já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Um novo modelo... “Seguramente Algarve”

bota fora…luís gomes vem aí
Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, eleito pelo Partido Social Democrata, vai apresentar a sua candidatura à presidência da Comissão Política Distrital do PSD Algarve.

Luís Gomes, num comunicado hoje divulgado, afirma que se candidata porque acredita que “faz falta à nossa região um novo modelo de desenvolvimento. Acima de tudo neste tempo difícil temos de encontrar causas que nos unam em torno dos objectivos que pretendemos para a região”.

E mais adiante: "Quero ajudar através do PSD com iniciativas que criem mais riqueza social, mais qualidade urbanística e projectos geradores de dinâmicas económicas que permitam tornar a região mais feliz.”

Com esta candidatura, que já se esperava, Gomes «troca as voltas» a muita gente. Até a alguns que já tinham visto as voltas trocadas por Mendes Bota no último congresso…
-

Dia Mundial sem Tabaco

um olhar sobre o género do fumador
O Dia Mundial sem Tabaco assinala-se hoje com várias iniciativas pelo país para sensibilizar a população para os malefícios do tabaco e alertar para o crescente aumento do número de mulheres fumadoras.

O tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde para celebrar a efeméride - “O Tabaco e o género, com ênfase para publicidade dirigida às mulheres” - visa chamar a atenção para as estratégias utilizadas pela indústria do tabaco para aumentar o consumo dos seus produtos por parte das mulheres.

Segundo a OMS, dos mil milhões de fumadores no mundo, cerca de 200 milhões são mulheres.
-

Começou a época balnear

que solução para o problema dos «banheiros»?
A Federação dos Concessionários de Praia, defende a profissionalização dos nadadores- salvadores e pretende que a contratação deixe de ser da responsabilidade dos concessionários, para passar para responsabilidade conjunta das autarquias, associações da classe e outras entidades.

É certo que a maior parte dos nadadores salvadores são estudantes em férias, que fazem cursos rápidos e que nada os obriga a que exerçam a profissão – o que acarreta problemas quando os jovens decidem unilateralmente e por vezes sem aviso prévio desistir do contrato.

Mas daí até sermos todos obrigados, através das autarquias, a suportar esse encargo, vai um grande ponto de interrogação: e os lucros dos concessionários serão também partilhados com as autarquias?
-

Taça de Portugal de BMX Race

dário piedade mostrou porque é campeão

André Martins, do CC Loulé, tinha alcançado, ontem, em Portimão, a liderança da geral individual no escalão de elites da Taça de Portugal em BMX Race..


Mas hoje, no seu reduto, Dário Piedade do Asas da Cidade BMX Team, fazendo jus à sua condição de campeão nacional, foi o mais forte na oitava etapa, e recuperou a liderança na prova.
.

domingo, 30 de maio de 2010

Futebol de Quarteira

não estava nos planos…

3ª Divisão Nacional – série F, fase de manutenção.

Lusitano 2 – Moura 2

Fabril 3 – Castrense 2

Quarteirrense 1 – Montemor 2

No mesmo dia em que, mesmo no limite, o Farense conseguiu a vitória que lhe dá acesso à 2ª divisão fazendo companhia ao Juventude de Évora, o Quarteirense baqueia em casa. Um final de época triste, com uma descida inglória, para os «distritais».
.

Foi «trigo limpo»!

por via do «progressismo»
A reunião da Comissão Nacional do PS, de hoje, começou mal para o candidato Manuel Alegre: Vítor Ramalho, da Federação de Setúbal, não perdoa a Alegre, que tivesse concorrido contra Soares, o candidato socialista nas últimas presidenciais.

Depois, as coisas foram acalmando: Almeida Santos lá ia deitando água na fervura, dizendo que não restava alternativa ao PS que não fosse apoiar Alegre.

Quando Sócrates disse: "Um partido tem de decidir. Não pode decidir não decidindo (...) o PS é um partido de responsabilidade (...) não se abstém perante as importantes decisões", ficou afastada a tese dos que defendiam que o PS não deveria apoiar nenhum candidato nas eleições presidenciais, dando liberdade de voto aos seus militantes.

Mas Sócrates, enfaticamente, declarou que o partido e o candidato partilham um valor comum: "o do progressismo".

Pronto, estavam afastados os fantasmas e, no final, só 10 votos contra e uma abstenção quebraram a unanimidade das «progressismos socráticos».

Apostamos que sei de quem eram todos os contras? Mas… e a abstenção?...
-

A alternativa a Cavaco Silva é Cavaco Silva

bagão recusou porque perderiam ele e cavaco
Precisamente na véspera de o PS tomar a decisão sobre as presidenciais com o apoio muito… «discreto» a Manuel Alegre, levantou-se a confusão à direita, com a notícia do Expresso de que Bagão Félix foi convidado para se candidatar por um sector de direita, desgostoso com a actuação de Cavaco Silva.

O mal-estar com a promulgação do casamento gay despoletou a abertura da busca de um candidato alternativo a Cavaco Silva.

A reacção do PSD e do CDS-PP foi imediata. Os dois partidos, que apoiaram o actual Chefe de Estado em 2006, apressaram-se, ainda ontem, a reafirmar «oficialmente» que estarão com Cavaco se ele avançar.

Bagão Félix recuou, percebendo que a divisão da direita levará, seguramente, Alegre à segunda volta e aí...
.

Ogier triunfou no Algarve

mas loeb cada vez mais primeiro do mundo

O francês Sébastien Ogier, em Citroen, conquistou hoje a primeira vitória no Mundial de ralis (WRC), ao vencer o Rali de Portugal com o tempo de 3:51.16,1 horas, menos 7,9 segundos do que o compatriota Sébastien Loeb, também com Citroen.


Apesar do segundo posto na prova portuguesa, Loeb, campeão do Mundo em título, reforçou a liderança no campeonato e caminha para o sétimo título mundial consecutivo.


Armindo Araújo (Mitsubishi), que terminou na 14.ª posição da geral, a 22.40,7 minutos do vencedor, foi o melhor português.


Classificação final
1. Sebastien Ogier/J.Ingrassia, Fra 3:51.16,1 horas (Citroen C4 WRC)
2. Sebastien Loeb/D. Elena, Fra a 7,9 segundos (Citroen C4 WRC)
3. Dani Sordo/Marc Marti, Esp a 1.17,6 minutos (Citroen C4 WRC)
4. Mikko Hirvonen/J.Lethinen, Fin a 1.32,0 (Ford Focus WRC)
5. Petter Solberg/P. Mills, Nor/GB a 1.35,7 (Citroen C4 WRC)
14. Armindo Araújo/M.Ramalho, Por a 22.40,7 (Mitsubishi)
15. Bernardo Sousa/Nuno Silva, Por a 25.41,3 (Ford Fiesta)
.
.

Ainda há quem construa fábricas no Algarve

unidade fabril de processamento e congelamento
O secretário de Estado das Pescas e Agricultura, Luís Medeiros Viei- ra, estará presente, amanhã, na segunda-feira, nas comemorações do Dia do Pescador, em Olhão.

O secretário de Estado lançará a primeira pedra para a unidade fabril de processamento e congelamento de pescado, da Companhia das Pescarias do Algarve.
.

A manifestação da CGTP

“o cinto deles nunca aperta”
Imagem: Aspecto da manifestação (Foto Expresso)
A manifestação contra o PEC levou hoje à baixa lisboeta "mais de 300 mil pessoas", segundo números avançados por Carvalho da Silva, secretário-geral da CGTP, que ainda não anunciou a greve-geral, mas que deixou o aviso: "o nosso compromisso é o de adoptar todas as formas de luta que a constituição consagra, e não excluímos nenhuma".

O líder da confederação sindical admitiu que muitos dos participantes não são habitualmente mobilizáveis pela central, mas que foram convocados pela conjuntura de crise: "A sociedade avança quando a alma colectiva desperta. São mais de 300 mil manifestantes aqui presentes e orgulhamo-nos que seja debaixo da bandeira da CGTP".

Poderiam não ter sido os trezentos mil, mas eram, certamente, mais que os oitenta mil que estiveram no Rock in Rio.

A UGT, através de João Proença lançou um aviso: “uma manifestação deste tipo prejudica Portugal aos olhos dos parceiros europeus”.

Amanhã começam os camionistas. Mesmo a rolar a 40 à hora, podem paralizar o país.
.

Rali de Portugal

ogier andou que se fartou e conserva a liderança
Depois de, na primeira etapa, ter agarrado a liderança do rali, o piloto francês Sébastien Ogier conseguiu defender-se ontem dos ataques e conservou a primeira posição, no final da segunda etapa.

As coisas correram bem ao francês Sébastien Loeb, que geriu confortavelmente a sua prova, tirando proveito dos deslizes contrários e desferindo ataques nas alturas que considerou ideais.

Ogier, copiando as táticas de Loeb, conseguiu terminar a etapa na frente, ainda que com apenas 21,1 segundos de vantagem para o seu compatriota.

Segundo relata a Lusa, aos diversos ataques desferidos por Loeb, Ogier respondeu sempre e, por isso, Loeb, o campeão do Mundo, desabafou: “se ele continuar a conduzir assim, nunca o conseguirei apanhar”.

Hoje, daqui por umas horas, a prova irá terminar onde começou: no Estádio Algarve.

Amanhã, o rali terá passado à história e o Automóvel Clube de Portugal terá de mandar retirar as toneladas de betão e terra, a ponte e toda a demais tralha que meteu no estádio, e voltar a pôr o tapete de relva…
.

sábado, 29 de maio de 2010

Festa dos Tubarões

final da época de basquetebol em quarteira
Imagem: Os atletas distinguidos na época passada (foto do arquivo dos Tubarões)
O Clube de Basket de Quarteira Tubarões vai, no dia 9 de Junho, realizar no pavilhão Dra. Laura Ayres, o seu jantar de encerramento da época basquetebolista.

Durante o jantar serão homenageados os atletas do clube que, ao longo da época, mais se dedicaram à modalidade e contribuiram para dignificar o nome do clube, cidade de Quarteira e do concelho de Loulé.

Os organizadores esperam reunir todos os atletas, treinadores, patrocinadores e colaboradores, familiares e todos aqueles que pretendam associar-se à festa.
.

O cardeal faz política

irá o presidente da república dizer missa?
O cardeal patriarca afirmou ontem, à Rádio Renascença, que esperava que o Presidente da República tivesse usado o “veto político” na lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Se o tivesse feito, Cavaco Silva “ganhava as eleições” presidenciais em 2011, acrescentou José Policarpo.

Pela sua identidade cultural de católico, penso que precisava de marcar uma posição também pessoal”, referiu o bispo. “Temos muita dificuldade em ver como é que um veto político vinha prejudicar a crise económica. Aquela relação lógica causa-efeito a mim não me convenceu”.

Cavaco Silva já desvalorizou as afirmações do cardeal.

E não é caso para menos. Num Estado laico, o cardeal decide meter uma colherada na política porquê?

Estará à espera de restabelecer com Cavaco Silva a cumplicidade Salazar-Cerejeira?

Prolongado o prazo para regularizar os furos

regularização de títulos de utilização até 15 dezembro
A Administração da Região Hidrográfica do Algarve produziu uma nota oficiosa informando que foi prorrogado até 15 de Dezembro o prazo para regularização dos títulos de utilização de recursos hídricos.

A medida, de acordo com o que estava anteriormente definido, deveria cessar no próximo dia 31 deste mês.

Esta regularização é necessária para todos os casos em que haja utilização de recursos hídricos, que não estejam legalizados (poços, noras, furos, minas, charcas, barragens, açudes ou descargas de águas residuais - fossas).

Mediante tal regularização, a ARH do Algarve atribuirá as concessões, licenças e autorizações necessárias para cada tipo de utilização, monitorizando assim, a gestão dos recursos hídricos e sendo fundamental para acautelar conflitos de uso.
.

«Algarve Seguro»

policiamento de proximidade e georreferenciação
Na cerimónia de apresentação do projecto «Algarve Seguro», o ministro Rui Pereira afirmou ontem, no Governo Civil de Faro, que o Governo considera que a região algarvia tem um "interesse estratégico para o turismo português" e que, por essa razão, foi escolhida como a região piloto para aplicar este programa.

"Prometemos lançar no Algarve um dispositivo inovador em matéria de segurança, policiamento de proximidade e envolvimento da comunidade, porque é uma região que coloca problemas de segurança especiais [dispersão de moradias existentes e população flutuante no verão]" - disse o ministro.

O «Algarve Seguro», que arrancará em Julho, disporá de uma plataforma de georreferenciação, leitura automática de matrículas falsas e detecção de veículos roubados, ligação das centrais de alarmes privados às forças policiais, aumento do número de câmaras móveis e a introdução de câmaras fixas em locais estratégicos de circulação.

225 veículos das forças de segurança - GNR e PSP - passarão a ser georreferenciados em permanência para se saber onde está cada viatura policial e para acorrerem mais rapidamente a qualquer problema de ordem pública ou a qualquer ocorrência criminal.

"A segurança é um caminho sem fim", disse Rui Pereira, que acredita que a região ficará mais segura e que tanto os cidadãos residentes como os turistas "passam a estar mais protegidos”.

Terá razão senhor ministro: a segurança pode ser um caminho sem fim. Mas o que esperamos de si é que encontre para a insegurança um caminho com fim!
.

Atletismo de Quarteira

campeonato regional de juniores
Disputou-se no passado fim-de-semana. no estádio municipal de Quarteira o Campeonato Regional de Juniores de atletismo.

A equipa do Clube Desportivo de Quarteira foi a vencedora clara da competição masculina, deixando o segundo classificado à distância de vinte pontos:
1ª - Clube Desportivo de Quarteira (122 pontos);
2º - Olímpico Clube de Lagos (102 pontos);
3º - Núcleo Sportinguista de Faro (67 pontos).

No sectos feminino, a equipa quarteirense teve de se contentar com o segundo lugar no pódio:
1º - Academia D. C. Praia da Falésia (Albufeira;
2ª - Clube Desportivo de Quarteira;
3º - Clube Recreativo Santaluziense (Tavira).

Em termos individuais, subiram ao pódio os seguintes atletas das equipas quarteirenses:

Vitor Augusto - 1º no peso, 2º no martelo;
Priscila Domingos - 1º 3000 obstáculos e 2º 800 m;
Nilson Tavares - 2º dardo e 2º 5000 marcha;
Marco Revez - 2º 400 m barreiras, 3º disco;
Natacha Domingos 2º 400 m barreiras, 3º 100 m barreiras;
Miguel Santos - 2º altura, 3º vara;
Ricardo Castro - 2º 5000 m;
Cheila Correia - 3º martelo;
Suzana Gonçalves - 3º 400 m barreiras;
Ruben Gomes - 3º dardo;
Rita Sobral - 3º dardo.
.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Perturbador!

que se passa com as marchas?
Imagem: Aspecto das Marchas de Quarteira de 2009
As mensagens que são enviadas por e-mail ao ‘Calçadão’ são, em princípio, sempre respondidas. Umas vezes por outras, quando o assunto merece especial atenção, são íntegra, ou parcialmente, reproduzidas em post.

Por outro lado, temos, como princípio, não levar a sério comentários anónimos que sejam colocados no ‘Calçadão’. Consideramo-los desabafos, críticas ou, muitas vezes, farpas envenenadas. Passam quando, escritas em «termos decentes», não nos parecem merecer mais que uma reflexão, um sorriso ou um esgar de desprezo. Por vezes, já depois de colocados, acabam por ser retirados quando algum leitor no-lo solicita, com fundamentadas razões.
De resto, não lhes damos importância de maior.

Acontece que ontem deparou-se-nos, entre os comentários a moderar, aquele que a seguir transcrevemos e que, de certo modo, nos causa alguma apreensão.

“Este comentário não é para publicar é só para informar o Calçadão.
É uma vergonha o que se está a passar este ano com as Marchas Populares de Quarteira.Não deixem de assistir á reunião a realizar no dia 31 de Maio pelas 17:00 no Centro Autárquico de Quarteira entre a CML/JFQ / APROMAR e responsáveis das marchas.
Ver e ouvir para poderem desmascarar a forma como se humilha uma Cidade e um Povo".

Sendo dia de semana e dentro do horário laboral, não nos parece possível que qualquer dos elementos redactores do ‘Calçadão’ possa estar presente nessa reunião. Mas lamentamo-lo porque o teor do comentário nos causa alguma perturbação.

É que nunca há fumo sem que alguma coisa esteja a arder…
.

Escola Activa, em Quarteira

prática desportiva e hábitos alimentares saudáveis
Imagem: O encontro das crianças do estádio de Quarteira (foto dos arquivo da CML)
Cerca de mil e quinhentos alunos das escolas de S. Pedro do Mar e D. Dinis, de Boliqueime e de Almancil, que participaram ontem no encontro final do projecto «Escola Activa».

Os jovens puderam praticar actividades desportivas e jogos tradicionais, durante uma manhã, no estádio municipal de Quarteira, o que constituiu o culminar do projecto desenvolvido ao longo do ano lectivo.

O projecto «Escola Activa» integrou o «Programa Nacional contra a Obesidade Infantil» e iniciou-se no ano passado em várias escolas do Algarve, com o objectivo de que os alunos tomem consciência dos benefícios da prática desportiva e da adopção de hábitos alimentares saudáveis, de modo a combater o sedentarismo e a obesidade infantil.
.

Onde estão os voluntários?

ajude, na campanha de recolha de alimentos
Imagem: Foto Hugo Rodrigues-«barlavento»
O Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve procura voluntários para a recolha de alimentos que vai decorrer, em cerca de cem superfícies comerciais, no sábado e no domingo, dias 29 e 30 de Maio.

A instituição está a necessitar de mais ajuda em Faro, Loulé e Almancil, locais onde há mais grandes superfícies aderentes, perto de um terço do total.

Quem quiser participar, pode fazê-lo quando quiser; bastará aparecer, durante a manhã, no armazém, ou fazê-lo através de: voluntariosba@gmail.com, ou dos telefones 969395788 e 916526884.
.

Pelo Algibre, à Falésia de Vilamoura

passeio de btt – desporto, convívio e turismo ambiental
Imagem: Foto de galeria do Clube BTT Terra de Loulé
Numa iniciática do Clube BTT Terra de Loulé, vai realizar-se, na manhã do doa 10 de Junho, nova edição do «TransAlgibre», um passeio em bicicleta de todo o terreno, cujo percurso, de aproximadamente 60 km, ligará Loulé (seguindo a Ribeira de Algibre) até à Praia da Falésia, em Vilamoura.

A concentração dos participantes será no Pavilhão Municipal de Loulé, sendo dada a partida às 10:00 horas.

Todo o percurso marcado por uma dificuldade média enquadra-se em pontos turísticos e do património ambiental do concelho e, deste modo, para além da prática desportiva e do convívio, o passeio proporcionará a passagem por algumas belezas naturais.

As inscrições – gratuitas - poderão ser feitas no Clube BTT Terra de Loulé, até ao próximo dia 8 de Junho, e feitas através da internet, inclui seguro e abastecimentos: aos 35 Km, na Fonte de Paderne, e no final, na Falésia.
.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Começou o Rali de Portugal

hoje foi espectáculo, amanhã já será «a doer»
Imagem: Hirvonen fez o melhor tempo no Estádio Algarve
O finlandês Mikko Hirvonen (Ford) venceu hoje a super especial do Estádio Algarve e vai ser o primeiro a arrancar para a segunda espe-cial do Rali de Portugal, sexta prova do mundial da especialidade.

Esta super especial de abertura do rali serviu apenas para definir a ordem de partida para a estrada e para «dar espectáculo» a um públi-co que pouco vibrou e não lotou o estádio. Hirvonen cumpriu os 2,03 quilómetros da especial em 2m09,3s, menos um décimo de segundo do que o segundo classificado, o argentino Federico Villagra (Ford).

Na terceira posição ficou o norueguês Petter Solberg (Citroen), a sete décimos de Hirvonen, e com apenas menos um décimo do que o francês Sébastien Ogier (Citroen), que foi o quarto.Imagem: Loeb não deslumbrou mas deu uns bonitos saltos
O francês Sébastien Loeb (Citroen), campeão do mundo em título e líder do mundial, realizou o oitavo tempo, mas está apenas com 1,5 segundos de desvantagem para o líder.

Armindo Araújo (Mitsubishi) fez o melhor tempo entre os portugueses e terminou no 20.º posto, com mais 11,4 segundos do que Hirvonen.
.

Rali de Portugal começa hoje

os melhores pilotos do mundo em acção
Começa hoje o Vodafone Rally de Portugal, com a primeira classificativa no Estádio Algarve. As portas do estádio abrirão às 17:00 horas e, pouco depois, terá lugar a 1ª prova de classificação do «Rallye de Portugal Revival», que vai permitir ver em acção carros clássicos e que fizeram as delícias dos apreciadores em tempos recuados.

Depois, a pista será ocupada por motos, antes de que se inicie o «verdadeiro» rali, em que Sebastien Loeb reúne maior favoritismo, uma vez que, este ano, já triunfou nos ralis de México, Jordânia e Turquia.

Mikko Hirvonen e Jari Matti-Latvalla, por sua vez venceram os ralis da Suécia e da Nova Zelândia, respectivamente. Qualquer outro, que não estes três pilotos, que venha a sagrar-se vencedor em Portugal, será inegável surpresa. As classificattivas algarvias ditarão a sua lei, a partir de amanhã e até Domingo, quando a prova terminar, novamente no Estádio de Faro-Loulé.

O programa divulgado pela organização, para esta noite, no Estádio Algarve é o seguinte:

17:00 h - Abertura das portas ao público
17:40 h - 1.ª Prova de Classificação do Rallye de Portugal Revival
18:45 h - Demonstração de Freestyle por pilotos de motos
19:00 h - Volta de apresentação dos pilotos do WRC
19:25 h - SSS1 Vodafone Rally de Portugal
21:53 h - Última mão da SSS1
.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia de festa na «Fundação»

com inauguração de «os meninos do aleixo»
O secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques, presidiu, ontem, à cerimónia oficial de inauguração da creche “Os Meninos do Aleixo”, no dia em que a Fundação António Aleixo festejou o seu 15º aniversário.

Esta creche, que passou a ser uma nova parte integrante do Centro Comunitário da Fundação António Aleixo. Tem capacidade para acolher 65 crianças, dos 3 aos 36 meses, constituindo, deste modo, uma das maiores em todo o país, no âmbito do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), e foi construída numa “parceria a três” entre Governo, Fundação António Aleixo e Câmara Municipal - um investimento total de 529 mil euros.

Na ocasião, Seruca Emídio afirmou que, para a instalação deste equipamento, a Câmara de Loulé deu “um passo em frente, quando era necessário que alguém assumisse a responsabilidade financeira [porque] tínhamos a consciência de que estávamos a ir ao encontro da justa aspiração da população da cidade de Quarteira e do concelho de Loulé”.

O presidente da autarquia, lembrando a intervenção da Câmara na área da primeira infância, e referindo-se à creche criada no Centro Social Autárquico de Loulé, afirmou: “Não sei se existem muitos municípios no país que tenham assumido esta responsabilidade de construção de creches. Mas nós fizemo-lo e da forma mais feliz”.

O secretário de Estado referiu também que, para além de “Os Meninos do Aleixo”, serão criadas também novas creches nas Pereiras de Quarteira, Salir, Tôr e, em Vale de Rãs, Loulé. Porque era dia de festa da Fundação António Aleixo, Silva Lopes, o presidente da instituição referiu que este momento constituía simultaneamente uma homenagem ao seu patrono, “um cidadão de Loulé e do mundo”.

Por fim, através dos seus pequenos utentes, foi a vez de a própria instituição mostrar um bocadinho do seu trabalho, com uma exibição do orfeão e da classe de bailado.
.

1ª pedra da Escola da Fonte Santa

ministra da educação presidiu à cerimónia
Imagem: A ministra da educação, na Fonte-Santa, em Quarteira (Foto de arquivo da CML)
A ministra da Educação, Isabel Alçada, presidiu, ontem, à cerimónia de lançamento da primeira pedra da escola da Fonte Santa, em Quarteira.

Na sua alocução, Isabel Alçada realçou a parceria do Ministério com as autarquias para o reforço do parque escolar do país e, referindo--- -se à escola da Fonte Santa, afirmou: “Esta será uma escola completa”.

O futuro estabelecimento de ensino será constituído por dois pisos com três salas para a educação pré-escolar e com oito salas para o primeiro ciclo de escolaridade, numa área de implantação de 4.006 metros quadrados.

No projecto, foi adoptado um modelo educativo que pretende criar um edifício que, mais do que uma escola, seja também um equipamento que sirva toda a comunidade da Fonte Santa, na vertente cultural e de lazer, com reflexos quer nos espaços interiores, quer com a criação de espaços destinados à comunidade.

O equipamento estará dotado de refeitório, salas polivalentes, bufete, biblioteca/informática, biblioteca/arquivo de documentação acessível à população, sala comunitária, bem como uma zona destinada à comunidade, horta pedagógica, campo de jogos descoberto e ginásio coberto que, quando utilizado pela comunidade, terá o acesso através de uma entrada independente, directa do exterior, o que permitirá o seu uso, sem interferir com as restantes zonas da escola.

O investimento está orçado em cerca de 4 milhões de euros, com o prazo de execução de um ano e meio.
.

Diálogo Intercultural em Almancil

inaugurado o centro de apoio aos imigrantes
Imagem: aspecto parcelar do monumento ao imigrante, em Almancil
Ontem foi dia de inaugurações no concelho.
Para além das inaugurações referidas noutros posts, logo de manhã, depois de assinado o respectivo protocolo em Loulé com a Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, foi inaugurado o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes, em Almancil, que, segundo nota difundida pela autarquia, é “a principal freguesia a receber o fluxo migratório na região”.

Esta estrutura ficará instalada na Loja do Munícipe em Almancil e, ainda segundo a referida nota, este é o 36º do país e o 9º do Algarve, sendo o de Lagos o que tem “maior procura”.

Os centros de atendimento têm não só funções de informação, pois têm “capacidade de interacção com as outras estruturas de uma forma articulada”.
.

terça-feira, 25 de maio de 2010

A foz do Almargem

na óptica (atrasada) da «almargem»
Afinal, com algum incompreensível atraso, lá chegou um comunicado da associação Almargem a assinalar o Dia Internacional da Biodiver-sidade, que se assinalou em 22 de Maio.

No comunicado afirma-se que a situação do Algarve em termos de biodiversidade é preocupante e que “apesar de albergar uma biodi-versidade notável […] a sua preservação efectiva apresenta graves lacunas […] não só pela existência de falhas a nível da cobertura territorial, mas igualmente pela manifesta falta de sensibilidade de muitos cidadãos e de algumas entidades governamentais ou municipais”.

Indicando 16 medidas que entende deverem ser tomadas, a Almar-gem defende, entre elas, a “apresentação de um plano de interven-ção ambiental e recuperação dos habitats da zona da Foz do Almar-gem, com eventual criação de uma área de Paisagem Protegida Local, gerida pelo município”.
.

Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé

rendibilização e difusão de recursos documentais
Imagem: Foto do acto de formalização do protocolo (arquivo da CML)
Como oportunamente tínhamos anunciado, a Câmara de Loulé, a Direcção Regional de Educação e sete agrupamentos de escolas celebraram, ontem à tarde, na escola básica da Abelheira, um protocolo formalizando a Rede de Bibliotecas do Concelho de Loulé.

Trata-se de um instrumento de desenvolvimento local que envolve a autarquia (através da Biblioteca Municipal), as bibliotecas escolares e os centros de documentação/bibliotecas de entidades públicas ou privadas do concelho de Loulé, que visam cooperar com vista à rendi-bilização e difusão dos seus recursos documentais e informativos.
.

Parque da Costa Vicentina em ebulição

autarcas exigem suspensão do regulamento
Segundo noticia o «Observatório do Algarve»,os autarcas de Aljezur, Odemira e Vila do Bispo, em moção aprovada por unanimidade,exi- gem a suspensão imediata da proposta de revisão do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina,ao mesmo tempo que ame-açam "recorrer à via judicial, ao direito de resistência e de acção popular, constitucionalmente consagrados, como forma de garantir a dignidade da pessoa humana e do poder local democrático".

Os autarcas desses três concelhos alegam que tal proposta constitui -"uma sentença de morte para as actividades económicas e valores naturais" dos seus municípios.

Começa a ser incompreensível a posição das tutelas ao «ignora-rem», sistematicamente, o querer das populações, ao mesmo tempo que se comprova a ineficácia das acções esporádicas e tardias - por seguirem a reboque dos acontecimentos - dos deputados eleitos por Faro e Beja, que, pelos vistos não são capazes de harmonizar as partes, mesmo depois das suas reuniões e conclusões para apresentarem ao Governo e à Assembleia da República.
.

Exposição Mendes Cabeçadas

um louletano na história da republica portuguesa
Será hoje inaugurada, no Convento de Santo António, em Loulé, a exposição «Mendes Cabeçadas e a Primeira República no Algarve».

A exposição estará patente ao público até 27 de Novembro e integra- -se nas comemorações do Centenário da República.
.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Festa do Pescador de Quarteira

cartaz dos concertos já está definido
Imagem: «Lavada em Quarteira» - foto de arquivo da CML
Conforme oportunamente informámos, entre 3 a 6 de Junho, Quarteira voltará a homenagear a sua comunidade piscatória com uma série de iniciativas integradas no Dia do Pescador (31 de Maio).

O momento alto da festa será na tarde de dia 5, sábado, pelas 18h00, com a realização da tradicional lavada ou arte tradicional de arrastar para terra.

Mas a música não irá faltar. O cartaz dos espectáculos está definido:

►- dia 3, Bernardo Pedreira (17h30), Toni das Favelas e Ezequiel Tomás (21h30);
►- dia 4, Bernardo Pedreira (17h30) e As Rebeldes (21h30);
►- dia 5, Luís Filipe (17h30) e José Manuel Ferreira e Mágicos do Som (21h30);
►- dia 6, Luís Filipe (17h30) e Sabrina (21h30).
.

“A falta de liderança do Algarve”

ou os diagnósticos e a (falta de) terapêutica
Imagem: «Conferência de líderes» (autor desconhecido)
No jantar ontem realizado no Governo Civil de Faro, pelo grupo da Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, coordenada por Miguel Freitas, para discutir o desenvolvimento regional do Algarve, reuniram-se autarcas, empresários e deputados do PS, PSD e BE eleitos na Região.

Freitas afirmou que “há que alterar o modelo económico” e para tal, sugeriu: a criação de uma Autoridade Regional de Transportes, uma política social de habitação de âmbito regional e descentralização de competências.

E, no entanto, afirmou também que o que pretende é “ouvir propostas concretas e não diagnósticos”.

Mas o que mais se ouviu foram diagnósticos que, com alguma vacuidade, não responderão eficazmente ao “problema social gravíssimo, face ao desemprego”.

João Soares, céptico e pragmático, jogou forte: “de Lisboa não virá nunca a resolução dos problemas (da região), nem neste Governo, nem noutro que possa surgir já para o ano, eventualmente”.

E, perante o desconforto de muitos, denunciou uma indesmentível realidade, a falta de resolução dos problemas deve-se “à falta de liderança do Algarve”.

Soares terá sido cruel, sobretudo para os que vêm na regionalização todas as soluções para os problemas algarvios (ou para outros problemas menos confessáveis - como alguns murmuram).
João Soares não acredita que esteja na intenção de qualquer Governo fazer essa regionalização e disse: “Em Portugal não há uma reforma administrativa desde Mouzinho de Albuquerque”.

Houve quem não gostasse. Houve também sorrisos cúmplices e olhadelas de soslaio para Macário e Freitas.

Quanto às tais “propostas concretas e não diagnósticos”, surgiram algumas – umas mais consistentes e outras perturbantemente indefinidas, inócuas ou improváveis.

Assim, durante o jantar, foram aventadas as seguintes sugestões/propostas: criar o Fundo de Desenvolvimento Regional e Ambiental; trabalhar numa escala supramunicipal, regional, com estruturas permanentes de cooperação; praticar a transversalidade de políticas; e criar a Lei das Finanças Regionais.

Novidades? Talvez nem por isso…
.

Deputados fazem audições no Algarve

para avaliar políticas de desenvolvimento regional
Imagem: Capa de «O Grupo de trabalho», da FEUP, inspirada num desenho de Ercher
Segundo uma nota da Federação do PS/Faro, “um grupo de trabalho coordenado pelo deputado socialista Miguel Freitas inicia hoje no Algarve uma ronda de audições aos agentes e órgãos locais no senti-do de avaliar as políticas de desenvolvimento regional em Portugal”.

Esse grupo, cuja composição os socialistas não revelaram, “surge no âmbito da comissão parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, pretende reunir-se no Algarve com representantes empresariais, sindicais e do Ensino Superior, entre outros”.

Ainda segundo essa nota, o grupo pretende “saber que propostas concretas têm os protagonistas regionais" para “saber que estratégias podem ser seguidas”.

O resultado do trabalho do grupo será discutido na Comissão Parlamentar de Assuntos Económicos, Inovação e Energia, e o resultado será dado a conhecer ao Governo e aos parceiros regionais e municipais.
.

domingo, 23 de maio de 2010

Futebol de Quarteira

resultados de fim-de-semana
Campeonato da 3ª Divisão Nacional – série F – fase manutenção

Montemor 1 – Lusitano 1
Moura 3 – Fabril 3
Castrense 2 – Quarteirense 3

Está praticamente certa a manutenção, graças não apenas à esperada vitória fora, mas, sobretudo, ao empate consentido, em casa, pelo Montemor.

Campeonato da 1ª Divisão Distrital

Lusitano 3 – Armacenenses 0
Sambrasense 4 – Salir 2
Messinense 2 – Campinense 2
Castromarinense 1 – Ferreiras 0
Almancilense 2 – Serrano 2
Imortal 0 – Silves 3
Guia 1 – Culatrense 2
Odeáxere 0 Quarteira 0

Todas as «scut» terão taxas

via do infante não escapará à regra
Segundo notícia da Lusa transcrita no «Correio da Manhã», o Governo está a criar todas as condições para introduzir até ao final do ano portagens nas restantes quatro auto-estradas sem custos para os utilizadores (Scut Interior Norte, beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve). A decisão visa eliminar os elevados encargos para o Estado, da ordem dos 700 milhões de euros anuais.

A primeira deste segundo lote de Scut poderá ser da Beira Litoral-Beira Alta, uma vez que a minuta de alteração ao contrato já foi aprovada em Conselho de Ministros.

Para já, a partir do dia 1 de Julho a circulação passa a ser paga nas concessões anunciadas em 2006 pelo então ministro Mário Lino: Costa da Prata, Grande Porto e Norte Litoral.

Cresce a hipótese, portanto, que a Via do Infante passe a ter portagens, antes de concluídas as tão propaladas obras na 125.
.

sábado, 22 de maio de 2010

SMS ao Sócrates que temos dentro de nós

quando chegamos a ayamonte
O «portunhol» de Sócrates perante a plateia de homens de negócios espanhóis foi uma nota de humor na aridez do mundo dos negócios, um borrão negro numa aguarela de Malhoa, ou um episódio pícaro que nos envergonhou e humilhou a língua portuguesa?

Depende do nosso ponto de vista, sempre mais prontos a criticar as escorregadelas dos outros do que a olharmos simplesmente para o cidadão que o espelho nos reflecte.

Certo é que, se nos lembrarmos daquilo que nós próprios fazemos mal transpomos a ponte do Guadiana e pisamos «la tierra de nuestros hermanos», talvez encaremos a atitude do nosso primeiro ministro menos como um grito de corvo numa sinfonia de Sibelius, mas a apreciemos mais como uma papoila vermelha isolada, na monotonia do verde de uma seara alentejana.

Consolemo-nos: o problema não é novo...

“… Eu tive uma admirável tia que falava unicamente o português (ou antes o minhoto) e que percorreu toda a Europa com desafogo e conforto. Essa senhora, risonha mas dispéptica, comia simplesmente ovos - que só conhecia e só compreendia sob o seu nome nacional e vernáculo de «ovos». Para ela huevos, oeufs, eggs, das ei, eram sons da Natureza bruta, pouco diferençáveis do coaxar das rãs, ou dum estalar de madeira. Pois quando em Londres, em Berlim, em Paris, em Moscovo, desejava os seus ovos — esta expedita senhora reclamava o fâmulo do Hotel, cravava nele os olhos agudos e bem explicados, agachava-se gravemente sobre o tapete, imitava com o rebolar lento das saias tufadas uma galinha no choco, e gritava qui-qui-ri-qui! có-có-riqui! có-ró-có-có. Nunca, em cidade ou religião inteligente do Universo, minha tia deixou de comer os seus ovos - e superiormente frescos!"

EÇA DE QUEIROZ, in «Cartas de Fradique Mendes»
.

Dia Internacional da Biodiversidade

entidades oficiais e ambientalistas ignoram?
Imagem: Narciso do Algarve (Narcissus willkommi), cuja única população mundial conhecida, se localiza nas margens da ribeira de Quarteira
Para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade que hoje se comemora, a ministra do Ambiente, Dulce Pássaro, e a sua homóloga espanhola recebem em Ourense, Espanha, o diploma da UNESCO, relativo ao parque transfronteiriço do Gerês/Xurês, que o classifica como uma reserva de biosfera.

Não fora esse facto, e nos jornais, o Dia Internacional da Biodiversidade passaria quase despercebido, talvez porque nem as entidades oficiais, nem as escolas, nem as próprias associações ambientalistas se deram ao trabalho de divulgar a efeméride ou assumir iniciativas para a celebrar.

Para quem ainda não tenha reparado, cá pelo «Loulé Concelho», a Quercus parece ter-se esgotado na faina de contrariar qualquer obra pública que se anuncie; e a Almargem, sabe-se lá porquê, tem andado esquecida de muitas coisas que não deveria esquecer.

E, no entanto, agora que já importámos linces ibéricos, talvez fosse conveniente começarem a divulgar e proteger os últimos plantago almogravensis e narcisos do Algarve.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

BE exige que a Junta peça desculpa!

desrespeito por alunos e professores de quarteira?
A Comissão Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda, de Loulé, divulgou a seguinte nota de imprensa, que contém graves acusações à Junta de Freguesia de Quarteira, que, a confirmarem-se as denún-cias,estas reflectem grave desconsideração por alunos e professores.

"A Junta de Freguesia de Quarteira convidou a Escola Secundária Laura Ayres para, na Praça do Mar, fazer uma exposição dos trabalhos e actividades desenvolvidas pelos seus alunos e professores.
A exposição, visando a inter-relação escola-meio, seria integrada nas comemorações do dia da cidade, tendo ficado destinados à escola os dias 10 e 11 de Maio (segunda e terça-feira).
Este calendário foi acordado entre a Junta de Freguesia e a escola, em reunião realizada na semana precedente. Entre cursos profissionais, grupos disciplinares e áreas de projecto, seriam necessários dezoito stands.
Depois de uma semana de grande empenho e entusiasmo, no dia 10 de Maio, pelas 8:30 horas, alunos, professores, encarregados de educação e funcionários estavam prontos para montar a exposição. Todavia, chegados ao local, na Praça do Mar, apenas quatro dos dezoito stands estavam montados.
Questionada a Junta sobre a ausência de stands para montar a exposição, esta começa por alijar responsabilidades para terceiros e, depois, por garantir que a montagem dos stands em falta estaria concluída ao final da tarde desse dia.
Considerando que a montagem dos stands apenas ficou concluída por volta das 19:00 horas e que a instalação da exposição só poderia ser feita na manhã do dia seguinte, restaria à escola apenas a tarde de terça-feira (11 de Maio) para o contacto com a população, pelo que a actividade acabou por ser cancelada.

Esta falha da Junta de Freguesia de Quarteira é grave, pois desrespeita o trabalho realizado por professores e alunos, em especial em escalões etários que necessitam de incentivo e não de desmobilização. "

E conclui a mesma nota :

"O BE considera que esta falha acontece porque o presidente da Junta não está em efectividade de funções, uma vez que é membro do gabinete de apoio ao presidente da Câmara, na situação de contratado por nomeação política.
Tal como alertámos em Outubro de 2009, no início deste mandato, além da incompatibilidade de funções no quadro da legislação, a ausência do presidente da Junta de Quarteira no desempenho das suas funções conduz também a falhas como esta, sendo por isso um desrespeito pelos cidadãos e cidadãs de Quarteira.

Exigimos à Junta o cabal esclarecimento da situação e a apresentação pública de um pedido de desculpas à Escola Secundária Laura Ayres, aos alunos e professores envolvidos e à população de Quarteira".

.

Censura ao Governo rejeitada

afinal, para que serviu aquilo?
Com 31 votos favoráveis (PCP, BE e Verdes), 92 contra (PS) e 89 abstenções (PSD e CDS-PP), a moção de censura ao Governo apre-sentada pelos comunistas não passou na Assembleia da República.

Assim se gastou mais uma manhã (e se proporcionou uma tarde livre) ao Parlamento.

O país continua a … produzir, à sua maneira. Com o bom exemplo dado pelos seus «políticos».
.

Centro de Apoio à Integração do Imigrante

entrará em funcionamento em Almancil
Imagem: «Imigrantes» - de autor desconhecido, retirada da Net
Será inaugurado em 25 de Maio, na Loja do Munícipe em Almancil, o Centro Local de Apoio à Integração do Imigrante no Concelho de Loulé.

Esta estrutura terá como finalidade proporcionar respostas articuladas ao nível de necessidade de acolhimento e integração e ajudar a resolver os problemas dos imigrantes, “com eficácia e humanidade” – segundo a nota da Câmara de Loulé.
.

Campeonato Nacional Absoluto de Golfe

vice-campeão nacional é do clube de vilamoura
Imagem: José Maria Jóia,do C.G. Vilamoura, em acção
Disputou-se, no Troiagolf, no passado fim-de-semana, a 77ª edição do Campeonato Nacional Absoluto de Golfe, que reuniu, ao longo dos quatro dias de prova, um total de 102 golfistas - 88 homens e 14 mulheres – numa das mais importantes e prestigiadas competições da modalidade.
.
Joana Silva Pinto e Tomás Santos Silva conquistaram os títulos de campeões do 77º Campeonato Nacional Absoluto. José Maria Jóia (Vilamoura) e Marta Vasconcelos (Oporto) são os actuais vice-campeões.

José Maria Jóia fez 286 pancadas (2 abaixo do par - 73, 72, 69, 72), enquanto o campeão fez menos uma pancada (3 abaixo do par).

Destacaram-se ainda os golfistas do C. G. Vilamoura: Gonçalo Pinto (4º, com 1 acima do par) e Ricardo Gouveia (6º, - 4 acima do par).

Os restantes jogadores de Vilamoura tiveram actuações modestas.
.

Para que serve a agenda da ERTA?

incompetência e inutilidade
Mês após mês, recebemos a agenda de eventos culturais e desportivos emitida pela ERTA.

Há alguns anos, quando a ERTA era «apenas» a RTA, a agenda era um auxiliar precioso não só para apoio à imprensa regional mas até às agências de viagens e demais agentes do turismo algarvio.

Mas esse instrumento tem vindo a perder qualidade, a ponto de «esquecer» importantes eventos.

Tomemos, como exemplo, a agenda que a ERTA divulgou para o mês de Junho:

Para todo o concelho de Loulé, refere:

Concerto de piano, no dia 30/Junho, em Almancil;
Exposição de pintura até 24 de Junho, em Almancil;
Exposição (não se sabe de quê), a partir de 23 Junho, no Convento E.Santo, em Loulé;
Festival MED, de 23 a 26 de Junho, em Loulé; e
Concurso de Saltos, de 18 a 20 de Junho, (além dos espectáculos do casino), em Vilamoura.

Mais nada!

Não refere sequer as Marchas de Quarteira? – perguntarão os leitores.

Não! O Turismo do Algarve fala das marchas populares de: Albufeira, Portimão, Faro, Olhos de Água, Alvor, Mexilhoeira Grande, Chinicato e… Giões!...

Quarteira? Hum… Não conhecem!

Agora pergunto eu: Não se diz que é preciso acabar com instituições que se não justificam? Então, não se pode acabar com tanta incompetência?
.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Apesar da crise e dos disparates

o ps mantém-se à frente das intenções de voto
No estudo de opinião efectuado pela Eurosondagem, para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, entre 13 e 18 de Maio de 2010, e que amanhã será publicado, o PS sobre ligeiramente nas intenções de voto, mas o PSD aproxima-se dos socialistas.

Assim, em plena crise, o PS mantém-se estável nas intenções de voto e o PSD sai beneficiado do acordo com o Governo.

Na franja do espectro partidário, o CDS mantém a terceira posição e a CDU segura uma pequena vantagem sobre o BE.

Também nos índices de popularidade os líderes dos dois partidos so-bem, mas Passos Coelho consolida popularidade acima de Sócrates.

O estudo foi efectuado através de entrevistas telefónicas, das quais, foram validadas 1024, correspondendo a 82,1% das tentativas realizadas.
.