já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Um Novo Rumo para o PSD?

ele acredita em “honestidade, ética e fidelidade”
Foto oficial da candidatura de Castanheira de Barros (conferência de apresentação)
Telefona Castanheira de Barros. Queixa-se do ostracismo a que a comunicação o tem discriminado e anuncia que vai ser recebido na ERC. Sem esperança de que as coisas melhorem para a sua candidatura.

Mas queixa-se, sobretudo, das traições. Das traições e da hipocrisia. Lamenta-se por verificar que foi com hipocrisia que foi recebido no Algarve. Sente que muitos daqueles com quem falou lhe prometeram apoio que, afinal, já tinham prometido a outros, ou que a outros vieram a prometer nas horas seguintes. Queixa-se da duplicidade e falsidade de autarcas e responsáveis sociais-democratas – um pouco de todo o país mas, sobretudo dos algarvios.

Castanheira é um lírico. Castanheira é um cândido. Castanheira acredita em contos da carochinha. E também acredita que abunda na política a honestidade, a ética, a fidelidade.

Acredita até que é possível um “novo rumo” para a política.

Como se o único rumo que a maior parte dos políticos conhece não fosse apenas o rumo das suas ambições pessoais e mesquinhas.

Futebol de Quarteira

resultados do fim de semana
Campeonato Nacional da 3ª Divisão – série F

Farense 2 - C.Piedade 3
Esperança 2 - Lusitano 1
Montemor 0 - Beira-Mar 1
Moura 1 - Castrense 2
Juventude 3 - Fabril 1
Pescadores 2 - Quarteirense 1

Esta derrota deixa o Quarteirense no oitavo posto, muito próximo da área da despromoção.

Campeonato Distrital da 1ª. Divisão

Messinense 2 – Castromarinense 1
Imortal 1 – Guia 1
Ferreiras 2 – Armacenenses 0
Campinense 2 – Lusitano 2
Odeáxere 3 – Almancilense 2
Culatrense 6 – Salir 0
Silves 1 – Sambrasense 0
Quarteira 0 – Serrano 0

Com este empate, o Quarteira S. C. segurou, por enquanto, o 8º posto na classificação.

"O principal dever é a cooperação"

até que enfim: “responsabilidade e elevação
Imagem: foto recolhida no Diário de Notícias
O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou há momentos, na TVI, que, actualmente, o “principal dever é a cooperação” entre o Governo da República e o Governo Regional madeirense.

Sobre a Lei das Finanças Regionais, Sócrates escusou-se introduzir qualquer polémica ou “questão política que possa prejudicar ou menorizar” o dever do Governo central, que é “estar ao lado do Governo Regional na recuperação de infra-estruturas na Madeira que são necessárias”.

Acrescentou que ambos os executivos “encontrarão soluções para ultrapassar todas as questões políticas que possam prejudicar a cooperação” (...) Este é um momento para haver soluções, não para haver recriminações nem disputas e todos os políticos têm sentido de Estado, sabem perceber bem que este momento exige o empenho de todos”.

Trata-se de um “sinal positivo” para Jardim: “O meu dever é esse, é emitir sinais positivos para o Governo Regional da Madeira, para que saiba que estamos ao seu lado para os ajudar na tarefa que têm pela frente”.

Final da Taça da Liga com data marcada

benfica e porto jogarão no «elefante branco»
Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto disputarão a final da 3ª edição da Taça da Liga, no Estádio Algarve, no dia 20 de Março.

Nas anteriores edições, o Vitória de Setúbal e o Benfica foram os vencedores, sendo nas duas vezes, o Sporting o finalista vencido.

Centro de Ciclismo de Loulé quer a «Volta»

foi apresentada a equipa para a época 2010
Quatro emblemas estarão nas camisolas da equipa do Centro de Ciclismo de Loulé na temporada de 2010: o emblema do próprio Centro de Ciclismo, o da Orbitur, o do Aquashow e o do Louletano.

A equipa, que conta com um orçamento que ronda os 250 mil euros, que é composta por 12 ciclistas e que tem como principal objectivo a vitória na Volta a Portugal, já fez a sua apresentação oficial na semana passada.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cooperação estratégica

a insuportável guerrilha de cavaco
Mais de 24 horas depois da catástrofe da Madeira, Cavaco falou ao país. Foi uma declaração desastrada e desastrosa e a que não fiz referência na altura porque o momento era mais de luto e reflexão. Mas fiquei com pena de o não fazer.

Passaram oito dias e hoje, numa breve passagem de olhos por blogues ditos «de referência» (pelo menos, para mim, são) dei de caras com uma postagem no blogue «Alegre Cavaqueira» que reflecte exactamente o que me apeteceria ter escrito.

Cavaco Silva fez ontem uma comunicação oficial que ficará para a história daquilo a que ele próprio definiu como “cooperação estratégica”- Nessa comunicação Cavaco Silva dirigiu-se às vítimas, disse que já tinha falado com os militares da engenharia militar e ainda disse, com ar de quem tinha recebido um brinquedo novo, que o rei de Espanha lhe tinha telefonado.

Assegurou à Madeira que “o governo vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance” para ajudar a região, mas quando questionado sobre se já tinha falado com José Sócrates, respondeu que tinha constatado que o ministro da Administração Interna já tinha falado sobre o assunto.

Isto é, mesmo perante uma catástrofe e muitas horas depois Cavaco Silva faz uma comunicação oficial ao país para dizer que tinha falado com militares, mas não tinha falado com ninguém do governo, pior ainda, sabia o que o ministro tinha dito pela comunicação social.

É isto um Presidente da República? Nem mesmo perante uma situação de tão grande gravidade Cavaco Silva deixa a sua postura de guerrilha institucional e de candidato não assumido à Presidência da República.

O país assistiu a um mau tempo de antena de um mau candidato a Presidente da República
”.

Pronto, está dito.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Bota apoia Coelho

líder toma posições… apenas como militante
O líder da distrital do PSD/Algarve Mendes Bota declarou, ontem à noite, em Faro, “como militante e não como dirigente regional”, o seu apoio a Pedro Passos Coelho para a liderança do partido.

Bota disse que "é altura de o PSD se renovar e ter caras novas, sem desprimor para os dirigentes actuais".

Depois desta posição do líder (que não da maior parte dos responsáveis laranja no Algarve) maiores confusões povoam as cabeças dos sociais-democratas algarvios!

Moças Nagragadas

algarviando na galeria da praça do mar
Amanhã, 27 de Fevereiro, na Galeria de Arte da Praça do Mar, actuará o grupo «Moças Nagragadas».
.
O grupo, de Paderne, tem oito intérpretes, cinco das quais de Boliqueime, e tem a coordenação musical de Nélson Conceição e a coordenação literária de Ruivinho Brazão.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

5ª edição dos «Cenários»

teatro por todo o concelho
Imagem: Teatro de Quarteira 2009
A Câmara de Loulé vai promover, entre os dias 5 de Março e 18 de Abril, a 5ª Mostra de Teatro de Loulé, “Cenários”.

Este ano participarão sete grupos de teatro, três dos quais profissionais, que actuarão nas onze freguesias do concelho.

Em Quarteira actuará o Teatro Análise de Loulé, no dia 13 de Março, pelas 21.00horas, na Galeria de Arte da Praça do Mar, com a peça “Senhor de Nenhures”, inspirada num trabalho de Roberto Vidal Bolaño. Trata-se, segundo a autarquia, de “um drama profundo através de um texto intemporal que alcança e discute os dramas e a opressão humana nas suas mais variadas vertentes”.

Por sua vez, o Teatro Amador de Quarteira actuará em 21 de Março, no Barranco do Velho, no dia 10 de Abril, na Sociedade Recreativa de Vale Judeu e no dia a 27 de Março - Dia Mundial do Teatro -, no Mercado Municipal de Loulé, com a revista “Salve-se quem puder”.

Semana da Protecção Civil

coisas de loulé e para loulé
Já tínhamos visto por aí uns outdoors gigantes a anunciar o facto: De 1 a 6 de Março, a Câmara de Loulé promove a «1ª Semana da Protecção Civil», no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Protecção Civil, que se assinala a 1 de Março. Simulacros, conferências, exposições, acções de sensibilização são algumas das iniciativas previstas no programa.

Tudo em Loulé, excepto uma «actividade pedagógica “Prevenção e Segurança Infantil “Zé Baril”, na Escola EB1 Dnª Francisca de Aragão, em Quarteira».

Se se trata de uma acção «caseira», qual a necessidade desses enormes outdoors?

Burrice, ou política do quanto pior melhor?

ferreira leite imita Rangel no «afundanço»
Numa conferência realizada na Câmara de Comércio Luso-Francesa, Manuela Ferreira Leite afirmou que, “não tendo nós os mesmos números da Grécia, estamos rigorosamente no mesmo caminho. E, portanto, a evolução do nosso endividamento, a evolução do nosso défice das contas públicas está exactamente no mesmo caminho que está a Grécia”.
E concluiu com esta declaração: "Isto é: se não fizermos nada, daqui a dois anos, estamos com estatísticas tão más ou piores do que a Grécia".

Neste país já nada pode surpreender. Depois do tristemente célebre discurso de Paulo Rangel em Estrasburgo, afundando a imagem do país junto dos estrangeiros, num momento em que seria necessária a união de todos para restabelecer lá fora a imagem portuguesa, agora foi a líder do PSD a abocanhar.

Perante uma instituição onde seria fundamental defender o interesse nacional e assumir a credibilidade das posições portuguesas, Manuela Ferreira Leite acabou por fazer exactamente o contrário.


Mas que políticos são os nossos, se aqueles a quem se deve exigir uma maior responsabilidade política e consciência cívica e nacional, apenas numa lógica de denegrir o Governo e na esperança de poderem vir a destroná-lo, agem no sentido do quanto pior melhor?!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PSD em agitação pré-eleitoral

passos coelho em faro amanhã, para «mudar»
O candidato a presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, vai amanhã, quinta-feira, a Faro, para apresentar o seu livro «Mudar».

A apresentação realizar-se-á às 18.30 horas, Club Farense.

Basquetebol de Quarteira

tubarões em cadeira de rodas atingem os play-off
A equipa de cadeira de rodas do Clube de Basket de Quarteira «Tubarões», ao conquistar o 4º lugar na classificação da Zona Sul, foi apurada para os play off do Campeonato Nacional, que serão disputados por oito equipas congéneres.

O primeiro jogo destes play-off será disputado contra a A.P.D. Braga, em 14 de Março, no pavilhão desportivo de Almada.

Entretanto, já no próximo sábado, 27, às 15.00 horas, a equipa de cadeira de rodas defrontará o G.D.R. “A Joanita”, no pavilhão Dra. Laura Ayres.

Nesta época, a equipa dos Tubarões já realizou 17 jogos, saindo vitoriosa em 11.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Se te apanho...

só os curiosos espreitam pelo buraco da fechadura

Ora, afinal valeu a pena espreitar!...

Em luta pela liderança social-democrata

castanheira barros traz ao algarve «renovação»
Tinha de ser. O nosso querido amigo Jorge Castanheira Barros, o quarto candidato à liderança do PSD, estará desde hoje e até quinta-feira, no Algarve.

Logo à noite, irá presidir a uma reunião, na sede do PSD de Loulé, onde procurará esclarecer sobre as razões que o levam a apresentar uma vez mais a sua candidatura.

Amanhã dedicará o dia a contactos e recolha de assinaturas em Faro e na 5ª feira estará em Albufeira, terminando, em Portimão, a sua ronda, na qual procurará reunir a centena de assinaturas que ainda lhe faltam para formalizar a candidatura.

Castanheira Barros, advogado em Coimbra, entende que a sua candi-datura pode “contribuir significativamente” para a «renovação» do partido e queixa-se do «boicote» de que está a ser vítima pela comunicação nacional.

Depois da «mudança», da «união» e da «ruptura»… temos o candidato da «renovação».

Este Jorge continua a perseguir ideais. Como o cavaleiro de La Mancha…

Mundialito de Futebol Feminino

vamos ao parchal ver jogar a selecção !
Começará amanhã e prolongar-se-á até 3 de Março o 17º «Mundialito de Futebol Feminino», que se disputa em vários campos do Algarve.

Para alem da selecção portuguesa, estarão em acção os conjuntos da Alemanha, Áustria, China, Dinamarca, Estados Unidos, Faroe, Finlândia, Islândia, Noruega, Roménia e Suécia.

Os jogos Serão em Lagos, Parchal, Albufeira, Estádio Algarve, Vila Real S. António, Olhão, Nora – Ferreiras e Silves.

Não é preciso fazer nenhum desenho. Percebemos perfeitamente.

Dizem que lá para o ano 3.000, se ainda se jogar futebol nessa altura, também se disputarão jogos… nos relvados doutras cidades

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Mau tempo: alerta laranja

hoje é dia de marés-vivas
A agitação marítima levou hoje ao encerramento das barras algarvias de Lagos, Alvor, Faro, Tavira e Vila Real de Santo António.

No mar, a ondulação pode atingir os 5 metros de altura, com a temperatura da água a chegar aos 18 graus Celsius.

Na orla marítima, à hora da preia-mar (20.30 horas) teremos ondas da ordem de 2,63 metros. Bastante mais agressivas prevêem-se para sexta-feira (3,16 metros).

No arquipélago da Madeira, a previsão do IM para hoje é de períodos de chuva e aguaceiros fracos, e vento com rajadas que podem atingir os 100 quilómetros/hora, nas zonas de montanha.

Quanto a temperaturas máximas, a previsão do Instituto de Meteoro-logia para hoje é de 14º no Porto, 16º em Lisboa, 18º em Faro, 16º em Ponta Delgada e 21º no Funchal.

Dia Europeu da Vítima

homenagem a todos que sofreram violências
Assinala-se hoje, 22 de Fevereiro, em toda a Europa, o «Dia da Vítima».

Procura-se, com esta efeméride, homenagear todos os que sofreram violência, quer esta tenha sido provocada por causas naturais ou por malfeitoria humana, ao mesmo tempo que se procura sensibilizar a sociedade no sentido de prevenir estas tragédias e indesejáveis atentados à vida e à dignidade.

Hoje, são as vítimas dos fenómenos naturais que estão mais presentes na nossa mente: Haiti e Madeira. Pensemos neles, neste dia de luto nacional.

Volta ao Algarve em Bicicleta

contador de novo, pois então
O espanhol Alberto Contador (Astana) reeditou este domingo o seu êxito de há um ano na Volta ao Algarve, conquistando a 36.ª edição, após a quinta etapa, um contra-relógio de 17,2 quilómetros, ganho pelo compatriota Luís Leon Sanchez.

Classificação geral final:

1.º, Alberto Contador (Astana), 19:57.48 horas;
2.º, Luis Leon Sánchez (Caisse D’Epargne), a 30 segundos;
3.º, Tiago Machado (RadioShack), a 32 segundos.

Futebol sénior de Quarteira

resultados do fim-de-semana
Campeonato Nacional da 3ª Divisão, série F

Fabril 2 – Pescadores 0
Castrense 1 – Juventude 4
Farense 0 – Esperança 1
Lusitano 0 – Montemor 1
Beira-Mar 1 – Moura 1
C.Piedade 3 – Quarteirense 0

Não está fácil a vida da equipa quarteurense. O espectro dos «distritais» espreita atrás da porta…

Campeonato Distrital da 1ª divisão - seniores

Castromarinense 0 – Campinense 1
Guia 1 – Messinense 2
Almancilense 1 – Armacenenses 1
Lusitano 4 – Silves 0
Odeáxere 1 – Imortal 0
Salir 0 – Ferrreiras 1
Serrano 1 – Culatrense 2
Sambrasense 0 – Quarteira 2

A vitória fora obtida pela equipa de estabelece um patamar de tranquilidade, fizando a equipa na metade superior da tabela classificativa.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

O telemóvel do autarca

romper ou unir no algarve e... em loulé
Queixava-se ontem Aguiar Branco de não conseguir falar com «cer-tos» autarcas algarvios porque parece que uma epidemia atacou em força os telemóveis da região, deixando muitos sem bateria.
.
Do mesmo não podia queixar-se Paulo Rangel cuja bateria do telemó-vel parece inesgotável. Rangel, durante todo o fim-de-semana já falou com todos os presidentes de câmara sociais-democratas algarvios.

Seruca Emídio parece já ter «escolhido o campo», antes de ficar sem bateria…

Mendes Bota anda um tanto perdido, depois de ter comprovado que Rangel não é apoiante incondicional de uma regionalização imediata e, em privado, terá mesmo manifestado o seu desagrado pelas escolhas de alguns autarcas do Algarve.

E, por falar em «desagrado»: Luís Soromenho Gomes foi já motivo para um certo torvelinho à sua volta, e Amaral, resguardado nas muralhas do castelo de Alcoutim, parece que se ri a bandeiras despregadas com o que se passa no laranjal algarvio.

Vai haver grandes surpresas na região. Mas não surpreenderá que, tanto quanto é possível conhecer-se já, se venham mesmo a saber, nos próximos dias, de cortes de relações pessoais, a reflectirem as divisões a nível do universo laranja nacional, já evidentes nos mais «conservadores», ou seja, entre os que gostam de «ruptura – ou rotura, como quiserem» e os que pretendem «unir».

Já os que preferem «mudança» começam a esfregar as mãos. E é importante que se diga: estão entre os mais jovens, os que garantirão os destinos das gerações seguintes.

Os abutres

quando a falta de decoro raia a insensibilidade
Hélder Spínola, um dirigente nacional da Quercus, afirmou ontem à Lusa, que o caos provocado pelas fortes chuvas na Madeira é também-consequência dos inúmeros erros de ocupação do território” que se têm vindo a cometer na ilha, ao longo dos anos.

Pela primeira vez, sou forçado a dar razão a Alberto João Jardim, quando afirma que essa entrevista foi miserável.

Com os madeirenses a lutarem pela vida, veio um qualquer imbecil falar «de cátedra», sobre ordenamento do território.

Não ouvimos uma palavra de lástima. Apenas críticas de condena-ção – o que significa um desprezo absoluto pelas vítimas, em troca dos 30 segundos de «fama».

Como um abutre, à criatura só importou colher vantagem da desgraça alheia

Este é o nosso único comentário: para além de abutre… um abutre pode ser imbecil!

Quarpesca vai a Bruxelas

produtores exigem compensações pelo defeso
Em vésperas de o «Livro verde para a política comum de pescas» ir a votos no Parlamento Europeu, António da Branca, da Organização de Produtores de Pesca do Algarve, e Hélder Rita, da Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, deslocam-se a Bruxelas, integrando uma comitiva composta por 50 outros profissionais, para assistirem à discussão, no Parlamento Europeu, no dia 25.

Os responsáveis pelas organizações de pesca, entendem que a União Europeia tem a obrigação não só de proteger o pescado, mas também o dever de compensar a sociedade da pesca que se vê obrigada a parar de pescar meio ano. Por isso, pedem compensações para a sociedade pesqueira poder cumprir defeso biológico, ou seja, “para os pescadores atracarem os barcos seis meses por ano”.

António da Branca afirma que o caminho para melhor servir a pesca é a privatização da empresa Docapesca, organização que gere e regula a primeira venda do pescado, controlando as embarcações e a quantidade e espécies capturadas.

Tragédia na Madeira

lástimas e condolências
Imagem: Foto de Silvia Reis / EPA, retirada da Net
Ouvi Antímio de Azevedo dizer, ontem na TV, que era impossível prever quando uma «máquina» de nuvens com 12 ou 14 quilómetros de altura começa a deitar água cá para baixo. Isso pode acontecer em qualquer parte do mundo. Até no Algarve…

Mas o que está presente e nos dói é o momento presente, quando o número de mortos vítimas do mau tempo, que ontem assolou a Madeira, atinge já os 40, segundo o balanço mais recente, que aponta para mais de 120 feridos e cerca de 250 desalojados.

E ainda nada se sabe sobre o que se passa no Curral das Freiras, um lugar paradisíaco… para quem vai apreciar a paisagem.

O balanço, segundo as agências noticiosas, parece que será muito mais trágico que o da catástrofe de há 81 anos, quando morreram 32 madeirenses.

Informação ao munícipe

assuntos relativos à freguesia de quarteira
Nas duas reuniões já efectuadas em Fevereiro, foram tomadas as seguintes deliberações referentes à freguesia de Quarteira:

Reunião de 3 de Fevereiro

  • Aprovada a proposta de atribuição da receita do Carnaval à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão.
  • Atribuidos subsídios aos estabelecimentos de educação que vão participar no desfile de Carnaval Infantil, no valor de 5.155,00 € (rede pública) e de 3.230,0 0€ (privada).
  • Aprovação dos projectos de infra-estruturas requerida por Lusotur – Proc. nº. 4/08.
    Deliberada a vistoria para efeitos de serem verificadas as deficiências em:
    ►- Rua do Depósito, nº. 44, Quarteira, requerida por José Carlos Fernandes Correia;
    ►- Rua do Leste – Bloco A – Casa das Porteiras, Quarteira, requerida pelo condomínio do edifício Oceanides.
  • Deliberada a celebração de contrato de «Patrocínio desportivo» com o Clube Internacional da Marina de Vilamoura, no montante de 10.000 €, para apoio ao «Torneio Internacional de Vela do Carnaval de 2010».
  • Deliberada a nomeação da comissão de vistoria para efeitos de recepção definitiva da empreitada de: “Arruamentos em Quarteira – repavimentação das Ruas Stuttgart, Paul Harris, José Afonso, Transversal da Urbanização a. Santos, Salgueiro Maia e urbanização Forte Novo”.
  • Aprovada a cessão de posição contratual da empresa Habipro, S.A., para a Empresa Constrope, S.A. na empreitada “Construção de novo reservatório – Abelheira III”.
  • Aprovada a rectificação dos Estatutos da Inframoura, que seguirá para aprovação da Assembleia Municipal.
  • Emissão de licenças especiais de ruído requeridas por;
    ►- Cooperativa de Habitação Checul, para realização de espectáculos com música ao vivo no edifício do salão Festas da Checul;
    ►- Miguel Simóes Godinho, para a realização de karaoke no “Snack-Bar Pato Feliz” em Quarteira;
    ►- Riverfire, Ldª., para a realização de música ao vivo, no “O Shea’s Irish Pub”, em Vilamoura;
    ►- Fdo Construções, S.A., para realização de obras de remodelação no “Hotel Vilamoura Beach”, em Vilamoura.

Reunião de 10 de Fevereiro

  • Aprovada a nomeação de comissão de vistoria para efeitos de recepção provisória das empreitadas de:
    ►- “Arruamentos em Quarteira – Repavimentação na Avenida de Ceuta e na Rua da Aldeia Branca e Pavimentação de Ramal da VNC 619;
    ►- “Ampliação e remodelação das redes de esgotos de Quarteira na zona envolvente da Escola Francisca de Aragão.
  • Nomeação de comissão de vistoria para efeitos de recepção definitiva relativa às empreitadas de:
    ►- “Iluminação Pública do Acesso à Fundação António Aleixo, em Quarteira”;
    ►- “Conservação e reparação de fogos de habitação social, na Abelheira”.
  • Emissão de licenças especiais de ruído requeridas por:
    ►- Agostinho & Filomena – Restaurantes, Ldª., para realização de espectáculo musical com artista diversos, no “Apoio de Praia”, sito em Quarteira;
    ►- Brihome Gestão Imobiliária, Ldª., para realização de música ao vivo no “Restaurante Bar-Old-Navy”, na Marina de Vilamoura;
    ►- Blazing Piano’s Hotelaria, para a realização de música ao vivo na loja 40 do Centro Comercial da Marina em Vilamoura.
  • Deliberado atribuir «tolerância de ponto e dispensa de serviço, na 2.ª feira e 3.ª feira de Carnaval;
  • A Câmara deliberou, por unanimidade, prescindir da realização da reunião de Câmara no próximo dia 17.02.2010. Deste modo, a próxima reunião será pública e realizar-se-á em Quarteira.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

De boas intenções…

protestos contra a precariedade e o desemprego
Já se sabia da suspensão de 380 funcionários da Alicoop/Alisuper. Soube-se hoje que 65 dos 81 supermercados da cadeia Alisuper vão encerrar até 28 de Fevereiro.

José Silva, o dono da cadeia, revelou que, após 25 estabelecimentos terem fechado nos últimos dias, ontem, sexta feira, fecharam mais três lojas de Lisboa e uma de Portimão e que, para hoje, está previsto o encerramento de mais oito lojas, sete das quais no Algarve. Afirmou Silva: "Trata-se de uma lista provisória, pois iremos encerrando diariamente vários supermercados até dia 28, sendo que depois dessa data vão permanecer em actividade no máximo 16 lojas”.

Não admira, por isso, que na manifestação de luta contra o desemprego e a precariedade laboral, organizada pela União de Sindicatos do Algarve em Faro, tenham sido os trabalhadores deste grupo quem predominava.

Órgãos da imprensa «apontavam» para cerca de 500 manifestantes. Eram bastante menos, mas isso não é o importante; porque o que estava em causa tem um nome: desespero. O desespero que emerge da precariedade, do desemprego.

É que lá em casa há filhos, há velhos, há contas para pagar.

É que, lá em casa começa a bater à porta a fome e o desalento.

E o mundo não vai mudar de um momento para o outro, nem os novos empregos vão nascer nas árvores nem nas boas intenções de políticos e empresários.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Medida da Câmara de Faro parece de aplaudir

mas é melhor esperar para ver...
A notícia despoletou como uma bomba: a Câmara de Faro e o Banco Espírito Santo celebram, na próxima segunda-feira, dia 22, um protocolo de colaboração que visa impulsionar a concessão de micro-crédito.

À primeira vista, trata-se de uma excelente medida digna dos maiores aplausos.

Mas conhecendo um pouco o que se tem passado com o micro-crédito por esse mundo fora, vamos ser prudentes.

É que se não temos dúvidas de que a autarquia de Faro está com a melhor das intenções, quanto às intenções da banca… é melhor esperar para ver.

"Nunca houve ataques feitos com tanto ódio"

contra-ataque lembrando que há de aprovar o pec
Esta noite, em apenas 4 minutos, o primeiro ministro, invulgarmen-te sereno, refutou todas as acusações de que tem sido alvo.
.
É uma mentira pura e simples" a existência de um plano do governo para controlar a comunicação social.

"Nem eu, nem qualquer outro membro do governo demos instruções para comprar a TVI ou qualquer outro órgão de comunicação social", garantiu Sócrates, que disse ainda que não foi sequer informado pela Portugal Telecom da intenção de comprar parte da TVI e considerou que a ideia da existência de um plano do governo para controlar os media "é infundada e delirante", dos que "não sabem conviver com o julgamento democrático" e para quem "o insulto é uma arma".

E garantiu que cumprirá o programa sufragado pelos portugueses: - "Não será agora que me fará desviar da responsabilidade", da aprovação do Orçamento do Estado e da apresentação do Plano de Estabilidade e Crescimento.

A montanha das escutas pariu um rato?

sócrates não interferiu na comunicação social
O procurador geral da República considerou no seu despacho sobre as escutas do caso Face Oculta que, nas referências feitas ao primei-ro-ministro, não existe uma só referência de que José Sócrates tenha proposto, sugerido ou apoiado qualquer plano de interferência na comunicação social, garante hoje a agência noticiosa Lusa.

No mesmo despacho de arquivamento, o procurador geral da Repú-blica, Pinto Monteiro, refere que, das escutas telefónicas feitas no âmbito do processo Face Oculta, não resulta sequer que o primeiro-ministro tenha proposto, sugerido ou apoiado a compra pela PT de parte do capital da PRISA [que detém a TVI], tal como não se mostram claras as circunstâncias em que teve conhecimento do alegado negócio.

Pelo contrário, o PGR considera que nas escutas há informação de descontentamento do primeiro ministro, resultante de não terem falado com ele acerca da alegada operação.

Essa agora! Tanto trabalho que as oposições tiveram para incriminar Sócrates e agora… sai-lhes o tiro pela culatra!...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

«Não roubar amêndoas» é um Mandamento

e é um grave crime para os tribunais portugueses
A notícia vem no «Correio da Manhã» da passada 2ª feira:

"Um colectivo de três juízes começou nesta segunda-feira a julgar, em Matosinhos, dois jovens por, alegadamente, roubarem um saco de amêndoas e uma garrafa de whisky num supermercado.
De acordo com o Código de Processo Penal, compete ao tribunal colectivo (por oposição a um tribunal singular) julgar processos que digam respeito a crimes cuja pena máxima seja superior a cinco anos. 'Ganita' e 'Pistolas' estão acusados de um crime de roubo, punível com pena de prisão até oito anos."

Parece que há processos de homicídio a aguardar julgamento por falta de juízes, mas o "Caso das Amêndoas" é prioritário!

"Durante as alegações finais, o próprio procurador do Ministério Público considerou terem ficado dúvidas quanto ao roubo da garrafa, "mas das amêndoas temos a certeza que foram no bolso".

Dizem as más-línguas que há processos de homicídio a aguardar julgamento por falta de juízes. No entanto,o «caso das amêndoas» é prioritário, pelos vistos.

E tem de ser julgado por três juizes!

É que roubar amêndoas é um crime MUITO grave, sabem?

Enterro do Carnaval

onde o burlesco deu lugar ao mau-gosto
Lá se fez mais uma vez, esta noite, o «Enterro do Carnaval» em Quarteira, que alguns impropriamente poderão entender como cultura popular.

Não é. Antes encaixa na galeria dos monumentos ao mau-gosto, que nem o kitsch poderá desculpar e que, a não mudar de padrão, nada se perderia se não se realizasse.

Perdeu-se o sentido da tradição do muito antigo «Enterro do Entru-do» como elemento de rico valor cultural, peça popular de cariz marcadamente pagão - representação animada por figurantes e actores amadores, com bruxas e benzedeiras, chocalheiros, cantadores e tocadores e, sobretudo com o padre/cantador, crítico social – cortejo espectáculo pelas ruas, que terminava numa comezaina popular de Entrudo.

Do que sempre foi um pouco brejeiro, Quarteira guardou apenas o medíocre, a raiar o obsceno. Que pena!

Felizmente, ainda há, por esse país fora, onde se sabem guardar e preservar as tradições

Bloco lidera oposição em Loulé

denunciando problemas do aterro sanitário
O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente e do Orde-namento do Território, no passado dia 4 de Fevereiro, em nome das populações de Cortelha, Vale Maria Dias, Barranco do Velho e Amei-xial, sobre o incorrecto acondicionamento dos resíduos e tratamento dos lixiviados no aterro sanitário do Sotavento, o que provoca a contaminação das linhas de água, dos lençóis freáticos, dos solos, além da ocorrência de cheiros nauseabundos que dele provêm.

A par desta grave situação, o Bloco denunciou ainda o não cumpri-mento de várias contrapartidas acordadas quando da instalação do aterro.

Pretendem as deputadas bloquistas Rita Calvário e Cecília Honório que o Ministério confirme esse deficiente funcionamento, qual o acompanhamento técnico, quantos actos de fiscalização foram executados nos últimos anos e quais os seus resultados.

Questiona ainda se o Ministério conhece qual o nível de contamina-ção dos recursos hídricos e do solo, e se vai adoptar medidas para resolver as anomalias.

Na sequência deste questionário, o BE requereu agora à Assembleia Municipal de Loulé, que sejam esclarecidos os deputados municipais sobre a periodicidade das reuniões da comissão de acompanhamento ao funcionamento do aterro sanitário e conteúdo dos respectivos relatórios de monitorização e das actas das referidas reuniões. Solicita ainda o BE informação sobre o ponto de situação referente ás contrapartidas.

O Bloco de Esquerda volta, assim, a assumir a liderança da oposição ao poder municipal em Loulé, adiantando-se nas mais importantes questões que preocupam as populações.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fernando Nobre candidato à Presidência

ps e cavaco apanhados de surpresa
  • Resolvi assumir um compromisso com o meu país, Portugal. Serei candidato independente, apartidário e em nome da cidadania, a Presidente da República, nas próximas eleições de 2011.

    Esta é uma decisão estritamente pessoal, enquanto cidadão que sou
    ”.

Esta é a declaração de Fernando Nobre, de 59 anos, no seu blogue.

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre nascido em Luanda, pai de quatro filhos, Doutor em Medicina pela Universidade Livre de Bruxelas, e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi o fundador, em Portugal, da AMI – Assistência Médica Internacional, à qual ainda preside. Nestas funções, participou, como cirurgião, em mais de duzentas e cinquenta missões de estudo, coordenação e assistência médica humanitária em mais de setenta países de todos os continentes.

Sobre esta candidatura, Francisco Assis, líder parlamdentar do PS, disse: “É uma pessoa por quem tenho muito respeito, mas o PS na altura própria tomará uma posição sobre as presidenciais. Essa altura será depois da discussão do Orçamento do Estado, o que não quer dizer que seja logo no dia a seguir”.

Do lado de do actual Presidente da República, apesar de se ter sabido que foi colhido de supresa… ninguém deu «cavaco»!

Carnaval de Loulé 2010

55 mil pessoas em dois dias
Imagem: O grupo da Fundação A. Aleixo vencedor do concurso (foto do arq. da CML)
Segundo uma nota difundida pela autarquia, “o Carnaval de Loulé, que este ano ficou reduzido a dois dias de desfile”, registou cerca de 55 mil visitantes.

Nos 15 carros alegóricos, “o fado, o bailado, o teatro, o samba ou o flamenco serviram de inspiração para a decoração dos magistrais carros e suas tripulações” – acrescenta a nota, que realça “um carro que recriou, de forma divertida, os recentes casos de censura política à comunicação social”, a “escola de samba da Abrigada”, com centenas de figurantes, e as bailarinas brasileiras desnudadas e pintadas.

No concurso entre os grupos de animação, o conjunto da Fundação António Aleixo, inspirado em Cármen Miranda, foi o vencedor, pelo que os seus elementos ganham um fim-se-semana em Londres. Os outros conjuntos premiados foram a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, com a melhor coreografia e melhor traje, e o grupo Avatar, distinguido pela interacção com o público.

Ainda na nota de imprensa se afirma que “a autarquia de Loulé pretende retomar a antiga tradição, numa época em que os carros eram executados pela própria comunidade que se envolvia directamente no desfile e, nesse sentido, o ano de 2010 poderá significar um marco de viragem no Carnaval de Loulé”.

Oxalá! Para que tenhamos um Carnaval «nosso» e não uma má cópia importada do sambódromo do Rio.

Seruca homenageado pela Liga de Clubes

os autarcas já participam nos jogos dos «apitos»?
A final da 3.ª edição da Taça da Liga, entre Benfica e FC Porto, está marcada para o Estádio Algarve, em 20 ou 21 de Março.

Para «comemorar» o evento, o presidente da Liga de Clubes, Hermí-nio Loureiro, decidiu homenagear uma série de entidades: Gilberto Madail, António Pires de Lima, presidente da UNICER, Luís Marques, administrador da SIC , o director de programas da SIC Nuno Santos e… os autarcas de Faro, Apolinário e Macário, mais o de Loulé, Seruca Emídio.

É sem dúvida algo que dá para reflectir, dado o carácter de…«isenção e idoneidade» que tem dado esta Liga de Clubes…

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sindicalista, agora? Hummmm...

ou... a culpa é sempre dos outros ?
Manuela (nome fictício) caminhava hoje de manhã, com o filho pela mão. Cabisbaixa. Depois de um «bom-dia» chocho, para a animar, perguntei-lhe se iria ver o Carnaval, aproveitando os tímidos raios de sol.

- Tenho mesmo vontade de carnavais!... – respondeu com amargura.

Manuela mora ali perto da avenida e, todos os dias, desde há mais de doze anos, sai de manhãzinha para Almancil, onde tem trabalhado numa loja da Alisuper, num empreendimento de luxo.

Contou-me que foi a Lisboa, também; com o sindicato e os demais colegas, protestar contra a insensibilidade da Caixa Geral de Depósitos, que se recusa a emprestar uma grossa maquia.

- Só um milhão e duzentos mil euros! - diz a desesperada criatura, sem medir o alcance daquele «só».

Manuela, repete uma frase do sindicato convicta que só assim será possível “salvar os postos de trabalho e garantir o retorno do investimento e crédito aos actuais e futuros credores”.

Manuela não sabe de finanças nem de gestão. Não me sabe responder como é que 1,2 milhões podem colmatar uma necessidade urgente de 5,5 milhões para reconverter e salvar as empresas.

Sabe apenas que está suspensa e que tem ordenados em atraso; o que não sabe é, se só com o ordenado do marido, poderão continuar a pagar o apartamento que compraram com um crédito a 30 anos. Sabe que está desesperada e que lhe não servem as palavras amigas nem as expressões de consolo com que a tento conformar.

Sabe também que o patrão, que há dois anos a convenceu a abdicar do subsídio de Natal e que, a troco de uma pequena maquia, lhe garantiu sociedade na empresa e emprego eterno.

Sabe que esse patrão, que é licenciado em gestão, que é o proprietário do Grupo Alicoop e que é presidente dos conselhos de administração da Alisuper, da Macral, da Geneco, da Fábrica do Inglês, que é director da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e que, sendo dono do jornal «barlavento» e das empresas referidas, tem andado de braço dado com os trabalhadores, «arma-do» em sindicalista, a exigir que a Caixa salve as empresas, que lhes salve os empregos, que o salve da insolvência.

Manuela sabe – porque é assim que lhe dizem – que quem tem a culpa da sua desgraçada situação de momento é a Caixa Geral. Ninguém lhe explica por que razão ninguém diz quais são as responsbilidades do senhor José António Silva, da sua gestão desastrosa , com sumptuosas festas na fábrica, nem os «porquês» das suas actuais tendências sindicalistas.

Ninguém explica a Manuela porque é que os partidos – todos, da esquerda à direita – manifestam o seu apoio aos trabalhadores e ao grupo de empresas, exigem compromissos ao Estado, culpam a Caixa e esquecem os desvarios do principal culpado: o patrão.

Manuela segue, com o seu filho pela mão, sem “vontade de carnavais”, sem horizontes.

Afinal, o corso saiu à avenida

loulé tremeu de frio mas...
O corso voltou à rua hoje, aproveitando a aberta. Cabeçudos e gigantones, bailarinas brasileiras com os corpos pintados e o carro «menina dos olhos» dos organizadores, o do Primeiro-Ministro José Sócrates com lápis azul a censurar o Jornal de Sexta e a crónica do jornalista Crespo.

O frio e os chuviscos afastaram muitos, mas, mesmo assim, dezenas de milhar de assistentes assistiram ao desfile dos quinze carros decorados.

PS contra-ataca envolvendo Cavaco

no debate «poder político vs comunicação social»
Num claro contra-ataque a Belém, o PS vai procurar envolver Cavaco Silva no debate sobre as relações entre o poder político e a comunicação social, que começará amanhã.

Para tal, o PS vai propor audições dos jornalistas do jornal «Público», Tolentino de Nóbrega e Luciano Alvarez, dois dos autores das notícias que davam conta das “preocupações” da Presidência sobre a possibilidade de estar a ser vigiada, reabrindo, assim, o caso da alegada vigilância do Governo a Belém.

Os socialistas acrescentaram ainda, à lista já divulgada pela imprensa, os nomes de Teresa de Sousa, também do «Público», Lília Bernardes, correspondente do "Diário de Notícias" na Madeira, Luís Delgado, Nuno Santos, director de programa da SIC, e Augusto Santos Silva, ministro da Defesa e ex-ministro dos Assuntos Parlamentares.

Sócrates, que começa hoje as reuniões internas, parece decidido a jogar ao ataque.

É que o espectáculo do catenaccio provoca saturação!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Quarteirenses em destaque no carate

rodrigo conseguiu a melhor posição em paderne
Imagem: Pódio de kata, com dois «infantis masculinos, até cinto amarelo»
No passado sábado, disputou-se, no Pavilhão Desportivo de Paderne, o torneio de carate «Município de Albufeira», organizado pelo Karate Clube de Albufeira.

Em prova estiveram 10 clubes: Karate Clube de Loulé, Quarteirense, Clube Karate de Lagos, Armacenense, Escola de Karate do Algoz, Escola Karate de Almancil, Escola Karate de Salir, Karate Clube Albufeira, KCA- Paderne e Clube Jujitsu e Modalidades Associadas de V. R. Stº António.

Entre os 110 atletas que disputaram 20 categorias distribuídas por vários escalões etários, entre os 6 e os 25 anos, os jovens do Quarteirense registaram presenças significativas, alcançando pódios tanto na modalidade de kata, como na de kumite.

Em kata, na categoria «infantis masculinos, até cinto amarelo», Vas-co Santos conquistou a 2ª posição e Tiago Dias a 3ª, tendo o peque-no Sanuel Gonçalves, de Almancil, subido ao lugar mais alto do pódio.

Também na modalidade de kata, na categoria «iniciados femininos, todas as graduações), Ana Serafim (2ª) só seria vencida pela Ana Cruz, de Almancil (1ª) e, em «juvenis masculinos, superior a cinto azul», o quarteirense Leonardo Correia conseguiu um terceiro lugar na prova ganha pelo louletano Gustavo Garcia. Imagem: Rodrigo subiu ao pódio de «iniciados de estatura alta»
Em kumité, o grande destaque vai para o «iniciado de estatura alta» Rodrigo Gomes, do Quarteirense, que levou todos os adversários de vencida; mas o «juvenil masculino» quarteirense Dorin Gujuman também esteve «à altura», conseguindo o 2º lugar no open.
.

Marcelo chamou-lhe mentiroso

sócrates convoca secretariado nacional
Imagem retirada da Net
Apesar de ter garantido, no seu programa de ontem na RTP, que o seu «pacote» está fechado no que se refere à possibilidade de con-correr a líder do PSD, Marcelo foi ontem muito violento nas críticas a Sócrates, de quem disse não ter condições para continuar como pri-meiro-ministro, apesar de reafirmar que não há razões (ou possibili-dade) de o seu partido mover uma moção de censura ao Governo.

A Sócrates, abrirem-lhe as portas para novas eleições era coisa que não desagradaria; mas a verdade é que, fosse qual fosse o vence-dor, o Governo que delas saísse estaria exactamente nas mesmas condições que o actual: em minoria. E, com a falta de consciência nacional que os nossos políticos têm demonstrado, um Governo de salvação nacional parece fora de qualquer horizonte de exequibilidade.

Assim, o primeiro-ministro decidiu convocar já para a próxima quarta-feira uma reunião do secretariado e, para sábado, tocou a reunir para a comissão nacional, o órgão máximo partidário entre congressos.

A partir daí, Sócrates vai entrar num frenesim e, nesse mesmo sábado, irá ao Porto para uma reunião geral de militantes.

Confortado pelas últimas sondagens e perante o desnorte das hostes laranjas em vésperas de congresso e de escolha de líder, vamos ver qual a estratégia de Sócrates para depois da aprovação do Orçamento de Estado.

Entretanto, a Cavaco, de mãos atadas pelos calendários e impotente perante os «rebeldes» sociais-democratas, só lhe resta uma alterna-tiva: fazer como Rangel: ir queixar-se do país… em Estrasburgo.

Atletismo de Quarteira

fim-de-semana «em beleza» para o cdq
Imagem: O CDQ ocupando o lugar mais alto do pódio de Loulé (foto do arq. da CML)
O Clube Desportivo de Quarteira teve um bom fim-de-semana carna-valesco: venceu o Grande Prémio de Marcha Atlética de Pechão e, logo a seguir, no domingo, o GP do Carnaval de Atletismo de Loulé.

No Pechão,o primeiro lugar do pódio individual na categoria de inicia-dos (fem.) foi arrebatado por Catarina Marques; em infantis (masc.) venceu Artur Domingos e em benjamins (masc), Nuno Barros.

Em Loulé, ao mais alto do pódio também subiram: na categoria de seniores (fem.), Anabela Moreira e em masculinos, Jorge Eduardo; em iniciados (fem.), Marta Faria e, em infantis (masc.), Artur Domingos.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Se a rainha deveria ter sido a crise...

... quem imperou foi o frio e a chuva
Imagem: fragmento de foto da agência Lusa
Um ano de preparação, um orçamento de 400 mil euros, cerca de 150 pessoas ocupadas na decoração, e vem um frio desgraçado, um céu cinzento, uns borrifos primeiro e uma chuvarada a seguir a fazer as pessoas fugir a abrigarem-se… e lá se vai a festa do Carnaval de Loulé, uma hora depois de as «brasileiras pêladas» terem começado a tiritar.

Pois foi: a chuva obrigou a que o desfile terminasse antes do previsto, no primeiro dia de festa e, a manter-se a chuva e o mau tempo, os carros poderão não sair na segunda e na terça feira.

A televisão, que tinha vindo para uma emissão em directo, foi para o Mercado filmar o samba, e fazer as inevitáveis entrevistas. Toscas. Com Júlio Guerreiro, diletante, a repetir a mesma piada que já lhe escutáramos, da «providência cautelar contra a chuva». Cabotinismo obriga!...

E o corso, que a câmara anunciara ter como «rainha, a crise», e como tema, o «Mundo do espectáculo», lá teve de arrumar o carro da Moura Guedes transvestida de vítima, que o Palhó e o Cachola não explicaram se pertencia à «crise» ou ao «espectáculo»…

Quem ficou a perder foi quem seria beneficiário da festa deste ano: a Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão – que bem merecia receber um prémio chorudo a premiar o seu bem-fazer e a persistência dos seus dirigentes.
.

Futebol de Quarteira

resultados do fim-de-semana
A 18ª jornada de ambos os campeonatos correram mal para as equipas quarteirenses, derrotadas nos seus próprio reduto. Mas, por enquanto, parece que ambas podem continuar a respirar calmamente instaladas a meio das respectivas tabelas classificativas.

3º divisão nacional – zona F

Juventude 4 – Beira-Mar 1
Pescadores 2 – Castrense 1
Moura 3 – Lusitano 3
Esperança 2 – C.Piedade 2
Montemor 1 – Farense 1
Quarteirense 0 – Fabril 1

1ª divisão distrital – seniores

Campinense 4 – Guia 1
Messinense 3 – Odeáxere 0
Armacenenses 2 – Salir 0
Silves 3 – Castromarinense 1
Imortal 2 – Almancilense 1
Ferreiras 2 – Serrano 0
Culatrense 2 Sambrasense 1
Quarteira 1 – Lusitano VRSA 2

Presidente da Guiné-Bissau em Portugal

visita em quarta-feira de cinzas é sintomática?
Malam Bacai Sanhá, Presidente da República da Guiné-Bissau efec-tuará nos dias 17 e 18 de Fevereiro, uma visita oficial a Portugal, a convite do Presidente da República, fazendo-se acompanhar por membros do governo guineense.

Cavaco Silva oferecerá, no Palácio da Ajuda, um banquete em sua honra e estão previstos encontros com Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, e com o primeiro-ministro, José Sócrates, e ainda com empresários portugueses, com vista ao aprofundamento das relações empresariais entre Portugal e a Guiné-Bissau.

A propósito: Loulé tem protocolos de geminação com algumas cidades da CPLP, sendo uma ou duas da Guiné-Bissau. Alguém sabe o que tem sido feito nesse sentido?

Dia dos namorados

lenda, ou invenção de marketing?
Uma das várias lendas que faz do dia de hoje, 14 de Fevereiro, o «Dia dos Namorados, conta que Cláudio II, imperador romano, decidira proibir os casamentos, com o objectivo de formar um maior e melhor exército, uma vez que, se os jovens não tivessem família, se alistariam com mais facilidade e teriam menos saudades e preocupações, em campanha.

Valentim, um bispo romano, porém,continuou a celebrar casamentos em segredo. Descoberto, foi preso e condenado à morte.

A filha de um dos carcereiros, Asterias, uma jovem cega, foi autorizada a visitá-lo. Prisioneiro e carcereira acabaram por se apaixonar e - milagre! - a jovem recuperou a visão.

Numa carta que lhe enviou, em vésperas de ser decapitado em 14 de Fevereiro do ano 270, o bispo assinou “de seu Valentim”.

E pronto: Valentim ficou patrono do namoro, das cartas de amor e, hoje… da bem aproveitada campanha comercial que «obriga» à troca de prendas.

Vá, corra à florista! Se a carteira estiver «em baixo de forma»… tem ainda o recurso da loja do chinês que, apesar de ser domingo, está aberta!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Começou a folia!...

marginal de quarteira já sambou
Tirando o grupo de Olhos de Água, com as suas «lavadeiras» e, mesmo assim, sem a originalidade que trouxeram em 2009, o desfile de hoje na avenida não trouxe muito de novo.

O sol brilhou, abrindo um sorriso à cidade contra os dias gélidos que nos visitaram ultimamente.

Não esteve mal esta «abertura do Carnaval de Quarteira», ainda que nos parecesse que estavam menos no desfile, e menos mascarados espontâneos que no ano passado.

Mas, de ano para ano, crescem os espectadores, numa festa que é gratuita e menos artificial que a maior parte das congéneres por esse país fora, Loulé incluído.

Uma nota nostálgica para a «carreira» da Eva e um «obrigadinho, amigos», pelo já tradicional copinho de cerveja oferecido pelos caçadores.

Recolha do lixo no Carnaval

alteração de horários
A Câmara de Loulé informou, através de uma nota de imprensa (que dificilmente chegará a todos os munícipes), que, por motivo dos festejos de Carnaval, no sábado, dia 13, e na terça-feira, 16 de Fevereiro, não haverá recolha do lixo.

No domingo, 14 de Fevereiro, na segunda-feira, dia 15 e na quarta-feira, dia 17 de Fevereiro, a recolha será efectuada de manhã, entre as 05.00 e as 10.00 horas.

Só na quinta-feira, 18 de Fevereiro, a recolha dos resíduos sólidos no concelho retomará o seu ritmo habitual, ou seja, a partir das 21.00 horas.

Não esqueça isto, ajudando a manter o ambiente suportável.

Rosa dos Ventos dá estágio na Grécia

jovens vão melhorar as capacidades profissionais
Imagem: Assinatura do protocolo - fragmento de foto de arquivo da CML
A Câmara assinou um contrato com a Associação Nacional de Jovens Empresários. Nesse protocolo, compromete-se a atribuir um subsídio de 4.500 euros à ANJE, como contribuição para a estadia de três jovens recém-licenciados, que vão realizar um estágio profissional na Grécia e em Itália.

O projecto, que curiosamente se chama “Rosa dos Ventos” é co-financiado pelo programa «Aprendizagem ao longo da vida 2007-2013 – Leonardo Da Vinci”, tem, nos termos de um comunicado da autarquia, a finalidade de “colocar o Algarve na mira do futuro da Europa, melhorando as capacidades profissionais dos jovens algarvios, contribuindo e facilitando a sua inserção no mercado de trabalho, fomentando a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação e da capacitação dos participantes numa língua estrangeira”.

Assim, os jovens (cujas identidades não foram reveladas na nota oficiosa, sabe-se lá porquê) irão estar na Itália ou na Grécia durante 3 meses (4 semanas para a aprendizagem da língua e 8 semanas ao estágio propriamente dito).

O presidente da ANJE manifestou-se satisfeito porque Loulé assinou este protocolo, ao contrário de “tantos municípios [que o] deixaram passar ao lado”.

Em resposta, o vice-presidente da Câmara, José Graça, considerou que “este pequeno contributo de 4.500,00 € é um investimento não só na função de embaixadores do Algarve e do concelho”, mas também porque “esta poderá ser uma ferramenta importante tendo em vista o mercado de emprego e as suas exigências, na preparação dos nossos futuros quadros”.

Pelo que, por estes dias se vai sabendo, a preparação dos quadros na Grécia… não está a provar lá muito bem, pois não?