já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 31 de janeiro de 2010

Socialistas do Sul, sem Norte (II)

"o que não tem justificação, justificado está"
Continuação do e-mail de MCG:

"Seria de esperar que, perante tais resultados, os responsáveis se tivessem demitido. Qual quê? Nem se demitiram, nem se explicaram Provavelmente, porque humildade e justiça são coisas que não entendem. E porque o que não tem justificação, justificado está.

É certo que, por cá, Joaquim Vairinhos soube ler os resultados (para cujas causas não terá também sido completamente alheio) e retirou-se, humilde e discretamente.

Entende-se que a Secção de Quarteira se tenha mantido. Afinal a razão estava do seu lado.

Mas a Direcção Concelhia? Em vez de se demitir em bloco, em vez de seguir o exemplo do candidato às eleições municipais, ignorou, olimpicamente, as provas da sua ineficácia, a sua desastrada estratégia, a péssima qualidade, a todos os níveis, da campanha que orquestrou, e permaneceu, impávida e serena, numa demonstração evidente de que a falta de verticalidade é o suporte da vaidade pessoal e da ambição infundada.

E quanto à estrutura federativa? Nem um comentário para os tristes resultados que alcançou; à perda de três deputados; à falta de estratégia para segurar a Câmara de Faro; à incúria que provocou o naufrágio de concelhos como Albufeira ou mesmo Monchique, onde caiu o dinossauro local.

Ao contrário, numa primeira fase, o presidente do órgão veio reclamar porque «nenhum algarvio» - entenda-se: «ele» - foi chamado para integrar o Governo de Sócrates.

Depois, ao ver que, para ele nem havia disponível uma secretariazi-nha de Estado, desatou a engrossar as críticas. Começou, em Beja, por afirmar “não haver, por parte da nova estrutura orgânica do Governo, objectivos expressamente claros sobre um projecto de desenvolvimento regional” e que “o desenvolvimento regional não pode ser confundido com o somatório de projectos inerentes ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”.

Já em Faro, no jantar promovido pelo PS Algarve para assinalar o arranque do novo ano político, bramou que o Algarve tem um “défice de autonomia institucional e de criação e apropriação de riqueza”; que "há um definhamento crescente da administração desconcentrada do Estado” e chega ao ponto de, na última semana, tal Alberto João do Algarve, vir reclamar, a este Governo de crise, que o Algarve precisa mais dinheiro, que o PIDDAC é pouco claro e que "deixou de ser, há muito tempo, um elemento de referência sobre o investimento a ser feito numa região”.


Exige Freitas um "novo modelo de apresentação do investimento regional, com um documento síntese, que responsabilize o Estado, e que deve ser "de referência, credível, que possa servir para monitorar o que verdadeiramente se passa em cada região".

Ou seja: Freitas disse, preto no branco, que o Estado (o Governo? Sócrates?)… não é credível porque “o PIDDAC regionalizado é um exercício quase inútil, que baralha e confunde".

É com atitudes de «responsáveis» destes que o Partido Socialista se quer credibilizar?

É por isso, meus amigos, que Hélder Nunes tem toda a razão quando refere que as elites do aparelho do Partido Socialista dominam o arco-do-poder central, sem ligar nenhuma aos “da periferia”, que se indignam e reclamam… a não ser em tempo de eleições.

Como vê, senhor Lourenço e demais companheiros do Calçadão, particularmente o prof. José Carlos: não é só o Partido Social Democrata que tem telhados de vidro."


Todos temos, meu caro MCG. Mas, por cá, como vê, todos têm o direito à palavra.

Socialistas do Sul, sem Norte (I)

uma família difícil de (se) entender
É com muito agrado que, de quando em vez, o ‘Calçadão’ publica comentários ou mensagens recebidas por correio que, duma forma geral, significam a forma lúcida e também crítica com que somos seguidos pelos leitores.

É o caso do e-mail, de um leitor que assim comentava o nosso post de 27/Janeiro «A frase do mês» (e que, após ser contactado por nós, pediu para não ser identificado) que hoje decidimos publicar e que, pela sua extensão, dividimos em dois posts.

"Raro é o dia em que o Calçadão de Quarteira não publica críticas azedas sobre o Partido Social-Democrata e os seus responsáveis políticos. Ora é porque o Dr. Seruca faz ou não faz isto ou aquilo que o José Carlos entende que deveria ser ou não ser feito, ora porque é o Dr. Bota toma esta ou aquela posição que não agrada aos autores do blog. Enfim...

Sobre os outros partidos, raramente sai uma palavra de censura, ou uma observação menos simpática. Especialmente sobre o Partido Socialista, onde parece que tudo corre no melhor dos Mundos.

Ora não é assim, como se sabe. O ano de 2009 foi um ano conturba-do para o «partido da mãozinha fechada», cá pelos nossos Algarves.

Os casos mais visíveis estiveram relacionados, como não podia deixar de ser, com as eleições que se saldaram no maior fracasso de sempre para o PS regional: perderam das Europeias, como perderam em todo o país.

Tiveram o maior desaire a nível nacional nas Legislativas e, em Lou-lé, conseguiram a proeza de, tendo um candidato que tinha todos os predicados para se bater taco-a-taco com o do PSD, acabarem por alcançar a maior desastre de sempre, com uma humilhação absoluta na Freguesia de Quarteira.

As explicações (ou justificações) não têm sido dadas, como se sabe.

Por exemplo, que se tenha dado por isso, nunca foi explicado por que razão, da lista de candidatos a parlamentares, foi eliminada a deputada Aldemira nem porque foi colocada a ex-europeia Jamila numa posição de quase inelegibilidade. Nem que mais-valia trouxe a candidatura de João Soares.

A nível concelhio, ninguém percebeu porque, com a campanha em marcha, foi afastado o director de campanha, deixando-a sem estratégia, sem uma linha de orientação, ao sabor de acções desgarradas, sem sentido, infantilizadas.

Também ninguém explicou a razão de a lista para a Câmara Muni-cipal apresentar em segundo e terceiro lugares pessoas independen-tes, de Quarteira, tendo os socialistas louletanos sido afastados da lista, nem porque a lista para a Assembleia Municipal era constituí-da quase exclusvamente por jovens sem quaisquer credenciais ou especialização.

A nível de freguesias, ninguém explicou nada, com os disparates a culminarem em Quarteira.

Aqui, a entrevista que o Secretariado de Quarteira deu ao Carteia há dias, veio, finalmente, comprovar o que se escutava por aí: que a estranha «estratégia» da estrutura concelhia usou de meios pouco ortodoxos, para não se dizer pouco democráticos, para, sem auscultar as bases, impor um candidato à autarquia de Quarteira que não oferecia quaisquer condições para se opor à estrutura social-democrata - que chegou a tremer quando se começou a ouvir dizer que a candidata socialista seria a presidente da Secção, a ponto de fazer recuar as intenções de meter o social-democrata José Mendes na lista da vereação, uma vez que só este oferecia condições para se opor a essa candidatura.

O resultado esteve à vista, com uma derrota humilhante, em que a lista socialista não conseguiu sequer juntar os seus potenciais eleitores.

Assim se entende que, por seu lado, a Secção de Almancil tenha continuado a fazer a sua campanha autónoma, não se deixando arrastar pela inépcia da sede do concelho e que, em Loulé, Oliveira se tenha distanciado da desastrada Concelhia para também ele fazer, praticamente, uma campanha autónoma.

E foi assim, de disparate em disparate, que os socialistas de Quarteira, de Loulé e de Faro conseguiram o resultado histórico de serem esmagados em toda a linha". (segue)
Do leitor MCG - identificado

Futebol sénior de Quarteira

fim-de-semana de empatas !
Campeonato Nacional da 3ª divisão – série F

Pescadores 2 – Lusitano 0
Juventude 1 – Farense 2
Momtemor 2 – C.Piedade 2
Moura 1 – Esperança 1
Fabril 1 – Castrense 0
Quarteirense 1 – Beira-Mar 1

Campeonato Distrital da 1ª divisão

Silves 1 – Odeáxere 2
Campinense 4 – Imortal 0
Salir 1 – Serrano 4
Messinense 2 – Almancilense 0
Armacenenses 3 – Sambrasense 0
Ferreiras 1 – Lusitano VR 0
Culatrense 1 – Castromarinense 3
Quarteira SC 0 – Guia 0

Um casamento a três

para uma governabilidade à moda da direita
A entrevista que o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, deu ao jornal «Expresso», que ontem a publicava, traz novidades.

Disse o ministro que o Governo considera que “está a ganhar a batalha da governabilidade” e que há vontade para o PS e os partidos de direita fazerem um acordo de médio prazo.

Fica assim uma porta aberta para uma «governabilidade» que só poderá ter um objectivo: estabelecer pontes para a negociação com vista à redução do défice, para os níveis quase impensáveis exigidos por Bruxelas para 2013.

Quem se der ao trabalho de repassar os olhos pela história recente do país, vai encontrar semelhanças com o que se passou em 1977, quando Mário Soares, sujeito à incontornável pressão do FMI, fez um acordo de incidência governativa com o CDS, nessa altura liderado por Freitas do Amaral.

Os resultados finais não foram brilhantes, o Governo não durou. E a crise só foi mitigada em alguns aspectos financeiros de reflexos internacionais.

Mas a ingovernabilidade estava (e estará?) para durar.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Um partido à busca de um caminho

distritais laranja vão reunir antes do congresso
Imagem: Carlos Carreira impõe-se como político de convicções fortes
Líderes de quinze das 19 estruturas regionais do PSD estiveram reuniram ontem, sexta feira.

Carlos Carreira, o líder lisboeta, disse, no final, que “há um consenso muito generalizado (entre eles) de que é preciso ultrapassar a questão da liderança do partido para que o PSD se volte a afirmar”.
.
Da reunião saiu ainda a decisão de exigir uma reunião com a direcção nacional - o que não acontece quase há um ano, quando os estatutos prevêem que se realize de dois em dois meses.
.
Rui Machete, presidente da mesa do congresso, terá ainda que explicar às distritais a convocatória para o Congresso Extraordinário de 12 de Fevereiro e estas garantem que vão reunir antes desse mesmo Congresso.

Cavaco convocou o Conselho de Estado

para analisar os desafios do futuro
Imagem: Foto do último Conselho de Estado
O Presidente da República, Cavaco Silva, convocou para o próximo dia 3 de Fevereiro, quarta-feira o Conselho de Estado.

Em discussão estarão os desafios do futuro e novo quadro parlamentar.

O último encontro do Conselho de Estado realizara-se em Junho de 2009.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Loulé-cidade faz anos

efeméride sem imaginação
No primeiro dia de Fevereiro, ou seja, na próxima 2ª feira, Loulé celebrará 22 anos de elevação a cidade.

Para assinalar a efeméride, a Câmara conta com as actividades desportivas promovidas pelas escolas da cidade, inseridas no projecto «Escola Activa», e… com um espectáculo de fado.

Não está prevista uma qualquer outra actividade; nem de índole oficial nem cultural. Nada. A Câmara de Loulé ou faz festas dispendiosas, do género das noites temáticas, ou não sabe o que fazer .

Ah, e é claro, o fadista convidado, como não poderia deixar de ser… é António Pinto Basto – que deve ter exclusivo com o lastimável jet-set político que temos.

Tubarões em cadeira de rodas, na Taça

rovteam 40 – tubarões 55
No passado dia 23 de Janeiro, a equipa de basquetebol em cadeiras de Rodas dos Tubarões disputou, em Cantanhede, a primeira eliminatória da Taça de Portugal da modalidade.

A equipa quarteirense derrotou a equipa local, da Rovteam por 40-55, passando assim à segunda eliminatória, em que defrontará a equipa APDPorto, em 3 de Abril, no Pavilhão Dra. Laura Ayres.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Belmiro, língua afiada: Cavaco é um ditador

"mandou 4 ministros, amigos meus, para a rua"

Belmiro de Azevedo deu uma entrevista à revista «Visão», hoje publicada, e não foi meigo. «Malhou» em todos os sentidos:

A Manuel Alegre disse que "devia ter juízo. No final do mandato já terá 80 anos, não é muito sensato".

Sobre Sócrates disse que “telefona ou manda telefonar com muita frequência" para fazer pressões.

A Manuela Ferreira Leite lembrou que "teve muitos anos de traba-lho, mas no Estado. Nunca dormiu mal por ter a responsabilidade de saber como pagar salários".

Referindo-se ao regime político existente, disse que se "criou um sistema em que o povo vota pelas festas, frigoríficos e passeios".

Disse que está contra um «Bloco Central», porque se existisse, seria uma "ditadura a dois, compadrio”.

Sobre os patamares salariais,considerou que "os salários são baixos O pessoal do meio é que ganha de mais. Têm de ser aumentados o último piso e o rés-do-chão".

Mas quem levou «pela medida grande» foi Cavaco Silva. Sobre o Presidente da República, disse que “é um ditador. Mandou quatro amigos meus, dos melhores ministros, para a rua, assim de mão directa".

Se não fossem amigos, podiam ir para a rua?

Colégio de Vilamoura: 3º lugar no corta-mato

machado, da laura ayres, vence escalão máximo
Imagem: fragmento de foto de arquivo da CML
A equipa vencedora do «Corta-mato Escolar» que decorreu ontem, no estádio municipal de Loulé, foi a da escola EB 2,3 Padre Cabanita. No segundo lugar do pódio, ficou outra escola de Loulé e no lugar mais baixo ficou a equipa do Colégio de Vilamoura.

Individualmente, nos escalão máximos (juniores) os jovens atletas das escolas de Quarteira brilharam «em grande»:

Na prova masculina, Luís Machado, da escola secundária Drª Laura Ayres, foi o grande vencedor, seguido de Nilson Tavares, de Loulé, e de Ailton Inocêncio, e Almancil.

Na prova feminina, Cátia Lourenço, da escola secundária de Quarteira, foi a segunda classificada, atrás de Eva Alves e à frente de Vanessa Jorge, ambas da secundária de Loulé.

Na categoria de iniciados, Raquel Soeiro, da EB 2,3 Quarteira nº 2, cortou a meta à frente de todas as competidoras e na corrida de infantis, o Jefferson Silva, da EB 2,3 D. Dinis, ficou na terceira posição.

No total, estiveram em competição 541 alunos de escolas do concelho de Loulé.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

IKEA-aqui, IKEA-ali...

todos de acordo na apresentação do estudo
Imagem: Foto de autor desconhecido, recolhida na Net
E pronto, foi bonito de ver. E de ouvir. Uma orquestra com acordes perfeitamente afinados.

A apresentação do estudo feito a pedido da Associação Nacional de Jovens Empresários para «comparar» as duas faladas localizações do agora designado «cluster» e que os louletanos conhecem por loja IKEA, só podia chegar a uma conclusão: a localização da loja junto da Alfarrobeira “será um crime com gravíssimas repercussões no futuro”.

O arquitecto da empresa que elaborou o estudo, António Massapina, foi essa conclusão que tirou.

Os autores do estudo basearam particularmente as suas conclusões nas condições de tráfego e nas acessibilidades, argumentando que a localização junto ao Parque das Cidades onde será construído o Hospital Central do Algarve, iria provocar um aumento de tráfego de tal modo intenso que iria prejudicar o acesso ao hospital.

Pela tabela criada pelos responsáveis do estudo,suportada em alguns parâmetros dos planos de ordenamento do território actualmente em uso (PNOT, PROT, orientações para a requalificação urbana para o futuro PDM de Loulé) e ainda nas análises comparativas de tráfego, impactos ambientais e previsível o impacto económico, o estudo dá a nota negativa de «2 pontos negativos» à localização nos terrenos da Alfarrobeira, e «11 pontos positivos» à localização da ex-Unicer.

Mas os responsáveis pelo estudo desmentiram ainda o presidente da Câmara de Loulé no que ele recentemente afirmou sobre os solos de reserva agrícola. Segundo o estudo, enquanto na Alfarrobeira 100 por cento dos terrenos estão em REN,na Campina, essa percentagem situa-se em apenas 30%.

E no que se refere às questões ambientais o estudo considera que, a ser escolhido a zona junto do Parque das Cidades, seria danificado - um importante corredor ecológico, fundamental para sustentabili-dade ambiental”, pois é atravessada pela ribeira dos Caliços.

Mas a apresentação do estudo trouxe à tona (e à nossa reflexão) curiosíssimas situações:

  1. Diz o estudo que uma zona comercial como a que se prevê que o IKEA vá instalar criaria um fluxo de tráfego da ordem das 4300 viaturas/ hora, em cada sentido. O estudo afirma que as actuais acessibilidades só suportam 2000 carros por hora em cada sentido. Sendo um estudo comparativo, esperar- -se-ia que os autores tivessem uma solução para o escoamen-to de 4300 viaturas/hora na zona da Campina, a outra alternativa. Sobre isso, nada foi dito.
    .
  2. Paulo Bernardo, da ANJE, pretendeu esconder-se atrás de sentenças dúbias: “O objectivo do estudo é ajudar a decidir porque depois somos todos nós que sofremos as consequên-cias” – disse ele. (Está-me cá a palpitar que Seruca Emídio não irá ficar muito contente com esta «ajuda»).
    .
  3. Massapina acrescentou: “É um decisão que tem que estar livre de pressões. O líder, que é o executivo louletano, não pode ceder a ameaças do género: «se não for aqui, não é em lado nenhum»”.
    .
  4. As associações empresariais presentes afinaram, quase em uníssono. NERA, CEAL, AEQV e até as associações da hotela-ria (?!) - AIHSA, AHETA – foram concordes com as conclusões. Só a ACRAL não podia estar pois tem que estar contra as grandes superfícies, sejam lá onde for.
    .
    Estiveram todos «de acordo» com os autores: estão reunidas - “vantagens locativas regionais e concelhias, económicas, urbanas, ambientais e de acessibilidade e tráfego, em desenvolver urbanisticamente os terrenos na proximidade do eixo de ligação do nó Loulé Centro, para criação dos espaços de fruição comercial de grande dimensão”.
    .
    Para uma orquestra chegar a tão grande afinação precisa muito ensaio e um bom maestro…

Pronto, agora ficamos à espera de um outro estudo – talvez apre-sentado pela IMO224/IKEA ou pelo gabinete de advogados de José Miguel Júdice - que demonstre precisamente o contrário… para que o executivo municipal fique ainda mais «livre de pressões».

A frase do mês

a lucidez põe o dedo na ferida
A frase lapidar que aqui se transcreve saiu da pena do director do - «barlavento», a propósito do tema «regionalização». Mas podia ter servido para enquadrar qualquer outro tema da vida nacional.
Aí ficam as palavras lúcidas de Hélder Nunes:
  • "Existem, no Partido Socialista, dois tipos de militantes – as elites do aparelho partidário, que dominam o arco-do-poder central, e os da periferia, que se indignam, reclamam, mas ninguém lhes liga nenhuma, a não ser em tempo de eleições".
    in jornal «barlavento», 15/Jan/2010, por Hélder Nunes

Mas será que algum «quadro» alguma «elite» do Partido será capaz de interpretar isto? Duvido - as suas cabecinhas estão cheias das suas «verdades» e das suas ambições. Não cabe lá mais nada.

Esperemos pelas eleições. Eles virão estender-nos a mão, sorrisos e mesuras.


Ping-pong no turismo do Algarve

afinal 2009 foi um dos melhores anos turísticos?
A notícia vem fresquinha, da Lusa: o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, desmente Elidérico Viegas, que apontou 2009 como o pior ano turístico desde 1995.

O governante, baseado nos dados do Instituto Nacional de Estatística, diz que se atingiu no Algarve, em 2009, o "quarto melhor registo de sempre".

O presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos do Algarve afirmara ontem que "a taxa de ocupação hoteleira registou uma diminuição de doze por cento em relação a 2008".

Refuta Bernardo Trindade em declarações à agência Lusa:"Aquilo que é considerado pelo presidente da AHETA como o pior ano dos últimos quinze, eu contrario como o quarto melhor registo de sempre

Segundo o governante, entre Janeiro e Novembro de 2009, a quebra não foi de 12, mas sim de 6%, mas os 508 milhões de euros apenas são ultrapassados pelas receitas atingidas nos anos de 2006, 2007 e 2008.

O secretário de Estado admite, porém,que o ano que agora terminou foi "muito difícil", e sublinhou que é preciso procurar alternativas ao mercado britânico, em parte responsável pela quebra, devido à desvalorização da libra face ao euro.

Já no nosso comentário anterior estranháramos a forma como Elidérico Viegas fundamentara as suas afirmações, metendo os pés pelas mãos.

A pergunta agora fica um pouco diferente:

Afinal, em que ficamos: foi o pior ano turístico dos últimos 15 anos… ou um dos melhores?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Um estudo para um cluster

entre "duas hipóteses alternativas de localização”
Tem amanhã lugar, no CACE de Loulé, a apresentação de um estudo de análise comparativa entre as duas alternativas de localização para a «criação de um Cluster Comercial no concelho».

Em comunicado, justifica-se esta necessidade pelas “notícias que têm vindo a ser publicadas, em jornais nacionais, regionais e inclusivamente blogues” que têm divulgado “a intenção de criar, no concelho de Loulé, um cluster comercial, para o qual há de momento duas hipóteses alternativas de localização”.

A Associação Nacional de Jovens Empresários entendeu, assim, -promover este trabalho de análise comparativa das duas localiza-ções, de forma a estudar e considerar o impacte que esta estrutura pode ter no futuro pólo tecnológico do Algarve, bem como a impor-tância da contribuição deste poderoso investimento na criação de emprego, ordenamento do território e desenvolvimento urbanístico

Vem tarde – em nossa opinião. Porque as decisões estão tomadas, por mais que se pretenda fazer crer o contrário.

Um estudo, nesta altura só pode deixar no ar uma espécie de suspeição de que as conclusões tenham sido encomendadas.

O pior ano turístico dos últimos 15 anos

mas… não houve menos turistas ou receitas
O ano turístico de 2009 foi o pior dos últimos quinze anos no Algar-ve, com a taxa de ocupação hoteleira a registar uma diminuição de doze por cento em relação ao ano anterior, segundo Elidérico Viegas, presidente da AHETA, a principal associação do sector da região.

Elidérico esclareceu, porém, que esta descida não significa que, em termos globais, para o País tenha havido menos turistas ou receitas desde há quinze anos, significa sim que “em termos médios para as empresas a situação foi a pior desde há quinze anos".

O facto das unidades hoteleiras de três estrelas terem sido as que apresentaram as maiores taxas de ocupação, quando normalmente eram as de quatro e cinco estrelas, foi a «novidade» do ano passado.

A taxa de ocupação média mais elevada do Algarve registou-se em Monte Gordo, com 76 por cento, seguindo-se Albufeira, com 55 por cento e Vilamoura e Quarteira, com 53 por cento.

Afinal, em que ficamos: foi o pior ano turístico dos últimos 15 anos… ou não?

Bota presidente da Comissão

para a igualdade entre mulheres e homens
O deputado social-democrata Mendes Bota foi hoje eleito presidente da Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, da Assem-bleia Parlamentar do Conselho da Europa, reunido em Estrasburgo.

"Este é o corolário de um trabalho parlamentar de quatro anos, durante os quais abraçou as causas do combate à violência contra as mulheres, à igualdade de oportunidades, à igualdade de género, quer em Portugal, quer em múltiplos países da Europa" – lê-se no comunicado de imprensa do gabinete do deputado.

Corta-mato Escolar 2010

desta vez é no estádio municipal de loulé
Realizar-se-á amanhã, 27 de Janeiro, mais uma edição do corta- ---- -mato escolar concelhio.

Participarão na prova 539 alunos, nascidos entre 1991 e 2000, dividi-dos em diversas categorias, nomeadamente infantis, iniciados, juve-nis e juniores, provenientes de onze escolas básicas e secundárias do ensino público e privado de todo o concelho.

Os vencedores da prova vão representar o concelho na prova distri-tal, que irá juntar os melhores atletas dos 16 concelhos algarvios.

A Câmara anuncia que, em virtude das obras de reabilitação do Parque Municipal de Loulé, este ano a prova se realiza no Estádio Municipal.

Não é explicada a razão por que tem de ser realizada a prova no estádio municipal, nem por que razão ela se realiza todos os anos na sede do concelho.

Quinta do Lago, Vilamoura, Vale do Lobo, Ludo, Parque das Cida-des, e tantos outros espaços por todas as freguesias rurais não oferecem condições para a prática saudável de um corta-mato?

Empresas municipais

reduzem custos? melhoram eficácia? ou não?...
A Câmara Municipal de Portimão quer fundir quatro das suas cinco empresas municipais, sendo este um dos pontos da Assembleia Municipal Extraordinária marcada para hoje, dia 25 de Janeiro.

O objectivo da fusão é reduzir custos e melhorar a eficácia da gestão e funcionamento.

Entretanto em Loulé ainda ninguém percebeu muito bem para que serve uma ainda jovem empresa municipal que, supostamen-te tem como “objectivo potenciar o comércio local”.
E ninguém fala em reduzir o número de empresas municipais...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Obras em Quarteira

obrigam a condicionamentos de trânsito
A Câmara Municipal determinou o condicionamento de trânsito em algumas artérias de Quarteira em virtude de obras que estão a decorrer.

Assim, a requalificação da Rua Vasco da Gama e parte da Rua Gago Coutinho, obrigou ao corte da circulação até ao dia 31 de Março, na Rua Gago Coutinho, entre os entroncamentos com a Rua da Armação e a Rua da Previdência.

Será possível circular, para garantir o acesso a cargas e descargas à Rua Vasco da Gama, embora esse acesso possa estar sujeitos a pequenas demoras.

Para as cargas e descargas relacionadas com o Centro Autárquico está garantido o acesso a partir da Rua da Previdência, sendo o sentido proibido existente na Rua Gago Coutinho substituído por um sinal de via pública sem saída.

Também o trânsito na Avenida de Ceuta no sentido de acesso ao centro da cidade estará cortado até à próxima quarta-feira, 27 de Janeiro, para que possam realizar os trabalhos de repavimentação e colocação de sinalização na obra de remodelação desta Avenida e na Rua da Aldeia Branca, bem como a repavimentação da VNC 619.

O trânsito de viaturas deverá processar-se pela VNC 640 e entrada pela Avenida Mota Pinto.

Reuniões de câmara em Quarteira

24 de fevereiro, 30 de junho e 27 de outubro
Tal como nos últimos anos, a Câmara de Loulé vai voltar a realizar reuniões públicas em Quarteira. Serão três as reuniões programadas para o Centro Autárquico de Quarteira, nas últimas quartas-feiras dos meses de Fevereiro (dia 24), Junho (dia 30) e Outubro (dia 27).

Segundo a nota da autarquia, pretende-se com esta decisão “fomen-tar a descentralização dos serviços camarários e criar condições para a implementação de um modelo de administração local mais próxima dos munícipes”.

“Mais próxima dos munícipes”, a gente entende. Mas “fomentar a descentralização dos serviços camarários”? Que serviços são descentralizados com a realização destas reuniões? Não acham uma parvoíce tal afirmação?

Sistema de alerta de riscos costeiros

para dar tempo a tomar providências
A Universidade do Algarve, em parceria com outras entidades europeias, está a desenvolver um sistema de alerta de riscos costeiros associados a tempestades.

Esse sistema irá permitir determinar, com cerca de três dias de antecedência, a previsibilidade de uma tempestade nas zonas costeiras, o que irá dar tempo às autoridades e populações para que se previnam contra intempéries.

Em declarações à agência noticiosa Lusa, Óscar Ferreira, o respon-sável pelo desenvolvimento do projecto explicou que “o sistema vai determinar se perante uma tempestade há a possibilidade de existir erosão, recuo da linha costeira, danos materiais ou galgamentos oceânicos, entre outros […] tomando em conta variantes como a previsão meteorológica, agitação marítima e modelos de propaga-ção de ondas e de erosão costeira, bem como a morfologia da zona costeira”.

O trabalho da Universidade do Algarve centrar-se-á na Ria Formosa

Dois subsídios da Câmara Municipal

para as bolsas de estudo e para a creche de loulé
A Câmara Municipal concedeu uma comparticipação de mais de 160 mil euros à Fundação António Aleixo, que se destina a garantir o funcionamento do «Espaço infantil», a creche recentemente inaugurada no Centro Autárquico de Loulé.

Paralelamente, à semelhança do que tem acontecido nos últimos dez anos, a Câmara de Loulé deixou à Fundação António Aleixo a tarefa de atribuição de bolsas de estudo aos jovens naturais ou residentes no concelho.

Para tal, este ano, a autarquia disponibilizará a verba de 100 mil euros para as referidas bolsas, que, no passado, têm permitido que muitos jovens com menos recursos possam prosseguir os seus estudos e atingir um nível de formação académica que, de outra forma, não lhes seria possível.

Selecção de râguebi estagia no Algarve

amanhã, treina contra ingleses em vilamoura
A selecção nacional de râguebi está entre nós, treinando para preparar os próximos jogos que terá de defrontar para conseguir o apuramento para o «Mundial de Râguebi 2011», que se realizará na Nova Zelândia.

A selecção realiza hoje dois treinos em Loulé; amanhã treinará em Almancil, de manhã, e na parte da tarde, fará um jogo treino com a selecção inglesa, no Brown’s, em Vilamoura.

Jornadas parlamentares do BE

bloco frontalmente contra as “negociatas”
No final das jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda que se realizaram no passado fim-de-semana, ficou a promessa de que o partido vai bater-se por questões como a promoção do emprego e a preservação do território no Algarve, comprometendo-se a deputada Cecília Honório a "limitar as negociatas que existem na região".

Esclarecendo algumas das suas anteriores afirmações, a deputada esclareceu que “O turismo é uma actividade muito importante na região, mas tem de ser pensado, redimensionado e ter um outro estatuto, que não seja viver da negociata, já que o território protegido continua a ser saqueado. O Algarve não pode continuar a ser a segunda região com maior taxa de desemprego do país, nem ser a região que vive da banalidade e da precariedade”.

Quanto às «negociatas» de que falou, Cecília esclareceu que se referia aos “PINs, aos mega-projectos turísticos e às torres que continuam a ser construídas em nome de direitos adquiridos, com uma fundamentação muito estranha”.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Foi isto que o ministro prometeu?

não é a isso que chamamos patrulhamento
Forte aparato policial à entrada do antigo bairro dos pescadores, ao princípio da noite de hoje. Mais de uma dezena de agentes, meia dúzia de viaturas, exibição de armas…

Não sabemos se buscavam alguma coisa mas, àquela hora, sem mandato, pouco poderiam encontrar… Uns quantos vadios, uns delinquentes, com certeza. Mas não tantos quantos poderiam encontrar para as bandas da igreja de S. Pedro do Mar…
Ou talvez algum automobilista distraído que se tivesse esquecido de apertar o conto quando foi contar os auto caravanistas.

Amanhã vai contar para as estatísticas da GNR. Ao menos há estatísticas e comunicados de imprensa. Podemos dormir descansados…

Futebol de Quarteira

resultados do fim-de-semana
Campeonato Nacional da 3ª divisão – série F

Esperança 1 – Juventude 2
Montemor 1 – Moura 1
Farense 1 – Pescadores 1
Beira-Mar 1 – Fabril 0
C.Piedade 1 – Castrense 0
Lusitano 1 – Quarteirense 1

Campeonato Distrital da 1ª divisão - seniores

Armacenenses 0 – Lusitano VRSA 0
Salir 1 – Sambrasense 0
Campinense 2 – Messinense 0
Ferreiras 1 – Castromarinense 1
Serrano 0 – Almancilense 1
Silves 1 – Imortal 0
Culatrense 3 – Guia 1
Quarteira 1 – Odeáxere 1

Fim-de-semana de empates!...

Ministro promete mais segurança

fartura de promessas e falta de homens e quartéis
O ministro Rui Pereira afirmou ontem aos jornalistas, após uma sessão realizada no Mercado de Tavira, que está a fazer tudo para garantir a segurança dos residentes estrangeiros e nacionais no Algarve, dotando as forças de segurança de meios e adoptando medidas de combate à criminalidade violenta.

"A palavra que quero dar, e que demos aos cônsules e aos presiden-tes de Câmara, é a de que tudo estamos a fazer para combater o sentimento de insegurança e elevar os níveis de segurança" - e especificou: “o sinal que estamos a dar é um sinal integrado, que abrange várias valências da segurança, porque abrange a prevenção de riscos sísmicos e a protecção civil. Hoje estivemos aqui a entregar equipamentos de rádio a bombeiros, para além de meios de geo-referenciação (GPS) à PSP e GNR. O sinal que estamos a dar é de atenção e trabalho conjuntamente com a comunidade, porque temos aqui também contratos locais de segurança celebrados com todos os presidentes de câmara".

"Aquilo que estamos a fazer, para além dos meios, da construção de quartéis, do reforço dos meios humanos, é criar uma equipa mista - que já está criada - de prevenção da criminalidade violenta. Essa equipa vai contar com elementos das forças de segurança, GNR e PSP, mas também da Polícia Judiciária (PJ) e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)".

O ministro anunciou também a construção de dois novos quartéis da GNR, em Almancil e Aljezur.

Do de Quarteira, não se ouviu falar.

Pode ser que se elevem os níveis de segurança. Pode ser… Pode até ser que se comece a verificar um maior policiamento de proximidade em vez de operações stop com mais de uma dezena de agentes, para estes verem… se os condutores levam o triângulo na mala…

Mendes Bota busca consensualidade

laranjas apoiam criação de comissão eventual
O grupo parlamentar do PSD, que reuniu na passada quinta-feira, aprovou uma proposta do deputado Mendes Bota, no sentido se criar uma «Comissão eventual para a análise integrada das soluções inerentes ao processo de regionalização administrativa».

Na argumentação em defesa da sua proposta, Mendes Bota referiu que com esta comissão se procurará obter o “máximo denominador comum de consensualidade” em torno das soluções possíveis para a questão da regionalização.

A proposta aprovada pelos deputados sociais-democratas será colocada à consideração dos outros grupos parlamentares, no sentido de uma subscrição conjunta, o que lhe daria ainda maior força política.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Haitis não há só um…

se fosse no algarve, como seria?
Quem ontem teve oportunidade de assistir à apresentação do - «Estudo de Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve» pode ter ficado aterrado. Pelo menos, muito apreensivo.

Segundo o simulador utilizado na elaboração do estudo, nas palavras do professor Sousa Oliveira, do Instituto Superior Técnico e um dos peritos que participou na elaboração deste estudo, um sismo com a magnitude do que se registou no Haiti na semana passada, deixaria -"afectadas em cerca de 50 por cento unidades hospitalares, escolas, redes eléctricas ou de abastecimento de água, entre outras".

O ministro da Administração Interna, que presidiu a esta apresenta-ção, referiu que o Estudo de Risco Sísmico e Tsunamis do Algarve é "um instrumento valiosíssimo que pode significar a preservação de inúmeras vidas e de valiosos bens […] abrange] desde a definição e caracterização das estruturas sísmicas da região até à avaliação dos danos associados a cenários sísmicos, passando pela caracterização dos movimentos pendulares da população".

O estudo – salientou o ministro - "não é puramente teórico ou académico, porque permite prever quais serão as consequências de um tremor de terra ou tsunami na região".

Assim, e com base nele, vai ser realizado, durante o primeiro semestre deste ano, pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e com a colaboração de outras entidades, um plano de acção, de emergência e um inventário dos meios necessários e das medidas a tomar em caso de catástrofe.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Contra os tomates "compridos ou redondos"

precisa-se de quem os tenha no sítio certo
O apelo vem no blogue «Sebastião» e soa-nos como um grito que poderá encontrar eco. Muitos ecos. Milhões de ecos por esse Portugal fora:

“… bastou-nos a grata memória do desempenho do cargo para, sem dúvidas e com grande alegria, afirmar que Jorge Sampaio seria o melhor candidato que a Esquerda poderia apresentar para a cadeira de Belém!

Será cedo… para nós é o tempo certo e, por isso, lançamos-lhe o desafio:

- Considere a possibilidade de entrar na corrida!”

Do que conhecemos de Sampaio, sabemos que será difícil convencê- - -lo a aceitar o desafio – desafio que, aliás, subscrevemos. Ainda que não tenhamos a certeza de que seja capaz de repetir a forma como cumpriu os seus mandatos com tanta elevação. Mas de uma coisa podemos ter a certeza: nunca nos envergonhará.

Talvez haja porém um argumento a que Sampaio não poderá resistir:

- Livre-nos de Cavaco, Dr. Sampaio!

Livre-nos desta espécie de presidente que não sabe a forma dos tomates dos outros. Mostre-lhe, Dr. Sampaio, que você os tem. No sítio!

Conselho Nacional do PSD

reunirá logo a seguir à votação do orçamento
Rui Machete, presidente da Mesa do Congresso do PSD, convocou hoje o Conselho Nacional do partido para o dia imediatamente a seguir à votação do orçamento, ou seja, 12 de Fevereiro.

A ordem de trabalhos terá três pontos: análise da situação política, realização de um congresso extraordinário a pedido de 2.500 militantes e aprovação do respectivo regulamento e marcação da eleição do presidente do PSD e dos restantes membros da Comissão Política Nacional.

Adivinha-se que irá ser uma longa noite. Quente, a escaldar, apesar do frio de Inverno. E o Twitter vai ferver!...

A insegurança é muito má...

...porque se perdem turistas e divisas
Elidérico Viegas, presidente da Associação de Hotéis e Empreendi-mentos Turísticos do Algarve,em declarações à agência Lusa, acusou ontem os responsáveis políticos de não reagiram atempadamente para travar o sentimento de insegurança criado com os assaltos violentos a residentes estrangeiros na região.

"As autoridades não souberam responder nem adequada nem atem-padamente à situação, não introduziram as alterações legislativas que se impunham (embora o novo ministro da Justiça tenha agora tomado medidas positivas nesta matéria), não tomaram medidas de reforço policial, não souberam comunicar adequadamente a situação para o exterior e isto trouxe uma situação que fez aumentar em muito a sensação e o sentimento de insegurança" - disse.

E concluiu, dizendo que isto " trouxe um sentimento de insegurança que se instalou e passou para o exterior, designadamente para países como o Reino Unido, que é o nosso principal fornecedor de turistas", lamentando, assim a quebra do negócio do turismo e a - "perda de divisas".

Há dois ou três dias, também Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé, em entrevista à televisão, lamentava a perda de turistas e das consequentes divisas.

Sem uma palavra de simpatia ou conforto para as vítimas e como se só os turistas estrangeiros contassem, na opinião do autarca.

Riscos sísmicos no Algarve

apresentação de políticas de prevenção
Será apresentado hoje, em Faro, numa sessão presidida pelo ministro da Administração Interna, um estudo sobre o risco sísmico e de tsunamis no Algarve.

O objectivo deste estudo, coordenado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, destina-se à implantação de estratégias de prevenção e servirá de ponto de partida para a elaboração do «Plano de Risco Sísmico do Algarve», que deverá estar terminado no primeiro semestre deste ano.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Apitos escapados da justiça portuguesa

nãããããão… eles nem usam telefone...
Como é isso possível, não sabemos. Mas que as conversas do «apito dourado» circulam no youtube… lá isso circulam!

Edificante, não?!...

Alguém tem medo de congressos?

bota reafirma que quer eleições directas, já!
Mendes Bota, o líder distrital do PSD do Algarve, disse hoje à Lusa que está solidário e que subscreve o "Manifesto de Conciliação" que reclama a marcação imediata de eleições directas para a presidência do partido.

"Estou solidário e subscrevo o documento que anda a circular e que é respeitoso e correcto. Há que cumprir o que foi aprovado por unanimidade no Conselho Nacional”.

Bota já tinha dito, na semana passada, que considerava a realização de um congresso extraordinário do partido como um "sintoma da ausência de liderança de que o PSD padece" e defendera a marcação de eleições directas imediatas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Justiça para a «má moeda»

mudam-se os tempos, mudam-se as vontades…
O Presidente da República condecorou hoje o antigo primeiro-ministro Santana Lopes com a Grã-Cruz da Ordem de Cristo.

Na oportunidade, o Presidente Cavaco Silva disse: “Cumpre-se aqui um acto de justiça em relação a portugueses que serviram o país nos mais altos cargos de Governo da República, da magistratura portuguesa e dos órgãos próprios da região autónoma dos Açores”.

Um acto de justiça?

Vão assim tão longe os tempos em que o cidadão Aníbal Cavaco Silva atacava o então primeiro-ministro Pedro Santana Lopes exigindo que se trocasse essa «má moeda»?!...

Ou o «acto de justiça» de que fala agora Cavaco se refere à reparação da «má classificação» que então atribuía ao desempenho do seu confrade?

Ou a comenda vai mudar a má moeda em boa moeda?

Que falta de decoro se usa na política portuguesa! É assim que querem que os levemos a sério?

Auto-caravanismo em debate

será que a autarquia está atenta ?
Imagem: auto-caravanismo em Quarteira - uma espécie de 'acampamento cigano'
Segundo noticia o «barlavento» online de hoje, está a realizar-se,em Tavira e Lagos, um debate organizado pela «Algarve Sustentável» e com apoio da CCDR Algarve, sobre a criação de infra-estruturas para acolher o auto-caravanismo.

O debate é dirigido, particularmente, a técnicos das autarquias que têm que licenciar espaços para acolher auto-caravanas.

Como se sabe, Quarteira tem problemas muito graves de ocupação indevida de espaços por auto-caravanas, mas não dispõe de infra-estruturas para acolher este tipo de turismo.


O número de auto-caravanistas que nos procuram é de tal forma assustador que está a contribuir para a degradação da «imagem turística» da cidade.

É certo que a Junta de Quarteira procurou, recentemente, promover a abertura do espaço das feiras e mercados para que este tipo de turismo possa ter uma espécie de apoio. No entanto, o regulamento criado colide, de certo modo, com a (fraca) legislação em vigor e, por isso, a participação da Junta neste debate poderá ser muito benéfica para a imagem de Quarteira.

O Turismo sufoca o Algarve

no entendimento da deputada bloquista da região
O semanário «Região Sul» revela que Cecília Honório, deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo Algarve, a par das denúncias das “ne-gociatas de dos terrenos saqueados”, “dos PIN e dos mega-projectos turísticos”, afirmou, no passado fim-de-semana, quando se realiza-ram as jornadas parlamentares do seu partido, que “o Algarve é um espelho demasiado visível do drama da precariedade”, uma região “sufocada” por um determinado peso, o do turismo.

É uma revelação! Numa região que vive quase exclusivamente do «produto Turismo», uma deputada eleita por essa mesma região, doutorada em Ciências Políticas, vir classificar como «sufocante» esse mesmo produto!

É que, se ainda não percebeu a senhora deputada, se não fosse esse agente sufocador, o desemprego e a precariedade seriam incompara-velmente maiores numa região que pouco mais tem para subsistir.

Podíamos emigrar todos, é certo. Mas o Parlamento só comporta 250 «trabalhadores».

Estranha forma de vida!...

poesia para habitantes de loulé
A Câmara de Loulé vai promover, em 30 de Janeiro, sábado, na biblioteca daquela cidade, um encontro intitulado “Estranha forma de vida e a poesia de Florbela Espanca”.

Elsa Ligeiro fará uma leitura de poemas a partir do diário da mais notável poetisa romântica portuguesa, Florbela Espanca, escrito no seu último ano de vida.

A vida de Florbela foi sempre uma vida rodeada de acontecimentos estranhos. E misteriosos.

Tal como estranho e misterioso é o facto de a autarquia de Loulé entender que tudo o que “cheire” a cultura tem de ser realizado em Loulé…

Basquete nos «Tubarões»

um fim-de-semana movimentado
Imagem: Equipa sénior feminina - foto recolhida no portal dos «Tubarões»
O próximo fim-de-semana vai, uma vez mais, ser de grande actividade para os atletas do Clube de Basket de Quarteira «Os Tubarões»:

No sábado, dia 23, a partir das 9.30 horas, irá realizar-se no pavilhão Laura Ayres um torneio-convívio para os basquetebolistas do escalão de 12 anos.

Nesse mesmo dia a equipa de cadeira de rodas estará em Cantanhede para a disputa de dois jogos (dias 23 e 24) com a equipa local, a contar para o Campeonato Nacional do Sul.

Ainda no dia 23, a equipa masculina de seniores vai até Faro para um jogo a contar para o Campeonato Nacional B2 – Sul.

Finalmente, no domingo, dia 24, será a vez da equipa feminina de seniores se deslocar à Amadora para disputar um encontro a contar para o Campeonato Nacional da 2ª divisão.

Informação ao munícipe

assuntos respeitantes a quarteira
Na reunião da Câmara Municipal, de 13 de Janeiro foram aprovados os seguintes assuntos respeitantes à freguesia de Quarteira:
  • Recepção provisória das infra-estruturas de arruamentos, redes de águas, de drenagem residuais domésticas e pluviais, arranjos exteriores e recolha de resíduos sólidos referentes ao alvará de loteamento nº. 4/2006, requerido pela Lusotur.
  • Corte da circulação rodoviária na Rua Gago Coutinho, em Quarteira, entre a Rua da Armação e a Rua da Previdência, entre os dias 18 de Janeiro e 31 de Março de 2010, para execução da empreitada de requalificação urbana da Rua Vasco da Gama.
  • Suspensão dos trabalhos, de 04 de Dezembro de 2009 até 01 de Março de 2010, da empreitada de repavimentação da V.N.C. 585 (da E.N.125 à E.M. 527), incluindo a ampliação das redes de águas e esgotos das Pereiras”.
  • Contracção de empréstimo de longo prazo no montante de 10.000.000.00 €, com um período de utilização e carência de capital de 2 anos, com um prazo global de 20 anos, para financiamento de vários investimentos, entre os quais a construção de novo reservatório de Quarteira – Abelheira III e o prolongamento da Avenida Sá Carneiro à Fonte Santa.
  • Primeira alteração a: Orçamento Municipal (2010); Plano Plurianual de Investimentos; Plano de Actividades Municipal; e Mapa de Pessoal.
  • Ratificação de licenças especiais de ruído requeridas por:
    ►- Brihome Gestão Imobiliária Ldª, para realização de música ao vivo no Bar Old Navy, na Marina De Vilamoura;
    ►- Caddybares Exp. Hot. Lda, para realização de música aovivo no “Cadillac Bar”.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Quarteira «nossa»

pela noite, o mar escuro, salpicado de lanternas
De entre os muitos e-mails que nos vão chegando, ainda nos vamos deparando com coisas que nos apetece transcrever; pelo interesse de que se revestem, pela curisidade dos temas ou, simplesmente, porque reflectem estados de alma com que comungamos. Ai vai um...

Não é a primeira vez que visito este blog. De quando em vez, passo por aqui para... para matar saudades de uma terra que, não sendo minha, a tenho como tal.

Há mais de 35 anos que aí vou, duas a três vezes por ano, às vezes quatro! Sou de longe.

A cada ano que passa me apetece mais e cada vez mais estar mais tempo em Quarteira.
Não pelos milhares de pessoas "agosteiras", mas pela genuinidade do Inverno. Quando as pessoas se falam, pela manhã, a passear no calçadão. Quem vai para a Quarteira no Inverno ama, decididamente, essa terra.
É uma Quarteira "nossa", de quem quer cuidar dela.

A luz das primeiras horas matinais é de uma tranquilidade revigorante. O cheiro a meio da tarde, por entre os pinheiros do Forte Novo, enche-nos a alma.

Pela noite... pela noite, basta uma bebida, porventura companhia para dois dedos de conversa demorada, sentado à beira da areia, tendo o mar escuro, salpicado de lanternas, por horizonte.

Pelas notícias que me chegam, parece que as condições climatéricas têm causado estragos na Doca do Navio, no Marcoense, etc. Espero que nada de muito sério.
No Carnaval aí estarei para me embriagar de Quarteira!

Abraços

GONÇALO GUEDES
.
Pois venha, meu amigo. Venha sempre; porque gostamos muito de quem nos compreende...

Carnaval de Loulé no Mundo do Espectáculo

o lápis azul de sócrates calará o «mistério ikea»?
Muita alegria da parte do próprio público”, num fragmento de foto de arquivo da CML
A Câmara de Loulé informou que o Carnaval louletano, este ano terá como tema: «No Mundo do Espectáculo».

Nos desfiles que deverão acontecer entre as 15 e as 18.00 horas nos três dias de Entrudo, entre 14 e 16 de Fevereiro, circularão, no dizer da autarquia, “15 carros alegóricos, grupos de animação, escolas de samba e as belas mulatas com samba no corpo e alma, gigantones, cabeçudos e muita alegria da parte do próprio público”.

Por dois euros por cabeça, poder-se-ão apreciar: fado, ilusionismo, ballet, samba e flamenco - os subtemas criados “para que o Carnaval seja ‘um espectáculo dentro do próprio espectáculo” – diz um comunicado autárquico. Comunicado que adianta que a jornalista Moura Guedes e o primeiro-ministro “serão os protagonistas de um carro em que o responsável governamental estará munido do lápis azul da censura”.

O que a autarquia não informa é se haverá um carro com o Ikea nem quem levará estará nesse carro a embolsar os cheques assinados por alguém munido de uma «parker» dourada…

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Louçã ao ataque em Portimão

“não nos digam nunca que é por falta de recursos”
  • O que o Governo pretende é criar um novo sistema de governo, um tripé governamental, com Sócrates apoiado no CDS e no PSD, com as mesmas políticas económicas, as mesmas políticas orçamentais, o mesmo enfraquecimento da protecção social, o mesmo Código do Trabalho”.

Foi deste modo que o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, no passado fim-de-semana, durante o jantar, em Portimão, abriu as jornadas parlamentares.

Louçã lançou duras críticas ao Governo por este afirmar que “não há dinheiro” e anunciou que o debate que os BE tem agendado para a próxima sexta-feira, sobre o alargamento dos critérios de atribuição do subsídio de desemprego, vai clarificar as posições de cada partido.

Ontem, Louçã voltou ao ataque, considerando, entre outras exigências, que o reforço de 0,6 por cento no Orçamento de Estado para a saúde é um valor “claramente insuficiente” e deixou críticas ao Governo devido aos atrasos na construção do novo Hospital Central do Algarve.

Sócrates deve ter tido as orelhas a escaldar. Ainda não deve é saber é onde ir buscar o dinheiro necessário para tudo que que Louçã refere.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Futebol de Quarteira

resultados do fim de semana

Campeonato Nacional da 3ª Divisão – série F

Juventude Év. 1 – Montemor 0
Fabril 1 – Lusitano Év. 1
Castrense 4 – Neira-Mar 3
Moura 0 – C.Piedade 2
Pescadores 0 – Esperança 0
Quarteirense 0 – Farense 0

Campeonato Distrital da 1ª Divisão – seniores

Castromarinense 1 – Armacenenses 2
Almancilense 1 – Campinense 1
Guia 2 – Ferreiras 3
Sambrasense 1 – Serrano 2
Messinense 4 – Silves 3
Odeáxere 1 – Culatrense 0
Imortal 0 – Quarteira SC 1

.

Trinta milhões para o Algarve

para combate ao desemprego e à sazonalidade
Imagem: Helena André
A ministra do Trabalho e Solidariedade Social, Helena André, disse hoje, em Albufeira, que será investido no Algarve um montante de 30 milhões de euros para apoiar cerca de vinte mil pessoas ao abrigo da «Iniciativa Emprego 2010».

Tal como foi anunciado há dias pelo Governo, a criação do programa «Qualificação-emprego para o sector do turismo» será uma das medidas para combater o fenómeno da sazonalidade do trabalho.

A ministra, que falava durante a inauguração das novas instalações da Segurança Social de Albufeira, referiu que a região do Algarve -vai ser obviamente uma das grandes beneficiárias” do programa.

Nesta sua visita à região, a ministra inaugurou ainda equipamentos no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) e, em jeito de «folclore», entregou diplomas do Programa Novas Oportunidades.

Pontos de vista

é prematuro abordar questão das presidenciais?
Imagem: «Bartoon» in jornal «Público»
Francisco Louçã colocou o Bloco de Esquerda ao lado da candidatura de Manuel Alegre, dizendo que é “escolha entre o situacionismo e a vontade de mudar”.

Jerónimo de Sousa considera “coerente” disponibilidade de Alegre.

O deputado social-democrata Bacelar Branco diz que "desconhece" a candidatura de Alegre.

É bom que Manuel Alegre manifeste a sua disponibilidade”, afirmou Carlos César, do PS/Açores.

O dirigente socialista Vitalino Canas afirmou que a candidatura de Manuel Alegre “dividirá seriamente” o partido.

José Lello, dirigente do PS, afirmou que "não se vai empenhar" numa candidatura de Manuel Alegre às eleições presidenciais.

Vítor Ramalho, do PS/Setúbal afirmou não poder comentar “algo que ainda não existe”.

O Partido Socialista afirmou hoje, pela voz de Francisco Assis, que -respeita e regista”, mas que o PS só tomará uma decisão no -tempo próprio”.

Conclusão: O tempo próprio… é posterior ao «tempo de Alegre».

sábado, 16 de janeiro de 2010

Alegre anunciou a sua candidatura

num jantar em portimão com 200 pessoas
Imagem: caricatura de Alegre, retirada da Net, de autor não identificável
  • Venho aqui dizer-lhes que estou disponível para esse combate com todos vós, com todos os portugueses que já estão connosco e com todos os que a seu tempo virão ajudar para mudar e para vencer, pela República e por Portugal”.
Foi com esta frase que Manuel Alegre, ontem, num jantar em Portimão, criou uma nova clivagem no Partido Socialista.

No jantar, que reuniu cerca de duas centenas de convivas, avultavam, exultantes, apoiantes algarvios do Bloco de Esquerda.

Alegre, cuja acção nos últimos anos não tem facilitado a vida ao seu partido, procura forçá-lo a apoiar a sua candidatura à presidência da República, inviabilizando a hipótese de Jaime Gama.

Soares dizia, há semanas: "… não aprecio a maneira como se tem comportado como militante do PS. Com um pé dentro e outro fora..."

Por seu lado, Cavaco Silva agradece.
.