já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Custou, mas foi!...

vairinhos é o candidato do ps à câmara de Loulé
Noticia hoje o «Correio da Manhã» e o online do «Região Sul» que, na reunião da comissão política concelhia do Partido Socialista/Lou-lé, vai hoje ser ratificado o nome de Joaquim Vairinhos como candi-dato, nas próximas eleições, à presidência do município de Loulé.

Seguir-se-á, amanhã, uma conferência de imprensa, onde o líder regional do PS, Miguel Freitas, apresentará, oficialmente, essa candidatura, que culmina um processo de negociação, longo e difícil, que deverá permitir a criação de condições para que Vairinhos possa arrebatar, de novo, a presidência da câmara, a Seruca Emídio.

Vairinhos que, a partir de 1989, presidiu durante dez anos à Câmara de Loulé, venceu, anteriormente, o actual presidente, em 2001 e 2005.

Vamos ver se o povo tem razão: não há duas sem três!...

Vanessa volta à competição

triatlo de quarteira marcará o regresso
A triatlista Vanessa Fernandes, vai regressar à competição na prova de triatlo de Quarteira, que se disputará no dia 5 de Abril.

A atleta esteve mais de um mês parada depois de ter fracturado a clavícula num treino, em Janeiro e retomou já os treinos.
O jornal «a Bola» diz que a atleta benfiquista escolheu a prova de Quarteira porque apresenta já um nível competitivo elevado, capaz de proporcionar uma subida no ranking de absolutos, que dá acesso ao «Mundial de Triatlo», de Singapura, em 6 de Maio.

Reunião de Câmara, em Quarteira

com o centro cultural a voltar à agenda…
Ontem, lá decorreu mais uma reunião de Câmara, na sala polivalen-te da Junta de Freguesia de Quarteira. A tal prática de que falava a nota de imprensa, como sendo uma “forma de descentralização dos serviços autárquicos”...

Tirando um certo "folclore amargo", já habitual, e a “velha” questão do Centro Cultural, versus “mercado da fruta”… nada, de verdadeira-mente novo, digno de assinalar, na reunião.

Agora, a Câmara louletana vai “recentralizar-se” e voltará a Quarteira, "descentralizar serviços", no dia de S. João, 24 de Junho.

Vem com as marchas populares! E, nessa altura, cremos que já usará as novas instalações.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Cem mil !

100.000 visionamentos
Não são da nossa particular referência estes textos “umbiguistas” mas, desculpem lá, desta vez. Passámos as 100000 visitas no Sitemeter, no Amazing Counters e no FreeStats.

Cerca de ano e meio depois do início, atingimos hoje os 100 000 visionamentos de página, com mais de 80 mil “visitantes únicos”, números que nunca imaginei que viesse a atingir quando, em 14 de Julho de 2007, com pouquíssimos conhecimentos sobre o funciona-mento de blogues e muito poucos como utilizador de informática, lancei, num misto de experiência e brincadeira, o “Calçadão de Quarteira”.

E a verdade é que ele foi ficando e hoje ocupa um lugar no meu coração e pretensiosamente, espero que, também, no coração de alguns de vós.

Com algumas mudanças pelo meio, que se impuseram, primeiro, para corrigir erros e vulnerabilidades - que essa inexperiência e essa falta de conhecimentos comportaram, acarretando-nos mesmo alguns amargos de boca – e, depois, para aumentar a capacidade de resposta, com o alargamento da equipa.

A chegada dos três novos colaboradores veio resolver, pelo menos parcialmente, essas dificuldades. Ana Maria trouxe um enriquecimento cultural inestimável que, infelizmente, nos últimos tempos, tem sido mais esporádico; o José Carlos, com a sua verve e com os seus conhecimentos informáticos, conseguiu dinamizar e defender de intrusos este espaço, ao mesmo tempo que lhe imprimia uma regularidade noticiosa e crítica importante; finalmente, o ‘Galiós’, chegado das “terras frias” que, com o seu espírito crítico consegue dizer tantas coisas sem nada escrever.
Quantas coisas mudaram ao longo destes quase dois anos! Quantas vezes me fartei e me apeteceu desistir, dedicando mais tempo à minha vida egoísta do que a uma missão que nem sempre é compreendida e bem aceite. Quantas vezes me interrogo sobre a fugacidade das coisas materiais e imateriais na minha vida. Mas este blogue, criado com carinho, alimentado às vezes com sacrifício, vai resistindo.

Por outro lado, lamento que vá perdendo a disponibilidade que já tive para comentar os blogues amigos ou de pessoas que trago no coração. Saboreio os posts, um a um, mas raramente consigo comentar. E no entanto, sinto que são os vossos comentários no ‘Calçadão’ que continuam a motivar-nos a mantê-lo vivo.

Li algures, uma vez, que um blogue era como uma fita métrica, onde se fazem registos frequentes e onde, de vez em quando, se revisitam os mais antigos para se perceber aquilo que crescemos. Porque esse passado que, quando era presente nos parecia tão confuso, à luz do presente… nos parece tão transparente.
Obrigado a todos os que nos visitam. Aos que nos "clicam", que toleram as nossas gralhas, que desculpam as nossas ausências, que se impacientam porque os nossos pontos de vista divergem ou contrariam os seus. Obrigado aos que comentam, raramente obtendo o retorno que mereciam. Mas que, mesmo assim, ainda aqui estão a ler este post.

Longa vida ao “Calçadão de Quarteira”, que vos agradece - a todos vós - a festa dos 100 000 visionamentos.

Obrigado pela vossa preferência.

Lourenço Anes

100 mil pessoas no Carnaval de Loulé

números divergentes na imprensa de hoje?
Segundo nota de imprensa da Câmara de Loulé, “a meta traçada pela organização do Carnaval de Loulé 2009 foi alcançada: cerca de 100 mil pessoas estiveram na Avenida José da Costa Mealha, nos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro, para assistir ao mais importante corso do sul do país”.

A ser assim, os números adiantados na imprensa de hoje, ao darem apenas 60 mil euros de bilheteira à festa, estarão fora da realidade, o que será bom para as obras de requalificação do Hospital de Loulé.

Isabel Soares recandidata-se em Silves

evidenciado numa festa em família
Para comemorar o 30º aniversário da sua implantação em Silves, o PSD realizou uma “festa em família”, no dizer de Pedro Soares, o presidente da Comissão Política Concelhia de Silves.

Sendo o pretexto homenagear os antigos presidentes que lideraram a secção de Silves, o convívio serviu mais para evidenciar a recandidatura de Isabel Soares, de que os presentes eram apoiantes incontestáveis e cujo anúncio oficial está para breve.

Bota, líder do PSD Algarve esteve presente, fez a sua análise política do momento e "pediu" eleições legislativas antecipadas.

Multidões acorrem aos corsos de Carnaval

quarteira teve um mar de gente na marginal
Segundo a imprensa de hoje, o Carnaval de 2009 rendeu cerca de 400 mil euros a pelo menos oito organizações espalhadas por todo o País.

Quando faltava apurar a receita de Ovar, só em valores de bilheteira, Torres Vedras foi líder, com mais de cem mil euros, seguindo-se Loulé e Estarreja, com sessenta mil euros cada.

Um dos grandes responsáveis por estes valores terá sido o sol e as temperaturas amenas que fizeram com que milhares saíssem à rua à procura de um bom motivo de diversão para esquecer a crise.

Quarteira não tem receitas de bilheteira mas, de ano para ano, são cada vez mais os que acorrem ao corso quarteirense e, por este an-dar, mesmo sem o luxo e as extravagâncias do Carnaval da sede do concelho, não tardará muito que os propalados «30 mil foliões» de Loulé sejam ultrapassados pelos que vêm ao Carnaval de Quarteira, onde podem gozar o Entrudo e deixar as crianças brincar na areia.

Deliberações da Câmara de Loulé

em informação aos munícipes
Transferência de verbas, para obras de conservação de escolas
A transferência de uma verba no montante de: 4.532,00 €, foi transferida da Câmara de Loulé para a Junta de Freguesia de Quarteira, nos termos do «contrato programa para 2008», relativo a obras de conservação e reparação de escolas.

Saneamento básico em Quarteira
Na reunião da Câmara de 11 de Novembro foram ainda aprovados os seguintes assuntos respeitantes à freguesia de Quarteira:

  • Nomeação de uma comissão de vistoria para a recepção da empreitada de: “ampliação, beneficiação e conservação das redes de distribuição de água no troço entre a Avenida Sá Carneiro e a Rua Afonso III.
  • Nomeação de uma comissão de vistoria para a recepção da empreitada da rede de águas e esgotos na Rua da Abelheira

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Tubarões recebem adiantamento

porque ainda não assinou contrato-programa
Na sua reunião de 11 de Fevereiro, a Câmara de Loulé, por unanimidade, deliberou atribuir um adiantamento ao «contrato-programa», no valor de 20.000 euros, ao Clube de Basket de Quarteira “Os Tubarões”.

Ainda não foi divulgada a data prevista para o estabelecimento do referido protocolo do ao «contrato-programa» com esta instituição quarteirense.

Apromar assinou contrato-programa

57 mil euros para as marchas deste ano
A Apromar, entidade responsável pela organização das marchas de Quarteira já celebrou um «Contrato programa de desenvolvimento cultural para o ano de 2009» com a Câmara de Loulé.

Nos termos deste protocolo, a autarquia deliberou, por unanimidade, na sua reunião de 11 de Fevereiro, aprovar esse «contrato-programa», no montante de 57.000 euros.

Torneio de Carate de Albufeira

dorin gojuman, do quarteirense, vencedor em kata
Imagem: Catarina Jacinto defronta Bruna Terlica (Kumite Juvenil Fem) – Foto de DMC
Disputou-se em 14 de Fevereiro, em Paderne, o «Torneio de Carate Município de Albufeira».

O nível competitivo, segundo nota de imprensa, terá sido elevado,- “permitindo a atletas, dirigentes e treinadores afinarem estratégias e corrigirem lacunas para os atletas que irão disputar, dentro de meses, os campeonatos regionais federativos”.

Caratecas do Quarteirense estiveram entre os 220 de outros 13 clubes presentes na competição, tendo-se destacado: Dorin Gojuman, que foi o vencedor na prova de kata, entre os iniciados masculinos até cinto laranja; Catarina Jacinto e Dominic Santos, que conquistaram 3ºs lugares em kata (juvenil feminino de todas as graduações, e mais de 16 anos masculino, respectivamente); Catarina alcançou ainda o 3º posto em kumite, entre as atletas juvenis de todos os pesos.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Marreiros bate com a porta

farto da insensatez e distracção política
"Durante os 20 anos em que fui presidente, foram feitos acordos com vários Governos para a resolução dos problemas de Aljezur mas nunca foram cumpridos".

Com esta frase lapidar, Manuel Marreiros apresentou razões mais que suficientes para bater com a porta, deixando, ao Partido Socialista do Algarve, mais um problema bicudo para resolver, ao ter que encontrar quem esteja à altura de encabeçar a lista para a autarquia da Costa Vicentina.

A decisão, que já adivinhávamos desde a última vez que falamos com ele, põe fim aos quase 20 anos que leva à frente do município de Aljezur, primeiro nas listas da CDU e depois nas do PS, sempre com maiorias confortáveis.

Na conferência de imprensa em que, hoje, anunciou publicamente a sua decisão, Marreiros deixou claro que se sente "enganado" com as promessas dos sucessivos Governos.

Confirmando aquilo que disséramos há dois dias, a gota de água que fez transbordar o copo consistiu nas limitações impostas recente-mente à pesca desportiva, com a publicação das portarias 143 e 144/2009, o que provocou o desabafo de Marreiros: “a criação do Parque Natural da Costa Vicentina, em vez de ajudar as populações, degradou a vida no concelho e criou instabilidade".

Lembrou ainda a eterna novela de Vale da Telha, com permanentes avanços e recuos mas jamais resolvida.

"Não houve solidariedade política para a resolução dos problemas. A nós nunca nos deram nada, foi tudo conquistado" – foram palavras de desconforto e de desgosto.

E concluiu, com amargura: “o País está ficar sem rumo, está desgo-vernado. O primeiro-ministro com atitudes destas, não precisa de opositores políticos, pois faz oposição a ele próprio" .

Para afastar mal-entendidos, Manuel Marreiros afirmou disponibili-dade para ser candidato à Assembleia Municipal. Mas Marreiros ao manter-se na vida política activa, de certeza, não vai ser um «verbo- -de-encher».

Deixa saudades; ele sabe. E, venha quem vier a seguir, terá que contar com a sua determinação e frontalidade.

Carnaval de Quarteira

mais brasileiro mas sempre um pouco diferente
Rua Vasco da Gama, Vânio e as Namoradinhas do Brasil, Grupo Mari-samba, Grupo do Zé Barbeiro, Projecto Boa Onda, Show Bernardo Sambrasil, Covil do Dragão, Mergulhadores de Quarteira ou Grupo Motard animaram ontem a Marginal de Quarteira num Carnaval já muito marcado por uma estandartização crescente, em que a globalização tem provocado o alastramento do Carnaval Carioca pelo mundo inteiro.

Vale que ainda marcam presença bastantes espontâneos, a dar um outro sabor, mais popular, mais «nosso», mais trapalhão e carismático que o dos carros alegóricos, cada vez mais parecidos uns aos outros.

Na rua estiveram dezoito destes carros, muita música, muitos sorrisos bonitos a enfeitarem uma amena tarde de sol, a apelar à presença de milhares de pessoas dispostas a gozar umas horas diferentes e a sentir a comichão sambista a desafiar ao pezinho de dança, esquecendo, por momentos, as ameaças da crise, a carestia da vida, os problemas sociais.

Na terça-feira, a partir das 15 horas, há mais!...

Ainda não foi desta?!...

centristas tardam a divulgar o candidato para faro
Depois de ter sido anunciada há cerca de quinze dias a divulgação do nome do candidato do CDS para a corrida à autarquia de Faro, ainda não foi neste fim de semana que a divulgação aconteceu.

Luís Queiró deverá ser o escolhido mas, apesar de serem grandes as hipóteses da escolha ocorrer sobre este eurodeputado, há entre os centristas farenses quem defenda que deveria ser designada uma personalidade “mais algarvia”.

O plenário concelhio do CDS, porém, parece ter como certa esta recandidatura.

Sócrates, o «Xico-esperto»

marcelo não gosta de xico-espertos
Segundo revelou o jornal «Público», Sócrates terá comprado a sua casa, em Lisboa, por metade do preço daquilo que outros compradores gastaram dois anos antes.

Marcelo Rebelo de Sousa, ontem, no seu comentário político “As escolhas de Marcelo”, a esse respeito, classificou o primeiro-ministro como “xico-esperto”.

Teve sorte e tirou proveito disso. É o que se chama o xico-esperto. Fez um curso mais facilmente que o comum dos mortais e na casa comprou a mesma casa que os outros compraram mais cara, mais barata” – afirmou Marcelo, que concluiu - “Não corresponde ao perfil clássico de primeiro-ministro e que eu considero ideal. A questão é saber se os portugueses gostam ou não do perfil do homem que é xico-esperto para primeiro-ministro. Nas autárquicas têm gostado disto.”

Primeiro ponto a reter: Marcelo não se considera «xico-esperto».

Segundo: E, realmente, tomando em conta o que se passa cá pelos Algarves... Xico-espertos... é disso que o povo gosta!

Depieres Loulé Concelho avaria e desiste

farrajota começa mal o campeonato de portugal
Problemas no motor do Depieres Proto obrigaram o louletano Miguel Farrajota a desistir logo na primeira parte do «Ervideira Rali TT 2009», a primeira prova do Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, que se realizou no passado fim-de-semana.

A próxima jornada deste campeonato irá realizar-se em Macedo de Cavaleiros, em 20 e 21 de Março, com mais uma edição do «Rali TT Serras do Norte».

Vamos lá ver se o carrinho do «Loulé Concelho» se porta melhor…

Inovação no Congresso do PS

socialistas descobrem capacidades dos blogues
O que é que os blogues, os comunistas chineses e Hugo Chavez têm em comum? – Aparentemente, nada.

Mas têm! – São estrelas no congresso do Partido Socialista, que se realiza no próximo fim-de-semana em Espinho.

Chavez e a delegação de comunistas chineses estarão entre os convidados. Os blogues vão ser, pela primeira vez, em iniciativas do género, considerados em pé de igualdade com os outros meios de comunicação social.

A organização do XVI Congresso do Partido Socialista reservou aos bloguistas um espaço próprio e com as mesmas condições proporcionadas aos outros mídia.

O ‘Calçadão de Quarteira’ agradece a deferência.

Macário não perde tempo

pré-campanha a sete meses de distância
Temos uma proposta diferente” afirma Macário, em comunicado, referindo-se aos atrasos com que a Câmara de Faro paga os subsídios às colectividades, o que provoca “situações dramáticas e injustas”.

O candidato afirma que será fácil resolver o problema, bastando- “aperfeiçoar dois regulamentos”, o do desporto e o da cultura, que estabeçam “critérios rigorosos, nomeadamente, número de praticantes, escalões, recursos próprios, associados, níveis de formação etc”.

Esclarece: “Com base nestes parâmetros devem-se atribuir os subsídios anuais até final do 1.º trimestre de cada ano, sendo depois pagos em quatro prestações trimestrais ao longo do ano, sempre na mesma altura e sem atrasos”.

E, taxativamente, conclui: “Assim será no próximo ano!

A sete meses de distância, Macário “explica” aos que acham que “têm muito tempo” como se prepara o terreno.

Carnaval de Loulé

bom tempo algarvio ajudou a festa
Imagem: Foto dos arquivos da Câmara de Loulé
Dezassete carros alegóricos, centenas de figurantes, bem como a convidada especial, a actriz Vitória Guerra, desfilaram ontem, domingo, na avenida louletana Costa Mealha, perante cerca de 30 mil espectadores, segundo a nota de imprensa da Câmara de Loulé.

O lema “Alegria, Natureza e Carnaval” pretendia marcar o desfile, mas a «crise» e as figuras e os temas que marcam a actualidade nacional, José Sócrates ou Teixeira dos Santos em particular, foram alvos predilectos da brincadeira, neste Carnaval cada vez mais abrasileirado e mais despido.

A festa segue hoje e amanhã. Vamos deixar a crise para quarta feira, está bem?

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Contador venceu Volta ao Algarve

ciclistas portugueses perderam-se no pelotão

O ciclista alemão Heinrich Haussler (Cervelo) venceu hoje, ao sprint, a quinta e última etapa da Volta ao Algarve, disputada entre Vila do Bispo e Portimão. A prova foi ganha, com autoridade, pelo espanhol Alberto Contador (Astana).

Contador veio à prova algarvia só para começar o "aquecimento" para as grandes provas velocipédicas internacionais, segundo afirmou à partida para a primeira étapa.

A classsificação final dos 10 primeiros ficou assim:

1. Alberto Contador, Esp (Astana) 19:04.22 horas
2. Sylvain Chavanel, Fra (Quick Step) a 1.06 min.
3. Ruben Plaza, Esp (Liberty Seguros) a 1.07
4. Tiago Machado, Por (Madeinox) a 1.08
5. Andreas Kloden, Ale (Astana) a 1.09
6. Toni Colom, Esp (Katusha) a 1.23
7. Tony Martin, Ale (Columbia) a 1.57
8. Simon Gerrans,Aus (Cervélo) a 2.02
9. Alejandro Marque, Esp (Tavira) a 2.08
10. David Millar, GB (Garmin) a 2.11

O melhor dos ciclistas portugueses foi Bruno Pires (26º) e o melhor algarvio foi Nelson Vitorino, de Tavira (27º).

Tavira já tem candidato oficial PS

jorge botelho viu ratificada a sua candidatura
O nome de Jorge Botelho foi ratificado na passada sexta-feira, pela Comissão Política do PS/Tavira, para candidato socialista à autarquia local, tendo o reunido 24 votos num universo de 26 votantes, tendo-se registado duas abstenções.
Com isto, parece dar-se por finda a novela que envolvia três putativos candidatos, afastando o vereador Luís Nunes e a deputada Jovita Ladeira que, aparentemente reunia as preferências dos militantes tavirenses.

Corredor quarteirense ganha em Sevilha

david pires soma e segue
Imagem com foto do atleta, de «Quarteira XXI»
O júnior José David Pires, do Centro Desportivo de Quarteira, depois de ter conquistado o primeiro lugar na prova de 60 metros, venceu a prova de 200 metros do Memorial Gómez Campuzano, disputado no passado dia 16, em Sevilha, batendo o record regional do Algarve, com o tempo de 22 segundos e 88 centésimos.

Futebol de Quarteira

resultados do fim-de-semana
3ª Divisão Nacional – série F
Juv. Évora 1 - Barreirense 0
Fabril 1 - Silves 1
C. Piedade 1 - Lus. Évora 0
Pescadores 1 - Campinense 1
Louletano 1 - Castrense 0
Messinense 1 - A. Reguengos 3
Quarteirense 0 - Farense 2
As coisas começam a estar pretas para o Quarteirense. O 12º posto significa, para já, o ante-penúltimo lugar...
.
1ª Divisão Distrital – Seniores
Esp. Lagos 3 – Alvorense 0
Ginásio Tavira 1 – Faro Benfica 0
Armacenenses 1 – Sambrasense 1
Castromarinense 2 – Estombarenses 1
Ferreiras 1 - Lusitano VRSA 1
Machados 2 – Guia 1
Salgados 0 – Almancilense 2
Salir 1 - Quarteira SC 1
Com este empate, o Quarteira SC desceu mais um posto. Está em 12º com 21 pontos, numa competição em que o Esperança é líder destacado.

Carnaval de Loulé 2009

terá máscara de corrupção ou de "habilidade"?
Por norma, não utilizamos comentários de proveniência anónima. Normalmente, quando consideramos conveniente ou útil, preferimos transcrever os conteúdos de correspondência recebida via e-mail. Mas, desta vez, o assunto parece muito sério e quem o descreve parece saber “da poda”.

Por isso, rompendo com o que nos é habitual, aqui vai o fragmento de um comentário (que pode ler, na íntegra, aqui) sobre este Carna-val de Loulé que, pelos vistos, ainda irá ter… a sua Quaresma…

“O que devia ser aqui esclarecido são os contornos em como este ano a CML fintou as Finanças e as múltiplas inspecções a que tem sido sujeita onde as ilegalidades detectadas só devem ser conhecidas - com o funcionamento da justiça que temos - depois das eleições, como calculam.

Este ano, o saco azul chamado ATAL não será utilizado.
Resolveu-se a coisa com um recurso legal a que se denomina, na gíria fiscal, como "Acto Isolado" que significa mais ou menos isto:

  • «O acto isolado é uma folha de papel em que se declara que a empresa X pagou à pessoa Y e que esta ganhou X; que se reteve 20% e que se cobrou 20%.É entregue nas finanças, juntamente com o dinheiro do IVA; o IRS fica retido na empresa que pagou. Não é necessário inscrever nas Finanças. Mas só se pode fazer uma vez por ano».

Então, este ano, criou-se uma prestação virtual de trabalho à CML, constituída pelo filho do Sr. Capela e pela filha do Sr. Armando, o contínuo da Câmara.

Receberam a verba da CML e depois são eles que pagam aos bilheteiros, porteiros, seguranças do João Matos Lima e do seu sócio Armando (este é aquele que é primo do Seruca Presidente), entre outros prestadores de colaboração no Carnaval. O Sr. Capela continua a dominar (…)”

Seria bom que este embróglio se esclarecesse; porque à mulher de César não basta ser séria...

Mas da forma como o executivo autárquico trata os munícipes... não me parece que se dê ao trabalho de o fazer.

JSD/Algarve foi a votos

e fábio bota reeleito presidente
Imagem: Foto de Hélder Nunes / barlavento
Fábio Bota, de 28 anos, foi reeleito anteontem presidente da Comissão Politica de Secção da JSD de Algarve.

Esta reeleição consubstancia uma invejável coesão dos jovens “laranjas do Algarve” o que esteve patente no apoio das diferentes estruturas concelhias da JSD.

Os lugares de vice-presidentes ficaram entregues a Nuno Rio, de Faro; Bruno Inácio, de Loulé, e Miguel Gonçalves de Silves.

João Louzeiro é agora o secretário-geral da JSD Algarve e Miguel Guerreiro o novo líder da mesa do plenário de militantes.

Os jovens sociais democratas terão agora pela frente a missão de preparar a 2ª Convenção Autárquica JSD/Algarve, que se deverá realizar em Loulé, em 4 de Abril próximo.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Carnaval de Loulé 2009

dispa-se que está calor…

parece ser o apelo da atracção contratada…
...ou como tudo serve para chamariz…

Combate à crise, a nível regional

grupo de trabalho fará análise e propostas
Quinze associações de empresários do Algarve e de vários organis-mos públicos reuniram ontem no Governo Civil de Faro, para debater os problemas, nos diversos sectores, perante o actual contexto económico e financeiro mundial, e para avaliar as medidas de apoio que estão a ser implementadas pelo Governo.

Os diversos organismos regionais presentes (Entidade Regional de Turismo do Algarve, Autoridade para as Condições de Trabalho, Cen-tro Distrital de Segurança Social, Direcção Regional de Economia e Instituto de Emprego e Formação Profissional) tiveram oportunidade de esclarecer sobre os instrumentos financeiros e as medidas de apoio social disponíveis para as empresas e trabalhadores.

Do encontro saiu a proposta da governadora civil de criação de um grupo de acompanhamento que monitorize a evolução do quadro regional, e equacione propostas concretas para aplicação, sobretudo capazes de combater as taxas de desemprego.

A estrutura e o funcionamento do referido grupo de trabalho deverão ficar definidas numa reunião a realizar em Março.

Autárquicas põem PS a ferver…

sucessivos tiros nos pés servem o psd
Miguel Freitas, presidente do PS/Algarve, deve estar a perder o sono… Quando parece que as coisas no PS/Loulé estão a acalmar, para já, com a próxima divulgação de Vairinhos como candidato à Câmara, enquanto Tavira e Vila Real de S. António repousam agora sobre uma paz estagnada, cujo verniz pode estalar de um momento para o outro, para os lados de Aljezur levanta-se nova tempestade.

Manuel Marreiros enviou um comunicado à imprensa para dar conta que, na próxima segunda-feira, fará “uma importante declaração pessoal e política”.

Marreiros não está satisfeito com os desenvolvimentos impostos no seu concelho. A Portaria referente à pesca lúdica, que motivou manifestações de protesto tanto por parte de partidos políticos como da população, terá sido a gota que fez transbordar o copo.

O presidente da câmara de Aljezur vai ter todo o fim-de-semana para ver se lhe dão respostas satisfatórias. Senão…

Marreiros sabe e o PS também: quem ganha eleições autárquicas naquele concelho «vicentino» não é o partido…

Torneio de vela de Vilamoura

francisco lobato em laser é a estrela nacional

Começa hoje, sábado, e terminará na segunda-feira, a 35ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval, de Vilamoura. Trata-se da maior prova de vela que actualmente se disputa em Portugal e é organizada pelo Clube Internacional da Marina de Vilamoura.

Estão inscritos mais de trezentos velejadores, distribuídos pelas classes optimist (A, B e P), 420, europe, dart e snipe e laser (standard, 4.7 e radial), de que Francisco Lobato é a grande atracção.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Seruca Emídio: confirmada a recandidatura

programa autárquico renovado e de forte ideário
Na sua reunião de ontem, 18 de Fevereiro, o PSD confirmou que Seruca Emídio se recanditará para tentar o terceiro mandato na câmara de Loulé. O médico-autarca foi aprovado por unanimidade e, em comunicado, o PSD congratula-se pela oportunidade dada à população para “poder continuar a contar com um autarca que tem sabido construir a confiança dos seus munícipes, pela maneira empenhada como tem dirigido os destinos de um dos maiores e mais importantes concelhos do país”.

De forma categórica, o partido considera que Sebastião Seruca Emídio está em “condições de propor um programa autárquico renovado e de forte ideário para o próximo ciclo eleitoral, capaz de enfrentar «o estado de coisas» que se vêm verificando no principal partido da oposição”.

Não se entende a que «estado de coisas» quer referir-se o PSD. Mas que por banda do PS, pelo que vai transpirando, as «coisas» não parecem ir muito bem… lá isso é verdade!

Agora, que o PSD já aprovou a recandidatura de Seruca Emídio à Câmara de Loulé, espera-se que a titubeante comissão política do PS seja capaz já durante este fim-de-semana de Carnaval de revelar o seu candidato que já toda a gente sabe que não poderá deixar de ser o ansiosamente desejado Joaquim Vairinhos.

Câmara assume competências nas escolas

assembleia municipal deverá homologar

Depois de, inicialmente, ter “escorregado”, rejeitando a proposta do Ministério da Educação, a Câmara de Loulé deliberou, finalmente, aceitar a transferência de competências na área da Educação.

O contrato, que vai ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal, na reunião ordinária do próximo dia 27 de Fevereiro, determina que a Câmara passará a ter responsabilidade directa :

  • no que concerne ao pessoal não docente das escolas básicas e da educação pré-escolar (recrutamento, afectação, colocação, remuneração, homologação da avaliação do desempenho e poder disciplinar);

  • às actividades de enriquecimento curricular no 1º ciclo (implementação das actividades, mantendo, porém, a administração central a tutela pedagógica, orientações programáticas e definição do perfil de formação e habilitação dos professores. O Ministério transfere para o Município 904.575,00€ para pagamento dos encargos globais com estas actividades); e

  • à gestão do parque escolar nos 2º e 3º ciclos do ensino básico (a Câmara passará a ter a responsabilidade na construção e ampliação das escolas básicas e respectivo apetrechamento. Para tal, o Ministério fará uma transferência de 140 mil euros, significando a verba de 20 mil euros por cada edifício, através das dotações inscritas no seu orçamento).

O Ministério da Educação transfere ainda para o município o montante relativo aos vencimentos base e encargos sociais dos funcionários não docentes (258 funcionários), através das dotações inscritas no seu orçamento para pagamento dos encargos globais com esse pessoal, assim como serão transferidas as verbas correspondentes aos encargos relativos ao acordo de cooperação para a educação pré-escolar celebrado com o município.

Nos termos deste contrato, serão transferidas para a autarquia: escola básica 2,3 Dr. António de Sousa Agostinho, EB 2,3 Engº Duarte Pacheco, EB 2,3 Padre João Coelho Cabanita, EB 2,3 de Salir e EBI Prof. Aníbal Cavaco Silva, EB 2,3 D. Dinis e EB 2,3 nº1 de Quarteira.

Uma boa pergunta

mas em ano de eleições, isso pergunta-se?
A propósito do post "As crianças brincam ao Carnaval", que o José Carlos inseriu no ‘Calçadão’ no passado dia 16 de Fevereiro, Miguel, o “pai babado Matilde e do Martim”, responsável pelo excelente blogue louletano «A minha Matilde & Cª», teceu e enviou-nos o seguinte comentário:

"Em relação ao Carnaval de Loulé, com o afastamento e provável dissolução da ATAL (Associação dos Trabalha-dores da Autarquia de Loulé) e a atribuição de todas as receitas do Carnaval de Loulé para a Santa Casa, como será que a CML pensa pagar os custos de organização do Carnaval?

Os bilheteiros, os porteiros, segurança e toda a organização…!?

Em todo o caso, um Bom Carnaval porque a vida são apenas 2 dias !... "
Só faltou perguntar pelos custos da construção dos carros, que ocupa muita gente da autarquia, durante grande parte do ano.

A pergunta é muito boa e posso garantir-lhe que já procurei a resposta junto de “quem de direito” – ou seja, junto de alguém do executivo municipal.

A resposta veio em forma de sorriso (irónico?), como quem diz: “que pergunta tão parva!”

E, realmente, vendo bem as coisas, é mesmo parva. Pois, em ano de eleições, quem é que há-de pagar? Os cofres da autarquia, com certeza…

Que o mesmo é dizer: vamos pagar nós, eleitores.

Divórcio com partilha e Balcão das heranças

divórcio por 250 euros é mais barato que a boda
Através do “Balcão das heranças”, os utentes poderão, a partir de agora, realizar todas as operações e actos relacionados com a sucessão por morte, tais como indicar os herdeiros, pagar impostos devidos, apresentar declarações para as finanças ou partilhar e registar os bens do falecido.

No balcão “Divórcio com partilha”, destinado apenas aos divórcios por mútuo consentimento realizados nas conservatórias do registo civil, é possível partilhar os bens do casal, pagar impostos ou pedir os registos dos bens partilhados, juntando, quer num quer noutro serviço, procedimentos que até aqui obrigavam à deslocação a várias entidades diferentes. ´

Segundo o Ministério da Justiça, os utentes ficam a ganhar também nos preços, dado que os serviços são “mais em conta”. Assim, a habilitação de herdeiros custa 100 euros, habilitação de herdeiros e registo dos bens 250 euros, habilitação de herdeiros e partilha e registo dos bens 300 euros e só partilha e registo, 250 euros, preços que incluem todos os registos de bens necessários.

Já no caso do “Divórcio com Partilha”, o preço é de 225 euros, (acrescido de 250 euros relativos ao processo de divórcio).

No Algarve, com a inauguração do balcão de Faro, realizada ontem, por João Tiago Silveira, secretário de Estado da Justiça, estes balcões ficam disponíveis nas Conservatórias de Faro, Lagoa, Olhão, São Brás de Alportel, Vila Real de Santo António e Loulé.

“Erudição” chegou ali e parou...

governo civil volta ao “ataque literário”
Nos últimos meses, parecia que a verve da governadora civil de Faro tinha acalmado e os seus escritos (ou escritos de alguém por ela) tinham sucumbido ao ridículo, entrando no caminho da linguagem simples, linear, compreensiva. Dito doutra maneira: da linguagem -“oficial” e correcta.

Mas eis que, a propósito do «Dia Europeu da Vítima», que se celebra no próximo domingo, sai mais uma nota de imprensa que, no mínimo, se poderá considerar estranha ou… bizarra:

Quotidiano e longo é o drama em que o homem se encontra envolvido e vítima das mais díspares formas de violência mercê de factores vários.” (sic)
E continua:
A instalação de um clima de segurança e o combate sem tréguas à violência na preservação da vida humana, objectivando uma redução das vítimas tem constituído um programa assumido em pleno, desde a hora primeira do exercício das funções, do XVII Governo Constitucional e, com a legítima e democrática representação que do mesmo me é conferido no Algarve, procurarei continuar a desenvolver, com a colaboração institucional das Forças de Segurança e demais Entidades e a cooperação responsabilizada e consciente de todos os Cidadão os esforços para que Região continue senado uma das regiões mais seguras da Europa e onde o número de vítimas seja cada vez menor”. (sic)

Lembram-se do presidente da câmara de Talmourol? Não diria melhor! Desde a hora primeira...

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Bolsa para o teatro do concelho

de novo a "elevação do nível cultural"
Os quatro grupos de teatro amador do concelho, actualmente em actividade, vão receber uma «bolsa de apoio ao teatro», da Câmara de Loulé, no valor de 22.436,00 euros.

Os beneficiados são: Teatro Análise de Loulé, Grupo de Teatro 100 Palavras, Grupo de Teatro Arte de Viver e Teatro Amador de Quarteira, que terão de realizar 12 espectáculos, por todo o concelho, integrados na iniciativa «Cenários 2009», que decorre entre 1 de Março e 5 de Abril.

A Câmara de Loulé, na sua habitual nota de imprensa laudatória, faz questão de lembrar que esta «bolsa» se insere “no papel significati-vo que o município de Loulé tem tido em termos de desenvolvimento cultural no concelho”.

E, como não podia deixar de ser, pela enésima vez, salienta o seu papel na “elevação do nível cultural concelhio”.

Já há dias, ao atribuir um subsídio de 22.500 euros (um pouco mais que para os quatro grupos do concelho) a um só grupo de Faro para 3 espectáculos e dez “performances” em escolas, essa informação sobressaía na nota do imaginativo mas pouco convincente gabinete de relações públicas da autarquia louletana.

Mas a atribuição da presente «bolsa de apoio ao teatro» reveste-se de um mistério… É que a autarquia informou, em 10 de Dezembro, que a bolsa de teatro importaria em 29.500 euros.

Quer dizer que, entre Dezembro e Fevereiro… sumiram-se 7.000 euros!

Alguém viu, por aí para onde foram os sete mil euritos?

Um selo para a «Cidade Educadora»

exposição, concurso, conferência, flâmula…
A partir de Março começará, em todo o concelho de Loulé, o projecto de filatelia “Um selo para a cidade educadora”.

A iniciativa conjunta, da Câmara Loulé, do Núcleo de Filatelia de Faro, dos CTT e de estabelecimentos de ensino da área do município- visa “desenvolver nos jovens o espírito de persistência e de pesqui-sa face ao coleccionismo, bem como explicar às novas gerações a importância que o selo teve para a comunicação e formação da sociedade”.

A par da exposição “A Filatelia é gira / Loulé cidade educadora”, que se realizará na sede do concelho, será produzido um carimbo alusivo, que será colocado, no dia 2 de Março, em toda a correspondência que sair da autarquia. Será igualmente emitido um envelope alusivo a esta efeméride.

Entretanto, desenvolver-se-ão visitas guiadas à exposição, uma conferência sobre a História dos Correios em Portugal (em 21 de Março) e a divulgação, junto das turmas do 4º ano do ensino básico, de um concurso cujo objectivo é a realização de um desenho sobre “Loulé cidade educadora”, que os alunos gostariam de ver revertido na forma de selo.

Um júri decidirá, em Junho, qual o desenho que pelo seu conteúdo, mensagem e qualidade artística mereça ser editado sob a forma de selo.

Depois, em Agosto, sairá uma flâmula relacionada com o tema, que será colada em toda a correspondência, nos CTT de Loulé e de Quarteira.

Descubra as diferenças…

corte de bigode será marketing político?O presidente ................................................. e o candidato

Já percebeu o que os socialistas querem dizer com “a força da mudança»?

Sorriso tipo «português suave»

os paradoxos da vida
O que também acontece em certas candidaturas às autárquicas... Olhão, Tavira, Loulé... Uns ficam à espera e outros... fritam-nos!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Final de “Mais Música” será em Quarteira

concurso para bandas de garagem
Imagem: fragmento do “cover” de um grupo revelado em “+Música2006”
A final do concurso de música moderna “+Música 2009” realizar-se-á em 20 de Junho, em Quarteira.

Será o quinto ano consecutivo em que a Câmara promove a iniciativa, cujas eliminatórias terão lugar em 30 de Maio, em Alte, e 6 de Junho, em Loulé.

As inscrições abrirão em 23 do Fevereiro e decorrerão até 4 de Maio, ecolhendo projectos de todo o país, com realce para as ditas- “bandas de garagem”, que, com a inscrição, deverão entregar maqueta em registo digital com três temas inéditos.

Reggae, rock, metal, hip-hop, pop, música electrónica ou outras sonoridades, em projectos musicais colectivos ou individuais que não tenham editado qualquer trabalho discográfico para fins comerciais, têm aqui uma oportunidade.

A divulgação dos grupos seleccionados deverá ocorrer em 11 de Maio. Ficarão habilitados a prémios pecuniários que oscilam entre 250 e 1.500 euros.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PS/Lagoa pronto para a batalha eleitoral

apresentação oficial dos candidatos: 14 de março
Imagem: Foto de Aurélio Marcos, candidato socialista à CMLagoa
Foram aprovadas pelo PS/Lagoa, no passado fim-de-semana, as linhas orientadoras dos programas a apresentar nas freguesias, câmara e Assembleia Municipal.

Segundo comunicado, os programas deverão “dar especial enfoque ao surgimento de políticas articuladas entre os órgãos municipais e as Juntas de Freguesia, que permitam a apresentação de medidas concretas de combate à crise e à pobreza”.

Outros aspectos a considerar nestes programas, que têm vindo a ser construídos desde o Congresso Federativo do PS, são: o apoio à empregabilidade, o orçamento participativo, e as prioridades de investimento.

Os socialistas de Lagoa estabeleceram como objectivo a vitória nas eleições nas seis freguesias, câmara e Assembleia Municipal.

A apresentação das candidaturas ficou definitivamente marcada para o dia 14 de Março.

Idoso detido por usar esparrelas

sujeito a termo de identidade e residência
Imagem: «O homem, as laranjas, o passarinho», foto captada na Net
Noticiava hoje o semanário «Região Sul» que ”a GNR deteve em flagrante delito um homem de 71 anos pela prática de caça ilegal de aves cinegéticas e não cinegéticas com armadilhas artesanais (esparrelas). O homem tinha na sua posse 58 armadilhas e diversas aves capturadas.”

Um crime sem perdão, a merecer cadeia imediata. Talvez a pena de morte, se a tivéssemos! Presente a tribunal, foi lhe determinada a medida de «termo de identidade e residência».

Não é que não seja condenável esta caça. Mas é sobre esta gente que a GNR tem de ser assim rigorosa?

Sobre um velho de 71 anos, cuja sobrevivência, provavelmente até está dependente da sua pobre actividade com esparrelas artesanais?

E aqueles que destroem florestas em larga escala? E os comerciantes sem escrúpulos? E os ladrões e criminosos que pululam por aí? E os salteadores de velhos e crianças? E os receptadores de artigos roubados? E os exploradores de carne humana? E os traficantes à luz do dia?

Esses podem andar livremente por aí, provavelmente a conduzir - «Audis» ou «Mercedes» descapotáveis, sem sujeição a termo de identidade e residência?!

Valha-nos Deus, porque com as polícias que temos… só mesmo para autuar automobilistas distraídos ou prender velhotes com fome de um arroz de passarinhos!

Macário apresentou oficialmente Rui Amaro

mas deixou o recado que vai andar por aí
Desta vez não pudemos estar ontem em Tavira para assistir à pas-sagem de testemunho de Macário. Mas tivemos o relato empolgado de um amigo fidedigno, que nos contou como o ainda presidente tavirense - “anunciou” que vai concorrer à Câmara de Faro porque o Algarve necessita de uma “capital forte e liderante”.

Na conferência de imprensa que deu, reafirmou que “o Algarve não pode ser um conjunto de dezasseis concelhos, como carruagens desconexas, sem uma capital liderante e que lhe sirva de locomoti-va”; e “precisa de uma capital de nível europeu, viva e pujante”.

Foi deste modo que anunciou oficialmente que se não irá recandidatar ao município de Tavira, onde pretende exercer o actual mandato até ao fim.

Depois, Macário disse estar confiante nas qualidades do candidato Rui Amaro, que será o líder das listas social-democratas para as autárquicas de 2009.

Mas o agora candidato a Faro deixou um recado: “Acompanharei sempre de perto a minha equipa, os nossos projectos e os meus colaboradores”.