezembro, mas que terão de ser medidas temporárias; “é um esforço orçamental que temos de fazer, mas que será retirado logo que a crise passe” – acrescentou.

Traduzindo o que disse o ministro: fazer política com GPS qualquer um faz. Sem GPS, não há ministro que nos valha.

Os do Financial Times lá tinham as suas razões…

Sócrates e o Freeport

o país precisa saber tudo!
José Sócrates vai falar hoje com os jornalistas sobre o caso Free-port. O primeiro-ministro convocou uma conferência de imprensa para o meio-dia, na Alfândega do Porto, onde encerra um Fórum Novas Fronteiras sobre ciência.

Numa nota enviada à comunicação social, ao fim do dia de ontem, o primeiro-ministro diz que "houve, de facto, uma reunião alargada, no ministério do Ambiente, que contou com a presença de várias pes-soas", entre as quais ele próprio, "o secretário de Estado do Ambiente e responsáveis de diversos serviços do Ministério, a Câmara Municipal de Alcochete e os promotores do empreendimento Freeport".

Que venha a verdade, com urgência! Basta de "escândalos" e de "aproveitamentos".

Câmara autoriza incineração na Cimpor

para queima de combustíveis alternativos
A Câmara de Loulé autorizou a queima de "combustíveis alternativos" na fábrica de cimento da Cimpor. Os equipamentos para a queima estarão aptos a funcionar a partir de Maio.

Seruca Emídio garante que a decisão não abre a porta à queima de resíduos perigosos num futuro próximo e afirmou, ao «Correio da Manhã» que sairá hoje, que "o que a Câmara aprovou foi a construção de um silo para a queima de resíduos verdes, devido aos restos de árvores e jardins existentes na região".

O advogado Castanheira Barros, por seu lado, garante ao jornal que "o Decreto-Lei 178 de Setembro de 2006 retirou às câmaras o parecer vinculativo na área de gestão de resíduos” e considera que "uma vez autorizada a construção do silo, agora é fácil para a Cimpor avançar com a co-incineração", com o aval do Ministério do Ambiente.

Já em 2006 tinha andado nas parangonas dos jornais a possibilidade de co-incineração na Cimpor.

Costuma dizer-se que não há fumo sem fogo. Nós acrescentamos que, às vezes, há fogo… com fumos perigosos.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Ministro das Finanças dá conferência em Faro

para falar de desafios ao novo contexto mundial
Imagem: Na foto, o ministro Teixeira dos Santos parece muito enrascado com os desafios...
Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, vai proferir hoje, dia 23, uma conferência de política e administração autárquica, num ciclo promovido pelo PS-Algarve.

A conferência do ministro intitula-se «Portugal – Desafios ao novo contexto mundial» e decorrerá no auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, em Faro.

Vamos ver se o ministro vem apresentar no Algarve a solução para os “desafios”, já que parece que no Governo não se está a entender muito bem com eles…

Lucros do Carnaval voltam à Misericórdia

tal como era no início do entrudo
A Câmara de Loulé decidiu atribuir à Santa Casa da Misericórdia as receitas da edição deste ano do desfile de Carnaval.
.
Desde a fundação das festas carnavalescas de Loulé, já lá vão 103 anos, e até à década de 70 do século passado, estas cumpriram a função de “bodo aos pobres”, sendo a sua organização e o beneficio das respectivas receitas, da responsabilidade da Misericórdia de Loulé.

Com a recente deliberação da autarquia, volta o produto das receitas a funcionar como apoio à actividade desta instituição de solidariedade social.

O custo das entradas no recinto do corso, este ano, é de 2 euros e os 17 carros em desfile usarão o tema “Alegria, Natureza e Carnaval”.

100 mil euros para bolsas de estudo

fundação antónio aleixo trata da atribuição
A Câmara de Loulé deliberou atribuir um subsídio de 100 mil euros à Fundação António Aleixo destinado a bolsas de estudo para jovens naturais ou residentes no concelho, para o presente ano lectivo.
.
Desde a sua criação, estas bolsas têm permitido que muitos jovens tenham prosseguido os seus estudos e alcançado a formação académica que de outra forma não lhes teria sido possível.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Um parque radical que não satisfaz

num comentário espantoso em “radikalês” puro
Não resisto! No passado dia 19 de Janeiro, chegou ao ‘Calçadão’ um comentário… delicioso, a cuja divulgação não fui capaz de resistir.
O comentário reportava-se a um post editado quase há um ano (8 de Fevereiro de 2008): “Skate park vai ser construído em Loulé”.

"Boas!!!Chamo me Tiago tenho 18 anos e faxo bmx fre... Boas!!! Chamo me Tiago tenho 18 anos e faxo bmx freestyle a uns 3 anos e meio. andava sempre aki em kuarteira nunka tive parke...tinha de ir gastar dinheiro pra ir pra albufeira de comboio, a maioria das vexex iamos todos de bike pra la, pra andar no parke... kom o tempo evoluimos bastante e aguardavamos por um skateparke aki em kuarteira ke dexe pra evoluir... paxado de 4 anos de espera finalmente o presidente do moto clube de quarteira de sempre insistir com o presidente da junta de freguesia pra faxer umas rampas... conseguimos telas. nos demos muito valor a elas! sempre a andar la todos os dias... mas depois xegou uma altura ke a madeira komexou a fikar esburakada. por ke a madeira das rampas nao era proprias pra skatepark e nos fixemos um projecto pra um novo skatepark ke dexe pra evoluir, porke o ke temos la nao da pra evoluir nada mesmo... o Ze Manel ta a insitir kom o Presidente da Junta outra vez pra faxer um novo parke kom condixoes.Ja temos um projecto pra academia dos patins faxer o parke. Mas ta difixil pra faxer o parke, axo ke o presidente de loule nao ker faxer... Axo ke ele ker faxer um em loule. Tudo bem... mas nos gostariamos de ter aki em Quarteira tbm um skatepark porke o pexoal de bmx freestyle de quarteira ta com um nivel incrivel! nao sei se tbm tem bons riders de bmx em loule... so se for de skate. mas o pexoal de quarteira ta deseperado por a remodelaxao do skateparke pra depois faxermos aki campeonatos de bmx skate inline e termos campeoes nacionais se deus kiser... eu e os outros tbm keremos. Ke os Presidentes apoiem os desportos radikais em Portugal... ke nao seija so o futebol...Bons rides malta!!! xD"

E, no mesmo dia, para desfazer confusões, o Tiago enviava um segundo comentário:

"Boas!!!Aki nao ha questao de prioridade !!!O pexoa...Boas!!!Aki nao ha questao de prioridade!!!O pexoal de quarteira nem fala mal de loule... ate kurtiamos se tivexe ai um... mas komo eu sou de quarteira keria um skatepark ke dexe pra evoluir aki! e se deus kiser tbm ai em loule pra voxex evoluirem ... Fikem Boa sorte pra nos todos!!! xD
Tiagobmx8125
"
Caro Tiago:

Oxalá sejas um “radikal de bmx” tão bom que chegues a campeão. Oxalá que o “presidente de loule keira faxer”, como desejas, o “parke kom condixoes”...

Mas escuta lá, amigo: não seria bom que decidisses também dedicar um pouco do teu tempo à língua de Camões?

É que eu faço votos para que consigas esse sonho de ser campeão e que, quando receberes a medalha numa prova internacional, tenhas orgulho em te envolveres na Bandeira da tua Pátria.

E, como disse Fernando Pessoa, “a minha pátria é a língua portuguesa”!.

Boa sorte para ti, também, Tiago bmx.

Cultura em Loulé – onde está?

só mesmo na propaganda da câmara
Rara é a semana em que não sai, do gabinete de propaganda da Câmara de Loulé um panegírico saudando as excelsas qualidades e preocupações culturais do executivo municipal louletano.

A quem está a par do que se passa em termos de eventos culturais, recreativos e até mesmo desportivos, em todo o Algarve, essa gaba-rolice autárquica só pode dar vontade de rir. Aos outros munícipes, só pode dar lugar a um grande espanto e desgosto, tal é a confran-gedora diferença que se verifica quando se compara o que se realiza no concelho de Loulé e nos restantes concelhos, nomeadamente em Portimão, Faro, Tavira, Lagoa, Lagos e Albufeira.

No que se refere a Quarteira, então, o melhor é nem falar nisso, pois o pouco que é feito, a merecer referências mínimas, passa-se em Loulé e ponto final.

Tomemos, como exemplo, a informação fornecida pela entidade oficial do turismo do Algarve, que nos relata os seguintes acontecimentos para o mês de Fevereiro em Quarteira: eventos: corso carnavalesco nas tardes dos dias 21, 22 e 24; exposição de fotografia na galeria da Praça do Mar, a partir do dia 15; música de marimbas no serão de dia 14, também na galeria; e desporto em Vilamoura, a partir de 21, com a semana internacional de vela.

Se isto é cultura, recreio e desporto para uma cidade cuja popu-lação se aproxima já dos 30 mil habitantes, vou ali e já volto.

Mas não se pense que na sede do concelho as coisas estão muito melhores; se não fossem as actividades da biblioteca e da Casa da Cultura…

Campanha eleitoral 2009

câmara de faro entrega (algumas) chaves
Imagem: foto, já com alguns meses, da construção do bairro
Há oito anos começaram a ser construídas 144 casas de custos controlados da avenida Calouste Gulbenkian, em Faro.

Finalmente, já estão concluídas e prontas a entregar aos seus futu-ros proprietários. Mas, por agora, só seis deles têm já a chave das suas casas na mão. Segundo a autarquia,os restantes aguardam ain-da a assinatura ou até mesmo a marcação das respectivas escrituras

Ou melhor oportunidade para a propaganda eleitoral, diríamos nós… O ano vai ser assim por todo o Algarve. Por todo o país!...

Regionalização sorrateira?

direcções regionais demarcam o seu terreno
O Conselho de Ministros aprovou ontem o decreto regulamentar que altera a orgânica das Direcções Regionais da Economia, identifican-do as respectivas sedes: a Direcção Regional da Economia do Norte é sedeada no Porto; a do Centro, em Aveiro; a de Lisboa e Vale do Tejo, na Amadora; a do Alentejo, em Évora e a do Algarve, em Faro

O mesmo diploma estabelece a missão, atribuições, área geográfica de actuação e órgãos dos serviços.

A “regionalização à Sócrates” avança, irreversível, cautelosa e disfarçadamente, para as cinco futuras regiões administrativas.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

José Fanha em Quarteira

mas só para alunos das escolas
A Biblioteca Municipal de Loulé organizou um recital de poesia pelo poeta-declamador José Fanha, que percorrerá algumas escolas do concelho.

Fanha estará em Quarteira, nas escolas de S. Pedro do Mar, no dia 30 de Janeiro: na E. B. 2-3, às 14.30 e na E.B.1, às 16.30 horas.

As balanças da discórdia

de quem é a culpa, afinal?
As pessoas começaram a habituar-se às visitas da ASAE e esta, pelos vistos, gosta de visitar Quarteira. De vez en quando, sobretudo às quartas-feiras, aí temos os agentes da instituição.

Hoje não foi excepção. Era quarta-feira… Pois os nossos visitantes, para que lhes havia de dar? Deu-lhes para inspeccionar as tabelas e as balancinhas do mercado.

E não é que as balanças não estavam aferidas? Só duas passaram nos testes. Vai daí, a ASAE levantou os autos, suspendeu imediatamente as vendas das ameijoas a granel! Alarido, que as peixeiras não são de modas!

De quem é a culpa? Da Junta! O mercado é da Junta, as bancas são da Junta. O presidente da Junta tinha-se comprometido a mandar fazer a aferição.

Venha o presidente da Junta. Ai, ai, a culpa não é minha, é da Câmara de Loulé que ainda não mandou o aferidor municipal.

Da câmara?! Nem pensem! A autarquia só tem um aferidor para todo o concelho, o homem não é elástico… blá-blá-blá… Que só pode vir amanhã, mas só poderá aferir seis balanças por dia... enfim...

Entretando, de enquanto as balanças estiveram... desreguladas, quem levou menos peixe do que pagou, quem foi?

E agora? Quem paga os prejuízos?

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Os desafios serão superados?

o dia que pode ter sido o princípio de nova era
Foto de Pat Benic / NewYork Times
Devo dizer, antes de mais, que nunca fui grande admirador dos americanos. Mas hoje, fui americano. Fomos todos americanos. E sentimos orgulho de ser americanos. Porque hoje foi o dia em que se virou uma página negra de um ciclo da História do Mundo.

Foi o dia em que as esperanças renasceram.

"A nossa nação está em guerra. A nossa economia enfraquecida, em consequência da ganância e da irresponsabilidade de alguns mas também devido à falha de tomar decisões difíceis e preparar a nação para uma nova era", afirmou Barack Obama perante mais de dois milhões de pessoas, no discurso inaugural do novo presidente.

E a nação de Obama é o mundo inteiro; a economia de Obama é a nossa economia; a ganância e a irresponsabilidade de alguns, em todo o mundo, são as culpadas do colapso económico; a falta de tomar decisões difíceis é generalizada ao não preparar para uma nova era. Foto Damon Winters / NewYork Times
Na América, as palavras de Obama servem para os americanos. Mas servem, igualmente para todos os povos do mundo em colapso económico, social e moral.

Por isso, servem para nós, para o povo português, martirizado e permanentemente iludido, permanentemente à espera de um futuro melhor.

Obama disse: “Os desafios podem ser novos. Os instrumentos para os enfrentar também. Mas os valores dos quais dependem o nosso sucesso – honestidade e trabalho árduo, coragem e ‘fair play’, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo – essas coisas são velhas. Essas coisas são verdadeiras”.

Oxalá as suas palavras calem fundo nos governantes de todo o globo. De Portugal também. Porque, lá, como cá, “os desafios que enfrentamos são reais” mas esperemos que todos os que governam o mundo possam dizer como o novo presidenmte americano que “tenham a certeza - eles serão superados". Foto: 1ª páginna do «Sun»
O discurso de Obama em 20 de Janeiro de 2009, não terá sido, por-ventura, o seu melhor discurso, o que é natural, nas circunstâncias. Mas, de qualquer forma, como discurso de investidura presidencial, será um discurso que ficará para a história dos Estados Unidos e do mundo.

Foi o discurso da esperança. No dia em que todos fomos americanos.

Bota 27 – Ferreira Leite 1

e olhão quer que amaral avance
Ontem à noite, Comissão Política Distrital do PSD/Algarve aprovou, com 27 votos a favor e um contra, a candidatura de Gonçalo Amaral à presidência da Câmara de Olhão, tal como era desejo do líder do PSD/Algarve.

Agora, a Comissão Política Nacional terá de se pronunciar. Se o nome de Amaral for chumbado, conforme a opinião de Manuela Ferreira Leite, ou a distrital procura outro candidato, ou o ex-inspector poderá concorrer como independente, mesmo com o apoio informal do PSD local.

Em qualquer caso, a Comissão Política Nacional não pode impor um candidato.

Mais uma bota… para Ferreira Leite descalçar.

Mais uma greve de professores

avaliações ou estatuto? e os alunos, senhores?!...
Imagem recolhida na Net, de autor desconhecido
O líder sindical reclamava ontem um êxito estrondoso da greve de professores, com 90 por cento de adesão.

O Ministério diz outra coisa e apresenta dados muito concretos: durante a manhã de ontem, a maior adesão registou-se na área de influência da Direcção Regional de Educação do Centro (47 por cento), seguida do Norte (45 por cento) e Algarve (39 por cento). O nível de adesão na região de Lisboa e Vale do Tejo ficou-se pelos 36 por cento, enquanto no Alentejo verificou-se a adesão mais baixa, na ordem dos 23 por cento.

Quanto às escolas encerradas, o comunicado apresenta também dados reveladores: as maiores percentagens foram registadas no Centro (41 por cento) e no Norte (34 por cento). Lisboa e Algarve ficaram-se pelos 19 e dez por cento, respectivamente, enquanto no Alentejo a percentagem de escolas fechadas, segundo o ME, foi de seis por cento.

Concretamente: dos 1170 estabelecimentos de ensino, 318 (27 por cento) estiveram encerrados.

Isto é a guerra dos números que, pelos vistos, interessa muito os sindicatos mas começa a preocupar os pais que já exigem “serviços mínimos”.

Este é um braço de ferro que começa a não ter sentido: primeiro eram as avaliações, cujas regras o Estado-patrão definira com a concordância da “frente sindical”; como o Ministério fez cedências, a “motivo” passou a ser o estatuto da carreira docente… que a frente sindical também assinara.

E os alunos? E os pais contribuintes? Esses não interessam nem a sindicatos nem ao Ministério?

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PSD/Algarve desafia Manuela

amaral decidido em ajuste de contas
Imagem: montagem de Galiós, sobre foto Expresso
Esta noite, a Comissão Distrital do PSD/Algarve vai decidir se cum-prirá a vontade de Manuela Ferreira Leite, que vetou, publicamente, o nome de Gonçalo Amaral como candidato à câmara de Olhão.

Será em votação secreta que Mendes Bota vai tentar impor a sua opinião que, já no passado sábado, vingara, em plenário de militantes da concelhia de Olhão.

A guerra Bota/Ferreira Leite está a aquecer…

Ainda haverá uma ponta de bom-senso nas cabecinhas algarvias, ou Bota vai fazer valer a casmurrice eleitoralista?

Município já tem regulamento das feiras

vamos ver se é capaz de acabar com a bagunça
A Câmara de Loulé já aprovou o projecto de regulamento das feiras do município. A isso estava obrigada, em função do Decreto-Lei nº42/2008, de 10 de Março.

Aquela legislação obriga as autarquias a desencadear um conjunto de procedimentos para permitir a actividade de comércio a retalho não sedentária, e o regime aplicável às feiras e aos respectivos recintos.

O novo regulamento vem permitir a clarificação da actividade dos vários intervenientes (comerciantes, consumidores e entidades licenciadoras e fiscalizadoras), para salvaguarda do interesse público e protecção do meio urbano e ambiental.

Define-se, assim, que a autorização para a realização de feiras no município de Loulé é da competência da Câmara Municipal, que tem poderes para determinar a periodicidade e os locais onde as mesmas se realizam.

Ficam também definidos, entre outros aspectos, os condicionalismos ao exercício da actividade, os direitos e deveres dos feirantes e a atribuição e ocupação de lugares, as questões referentes à armazenagem, higiene e conservação dos locais de venda, a fiscalização, taxas e contra-ordenações.

Tudo isto, que consta na nota de imprensa da Câmara de Loulé, parece muito bem. Mas, quem quiser consultar esse tal regulamento e o procurar no portal da autarquia, vai encontrar apenas o regulamento do tempo do professor Vairinhos, publicado em 15 de Abril de… 1991.

É a isto que eles chamam competência e eficácia!!!...

Futebol de Quarteira

resultados do fim-de-semana
3ª Divisão Nacional . Série F
Farense 1 – Barreirense 2
Campinense 1 - A. Reguengos 1
L. Évora 2 - Juv. Évora 1
Fabril 2 – Messinense 0
C. Piedade 0 – Louletano 1
Silves 1 – Castrense 2
Quarteirense 1 – Pescadores 1
Enquanto o Louletano bate o que era líder e assume a liderança, o Quarteirense limita-se a empatar em casa e fica no 11º posto com apenas três vitórias.
1ª Divisão Distrital de Seniores
Ginásio C. Tavira 2 – Castromarinense 5
Esp. Lagos 4 – Machados 0
Armacenenses 2 – Guia 2
Faro Benfica 0 – Estombarenses 0
Salir 1 – Salgados 1
Sambrasense 2 – Alvorense 1
Ferreiras 2 – Almancilense 2
Lusitano FC VRSA 1 - Quarteira SC 1
Com um meritório empate em Vila Real, a equipa de Quarteira segura-se no 10º. posto.

domingo, 18 de janeiro de 2009

PS: a força da mudança

para obter uma nova maioria absoluta
Com o Centro Cultural de Belém como cenário, Sócrates apresentou hoje, com um ar confiante e decidido, a sua moção estratégica ao XIV Congresso do Partido Socialista.

Perante uma plateia de três centenas de pessoas expectantes, o líder socialista falou da crise, das estratégias eleitorais, prometeu reforçar os direitos dos imigrantes, defender o casamento civil de homossexuais e voltar a referendar a regionalização, referindo que o PS é "pelas regiões administrativas, porque considera que elas são um instrumento de desenvolvimento territorial e coesão nacional".

Lembrando que é a terceira vez que se candidata à liderança do PS, o líder começou por lembrar: "Esse é o meu dever. Nunca virei as costas à responsabilidade. Não sou daqueles que apenas estão disponíveis quando os ventos estão de feição".

Sobre a crise lembrou que “esta crise não pode ser resolvida recorrendo aos princípios, às práticas e às políticas que a provocaram. Nada deve ficar como dantes. É preciso responder com mais regulação e com a firme defesa do interesse público. A alternativa está, pois, na esquerda democrática”.

Como prioridade imediata, Sócrates elege combater a crise económica, proteger o emprego, apoiar as famílias; e define: “uma tarefa: reforçar a regulação dos mercados financeiros; uma atitude: responsabilidade”.

Sócrates lembrou ainda que “perante um quadro de acentuadas dificuldades, fruto da crise financeira e internacional que o Mundo atravessa, os portugueses, mais uma vez, voltam-se para o PS porque sabem que só o PS tem a credibilidade, a capacidade e a coragem para definir o caminho certo, prosseguir o rumo e vencer esta situação”.

Para tal, a proposta política do PS deve assentar em torno de 4 eixos fundamentais: responsabilidade, modernização, igualdade e democracia. E, enquanto muitos de nós colávamos o ouvido às notícias vindas das Caldas da Rainha, onde o líder do CDS piscava o olho a um acordo capaz de viabilizar um eventual governo minoritário, Sócrates era peremptório: “O objectivo político do PS nas próximas eleições legislativas é só um: ganhar, para servir o País. Pediremos aos portugueses, com clareza, uma maioria absoluta e lutaremos com toda a energia para a alcançar de novo. Por isso, e porque o PS acredita na possibilidade real de obter uma nova maioria absoluta, recusaremos todas as especulações sobre quaisquer outros cenários pós eleitorais, que só enfraquecem as condições para alcançar essa nova maioria”.

Porque, conforme o texto da moção, que pode ler, na íntegra, aqui,
“O PS é, em Portugal, a Força da Mudança. E sendo-o, é também, para os portugueses, a Força da Esperança”

Quando o país perder o juízo

o jardim da madeira espera por nós
Imagem: Alberto J. Jardim a discursar em P. Moniz. Foto Destak
Num jantar em Porto Moniz, Alberto João Jardim afirmou: “Se os portugueses elegerem Sócrates primeiro-ministro, primeiro vai ser muito complicado, aqui, aturá-lo até 2013 e, por outro lado, se os portugueses o elegerem primeiro-ministro é sinal que o País perdeu o juízo”.

Alberto João deve saber do que fala: os madeirenses têm-no eleito sucessivamente e isso deve querer dizer que a Madeira há muito perdeu o juízo.

Se Sócrates ganhar, lá teremos todos de ir fazer companhia a Alberto João, no manicómio da Madeira…

sábado, 17 de janeiro de 2009

Fantasias ou realidades?

a política alimenta-se no caldo da boataria?
Sócrates propõe candidato do PS às presidenciais
José Sócrates já manifestou a Manuel Alegre a disponibilidade para o PS o apoiar, caso se queira candidatar às presidenciais em 2011.
A estratégia de Sócrates e dos socialistas passa pela apresentação de um candidato próprio, não apoiando uma recandidatura de Cavaco Silva.

Santana e Portas preparam acordo em Lisboa
Santana Lopes e Paulo Portas encontraram-se e já estabeleceram uma plataforma para uma candidatura conjunta à Câmara de Lisboa.
Reconstituir-se-á, assim, a coligação PSD-CDS, mas agora para um município.

Jerónimo e Louçã combinam sardinhada no pinhal de Leiria
Não está certo! As duas primeiras notícias vêm no semanário «Sol» desta semana. Esqueceram-se de falar do Bloco e do PCP.
O ‘Calçadão’, que é democrático, não gostou que deixassem os dois partidos fora da boataria. Por isso, revela que, depois de grande almoçarada de cozido à portuguesa na tasca do Zé Maria, Louçã e Jerónimo de Sousa combinaram uma grande sardinhada, no pinhal de Leiria, lá mais para o Verão.

Assim como assim… pode ser que também acertemos no boato…