já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 31 de outubro de 2009

Noites em cor azul, em Loulé

celebrando o «dia mundial da diabetes»
Depois das noites brancas e das noites das trevas, Loulé vai ter as suas primeiras «noites azuis».

É que em 14 de Novembro, assinala-se o «Dia Mundial da Diabetes»; e a Câmara de Loulé, em colaboração com a Associação para o Estu-do da Diabetes Mellitus, vai apadrinhar um conjunto de iniciativas: rastreios gratuitos à população, acções de sensibilização, sessão de esclarecimento por Eurico Gomes e música com o Rancho Folclórico de S. Sebastião e com o Ensemble de Flautas de Loulé.

Mas o verdadeiramente inédito será a iluminação da Praça da República, com os edifícios da câmara e do mercado, com luzes azuis, a cor que simboliza essa doença, nas noites de 13 para 14 e 14 para 15 de Novembro

Se a noite de hoje é, para a câmara de Loulé, a noite das trevas (e o negro é a ausência de cor) e se há dias se celebrou a noite branca (a mistura de todas as cores), parece que, com esta efeméride a autarquia decidiu começar a explorar… o arco-iris.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Reunião da Assembleia de Freguesia

quarteira vai regulamentar o «mercado de roupa»
A Assembleia de Freguesia de Quarteira vai reunir extraordinaria-mente no próximo dia 5 de Novembro, com apenas dois pontos na - «ordem do dia»:
  1. Apreciação e aprovação do «Regulamento interno do mercado semanal da roupa da freguesia de Quarteira»: e
  2. alteração da «Tabela de taxas de 2009».

O executivo da Junta de Freguesia reage desta forma ao «chumbo» que a oposição impôs na última reunião da Assembleia de Freguesia do mandato anterior.

Será desta vez que o mercado muda de poiso e vão acabar os incómodos infligidos aos dos residentes no espaço circundante e o espectáculo deprimente que o mercado anárquico oferece aos turistas como «very tipical»?

Dia Nacional do Cancro da Mama

a doença que mais afecta as mulheres em Portugal
Assinala-se hoje, 30 de Outubro, o «Dia Nacional do Cancro da Mama». A efeméride tem por finalidade sensibilizar a população para o tratamento precoce para a doença que mais afecta as mulheres em Portugal.

A Direcção-Geral de Saúde editou o «Guia de apoio à mulher com Ccancro da mama», destinado àquelas a quem foi diagnosticado esta doença, e que recomenda que “se lhe for diagnosticado um cancro da mama, não desanime. Aprenda com a situação. Em primeiro lugar rodeie-se de pessoas que ama. Ouça os profissionais que estão envolvidos, esclareça todas as suas dúvidas, desabafe”.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tráfico de influências? Nããããão…

parece apenas… corrupção pura e dura
O empresário Manuel Godinho quis usar a influência de Armando Vara para afastar Luis Pardal da presidência da Refer.

A PJ, desta vez, estava atenta aos movimentos dos «colarinhos brancos», gravou escutas e apanhou Vara, várias vezes a almoçar com o empresário sucateiro, umas vezes em Lisboa e outras em Vinhais, Trás-os-Montes.

Godinho queria que Vara pressionasse o ministro Mário Lino para que este demitisse o administrador da Refer e para que o ex-ministro influenciasse Paiva Nunes, administrador da EDP, para conseguir um contrato de tratamento de resíduos.

Pardal não foi afastado, mas, de acordo com a investigação da PJ, Armando Vara terá solicitado dez mil euros pelas diligências efectuadas.

O pagamento foi feito em notas, no gabinete de Vara no BCP, e foi vigiado pela PêJota.

Mas há ainda um filho de outro ex-ministro, um deputado, a Ren... e o que mais adiante se verá. Para já só se sabem umas coisinhas por alto, como uma fuga ao fisco de onze milhões… Pouca coisa!

Aguardam-se novos desenvolvimentos. Mas, como isto é tudo gente séria… não deve dar mais nada para além de «cachas» aos jornalistas.

Poder autárquico em Quarteira

estão instalados os órgãos da freguesia
Imagem: José Mendes lê o discurso da «posse» - foto retirada do «Carteia»
Como aflorámos num post anterior, a instalação dos órgãos autár-quicos da freguesia de Quarteira realizou-se na passada quinta-feira, dia 22 de Outubro, em cerimónia que de que não tivemos conhecimento prévio.

Só agora e graças a notícia do online do semanário «Carteia», pudemos saber que o presidente da Junta, José Mendes, no uso da palavra durante o evento, afirmou que “não vão ser quatro anos nada fáceis, devido à situação económica nacional; mas vamos trabalhar para atingir os objectivos”.

O executivo da Junta de Freguesia ficou assim composto:

José Coelho Mendes (presidente), Carlos José das Neves Catarino (secretário), António Rodrigues Gonçalves (tesoureiro), Felizardo Emanuel Martins Pinto e Ana Francisca Vaz Pinto Palma de Sousa (secretários).

A Assembleia de Freguesia ficou com a seguinte composição: ´

Bancada do PSD: na mesa: Jorge Manuel Guerreiro dos Santos (presidente), Ana Carla V. Rosa Kairis (1ª secretária), Sandra Isabel P. Pereira (segunda secretária); e ainda: Rui Miguel Inácio Silva, Gonzaga dos Ramos Duro Vairinhos, João Manuel Guerreiro Conceição, Jorge Ilhéu Bica, João Carlos D. Santos e Ângela B. Martins.

Bancada da oposição (PS): Ezequiel Guerreiro Tomás, Sónia Alexandra Martins Santos Neves, Michael Dias Viegas e Isidoro Manuel Vicente Correia.

O que o José Mendes não disse é a que objectivos se refere.

E também não disse como é que, passando a ser, simultaneamente, presidente da junta e adjunto do presidente da câmara, vai conseguir cumprir o que afirmou o próprio edil na cerimónia de instalação: que irá fazer “melhor do que temos feito até aqui”. Terá o dom da ubiquidade?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Em reunião pública de hoje, em Quarteira

foram distribuídos os pelouros do executivo
Imagem: O executivo social-democrata do Município de Loulé
A notícia é retirada do jornal «barlavento» online:

"O presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio vai ter a seu cargo, no mandato 2009/2013, as áreas do Planeamento e Urbanismo, Protecção Civil e Segurança e Jurídica e de Contencioso.
.
A distribuição dos pelouros do novo executivo municipal foi decidida esta quarta-feira, em reunião camarária.
.
Já o vice-presidente José Graça mantém sob a sua alçada as Obras Municipais, Gestão Financeira e Património e Contratação Pública, passando também a ter a responsabilidade das Empresas Municipais (Loulé Concelho Global, InfraQuinta, InfraLobo e InfraMoura).
.
Quanto às novas caras desta equipa, Teresa Menalha terá a seu cargo a Administração e Recursos Humanos, Qualidade, Acção Social, Educação e Bibliotecas.
.
Joaquim Guerreiro será responsável pelos pelouros das Relações Públicas e Comunicação, Salubridade, Transportes e Oficinas, Cultura, Juventude e Desporto e Turismo.
.
Aníbal Moreno terá incumbências no Ambiente e Espaços Verdes, Informática, Projectos e Candidaturas e Gabinete de Apoio ao Empresário.
.
Finalmente, Brígida Cavaco fica com os pelouros das Contra-Ordenações e Fiscalização Municipal, Descentralização Adminis-trativa, Higiene, Segurança e Saúde no Trabalho, Actividades Económicas e Área do Plano de Prevenção de Riscos de Gestão.
.
Todos os vereadores assumirão funções a tempo inteiro, com excepção de Aníbal Moreno que será vereador a meio tempo. Também durante esta sessão pública, foi aprovada a nomeação de Horácio Piedade como chefe de Gabinete de Apoio ao presidente, e José Coelho Mendes como adjunto do presidente

Quanto aos vereadores da oposição (PS), após renúncia dos elei-tos Joaquim Vairinhos e João Felizardo, assumem agora estas funções Fátima Coelho, Luís Oliveira e Hortense Morgado".

Que venham todos embuídos de vontade de bem-fazer e espírito democrático.

Nomeados 37 Secretários de Estado

o governo de sócrates está completo
O primeiro-ministro José Sócrates propôs hoje ao Presidente da República, Cavaco Silva, uma lista de 37 Secretários de Estado para o XVIII Governo Constitucional.

Numa nota enviada à comunicação social, a assessoria de imprensa do gabinete do primeiro-ministro revela a proposta enviada hoje ao Presidente da República, Cavaco Silva, para a nomeação de 37 Secretários de Estado para o XVIII Governo Constitucional.

Há 17 novos Secretários de Estado, 16 permanecem no cargo, cinco mudam de pasta. Foram criadas também duas novas Secretarias de Estado.

Quanto a algarvios… nenhum, ao contrário das expectativas levantadas.

Reumatologia em hotel de Vilamoura

travar luta contra a osteoporose
Organizadas pela unidade de Reumatologia do Hospital de Faro, vão realizar-se, no Sábado, dia 31, as V Jornadas de Reumatologia e Medicina Familiar do Algarve, no Hotel Hilton, em Vilamoura.

No âmbito destas jornadas, serão apresentadas as novidades no tratamento médico e cirúrgico das fracturas vertebrais osteoporóticas.

Será apresentada e discutida a cifoplastia, a técnica cirúrgica, que implica uma incisão de tamanho inferior a meio centímetro e garante aos doentes com osteoporose a consolidação das fracturas.

Estima-se que a osteoporose - a doença óssea que se caracteriza pela perda de cálcio - afecte cerca de 800 mil pessoas em Portugal.

NERA tem três novos cursos de EFA

nono ano e inserção no mercado de trabalho
O Gabinete de Formação do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve deu início, nos dias 21 e 22 de Outubro, a três novos cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA), nas áreas de Práticas Técnico-Comerciais, Práticas Administrativas e Logística e Armazenagem.

Estes cursos atribuem a dupla certificação a pessoas que pretendam completar o 9.º ano de escolaridade, para efeitos de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Cada um destes cursos terá 20 formandos.

TGV – Évora-Faro-Huelva em estudo

que dirá agora ferreira leite sobre isto?
Para as ligações ferroviárias de alta velocidade «Aveiro-Salamanca» e «Évora-Faro-Huelva» foram desenvolvidos e encontram-se em preparação vários estudos, mas não existe um calendário definido para estas. É uma notícia difundida pela Lusa e recolhida junta da RAVE - Rede Ferroviária de Alta Velocidade.

A notícia acrescenta que "não há ainda, para estas duas ligações, um calendário definido" e que esse estudo resulta de “compromissos assumidos nas cimeiras luso-espanholas”.

Segundo um responsável da RAVE, para a linha Évora-Faro-Huelva, está em curso um estudo de procura de tráfego de passageiros relativa às ligações ferroviárias ao Algarve, abrangendo a rede convencional e a futura ligação de alta velocidade entre Évora e Faro.

Não sei porquê, esta notícia veio recordar-me que ainda não meti o «euromilhões». É que também eu acredito que um dia me vai sair uma fortuna…

A propósito: os leitores leram o post anterior?

40 mil idosos não têm dinheiro para comer

um estudo preocupante da deco
A edição de Novembro da revista Proteste, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor - Deco, publica um estudo efectuado em Fevereiro e Março deste ano.

Com base num «inquérito alimentar», a DECO revelou que existem pelo menos 40 mil idosos em Portugal sem dinheiro para comer e que o custo dos alimentos é uma das razões para estas pessoas não consumirem alimentos mais saudáveis.
.
Ainda de acordo com os inquiridos, 76 por cento dos portugueses têm “hábitos alimentares pouco saudáveis, os quais pioram com o avançar da idade”, enquanto cerca de um quarto dos 3423 idosos que vivem em casa e tem uma idade entre 65 e 79 anos e que, tendo respondido ao inquérito, afirmou ter uma alimentação saudável. A “difícil situação económica e a falta de autonomia influenciam de forma negativa o que se come: mais de um quinto dos inquiridos indicou ter dificuldades financeiras”, acrescenta a Deco.
.
Os autores da investigação apuraram mesmo que três por cento dos inquiridos passou fome na semana anterior a responderem a estas perguntas. Entre os motivos que os idosos apresentam para comer mal estão os problemas dentários (35 por cento), as dificuldades económicas (24 por cento), a falta de apetite (13 por cento) e os medicamentos (12 por cento).

Homenagem a António Aleixo

efeméride no mês que se assinala a sua morte
No mês em que se assinala a morte do poeta popular António Aleixo, o Museu de Loulé inclui uma homenagem ao autor, na sua programação, designando como «peça museológica do mês» o conjunto de mesa e cadeira onde habitualmente o poeta António Aleixo se sentava no Café Calcinha.

Além disso, o Grupo de Teatro Arte de Viver, da Universidade Sénior, no dia 16, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, apresenta a peça “Auto do Curandeiro”, baseada na obra de António Aleixo.

Se é só isso, não se pode dizer que seja grande a homenagem…

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Sócrates segunda edição

português suave, teimoso ou português resignado?
O Presidente da República avisou o Governo; o primeiro-ministro avisou o Parlamento e ambos prometeram lealdade e cooperação um ao outro, nos discursos da tomada de posse do XVIII Governo, que ontem decorreu.

No centro de ambos os discursos estiveram as questões da responsabilidade e da estabilidade.

Sócrates deixou claro que não foi possível chegar a entendimentos com os outros partidos, sublinhando que o "valor do diálogo político e social que é condição de estabilidade". Só não entendeu quem não quis.

De resto, avisou que “este Governo vai cumprir o programa que o eleitorado sufragou" e pediu "sentido de responsabilidade" à oposição.

Por outras palavras, disse o famoso «deixem-nos trabalhar» de Cavaco Silva, perante coligações negativas no Parlamento.

Cavaco Silva fez lembrar que "a ausência de um apoio maioritário no Parlamento não é, por si só, um elemento perturbador da governabilidade", nem implica "o adiamento das medidas de que o país precisa [pois] para qualquer Governo, o horizonte temporal da acção deve ser sempre o da legislatura", e deixou claro que não será pela sua mão que este executivo não cumprirá os quatro anos de mandato.

Cavaco conhece bem “as dificuldades que um Presidente da República pode colocar a um Governo, serei sempre um referencial de estabilidade".

Bem. Vamos ver para quem vai ser mais difícil: se para Sócrates governar o país, se para o país viver sob o Governo de Sócrates…

AMAL no foco das atenções

seruca emídio não estará nos tacos de partida?
Segundo noticia o semanário «barlavento», os presidentes de Câmara eleitos pelo Partido Socialista no Algarve estiveram reunidos em Portimão, no passado dia 16 para, perante os resultados eleitorais para as autarquias, traçarem estratégias para o futuro, nomeadamente no que diz respeito à AMAL, a Comunidade Intermunicipal do Algarve, que Macário Correia, teimosamente insiste em designar por «área metropolitana».

Como se sabe, no ano passado, a Federação do PS tomara a decisão de que os autarcas socialistas não integrassem o executivo da AMAL se continuasse a ser presidido por Macário, por este usar o cargo para fazer dele um instrumento de política.

Segundo aquele semanário, “tudo aponta para que o representante socialista venha a ser António Eusébio”.

Lembremos que, presentemente, os presidentes de Câmara socialistas, no Algarve, são sete e os sociais-democratas têm a maioria: nove.

Se quisermos fazer uma extrapolação dos últimos acontecimentos, é bom que nos lembremos que, na tomada de posse dos autarcas de Loulé, estiveram presentes Desidério Silva e Macário Correia e que se fez notar, pela ausência, o líder laranja algarvio Mendes Bota.

Que mais será preciso para deduzirmos que a estratégia PSD passará por indicar para a presidência da AMAL o autarca louletano?

Creche autárquica entra em funcionamento

para que as mães possam ir trabalhar
Quatro anos após a promessa, vai ser inaugurado na próxima quinta-feira, 29 de Outubro, a creche do Centro Social Autárquico de Loulé, cuja gestão técnica será da responsabilidade da Fundação António Aleixo.

A nova creche vem preencher uma lacuna da cidade de Loulé pois, a partir de agora, as famílias terão mais um local onde deixar os seus filhos, enquanto desempenham as suas actividades profissionais.

A creche tem um berçário para servir crianças a partir dos 4 meses até à aquisição da marcha, copa de leites, sala de parque, arrumos, refeitório e salas destinadas a crianças desde a aquisição da marcha até aos 24 meses e dos 24 meses aos 36 meses de idade.

Se calhar agora os críticos da obra terão razões acrescidas para apelidar a construção de “cómoda”… É que ali as crianças ficarão "acomodadas".

Reunião de Câmara em Quarteira

primeira reunião da nova vereação é já amanhã
Segundo nota de imprensa da Câmara Municipal, "na política que este executivo tem vindo a prosseguir de descentralização de serviços a qual tem sido materializada num conjunto de acções concretas e numa óptica de modernização da sua administração", a próxima reunião pública da Câmara Municipal de Loulé realizar-se-á amanhã, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira.

Acontece que esta reunião será a primeira da nova vereação, que, para nossa satisfação, integra duas vereadoras quarteirenses no seu executivo.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Cidade Lacustre em controvérsia

almargem ameaça ir para o tribunal europeu
A associação Almargem irá avançar com uma queixa no Tribunal Europeu contra o Estado português, se a nova ministra do Ambiente aprovar a construção da «Cidade Lacustre de Vilamoura».

Segundo a associação, a nova ministra, Dulce Pássaro, vem a tempo de rever o processo de avaliação de impacte ambiental do projecto que implicará a criação de três lagos e vários canais navegáveis. Um enorme erro, já que a avaliação de impacte "omite os impactos cu-mulativos resultantes da construção dos milhares de camas já edifi-cadas, às quais de juntam agora cerca de três mil neste projecto".

Acrescenta a Almargem que essas modificações no solo não só inundam “o que resta dos solos férteis da margem esquerda da ribeira de Quarteira, como destrói boa parte do caniçal de Vilamoura, integrado na Rede Ecológica Regional e reconhecido como IBA (Important Bird Área), área importante para as aves".

"Se não for emitido um parecer desfavorável ao projecto e não forem dadas garantias de protecção dos valores naturais em presença, teremos de accionar os meios necessários para assegurar a protecção efectiva destes habitats", afirmou o porta-voz da Almargem, em declarações à agência Lusa.

Porto de cruzeiros não era elefante branco

“...o longe e a aventura no pano branco das velas”
Foi um corrupio de gente ao porto de cruzeiros de Portimão, para ver o maior veleiro do mundo, o Royal Clipper.

Este veleiro de cinco mastros com 134 metros de comprimento, tem capacidade para 227 passageiros e 106 tripulantes e é o maior e mais rápido do Mundo

As 42 velas permitem-lhe uma velocidade de mais de 20 nós e, depois desta escala em Portimão, o Royal Clipper está já a caminho das Caraíbas, onde ficará até ao final da Primavera de 2010.

Quem disse que um porto de cruzeiros ia ser mais um elefante branco no Algarve? Portimão mostra que assim não é.

domingo, 25 de outubro de 2009

Futebol de Quarteira

fim-de-semana no sotavento, para esquecer
Resultados do fim de semana
Campeonato nacional da 3ª divisão – zona F

Quarteirense perdeu... à beira.mar. Os ares de Monte Gordo não ajudaram
Lusitano Év. 0 - Pescadores 3
Farense 1 - Juv. Évora 1
Castrense 1 - Fabril 3
Esp. Lagos 3 - Moura 2
C. Piedade 1 - U. Montemor 0
Beira-Mar MG 2 - Quarteirense 1

Campeonato distrital da 1ª divisão
A 3ª jornada foi madrasta para a equipa de Quarteira que foi perder e Vila Real.

Sambrasense 1 – Culatrense 2
Castromarinense 1 – Silves 0
Serrano 0 – Ferreiras 6
Almancilense 0 – Imortal 1
Salir 1 – Armacenenses 1
Odeáxere 0 – Messinense 1
Guia 0 – Campinense 1
Lusitano VR 3 – Quarteira SC 0

Não há algarvios no Governo!...

ora aí está uma boa razão!
in jornal «Público» - Bartoon, 24/out/09

Nova rota aérea Faro ao Porto

voos quatro vezes por semana
Será inaugurada amanhã, com partida marcada para as 12.30 horas, no aeroporto Sá Carneiro, do Porto, a nova rota aérea Porto-Faro.

A ligação será assegurada pela companhia aérea de baixo custo Ryanair, e ocorrerão os voos entre as duas cidades aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras.

Para assinalar o lançamento, durante esta semana, haverá bilhetes com o preço base de €1 por trajecto.

Ecce homo!

envergonhe-se quem nisso viu malícia

  • Caros amigos, calma!

    Uma gripe incómoda reteve-me na cama!
    Estou vivo e presente! Sou um homem livre e democrata!
    Não há Seruca nem má-língua que me deite abaixo.
    Viva a Democracia! Abaixo a calúnia e mentira que usaram na campanha eleitoral!

------- Joaquim Vairinhos *

Como diria o nosso amigo Lourenço: «ecce homo» (cá está o homem!). Vairinhos veio justificar-se. Congratulo-me com isso (não com a gripe, evidentemente, mas com o facto de haver uma justificação).

Escrevi na véspera da tomada de posse: “… estou convicto de que Vairinhos assumirá, uma vez mais, com coragem, o papel de mártir. Pelo Partido a quem, não há muitos anos, ajudou a resplandecer.”

A não comparência dele na tomada de posse colheu-me pois, numa surpresa dolorosa. Tomar posse, mesmo correndo o risco de ter de ouvir aquele discurso sem interesse nem nível de Seruca Emídio, seria a taça de fel que lhe seria inevitável tomar. Não pôde ser. Paciência!

A partir do momento em que Vairinhos tomar posse, todas as deci-sões que vier a tomar serão legítimas. Mesmo que entenda que não tem de suportar a arrogância ou o sarcasmo do «poder autárquico constituído». Como ele próprio afirma, é um democrata e é livre.

Nós compreenderemos e estaremos do seu lado.

* Mensagem enviada para a caixa de comentários do 'Calçadão'.

sábado, 24 de outubro de 2009

Ó tempo, volta p’ra trás

não se esqueça: esta noite muda a hora

Na próxima madrugada é dado início ao “horário de Inverno”, que se prolongará até Março de 2010, altura em que se regressará à hora de Verão.

Por isso, quando forem duas horas da manhã de domingo, em Portugal continental, a hora legal será atrasada em 60 minutos.

O mesmo se passará na Madeira; mas nos Açores, a mudança será feita à 01.00 hora da madrugada, passando para a meia-noite.

Por isso, amanhã, Domingo, 25 de Outubro, será o dia mais longo do ano, com 25 horas. Confesso: ainda não consegui perceber a vantagem…

Touché!...

enganei-me e sinto-me enganado
As palavras do nosso querido Lourenço atingiram-me em cheio.

E bendigo a aula inadiável que me impediu a presença na cerimónia de posse dos eleitos municipais de Loulé. Doutro modo, ter-me-ia sentido muito incomodado, com certeza, quando os eleitos não responderam à chamada.

Podia esperar tudo. Isto não. Não o esperava de Joaquim Vairinhos, como o disse há dois dias, aqui mesmo, no ‘Calçadão’. Porque sempre considerei Vairinhos um respeitador das regras democráticas.

Vairinhos não é novo nestas andanças. Conhece o travo da derrota e o sabor doce da vitória. Sabe que é através dos votos de todos os eleitores, os pró e os contra, que é atribuída a legitimidade às diversas sensibilidades e forças em confronto. Sabe que às minorias estão cometidas as obrigações de fazer oposição, de apresentar alternativas, de representar os interesses e vontade dos que nelas confiaram ou nelas depositam esperança.

Voltar a cara à luta não é uma afirmação de personalidade. Dá antes uma lamentável imagem de arrogância – a mesma arrogância que condenava aos seus adversários.

Quanto aos outros dois eleitos… Não são socialistas. Nunca o devem ter sido nem como militantes, nem como adeptos, nem como sequazes. Nunca poderiam substituir Vairinhos como líderes de uma bancada socialista. Mostraram que, mesmo que lhes não faltassem competências técnicas, lhes escasseia estatura ética.

Que isso sirva de lição ao PS de Loulé: que haja prudência necessária na organização de futuras listas.

Agora, o mal está feito. Nada pode remediar o que não tem remédio. Todos perceberam que para os vereadores eleitos pelo Partido Socialista nas autárquicas de 2009, só interessava a vitória, a glória, o poder.

Portanto, só lhes resta um caminho: esquecer a política, o poder autárquico louletano e o Partido Socialista.

Sinto-me enganado e, mesmo sem ter estado presente ao acto, sinto o rubor da vergonha a inundar-me a face.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vergonha!

mau-perder dos socialistas louletanos
A situação foi inédita e reveladora do mais tremendo desprezo pelas regras democráticas: Joaquim Manuel dos Santos Vairinhos, 65 anos, professor aposentado; João Francisco Felizardo Viegas, 55 anos, professor, e Maria de Fátima Catarina Coelho, 49 anos, funcionária pública, eleitos vereadores pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Loulé, não compareceram à cerimónia da tomada de posse dos órgãos autárquicos municipais.

É possível que os trânsfugas apresentem uma qualquer justificação. Esfarrapada, em quaisquer condições, já que não é crível que os três, em simultaneidade, tenham apanhado a gripe A ou tenham ficado retidos por inoportunos acidentes de trânsito.

O mais certo é que os três terão tido distúrbios digestivos que temeram ser agravados com persistente azia, perante o êxito e as palavras prazenteiras dos vencedores.

A situação é tanto mais grave quanto é certo que o primeiro já exerceu as funções de presidente da câmara louletana e qualquer dos três exercem ou exerceram funções educativas. Pobres alunos a quem, certamente, não foram - ou não são - transmitidos sentimentos de cidadania, ética e respeito pelas normas democráticas que lhes permitam interiorizar que perder e ganhar são duas faces da mesma moeda.

Chama-se à sua falta de comparência: «mau-perder», desrespeito pela Democracia, desconsideração pelos cidadãos, particularmente pelos que neles confiaram o seu voto e, pura e simplesmente… má-educação.

Prestaram um mau serviço à Democracia, ao Municipalismo e ao seu próprio partido, o Partido Socialista.

Já com este post escrito, tivemos conhecimento de que ontem se realizou a posse dos eleitos para a Assembleia de Freguesia de Quarteira. Ninguém o informou publicamente e, ainda durante a tarde de 5ª feira, o sítio da Junta de Freguesia não o anunciava.

Mas essa não terá sido, com certeza, a razão por que o anterior presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira nem sequer se deu ao trabalho de comparecer ao acto ou, pelo menos, dar uma justificação pela inacreditável ausência numa cerimónia onde lhe competia transmitir o poder.

Uma vez mais se demonstra o mau-perder dos socialistas com (i)responsabilidades democráticas!...

Seruca Emídio entra no último mandato

órgãos municipais tomaram hoje posse
Imagem: Tomada de posse de Seruca Emídio. Foto de arquivo da CML
Assembleia Municipal e Câmara Municipal de Loulé, foram hoje, 6ª feira, empossados numa cerimónia pública realizada na acanhada sala de reuniões da Assembleia louletana.

A cerimónia foi ensombrada pela não comparência dos três vereadores eleitos pelo Partido Socialista, uma situação bizarra, mal recebida pela assistência, que ainda ensaiou uma vaia e lançou comentários jocosos.

Mas o momento era de congratulações aos vencedores e de palavras de conforto para os vencidos. Patinha Antão, o presidente da Assembleia Municipal reeleito, ensaiou mesmo um cumprimento amável à sua competidora directa na pugna eleitoral.

Seruca Emídio, por seu lado, centrou o seu discurso no tema «Loulé - concelho líder», que durante a campanha fora ponto forte dos discursos dos socialistas. O presidente reeleito não quis reconhecer a teoria da oposição que o acusava de ser causador da perda de liderança do concelho relativamente à região.

Afirmou o re-empossado que o Município de Loulé , em questões de liderança, “nada perdeu, encontrando-se mesmo num patamar invejável no conjunto quer dos outros municípios do Algarve quer, por extensão, dos restantes 307 municípios do País”.

E, em jeito de «condenação» ao seu adversário na pugna eleitoral, frisou que "na voragem do tempo e na preocupação de ficar na história como grandes visionários, muitos autarcas esquecem a dimensão micro da política. Tão preocupados estão em mostrar obra, que esquecem o cuidado que devem ter com as suas cidades. Tão preocupados que estão em ser visionários, que perdem a noção da realidade".

Veementemente, afirmou que vai exigir ao Governo que sejam realizadas as obras almejadas: a circular Norte de Loulé, o aeródromo, a construção dos quartéis da GNR em Quarteira e Almancil, o Hospital Central...

Na assistência, Desidério e Macário, os presidentes de Albufeira e Faro, ouviram. Bota, não, que não foi assistir.

Ou nos enganamos muito, ou está formada a trilogia que vai consubstanciar a liderança laranja do Algarve.

Informação ao munícipe

assuntos que respeitam à freguesia de quarteira
Na reunião da Câmara Municipal de Loulé, realizada no passado dia 14 de Outubro, foram tratados os seguintes assuntos, tendo as respectivas deliberações sido tomadas por unanimidade:
  • Homologação dos autos de:
    ♣ - recepção provisória da empreitada: “Sanitários Públicos em vários locais do concelho (2007) – Lota em Quarteira – arranjos interiores, esgotos, loiças, revestimentos e pinturas (sanitários masculinos, femininos e arrecadação)”;
    ♣ - vistoria para efeitos de recepção provisória da empreitada: “Remodelação, ampliação e conservação de redes de esgotos: Sitio da Cascalheira, Quatro Estradas – Quarteira”;
    ♣ - recepção definitiva da empreitada: “Arruamentos em Quarteira – pavimentação da via distribuidora sul (troço entre a Rua do Forte Novo e o Parque de Campismo”.
  • Emissão de licença especial de ruído requerida por
    ♣ - Autier Restaurantes, Lda, para a realização de música ao vivo e karaoke no bar “Normandia” em Vilamoura;
    ♣ - Correcosta – Exploração de Bares, Lda, para realização de karaoke e música ao vivo no “Snack–Bar Buraco 19” na marina de Vilamoura;
    ♣ - Luís Carlos Carvalho Gonçalves Bastos, para realização de música ao vivo no Bar Irish Pub, em Vilamoura;
    ♣ - Blazing Piano’s Hotelaria, para a realização de música ao vivo na Loja 40 do Centro Comercial Marina de Vilamoura.
  • Ratificação de licença especial de ruído requerida por
    ♣ - Marinotéis – Sociedade de Promoção e Construção de Hoteis, S.A., para realização de música gravada – disco
    jockey no bar da Praia em Vilamoura;
    ♣ - Assembleia de Deus Comunidade de Adoradores, para realização de culto evangélico na Praça do Mar, em Quarteira;
    ♣ - Rushman e Hope, Ldª, para realização de musica ao vivo e karaoke, no Pátio da Marina Loja 7, em Vilamoura,
    ♣ - Miguel Simões Godinho, para realização de karaoke no “Snack Bar Pato Feliz” em Quarteira;
    ♣ - Michael Anthony Grogan, para realização de karaoke e música ao vivo, no Snack Bar Grogan’s, na Av. Tivoli, Loja 3, na Marina de Vilamoura;
    ♣ - Kiltimagh Snack Bar, Lda, para realização de música ao vivo, no estabelecimento denominado por “O Neills”, na Marina de Vilamoura, Edifício Vilamarina, Loja 11 e 12;
    ♣ - Agostinho & Filomena – Restaurantes, Lda, para realização de espectáculo musical com artistas diversos no “Apoio de Praia”, em Quarteira;
    ♣ - Barrie Christopher Sinnot, para realização de música karaoke no “Snack-Bar Baz e Minnie’s” em Quarteira;
    ♣ - Marinoteis – Sociedade de Promoção e Construção de Hoteis, S.A., para realização de música gravada – disco jockey no Bar da Praia em Vilamoura;
    ♣ - José João Costa Mendes, para a realização de música ao vivo no “Bar O Leme” designado por Hole In Hone, em Vilamoura;
    ♣ - Neocivil Construções do Algarve, S.A., para a construção do empreendimento denominado por Cavalo Preto Condominium, em Quarteira;
  • Recepção da carta de agradecimento dos “Serviços Sociais do Ministério das Finanças e da Administração Pública pelo apoio dado pela Câmara Municipal de Loulé aos aposentados que passaram férias em Quarteira.

O dia do fim dos tabus

ferreira leite no conselho nacional: não me demito
Ferreira Leite comunicou esta noite ao Conselho Nacional do PSD que só tenciona abrir o processo de convocação de directas no partido depois do debate do Orçamento de Estado.

Manuela disse que a sua liderança à frente do partido "credibilizou" o PSD e, por isso, afirmou que não vai acelerar a sua saída de cena.

Passos Coelho, a seguir, disse que "o pior cego é aquele que não quer ver". Sendo o debate do Orçamento no início do próximo ano poderá arrastar-se até finais de Fevereiro ou mesmo Março, o que permitirá a Ferreira Leite chegar quase ao fim do seu mandato, que termina em Maio.

Tudo isto significa que, se abrir o processo a seguir ao debate do Orçamento, Manuela vai atirar a convocação das eleições directas para daí a um mês, pelo menos; e assim, Ferreira Leite continuará na liderança do partido por mais seis meses.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Quosque tandem?*

desilusão: afinal, governo sem algarvios
No momento em que escrevo está Sócrates reunido com o Presidente da República e estará a apresentar-lhe os nomes do futuro Governo do país.

Aguardo com ansiedade a relação de nomes – não porque acredite que dessa relação saia a «salvação da Pátria», mas por uma razão prosaica e vaidosa: queremos ser o primeiro órgão informativo (que vaidade a minha chamar isto ao ‘Calçadão’!) a dar a notícia a nível nacional, como já conseguimos noutros momentos.

E acabo por estar dependente daquilo que eu não sei se amo ou abomino: o tal twitter, o dos 140 caracteres, que já nos permitiu sermos os primeiros a informar das peripécias de Bota com Gonçalo Amaral em Olhão, da relação de candidatos a deputados sociais-democratas ainda antes de terminar a respectiva reunião do Conselho Nacional, a lista de deputados do Partido Socialista pelo Algarve, as listas de candidatos às autárquicas dos dois principais concorrentes em Loulé: PSD e PS, e mais meia dúzia de notícias em primeiríssima mão, mesmo antes da super-informada Lusa.

Já o afirmámos aqui um dia: o indiscreto twitter pode ser um instrumento de grande utilidade e eficácia. Pena é que não se fique por aí.

Mas será ele que esperamos nos trará, dentro de minutos os nomes e as pastas do executivo de Sócrates.

E eles aí estão:
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros - Dr. Luís Filipe Marques Amado
Ministro de Estado e das Finanças - Prof. Doutor Fernando Teixeira dos Santos
Ministro da Presidência - Dr. Manuel Pedro Cunha da Silva Pereira
Ministro da Defesa Nacional - Prof. Doutor Augusto Santos Silva
Ministro da Administração Interna - Dr. Rui Carlos Pereira
Ministro da Justiça - Dr. Alberto de Sousa Martins
Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento - Dr. José António Fonseca Vieira da Silva
Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - Prof. Doutor António Manuel Soares Serrano
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações - Prof. Doutor António Augusto da Ascenção Mendonça
Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território - Engª. Dulce dos Prazeres Fidalgo Álvaro Pássaro
Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social - Drª. Maria Helena dos Santos André
Ministra da Saúde - Drª. Ana Maria Teodoro Jorge
Ministra da Educação - Drª. Isabel Alçada (Maria Isabel Girão de Melo Veiga Vilar)
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Prof. Doutor José Mariano Rebelo Pires Gago
Ministra da Cultura - Drª. Maria Gabriela da Silveira Ferreira Canavilhas
Ministro dos Assuntos Parlamentares - Dr. Jorge Lacão Costa
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - Dr. João Tiago Valente Almeida da Silveira

A posse do novo Governo será na segunda-feira, 26 outubro, às 12.00 horas.

* Até quando?

Joaquim Vairinhos

um visionário notável e irrequieto
Nunca o escondi: o «meu» candidato era Joaquim Vairinhos. Dei-lhe o meu voto e com esse papel a entrar na urna ia uma montanha de esperança.

Cedo percebi, pelos sinais, que era um combate desigual, no qual Vairinhos teria de se apoiar numa estratégia bem urdida, numa planificação consistente, rodeado por gente de vontade tenaz e ideias firmes.

Não quero fazer juízos sobre as escolhas para as suas listas. Ele confiava nessas pessoas e isso para mim era suficiente. Em tempo oportuno teve a sageza de se libertar da opressão de quem mais mal poderia fazer à sua campanha. Infelizmente, não teve a mesma argúcia para organizar a equipa em que se pudesse apoiar nessa luta titânica que havia de travar.

Vairinhos é um homem inteligente mas, numa pugna como esta, teria de se ter rodeado de outros igualmente inteligentes, igualmente convictos, igualmente persistentes.

A sua derrota não o humilha, apesar dos números. Contra um adversário que teve uma equipa enorme, potente e rica (como rico é o município), não basta um homem só.

Teve a coragem que poucos demonstrariam ao entrar nesse combate desigual onde, à partida, tinha hipóteses diminutas, porque o povo é assim... capaz de esquecer o mérito e premiar a incapacidade, a inépcia, desde que esta venha embrulhada num papel bonito e acompanhado de palavras melífluas..

E agora?

Tenho seguido - confesso que com não muita atenção, porque não sou o moderador do ‘Calçadão’ – os comentários pró e contra a tomada de posse do Vairinhos. Não sei em que fundos de razão assentam tais convicções; só sei que as palavras maldosas contra ele e contra os elementos da sua lista só podem ser proferidas e escritas por gente sem craveira nem dignidade.

A cerimónia da posse será amanhã à tarde. Bastou ter estado um pouco atento à campanha de outdoors do seu adversário, para perceber que Seruca Emídio não irá perder a oportunidade de tentar, uma vez mais, lançar a nódoa de uma palavra ácida contra Vairinhos.

Ser-lhe-á doloroso, como o será para os seus verdadeiros amigos e admiradores e, só por isso, eu gostaria de saber que Vairinhos se saberia esquivar a esse momento dramático em que as setas do escarninho lhe serão, inevitavelmente enviadas.

Só por isso eu não aconselharia a estar presente ao acto.

Mas Vairinhos é um socialista convicto e sabe que, se não tomar posse, o seu lugar será ocupado por um independente, o que seria péssimo – quase um golpe mortal – no PS/Loulé. Por isso, estou convicto de que Vairinhos assumirá, uma vez mais, com coragem, o papel de mártir. Pelo Partido a quem, não há muitos anos, ajudou a resplandecer.

Faltam pouco mais de 24 horas. Vamos ver… Ele fará o que saberá que é melhor. Como sempre, Eu acredito.

Chegaram as vacinas

vacinação contra gripe A arranca na segunda-feira
Trinta por cento da população receberá a Pandremrix, a vacina comprada pelo Estado para combater a gripe A. É a maior campanha de vacinação alguma vez feita em Portugal.

As primeiras 54 mil vacinas para prevenir a pandemia chegaram ontem e começam a ser administradas na próxima segunda-feira.

A vacina será administrada em duas doses, num intervalo mínimo de três semanas. Até ao fim do ano estarão vacinados 500 mil portugueses.

No total, três milhões de portugueses - trinta por cento dos portugueses serão vacinados, embora a percentagem possa ainda aumentar - receberão as vacinas compradas pelo Governo, num gasto de 48 milhões de euros.

Profissionais de saúde, grávidas nos segundo e terceiro trimestres de gestação e profissionais insubstituíveis são os grupos prioritários. Dez mil doses serão para grávidas, 15 mil para os profissionais de saúde e 30mil para os restantes profissionais, incluindo os dos órgãos de soberania, como o Presidente da República e o primeiro-ministro.

Se pertencer a um dos grupos de risco e quiser ser vacinado deve contactar o Centro de Saúde para saber o local e a hora de vacinação.

Sintomas da gripe A

Febre (acima dos 38ºC), tosse, dor de garganta ou no corpo, vómitos ou diarreia são alguns dos sintomas da gripe A.

Se sentir estes sintomas, deve contactar de imediato a Linha Saúde 24.

Linha Saúde - telef. 808 24 24 24

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

E tudo a chuva mudou

os candidatos socialistas lado a lado
Comentou-se, particularmente entre as «hostes» socialistas de Quarteira, durante a campanha eleitoral: que o PSD apresentava os cartazes com a foto do candidato à câmara ao lado do candidato à junta, e que os cartazes do PS apresentavam ou a foto de um ou a foto de outro.

Veio e chuva e mostrou várias coisas: a primeira é que os candidatos do PSD conseguem resistir (à chuva, claro) mas bastou uma chuvadazinha de nada e os do PS estão a descolar por aí.

Mas a chuva não lhes fez só mal… afinal, conseguiu um milagre: que os cartazes apresentassem, finalmente, os candidatos socialistas lado a lado. Agora, é tarde!

Falando sério: passaram dez dias sobre a realização das eleições. Quando é que os partidos decidem mandar retirar tanto lixo que espalharam pela cidade?

União Europeia financia aeroporto de Faro

turismo algarvio será o grande beneficiado
Imagem: Aeroporto de Faro – foto de Pedro Aragão
A Comissão Europeia anunciou hoje a atribuição de 6 milhões de euros à primeira fase do plano de desenvolvimento do aeroporto de Faro, um dos projectos contemplados num financiamento do programa da rede transeuropeia de transportes.

O projecto de remodelação e ampliação do aeroporto de Faro, cujo orçamento total está estimado em cerca de 130 milhões de euros, será levado a cabo em duas fases, tendo a primeira - a abrangida pelo financiamento comunitário hoje anunciado - arrancado em Maio deste ano, com obras destinadas a melhorar as condições de segurança na aproximação e aterragem de aeronaves na pista 10 e de ampliação das plataformas de estacionamento e construção de caminhos de circulação de aeronaves.

Dois algarvios no Governo de Sócrates?

miguel freitas e joão guerreiro ministeriáveis
A notícia surpreende aos primeiros minutos de hoje, chegando através do indiscreto twitter: João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve, estará no elenco do Governo socialista que deverá tomar posse no próximo dia 24 de Outubro; e Miguel Freitas, deputado socialista eleito pelo círculo eleitoral de Faro e presidente da Federação do PS/Algarve, estará igualmente no elenco do executivo, podendo vir a ser o próximo ministro da Agricultura.
.
O novo Governo deverá ter, provavelmente, apenas 13 ministérios. Ferro Rodrigues, deverá ir para os Negócios Estrangeiros, Paulo Campos para as Obras Públicas e Pedro Silva Pereira, Ana Jorge e Vieira da Silva continuarão no Governo.

A ser assim, o Algarve teria, numa só assentada, dois algarvios no executivo de José Sócrates.

Boato? Pode ser. Não seria a primeira vez que o twitter seria portador de interessantes fantasias… Mas que não há fumo sem fogo…

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Macário tomou posse em Faro

“assembleia municipal não será força de bloqueio”
O facto mais marcante da posse de Macário Correia como presidente da Câmara de Faro acabou por ser a eleição da mesa da Assembleia Municipal, pois foram precisas quatro votações, todas empatadas a 15 votos.

Finalmente, a mesa, presidida por Luís Coelho (PS), ficou completa com os socialistas Augusto Miranda e Ana Passos.

No discurso de tomada de posse, Macário Correia enumerou as acções que pretende levar a cabo “para voltar a fazer de Faro um concelho liderante”; e afirmou que, para tal, a iniciativa privada terá de se envolver no processo.

Apelou para a cooperação institucional, afirmando que “a dignidade dos órgãos se vê pela lealdade de cooperação”.

Por seu lado, Luis Coelho, o reeleito presidente da Assembleia Municipal, como que respondendo a Macário, afirmou que «a Assembleia Municipal não será uma força de bloqueio”.

A mudança em Tavira

botelho foi empossado hoje como presidente
Jorge Botelho, ao tomar hoje posse como presidente da câmara de Tavira, considerou que se “abriu um novo ciclo na gestão do município de Tavira” e anunciou algumas das medidas que pretende implementar nos primeiros dias de governação.

Entre essas medidas, destacou as alterações no plano de trânsito e na rede de transportes do concelho e o reforço da acção social da autarquia, em cooperação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social. No seu discurso de posse, Botelho frisou que “Tavira precisa de um novo protagonismo na área social”.

Assinale-se ainda que Rui Amaro, o seu opositor social-democrata nas eleições de 11 de Outubro, que anunciara que não aceitaria o cargo, acabou por tomar posse como líder da bancada da oposição.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tomada de posse em Loulé

seruca na câmara, patinha na assembleia
Como já tivéramos oportunidade de anunciar, irá realizar-se na próxima sexta-feira, 23 de Outubro, pelas 18.00 horas, na sala da Assembleia Municipal, a cerimónia de tomada de posse dos órgãos municipais de Loulé: câmara municipal, assembleia municipal e juntas de freguesia.

Para a Câmara Municipal, serão empossados seis representantes do PSD e três do PS. Na Assembleia, tomarão posse quinze deputados sociais-democratas, dez socialistas, um do Bloco de Esquerda e um do CDS-PP.

Quanto às juntas de freguesia, sete são do PSD (Alte, Benafim, Quarteira, Querença, S. Sebastião, Salir e Tôr) e quatro do PS (Almancil, Ameixial, Boliqueime e S. Clemente).

“A região merece mais respeito”

socialistas rejeitam declarações de bacelar
Miguel Freitas, deputado algarvio eleito pelo Partido Socialista, em comunicado enviado à imprensa, afirma que “são destituídas de qualquer fundamento” as notícias que “ligam os furtos ocorridos em unidades hoteleiras no Algarve a redes de terrorismo”.

Rejeitando este facto, Freitas acusa o deputado do PSD eleito pelo Algarve,Bacelar Gouveia, de alimentar campanhas sensacionalistas: -De alguma forma caucionar estas notícias, como o fez o deputado Bacelar Gouveia, presidente do Observatório, Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo e deputado eleito pelo PSD no círculo do Algarve, permite alimentar uma campanha sensacionalista, a qual é lesiva para o turismo e para a região”.

Acrescenta Miguel Freitas que as declarações de Bacelar Gouveia -são de uma enorme imprudência, contribuindo para criar um clima de alarmismo relativamente à segurança no Algarve (...) A região merece mais respeito, particularmente por quem foi eleito por este círculo eleitoral”.

Bem nos parecia que estes alarmismos traziam água no bico!... Bacelar Gouveia começa mal como deputado pelo Algarve.

Cavaco Silva cai a pique

os últimos 30 dias do presidente correram «mal»
Em sondagem da Aximage, sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz, que deverá ser divulgada amanhã, revela-se que, para a opinião pública, os últimos meses foram fatais para o Presidente da República.

Recorde-se que em Julho deste ano, a actuação de Cavaco Silva fora avaliada pelos portugueses com um 15,6. Nesta sondagem, realizada entre 12 e 16 de Outubro, a prestação do Chefe de Estado caiu para 9,6.

Na sondagem fica expresso que 42,4 por cento dos eleitores consideram que, nos últimos 30 dias, a actuação do Presidente da República correu “mal”, contra 35,5 por cento que responderam “bem” e que, para esta quebra de confiança, muito terá contribuído a forma como o Presidente conduziu o caso das alegadas escutas a Belém.
(twitter)

Portimão já tem «novo» presidente

posses no mais florescente concelho do algarve
Teve lugar na manhã de hoje a cerimónia da tomada de posse da Câmara e da Assembleia Municipal de Portimão.

No seu discurso, Manuel da Luz afirmou: “A democracia funcionou, o povo decidiu e é com muita honra e responsabilidade que estamos aqui a assumir os cargos para os quais fomos eleitos”.

A partir de agora os nossos adversários são os problemas que temos para resolver no nosso concelho. Temos quatro anos pela frente e é o meu último mandato, que quero cumprir até ao fim. Estamos dispostos a continuar os nossos sonhos, a investir e a ser competitivos”.

Manuel da Luz entrou hoje no seu último mandato, depois de ter conquistado a maioria absoluta nas eleições autárquicas de 11 de Outubro, com 55,49 por cento dos votos.

Tendo «roubado» o único vereador que a CDU tinha na Câmara Municipal, aumentando o número de vereadores de quatro para cinco, enquanto o PSD manteve os dois vereadores que já tinha no mandato anterior.

Por que não copiar o que é bem feito?

formação para dirigentes associativos
Imagem: recolhida da Net de um curso de associativismo
A associação Movimento Juvenil em Olhão, em conjunto com a Federação Nacional de Associações Juvenis realiza no fim-de-semana de 31 de Outubro e 1 de Novembro, em Olhão, uma formação para dirigentes associativos.

No final da formação os participantes deverão ser capazes de:

  • Conceber um projecto de pedido de apoio nas suas vertentes essenciais;
    Identificar e conhecer os objectivos de programas e linhas de apoio disponíveis para o associativismo;
  • Criar e estabelecer para a sua associação uma rede de trabalho e informação inter associativa.

Porque é que por cá não se copia o que se faz bem nos outros concelhos? Ou para os louletanos basta ser vendedor de sucata automóvel para ser dirigente associativo?

Como negociar com o seu Banco

uma discussão a travar em quarteira
A Câmara de Loulé conjuntamente com a DECO/Algarve, vai realizar em 27 de Outubro, no auditório do Centro Autárquico de Quarteira, uma sessão do ciclo de palestras “Encontros com Sumo”.

Desta vez, o tema será: “Crédito - como negociar com o seu Banco” e visa fornecer informações sobre a negociação dos spreads e os direitos e obrigações de quem vai pedir empréstimo à banca, particularmente as que nem sempre são bem explicadas pelos bancos e que podem conduzir ao endividamento das famílias.

domingo, 18 de outubro de 2009

Golfe: Final do « Portugal Masters»

westwood: 500 mil euros; lima: 14 mil…
Imagem: O vencedor erguendo o belíssimo troféu conquistado em Vilamoura
Lee Westwood venceu o III Portugal Masters, o mais importante torneio de golfe português e um dos mais conceituados da Europa, com três milhões de euros em prémios monetários, que hoje terminou no Oceânico Victoria Golf Course, em Vilamoura.

O inglês somou o seu 19º título no European Tour, o circuito profissional europeu, e a sua 30ª vitória em torneios internacionais.

Classificação final: ao fim dos 72 buracos

1º Lee Westwood (Inglat.),.……...265 (66+67+66+66), -23 ~ €500.000
2º Francesco Molinari (Itália)…... 267 (63+66+68+70), -21 ~ €333.330
3º Padraig Harrington (Irlanda),. 269 (69+62+71+67), -19 ~ €187.800
4º Marcel Siem (Alemanha),….…. 270 (67+69+67+67), -18 ~ €138.600
4º Peter Hanson (Suécia),…….……270 (71+65+66+68), -18 ~ €138.600
…………………………………………………………………
45º Filipe Lima (FPG),…………….. 279 (68+70+72+69), -9, ~~ €14.400

200 mil

um número bem redondo
O tempo passa a correr. Não parece que foi já há tanto tempo…

Quase dois anos e meio passaram num ápice e, quando começámos, em 14 de Julho de 2007, estávamos bem longe de imaginar que ain-da aqui pudéssemos estar gozando da vossa intimidade. Não sabe-mos até quando, porque manter um blogue com as características do ‘Calçadão’ é trabalhoso e toma-nos muito tempo que roubamos ao convívio familiar e a outras ocupações a que, pouco a pouco, vamos tendo de renunciar.

O facto de termos visto crescer dia-a-dia o número de leitores que nos visitam tem-nos dado ânimo. Um blogue, que nasceu apenas para servir uma cidade, surpreende-se hoje com um número diário de visitantes que se acerca da média de 600, com o pico maior de 1.420 em finais de Julho deste ano. É isso que nos dá ânimo para continuar.

Mas é isso também que nos traz maiores responsabilidades e nos faz recear que não consigamos corresponder às expectativas dos que nos procuram. A esses, pedimos desculpa. A todos, manifestamos o nosso reconhecimento.

Começa o novo ciclo

autarcas eleitos tomam posse
Já foram divulgadas as datas para a tomada de posse em vários municípios do Algarve.

Já na 2ª feira 19, Jorge Botelho (PS) toma posse em Tavira; mas o candidato vencido, Rui Amaro, ainda não tornou pública a sua decisão sobre se assumirá, ou não, o seu lugar de vereador da oposição.

Desidério Silva (PSD) toma posse em Albufeira, também no dia 19 e David Martins anunciou que tomará posse na bancada socialista.

Na terça feira, dia 20, será Macário Correia (PSD) quem tomará posse em Faro. O ex-presidente da autarquia, José Apolinário, já anunciou também que assumirá a liderança da oposição.

António Eusébio (PS) reassumirá a presidência em São Brás no dia 22; e José Amarelinho (PS) tomará posse em Aljezur no dia 24.

Por cá, já está definido que será no dia 23, sexta-feira, que tomará posse o novo executivo presidido por Seruca Emídio (PSD). Por enquanto, desconhece-se se Joaquim Vairinhos estará disposto a assumir o lugar de lider da bancada da oposição.

Golfe: 3º Portugal Masters

mudança de líder à 3ª jornada
Imagem: Retief Goosen, o novo líder do torneio
O italiano Molinari perdeu a liderança que ocupou durante os dois primeiros dias, mas está a apenas 1 pancada de Goosen, que é agora o líder.

Os 35 primeiros jogadores estão separados por apenas 10 pancadas e os oito primeiros distam escassas 5.

Quanto ao sobrevivente português, Filipa Lima, apesar de ter igualado o Par-72 do campo, voltou a cair na classificação.

Classificação ao fim da 3ª ronda (54 buracos)

1º Retief Goosen (África do Sul), 196 (68+64+64), -20
2º Francesco Molinari (Itália), 197 (63+66+68), -19
3º Lee Westwood (Inglaterra), 199 (66+67+66), -17
4º Pablo Martin (Espanha), 200 (66+66+68), -16
5º Charl Scwartzel (África do Sul), 201 (65+65+71), -15
5º Oliver Wilson (Inglaterra), 201 (67+70+64), -15
5º Peter Lawrie (Irlanda), 201 (68+68+65), -15
5º Gareth Maybin (Irlanda Norte), 201 (69+67+65), -15
………………………………………….....................…
45º Filipe Lima (FPG), 209 (67+70+72), -7.

sábado, 17 de outubro de 2009

Futebol de Quarteira

equipas de quarteira têm de ir às bruxas?
Ainda não foi desta que as coisas começaran a sorrir para a equipa de Quarteira S.C. que disputa a prova do primeiro escalão distrital. Um empate em casa que representa a perda de 2 pontos.

Resultados do fim-de-semana
Campeonato da 1ª divisão distrital

Culatrense 0 – Lusitano VR 1
Ferreiras 3 – Sambrasense 0
Armacenenses 2 – Serrano 0
Messinense 4 – Imortal 0
Salir 1 – Almancilense 2
Campinense 1 – Odiáxere 1
Silves 2 – Guia 0
Quarteira SC 0 – Castromarinense 0

Solidariedade para os doentes de Parkinson

em jantar de beneficência no casino de vilamoura
A delegação do Sotavento da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson vai realizar, no próximo dia 14 de Novembro, um «jantar de solidariedade» no Casino de Vilamoura.

O evento, que terá o patrocínio da empresa Solverde, servirá para que os participantes possam contribuir monetariamente para a aquisição do equipamento necessário à concretização das actividades de fisioterapia que a associação pretende iniciar no Algarve.

Os interessados podem saber pormenores através dos telefones 289825428, 916985217 ou 967315516, nas instalações da delegação em Faro.