já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Poema para um Ano Novo

recomeça…
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

Miguel Torga

Palavras sábias e belas, para um bom recomeço, em 2011
*

Aumentos dentro de horas...

agora é que vai começar o fandango…
A partir de amanhã, 1 de Janeiro de 2011, vão ser aumentados, na generalidade, os produtos e serviços, devido à subida generalizada do IVA, de 21 para 23 por cento.

Aumentos anunciados:

  • Pão – sobe 12%;
  • Transportes – sobem 4,5% (táxis – 5%);
  • Passes sociais – sobem 3,5%;
  • Energia – sobe 3,8%;
  • Combustíveis – a rever periodicamente;
  • Telecomunicações – 2,2%, mas alguns tarifários aumentam entre 15% a 25%;
  • Portagens – 2,3%;
  • Automóveis – Imposto Sobre Veículos – 2,2% ;
  • Rendas de casa - 1,003% com arredondamento para cima;
  • Saúde – subida das taxas moderadoras – consultas nos hospitais aumentam 10 cêntimos e 20 cêntimos nas urgências;
  • Taxas e coimas municipais – variável de município a município;
    … e o mais que adiante se verá!

Só os vencimentos a as pensões baixam.

Tudo isto existe, tudo isto é triste, tudo isto é fado português.
*

Fim de um ano para esquecer

só resta a esperança para nos agarrarmos
Imagem: montagem sobre desenho de autor desconhecido, recolhido na Net
Ano Novo, vida nova. Pois veremos a qualidade dessa vida nova… O que se anuncia não augura nada de bom.

Dizem que pode vir o FMI. Pode ser pior? Do bolso da grande maioria dos portugueses, exaurido pelos malditos «mercados», já esse papão pouco pode tirar.

O ano que agora acaba foi o ano dedicado ao combate à exclusão social, mas vai deixar-nos com a certeza de maiores desigualdades sociais e menos justiça social, e com a ameaça de que o ano que aí vem irá deixar-nos com muito mais gente transformada em «arrumador» ou «pedinte de semáforo».

2011 será o «ano internacional do voluntariado» e o «ano internacional das florestas». Se as iniciativas tiverem tanto êxito como o de 2010 a combater a exclusão social, iremos ver muitos mais presidentes de câmara empenhados em desarborizar as cidades e em autorizar novos empreendimentos urbanísticos que acabem com o que resta da floresta portuguesa, e também assistiremos a um – compreensível – aumento de individualismo e egoísmo.

Mas se o Governo já nos levou quase tudo o que havia para levar e se o FMI aí vier para nos sacar até o cotão das algibeiras, haverá sempre uma coisa que nos não poderão sacar: a esperança.

E é a essa esperança que nos agarramos: que o Governo, num golpe de asa consiga evitar males maiores e que as ameaças não passem de um susto ampliado até à exaustão, pelos meios de comunicação social sedentos de «sangue alarmista» que lhes dá visibilidade e protagonismo.

Que o ano que irá chegar dentro de horas não seja, afinal, o «ano da desesperança».
*

Sacrifícios por causa da crise?

para todos menos para os promovidos "por cartão"
O noticiário da SIC deu hoje uma novidade aos portugueses: o Diário da República publicou que os quadros médios e superiores dos institutos da Segurança Social foram hoje promovidos, com efeitos retroactivos a 1 de Janeiro de 2010, com a justificação de aqueles institutos terem tido um reforço das competências nos anos de 2007 e 2008.

Assim, os directores da Segurança Social passam a ser equiparados, para efeitos remuneratórios, a directores superiores de 1º grau, ou seja, directores gerais. E, como estes sobem, todos os outros que lhes estão abaixo também sobem, inclusive coordenadores de serviços, chefes de sector e chefes de equipa.

Com as promoções, estas chefias vêem não só o salário actualizado, como as despesas de representação.

O diário oficial informa que o Governo considera que este é o momento "para se proceder à qualificação e grau dos seus dirigentes e à adaptação da estrutura".

Como os referidos dirigentes foram, na quase totalidade, providos por nomeação, ou seja, sem concurso… Percebem? Os boys são premiados pela sua fidelização…

Restrições e sacrifícios? Só para alguns! Os outros… são «adaptados à estrutura”.

Se o Estado não tem vergonha, que moral tem para a pedir aos outros?
*

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A excitação de Ana Gomes, a rotweiler

espionagem americana em portugal e no canil
Imagem: «pescada» na Net
As indiscrições do WikiLeaks não param de nos surpreender. Imaginem que nem as «ferozes» deputadas portuguesas escaparam… Leia a bem humorada forma como o blogue «Hoje há conquilhas» avaliou a situação:

"Num telegrama, de Janeiro de 2007, divulgado ontem, referindo-se a Ana Gomes, o embaixador norte-americano refere um encontro com um assessor diplomático do primeiro-ministro, o qual disse, segundo o senhor embaixador: “É uma senhora muito excitada que é pior que um rottweiler solto”.

Já percebi que as cuecas pretas da minha prima Hermenegilda são apenas uma gota de água neste imbróglio de «espionagem» americana. A realidade ultrapassa sempre a ficção"
.

Do blogue «Hoje há conquilhas», por Tomás Vasques, em 15 de Dezembro

*

Olha outro!...

portagens versus banha de cobra
Depois da visita que realizou ontem a Olhão, Fernando Nobre, candidato à Presidência da República, deslocou-se para o mercado municipal de Faro.

Uns quantos apoiantes, que se contavam pelos dedos da mão, ali estavam à sua espera e, confrontado por um activista do BE que andava a reunir apoios contra as portagens, o candidato esclareceu: “o problema seria abrirmos uma excepção. Tenho que ser coerente comigo próprio, senão estarei a vender banha da cobra e não me candidatei para isso. Repito o que disse no Minho – ou pagam todos ou não paga ninguém”.

E daí, não saiu, o candidato «inventado» por Soares.
*

Pode um jogo de ping-pong ficar empatado?

afinal, em que circunstâncias dissolveriam a a.r.?
Quem assistiu, no passado serão, ao debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre, deverá ter recordado um joguinho de pingue-pongue entre moços iniciados no manejo das raquetas: bola cá, bola lá… remates nenhuns, que se vissem.

Ping-pong, ping-pong, ping…

Alegre esgrimiu a raqueta do BPN: o pior resultado "da promiscuidade entre a política e os negócios". Cavaco engoliu. Alegre voltou a bater na bolinha: "algumas pessoas responsáveis do BPN são apoiantes do professor Cavaco […] e nasceram com o candidato Cavaco Silva".

Cavaco reagiu com o mesmo argumento que tinha usado contra Defensor Moura, Francisco Lopes e Fernando Nobre: "Lamento a campanha de insinuação e intrigas". Alegre, entretanto já deixara de fingir que queria «puxar», «esclarecendo» que o actual Presidente "não é responsável" pelos actos dos seus apoiantes.

Alegre simula outra vez que vai rematar: então clarifique a "suspeição gravíssima" do Verão de 2009 -"havia ou não vigilância do Governo à Presidência da República?”.

Cavaco apara a bola que batera na rede, e acusou-o de "andar muito distraído" porque os esclarecimentos, estão numa nota "no site da Presidência": "está lá tudo o que havia para ser esclarecido".

Alegre não rematou a bola fácil: era só dizer-lhe que 99 por cento dos portugueses nunca consultaram o sítio da Presidência e que os 15 ou 20 por cento que usam a internet têm menos de 25 anos e se estão borrifando para a política e para (todos) os sítios dos políticos…

A bolinha caiu no chão, fazendo pingue, pingue, pingue…

Era a vez de Cavaco «bolar»: “o senhor, por cinquenta vezes [...] tentou enganar os portugueses"; e especificou: quando acusou o ainda Presidente “de destruir o Estado Social" e quando ridicularizou "a cooperação estratégica". «Net ball»; serve Cavaco: "É uma acusação falsa".

Resposta de Alegre: o senhor professor falou em "reajustamentos no sector do trabalho [o que só pode] querer dizer ou diminuição dos salários ou despedimentos" e simula um remate: "são afirmações que não andam muito longe da agenda política dos partidos que o apoiam". Muda o «serviço».

E foi assim, bola-cá, bola-lá, ping-pong, ping-pong, ping-pong…

Nada de novo a prender as atenções dos espectadores que apenas fizeram pausa nos bocejos quando se falou numa eventual demissão do Governo.

Mas até nisso os «pingue-ponguistas» haviam de jogar «morno», ao admitirem ambos que o Governo "tem legitimidade" para governar e um cenário de queda do executivo só depende da Assembleia da República.

Disse Cavaco Silva: "Um Presidente da República não pode nunca prescindir do seu poder, mas é sempre uma situação extraordinária" e a sua atitude será sempre consequência do poder de "fiscalização da Assembleia da República".

Alegre também não quis armar-se em defensor do Governo: "Não me candidato para defender este governo. Este ou qualquer outro. Até agora tem toda a legitimidade para se manter. Em relação ao futuro, depende das circunstâncias […]: a aprovação de uma moção de censura ou uma situação muito grave".

E pronto, mesmo com a deslavada simulação dum «puxanço» de Alegre, afirmando que alguns dos apoiantes de Cavaco "é que estão convencidos que a eleição significa a demissão da Assembleia ou do Governo", o pingue-pongue só foi inédito num ponto; foi tão útil aos eleitores como um anzol o é para um mariscador da Ria Formosa.

Ping ping ping ping ping…
*

Cancro da mama: rastreio gratuito em Loulé

não perca a oportunidade; o interesse é seu
Prossegue, até 31 de Maio do ano que está a chegar, no Centro de Saúde de Loulé, o rastreio do cancro da mama.

Todas as mulheres com idades compreendidas entre 50 e 69 anos residentes no concelho de Loulé receberão, por carta, uma marcação/convite para realizar gratuitamente uma mamografia, na unidade móvel situada na sede do concelho.

Considerando que, quando é diagnosticado precocemente, o cancro da mama tem uma elevadíssima taxa de cura, vale a pena mencionar que, no concelho de Loulé, desde o início do rastreio, já foram diagnosticados 18 casos positivos.
*

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Quem de nove tira três…

outro coelho no circo político
O Tribunal Constitucional excluiu, para já, três dos anunciados candidatos às eleições de 23 de Janeiro.

Os mesmos que já há quatro anos quiseram ver os seus nomes nos jornais, mas não conseguiram reunir as respectivas condições.

«Sobreviveu» o deputado único do PND da Madeira, José Manuel Coelho, o tal que interpretou vários episódios pícaros, ousando enfrentar Jardim e o governo regional do arquipélago.

Os boletins de voto – se não houver repescagem de nenhum dos três ora excluídos – ficará assim ordenado, como consequência do sorteio realizado ontem: Aníbal Cavaco Silva, Defensor Moura, Francisco Lopes, José Manuel Coelho, Manuel Alegre e Fernando Nobre.

Quanto à candidatura do Coelho da Madeira…não se riam! Lembram-se ainda do palhaço Tiririca?...
*

Agravamento no crédito à habitação

dívida de 10.000 € pagará mais 167 euros em 2011
O Diário Económico de ontem dá-nos conta de que as famílias vão pagar mais cerca de 200 euros por ano nas prestações do crédito da casa, a partir do próximo ano.

O crédito à habitação indexado à taxa Euribor a 12 meses passará a pagar mais 13,94 euros por mês em 2011, o que se traduz em mais 167 euros ao final de um ano. Esta simulação considerou um valor de 10 mil euros em dívida, com 1% de «spread», a pagar em 20 anos. Também o crédito à habitação indexado à taxa Euribor a seis meses terá o mesmo agravamento.

Note-se porém que as taxas Euribor em 2011 poderão subir mais cedo do que é esperado, sobretudo devido à influência da taxa de juro de referência.

O Banco Central Europeu já aboliu, entretanto, as operações de prazos mais dilatados, a seis e 12 meses.
*

Concerto de Ano Novo no casino

orquestra do algarve e ana paula russo
Com início às 17:30 horas, a Orquestra do Algarve acompanhada pela soprano Ana Paula Russo, irá apresentar um concerto de Ano Novo, no Casino de Vilamoura.

Dirigirá o concerto o maestro titular da Orquestra do Algarve, Osvaldo Ferreira.

Na primeira parte do programa, serão interpretadas obras de Mozart, Bach e Franz Lehár. A segunda parte será dedicada a Strauss Jr., Brahms e John Barry.

A receita do espectáculo (8 euros/pessoa) reverte a favor da Fundação António Aleixo.
*

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Tiro ao Coelho

veio buscar lã, todos o tosquiaram
Parece que Passos Coelho escolheu um dia mau para vir ao Algarve! Os hoteleiros ficaram aborrecidos porque defendeu o pagamento das portagens, o que é mau para o turismo. Milhares de outros sociais-democratas algarvios afinaram pelo mesmo diapasão, porque, como a todos os algarvios, a medida vai aliviar o peso das respectivas carteiras.

Mendes Bota e Miguel Freitas e os apaniguados de um e de outro, com uns bloquistas à mistura, ficaram chateados porque o líder laranja afirmou que não é oportuno pensar-se em regionalização.

Só o CDS parece ter ficado agradado porque se lhe não conhece qualquer reacção às palavras do líder laranja, já que a DORAL do PCP reagiu com virulência, em comunicado, concluindo que o líder do PSD é anti-regionalização e a favor das portagens na Via do Infante.

Diz esse tal comunicado que “ficámos a saber que é mau o momento para avançar com a regionalização. E porquê? Por causa dos mercados. Era só mesmo o que faltava…. Já não bastava termos um Presidente da República que, em vez de defender o interesse nacional face à chantagem do capital financeiro, se verga, temos agora também mais uma para o argumentário anti-regionalização”.

Mas os comunistas algarvios não se deram por satisfeitos, já que assinalam que “os trabalhadores e desempregados não ouviram uma palavra sobre a dramática situação social existente na região, porque Passos Coelho/Sócrates/Cavaco Silva estão irmanados de um mesmo propósito e objectivo”.

É assim, a vida: Passos Coelho veio ao Algarve, se não buscar lã, pelo menos, à cata de simpatias e apoios; e é caso para dizer que, para a consoada, abalou… tosquiado.
*

Perdeu-se totalmente a vergonha!

vamos pagar as coimas dos pobres partidos?!...
Os deputados portugueses promoveram a revisão da lei de financiamento dos partidos.

Desculpem lá o meu entendimento, se ele está errado: mas eu acho que mais valia terem estado quietos, porque saiu pior a emenda que o soneto.

Cavaco Silva só tinha um caminho: vetar aquela porcaria. Mas não. O Presidente de todos os portugueses, fez o costume: realçou as falhas, afirmou dúvidas e… promulgou o diploma, justificando – erradamente - a sua atitude com o anunciado corte nas respectivas subvenções considerando o actual contexto de crise.

Não sei quem andou pior, se os deputados que alargaram os caminhos para a corrupção, se o Presidente, de cujo bom senso, ponderação e honestidade, os portugueses esperam um arbítrio capaz de evitar trapaças e prejuízos que nos afectem a todos, e que, no limite , abriu a porta à mais descarada corrupção.

Fica-se agora a saber que esta revisão cria a possibilidade de que as coimas a aplicar aos dirigentes partidários possam ser incluídas nas despesas dos partidos e, no limite, serem subsidiadas pelo Estado.

É mais uma nódoa repelente na maltratada democracia portuguesa.
*

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Orçamento de Loulé: 173 milhões de euros

prioridades: obras em curso e apoio a necessitados
A Assembleia Municipal de Loulé, que reuniu na passada quarta-feira, aprovou por maioria o Orçamento e Grandes Opções do Plano de 2011.

Este orçamento aponta para uma redução em termos orçamentais, prevendo que a receita e a despesa atinjam 173.663.217,49 euros.

Segundo nota emitida pela CML, sendo o Orçamento e as Grandes Opções do Plano de 2011 caracterizados por um decréscimo significativo dos meios financeiros, e a fim de “não comprometer o investimento futuro, o executivo estima, pela primeira vez, uma redução das despesas de funcionamento”.

A mesma nota faz notar que “pretende terminar o avultado volume de investimento em curso, em áreas essenciais ao desenvolvimento sustentado, nomeadamente na área da educação, através do alargamento e renovação do parque escolar; na área do saneamento básico e abastecimento de água, através da ampliação e conservação das redes; na área da mobilidade e qualidade de vida, através da renovação da rede viária e urbana; e na área da cultura e desporto, através da melhoria de equipamentos públicos”.

Acrescenta a nota autárquica que se aposta ainda no apoio às pessoas com mais dificuldades, "nomeadamente através de políticas sociais geradoras de integração social".

Principais rubricas de investimento para 2011:

saneamento e abastecimento de água (25,6 por cento), (esgotos do Troto, Além e S. Lourenço - 2.900.000 euros; Benfarras e Vale Judeu – 2.272.000 euros; reforço de abastecimento de água ao litoral de Almancil - 1.551.000 euros; Benfarras e Vale Judeu 1.147.000 euros; e da Mesquita à Ponte da Tôr - 1.064.000 euros.

transportes e comunicações (21 por cento) - (beneficiação da EN 125-4, Loulé – P. das Cidades - 2.740.000 €; ligação Almancil – Q. do Lago - 2.153.000 €; prolongamento da Av. Sá Carneiro - Fonte Santa - 2.117.000 €; e Via Distribuidora Norte de Quarteira - 1.810.000,00 euros).

educação (11, por cento), sendo os maiores montantes destinados às empreitadas em curso para construção de escolas (Fonte Santa, Almancil e Vale de Rãs).

► Em termos de grandes obras, haverá ainda que referir: a recuperação do Parque Municipal de Loulé (3.173.000 euros), a construção do Quartel de Bombeiros em Quarteira (1.666.000 €), e a comparticipação para equipamentos sociais de apoio à infância e à terceira idade (1.737.000 €).

Receitas e despesas correntes reduzidas

Indica-se ainda, na mesma nota, que se estima:

► que as receitas correntes atinjam o montante de 82.965.321,18 euros, representando um decréscimo de 8,5% relativamente ao Orçamento de 2010;

► que, as receitas de capital, representem 90.647.896,31 euros, o que significa um decréscimo de 17 por cento, relativamente a 2010, e

► que as despesas correntes atinjam o montante de 79.241.717,49 euros, representando um decréscimo de 1,3 por cento relativamente ao Orçamento anterior.

►que em termos das despesas de capital, se prevê um total de 94.521.500 euros, representando um decréscimo de 21,1 por cento.
*

domingo, 26 de dezembro de 2010

Mensagem de Natal de José Sócrates

"tenho consciência do esforço pedido"
Imagem: Foto da agência noticiosa Lusa
Na sua mensagem de Natal, José Sócrates reforçou a sua imagem de homem perseverante e decidido: "Os portugueses sabem que não sou de desistir, nem sou de me deixar vencer pelas dificuldades. Pelo contrário, é nestes momentos que mais sinto a energia interior e o sentido do dever para apelar à mobilização dos portugueses" – disse.

Sócrates sabe que é o que lhe resta: a firmeza (uns chamam-lhe teimosia) para procurar por todos os meios as soluções para o país.

O primeiro ministro falou das dificuldades financeiras e económicas do país, mas conseguiu manter palavras de confiança: confiança quanto ao futuro da economia nacional, mas também confiança na sua determinação.

E, se nos deixam dúvidas, na análise que fez da actual situação do país, quando afirma que já se identificam sinais "animadores […] em particular com o bom crescimento das nossas exportações", dúvidas não nos deixou quanto à certeza de que continuará, até ao limite, na busca das soluções para recuperar, se não a economia do país, pelo menos a confiança dos mercados financeiros.

Sócrates lembrou que "todos os governos europeus tiveram este ano de fazer ajustamentos nas suas estratégias e tiveram de adoptar medidas difíceis e exigentes, de modo a antecipar a redução dos seus défices como forma de contribuir para a recuperação da confiança nos mercados financeiros".

Disse ele que “o Governo português tomou as medidas necessárias para enfrentar esta situação, com confiança, com sentido de responsabilidade e com determinação. Definiu metas ambiciosas para 2010 e 2011 que vamos cumprir".

E aí é que a porca torce o rabo: parece-nos que nem com uma varinha mágica será possível cumprir tais metas, mesmo com as últimas 50 medidas restritivas anunciadas, sem um equilíbrio financeiro conseguido, sem investidores decididos, sem a confiança assegurada pelos mercados financeiros e sem a garantia de que os países da zona Euro vão, também eles, conseguir levar a bom porto as suas naus.

Churchil disse um dia que a Democracia é um mau sistema político e acrescentou que, no entanto, ainda ninguém inventou outro melhor.

Podemos dizer sobre Sócrates e o seu Governo algo semelhante: Sócrates é um mau primeiro-ministro. O pior é que não há, por aí, ninguém que o possa substituir para fazer melhor. Porque o que está em causa é “o financiamento da nossa economia, a protecção do emprego, a credibilidade do Estado português e o próprio modelo social em que queremos viver” – como disse ele mesmo –, mas está ainda em causa a certeza de que o país sabe que tem alguém que já demonstrou força e determinação para o alcançar.

E, se ninguém pode afirmar que há uma alternativa melhor, valerá a pena pensar em trocar o certo - que se conhece - pelo duvidosso?
*

sábado, 25 de dezembro de 2010

O que queremos para a nossa cidade?

se nem em vilamoura se está em segurança…
De um leitor identificado recebemos a informação que entendemos por conveniente reproduzir, ainda que, pela sua extensão, reduzindo- -a ao essencial:

"… Cada vez mais - e não sei se devido à «crise», visto esta ser, por muitos, considerada a culpada de todos os males que afectam o nosso país e em particular a nossa cidade - a questão da insegurança em Vilamoura tem vindo a agravar-se constantemente e, cada vez mais, com maior violência.
Basta colocar no Google a palavra «quarteira» e clicar o botão notícias para termos conhecimento de apenas - e repito - apenas, algumas das coisas que por cá acontecem.

Como é do conhecimento de todos a zona de Vilamoura é talvez a zona, não diria mais importante, mas a que tem a fama de ser uma zona nobre da nossa freguesia e que tem um papel impor-tante para o desenvolvimento da nossa economia, mas nem ela está a salvo da violência, assaltos vandalismo, etc etc...

Na madrugada de domingo, dia 19 de Dezembro, Vilamoura assistiu a mais um espectáculo que de graça não tem nenhuma: Os moradores de um prédio nas redondezas do antigo cinema de Vilamoura, foram acordados com um incêndio que destruiu totalmente as caixas de correio, de se propagou à cobertura de madeira, partindo vidros e desfazendo a porta de entrada. Felizmente, o caso não teve consequências mais graves.

Não é a primeira vez - e provavelmente não será a última - que actos deste ou de outro género acontecem. Tiros, pancadaria, gritaria, jovens alcoolizados e sob efeitos de substâncias alucinigéneas, por aqui tem perturbado com alguma frequência, já que na zona se situam alguns dos estabelecimentos de diversão.

As forças de segurança raramente se vêm (ou nunca lá estão) para assegurar o bem-estar de todos e promover a ordem pública; e os seguranças da zona, afectos à Lusort pouco podem fazer, também eles com medo de represálias.

É preciso tomar medidas duras quer ao nível da fiscalização e da segurança, bem como, haver uma consciencialização de todos para o respeito e bem-estar da comunidade.

Quando, fora daqui, se fala de Quarteira, os comentários e apreciações raramente são positivas.

Vale a pena meditar e interrogarmo-nos: O que queremos para a nossa cidade?
enviado por H – leitor identificado que pediu reserva
*

Os nossos desejos

que cada dia seja natal para todos nós
Nem as piores crises nos destruirão a esperança.
*

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Temos um Natal Luso-Germânico

vivemos o natal como príncipes do séc xix
Imagem: D. Fernando II vestido de S. Nicolau - gravura do próprio rei consorte
Foi D. Fernando II quem, nostálgico das tradições da sua infância, resolveu um dia fazer no palácio uma árvore de Natal para os sete filhos que tinha com a rainha D. Maria II, e distribuir presentes vestido de São Nicolau.

D. Fernando era alemão. Com o seu primo Alberto, tinha passado a infância comemorando o Natal segundo a velha tradição germânica de decorar um pinheiro com velas, bolas e frutos.

Por isso, quando começaram a nascer os seus filhos com D. Maria II - a rainha teve 11 gravidezes, mas só sete crianças sobreviveram, e a própria D. Maria morreu aos 34 anos, no parto do 11.º filho - D. Fernando decidiu animar o palácio com um Natal de tradições germânicas.

A rainha ficava encantada. Nas cartas à sua prima, a rainha Vitória falava com entusiasmo dos preparativos para a festa de Natal, que seria, aliás, muito semelhante à que Vitória (que tinha casado com Alberto) organizava no Castelo de Windsor, em Inglaterra.

Pela mão dos dois príncipes, primos germânicos, nascia a festa de Natal como a conhecemos hoje.

in jornal «Público», 24 Dez 2010, por Alexandra Prado Coelho
*

Um encontro no mercado de Loulé

vamos cantar «as janeiras»
A Associação Grupo dos Amigos de Loulé, cooperando com a Câmara Municipal, vai realizar um «encontro de Janeiras», no serão de 7 de Janeiro, no Mercado Municipal de Loulé.

Para além desta associação, que também tutela o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé, participarão no encontro, os grupos: Canções da Nossa Terra, Charolas Flor-de-Lis, Juvenil Bordeirense, Casa do Povo da Conceição de Faro e os Janeireiros de Boliqueime.
*

Nove candidatos à Presidência

se cinco já eram muitos…
Haja fartura! Nada mais nada menos que nove homens apresentaram a sua candidatura à Presidência da República, cujo prazo terminou hoje.

A lista afixada hoje no Tribunal Constitucional ficou assim composta:

►candidato apoiado pelo PCP, Francisco Lopes,
►deputado socialista Defensor de Moura,
►candidato apoiado pelo PS e BE, Manuel Alegre,
►candidato apoiado pelo PSD, CDS-PP e MEP, Cavaco Silva,
►presidente da AMI, Fernando Nobre,
►líder do PPV Luís Botelho Ribeiro,
►deputado único do PND-Madeira José Manuel Coelho,
►Diamantino Maurício da Silva e
►Josué Rodrigues Pedro.

Para nós, a surpresa é a ausência de Carmelinda Pereira, do POUS, que julgávamos ser eterna candidata. Agora, «menina não entra».

Mesmo admitindo que os últimos três candidatos não venham a ser aceites (os dois últimos também não levaram até ao fim as suas candidaturas nas anteriores eleições presidenciais), sempre queremos ver como é que as direcções das candidaturas e as televisões portuguesas irão descalçar a bota quando forem acusados de descriminação.
*

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Coelho falou sobre regionalização

neste momento seria desadequada
Pedro Passos Coelho esteve hoje em Albufeira, num encontro, na sede da AHETA, com representantes da indústria turística algarvia.

Falou sobre as portagens nas SCUT, defendendo que, se não existe uma solução "100 por cento justa, não deveria haver uma solução injusta", já que, para si, o que é justo é que todos "paguem por igual". Mas também disse que a forma "complicada" que o Governo definiu para o pagamento de portagens nas SCUT ilustra a "trapalhada" que resultou desse processo.

(Os autarcas algarvios, com Macário à cabeça, devem ter ficado com um «melão» deste tamanho, quando perceberam que, claramente,-«o Pedro» defende as portagens).

A certa altura, um dos assistentes à sessão questionou-o sobre o tema «regionalização».

Mesmo colhido de surpresa, após um breve momento de indecisão, Coelho respondeu que a introdução do modelo de regionalização num momento em que o país se esforça para acertar as contas públicas, poderia ser interpretado pelo exterior como uma falha na capacidade para "disciplinar a despesa pública", seria “desadequada” e poderia "abalar a confiança" dos mercados externos.

Quem não terá ficado muito confortável a estas afirmações terá sido Mendes Bota, fundador do movimento «Regiões Sim» e promotor da primeira vinda ao Algarve do actual líder do PSD; que, há alguns meses, se regozijava com o programa do Governo que prometia "aproximar o país de um futuro processo de regionalização"; e que, mais recentemente, exultava com o novo líder, que ele entendia ser um «incondicional» da regionalização.

Afinal, Passos Coelho, que à tarde, se deslocou a Faro para um encontro com representantes de instituições particulares de solidariedade social, não é assim tão «incondicional»; sobre este assunto, prefere ser racional.
*

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Assembleia Municipal reúne e ninguém sabe

orçamento municipal para 2011 vai a discussão
Soubemos hoje, por mero acaso: a Assembleia Municipal de Loulé reunirá esta noite, para votar o Orçamento para 2011. Mas quem mais terá sabido? – Os «deputados municipais» e pouca gente mais, com certeza.

Sendo a autarquia tão pródiga em publicitar, por «dá cá aquela palha», qualquer eventozinho de «ca-ca-ra-cá» e qualquer noticiazinha desinteressante, ser-lhe-ia muito «custoso» enviar uma notazinhas de imprensa e afixar uns placards a anunciar datas e agendas das reuniões públicas da Câmara e da Assembleia?

Será que estes órgãos autárquicos, lá no fundo, preferem tratar os assuntos do concelho à porta-fechada, fora de olhos e ouvidos indiscretos?

Ou partirão do princípio de que os assuntos em discussão não devem interessar aos munícipes?
*

Passagem de Ano em Quarteira

se o tempo deixar, uma festa «barata»
A Câmara de Loulé difundiu hoje uma nota de imprensa em que se afirma que “na noite da passagem de ano, a animação no concelho de Loulé volta a centrar-se sobretudo no litoral: Quarteira e Vilamoura – dois dos principais pólos turísticos por excelência da região - são os locais onde a animação estará ao rubro, aguardando-se a presença de milhares de visitantes”.
.
Especifica ainda a referida nota: a entrada em 2011 será assinalado em Quarteira, com o habitual fogo de artifício, na praia, e com a “animação musical com o artista Xico Barata, na Praça do Mar”.
.
Em Vilamoura… o comunicado anuncia um «Vilamoura Night District – Reveillon Red Season 2010/11» (a língua portuguesa já não é a nossa Pátria?)… nas “discotecas, clubes e bares mais emblemáticos da animação nocturna de Vilamoura […] com “festas temáticas e decorações diferentes”.
.
A notícia podia dar espaço a diversos comentários – provavelmente pouco gentis. Não o faremos, nesta altura festiva que apela à compreensão.

Mas não podemos deixar de estranhar que seja a própria Câmara Municipal que se empenhe em divulgar o errado conceito de que Quarteira e Vilamoura são duas localidades distintas.

Não, senhores: Vilamoura é um empreendimento turístico de Quarteira. Por favor, ao menos não nos roubem o orgulho de ser nosso (de Quarteira) o filho que é esse tal “pólo turístico por excelência”.
*

Ele não quer cortes em subsídios a colégios

o que o candidato diz e o que o presidente faz
Imagem: «Eis o Pinócrates!», do blogue «We have kaos in the garden»«mexido» por Galiós
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que falava como candidato presidencial, esta noite, no Museu da Electricidade, em Lisboa, ameaçou vetar o diploma que altera o regime de contrato entre o Estado e os colégios particulares, caso todos os interesses não sejam tidos em conta e não seja encontrada uma solução com “bom senso” e com “ponderação”, para que os “alunos, professores e famílias não saiam prejudicados”.

Não deixa de ser, no mínimo, risível que o candidato que isto afirma é o mesmíssimo que já promulgou diversos diplomas – casamento homossexual e financiamento dos partidos, por exemplo - ao mesmo tempo que afirmava que tinha muitas dúvidas sobre essas leis… (dantes dizia: Nunca me engano e raramente tenho dúvidas).

Por que será que agora não tem dúvidas?

Interesse em inviabilizar os esforços do Governo na redução das despesas?

Ânsia de ter um Sócrates quanto pior melhor, para que venha o FMI?

Receio de afrontar novamente a Igreja Católica que domina a maior parte dos colégios portugueses?

Entretanto, o «Zé-povinho» - que Cavaco reconheceu, no mesmo encontro de campanha, se “encontra numa situação financeira difícil, [pelo] que todos devem contribuir para que seja ultrapassada” – deverá, no entender do ainda Presidente, continuar a pagar o ballet, as aulas de música,o ténis e a esgrima e outras benesses, a meninos privilegiados, que não são – com toda a certeza - filhos de outros «Zés-povinhos»!
*

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ana Cabecinha competiu em Quarteira

chegou, marchou, encharcou-se e venceu
Imagem: Costa «puxa» e Ana Cabecinha faz excelente resultado em Quarteira.
Disputou-se no passado Sábado, na pista de atletismo do estádio de Quarteira, uma jornada das provas de preparação de atletismo de Inverno.

A «figura do dia» foi a Ana Cabecinha, que venceu as provas femininas de cinco e dez quilómetros de marcha, numa competição conjunta em que secundou muito bem o Jorge Costa. Houve uma entreajuda dos dois atletas do Pechão, que podiam ter feito melhor se não fosse o temporal que os fustigou durante a prova.

Na prova da légua as atletas do CDQ, Anabela Moreira (3ª) e Natacha Domingos (5ª), estiveram também em bom nível, assim como Paulo Revés que conseguiu o 2º lugar masculino.

Eis o quadro de resultados:

Dardo 400 Gr (Fem) - 1ª Ana Justo 97 INF NSF 15,92
Dardo 500 Gr (Masc) - 1º Rui Pacheco Ventura 97 INF SLB -F 31,07
Dardo 500 Gr (Fem) - 1ª Lara Clochet 96 INI BEL CBF 24,68
Dardo 600 Gr (Masc) - 1º Bruno Guerreiro 96 INI NDETC 26,30
5.000 Metros Marcha (Fem)- 1ª Ana Cabecinha 84 SEN COP 2 2 5 0,40; 3ª Anabela Moreira 70 SEN CDQ 2 9 2 9,70; 5ª Natacha Domingos 93 JUV CDQ 3 8 4 9,70
5.000 Metros Marcha (Masc)- 1º Jorge Costa 61 M45 COP 2 2 5 0,00; 2º Paulo Revez 66 M40 CDQ 2 9 0 4,10;
10.000 Metros Marcha (Fem) - 1ª Ana Cabecinha 84 SEN COP 4 5 1 4,81
10.000 Metros Marcha (Masc) - 1º Jorge Costa 61 M45 COP 4 5 1 3,72
1.000 Metros Marcha (Fem) - 1ª Daniela Chagas 00 BEN-B COP 6 0 4,87; 2ª Cristiana Vieira 01 BEN-A CDQ 6 2 4,58; 3ª Sofia Guedes 01 BEN-A CDQ 7 0 9,19
1.000 Metros Marcha (Masc) - 1º Nuno Barros 99 BEN-B CDQ 5 3 4,35; 2º Rodrigo Marques 99 BEN-B CDQ 5 4 6,75; 3º Luís Carlos Martins 99 BEN-B ADCPF 6 3 9,64
Salto em Altura (Fem) - 1ª Joana Gonçalves 97 INF CDFXXI 1,35
Salto em Altura (Masc) - 1º Carlos Serrano 97 INF CDFXXI 1,40
Salto em Altura (Fem) - 1ª Inês Glória 96 INI CDFXXI 1,40.
*

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cavaco na primeira pessoa

“eu chamei a atenção dos políticos portugueses”
Imagem: Recolhida na Net, reproduzida no blogue «Portugal, caramba
Transcrevo, o essencial de uma notícia da Lusa, publicada no jornal «Público» de ontem. Merece a pena meditar...

"Uma preocupação que me acompanha desde o início do meu mandato e para a qual que eu chamei a atenção dos políticos portugueses, logo no primeiro discurso do 25 de Abril, é a das desigualdades sociais, da pobreza e da exclusão, e lancei o roteiro da inclusão social para mobilizar os portugueses para causas que a todos dizem respeito” - disse Cavaco Silva.

O chefe de Estado falava à margem de uma visita à Comunidade Vida e Paz, em Lisboa, que hoje realizou uma festa de Natal de sem-abrigo, e disse estar a “manter a tradição de, em todos os natais, visitar uma instituição que se dedica ao combate à exclusão social e à pobreza”.

Cavaco Silva lembrou, a propósito, as suas acções nos últimos quatro anos:
Em 2006 fui jantar com os surdos e mudos da Casa Pia, em 2007 visitei a comunidade terapêutica da Quinta da Tomada, em 2008 recebi no Palácio de Belém os técnicos e os utentes das casas abrigo das vítimas de violência doméstica e em 2009 visitei o centro comunitário da paróquia de Carcavelos”.

Não valeria a pena fazer comentários. Mas, com certeza, o candidato a novo mandato para a Presidência da República deve ter-se esquecido de qualquer coisa. Eu acho que, uma vez, quando ele estava a almoçar em casa com a D. Maria, perguntou a um funcionário que lhe foi levar um documento: «É servido?»

Mesmo que o pobre contínuo tenha balbuciado «não, obrigado, senhor Presidente», é com estas e outras que se estabelece um «roteiro para a inclusão»…
*

domingo, 19 de dezembro de 2010

Comunistas de Loulé acusam

por cada posto de trabalho do ikea fecharão 4
A instalação da loja Ikea no concelho voltou a estar na berlinda. Desta vez, nada tem que ver com localização: a Comissão Concelhia do PCP de Loulé criticou violentamente a instalação e afirma que isso trará consequências negativas para a economia local e do Algarve.

Alegam os comunistas que "um estudo da Universidade Católica, feita em 2004, [provocará] a destruição de quatro postos de trabalho no comércio local por cada um [criado por uma grande área comercial no] segundo concelho do distrito [de Faro] com maior número de desempregados”.

O PCP afirma ainda que a instalação de uma nova superfície irá "destruir uma área que poderia ser aproveitada em termos agrícolas [...] e "levará ao encerramento de micro e pequenas empresas do sector".

O PCP contrapõe a esta opção "uma política integrada de desenvolvimento assente no apoio às actividades produtivas ligadas à agricultura, com dinamização dos produtos regionais, à pesca e que dinamize o comércio local, promova o emprego com direitos e apoie as pequenas e médias empresas".

Portanto, o PCP/Loulé não é contra a instalação do Ikea nos Caliços. Também não é contra a instalação na zona industrial.

Não. O PCP/Loulé é contra a instalação desta ou qualquer grande superfície. Tout court.
*

Futebol sénior de Quarteira

quarteirense distancia-se do segundo classificado
Ao receber e vencer ontem os «vizinhos» do Campinense por 2-1, o Quarteirense garantiu o seu lugar de líder do campeonato distrital da 1ª divisão.

Ainda por cima, como o Lusitano de VRSA perdeu em Ferreiras (3-1), o Quarteirense aumentou para quatro pontos a distância que o separa da turma vila-realense.

Mas os grandes louros da jornada foram para o Quarteira S.C. que foi ganhar a Silves por três tentos sem resposta, ascendendo, assim, ao sétimo lugar da classificação.
*

sábado, 18 de dezembro de 2010

Tubarões de Quarteira em actividade

torneio de natal 3 x 3 tem abertas inscrições
Depois de, no passado fim-de-semana, a equipa masculina de seniores dos Tubarões ter tido uma excelente prestação, derrotando a equipa de Beja por 88-61, para o Campeonato Nacional da 2ª divisão; de a equipa de cadeira de rodas ter igualmente batido os seus congéneres da APD de Lisboa (56-42) para o Campeonato Nacional da 1ª divisão; e de a equipa sénior feminina ter sido batida também para o Campeonato Nacional da 1ª divisão pelas moças do Marítimo da Madeira (54-67), o basquetebol dos Tubarões volta a entrar em grande actividade neste fim-de-semana.

No Pavilhão Laura Ayres as basquetebolistas seniores defrontarão, hoje, a equipa dos Coimbrões, de Gaia, e amanhã a equipa do Estoril, ambos os jogos a contarem para a prova maior a nível nacional.

Para os «regionais», jogarão as raparigas da equipa de sub 16 (hoje, contra o Ferragudo e amanhã contra o Imortal); os rapazes da equipa de sub 16 (contra a Juventude BC); e os sub 18 (contra o Imortal DC).

Haverá ainda, no pavilhão, um jogo dos sub 12 B (vs Ginásio) para o torneio de Abertura.

No dia 21 será a vez de o Pavilhão de Quarteira ser palco do Torneio de Natal 3X3, promovido pelo clube.

Este torneio, aberto a todas as equipas interessadas, realizar-se-á a partir das 18:30 horas.
*

Presidentes, despedimentos, recados de fora

alguém sabe para que serve um presidente?
Imagem: Foto retirada so «Jprnal de Notícias»
Quem ontem escutou o frente-a-frente entre Cavaco Silva e Fernando Nobre deve ter ficado perfeitamente elucidado com aquele frente a frente feito numa linguagem de alhos e bugalhos: ninguém sabe, neste país, o que é ser e o que se espera de um Presidente da República.

Fernando Nobre, considerando os "cinco anos perdidos em grande parte", com o país a assistir ao aumento do desemprego e o défice e o endividamento do país a crescer, parece estar a pensar que o Presidente é o chefe do Governo. E também deve pensar que sabe o que é um orçamento…


Cavaco - que já esqueceu que foi no seu tempo de primeiro-ministro que se perderam as grandes oportunidades de modernizar e desenvolver a agricultura (e as pescas, a indústria, as tecnologias) ao deixar desbaratar, sem sentido, a torrente de dinheiro que jorrava «de Bruxelas» - teve a ousadia de dizer que, como é preciso comprar menos lá fora e aumentar as exportações, é preciso que “a agricultura produza mais”! (Ai Thierry Russel, como te deves ter rido à gargalhada, lá por onde andas a gastar a fortuna que o primeiro ministro Cavaco te deu!...).

Mas Cavaco também usou o seu tom professoral para dizer que não é pela via da alteração da legislação laboral que se irão resolver os problemas do emprego, acrescentando que "não pode haver despedimentos sem justa causa". Imagem: Foto de Estela Silva/Lusa
O ainda Presidente deve andar distraído. Em tempos, disse que gastava cinco minutos por dia a ler os jornais; mas, decerto, também não ouve rádio nem liga o televisor, já que não escutou o louvor de Jean-Claude Juncker, o presidente do Eurogrupo, na 5ª feira,porque “Portugal e Espanha tomaram as decisões necessárias… por agora"; nem as palavras da chanceler alemã Angela Merkel, muito “impressionada com as políticas económicas que Portugal”, mas exortando aoaprofundamento das reformas para aumentar a competitividade”.

Terá percebido o professor Cavaco Silva os «recados» e o “por agora”? Ou pensará que o Presidente português tem mais poder sobre o país que o Fundo Monetário Internacional (FMI)?
Dominique Strauss-Khan, o director-geral do FMI, deve ter abanado a cabeça reprovadoramente quando soube o que pensa Cavaco sobre os despedimentos.

Sócrates, que, ontem mesmo recebeu os louvores da sua amiga Merckl, terá pensado lá com os seus botões: “Este Silva, também?! Bem me bastava o outro, o Carvalho…”.

Em Janeiro vamos ter eleições. Há candidatos; um deles será eleito. Mas iremos ter um Presidente da República?
*

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O «cheque-dentista» no Algarve

deputada do psd interroga o governo
A deputada Antonieta Guerreiro, do PSD, eleita pelo distrito de Faro, dirigiu uma série de questões ao Governo, sobre o programa - «Cheque dentista» no Algarve.

Num comunicado dos sociais-democratas diz-se que se pretende saber a dotação feita à região do referido programa, comparativa-mente com outras regiões do país, bem como a dotação efectuada concelho a concelho no Algarve e quantas autarquias algarvias solicitaram a subscrição do protocolo para o estabelecimento do programa a nível local.

O PSD pretende ainda saber qual a razão para “existir uma disparidade entre os cheques emitidos e os cheques efectivamente utilizados, uma vez que, segundo informação pública, dos 1.036.352 cheques emitidos, apenas 65% foram utilizados, apesar de terem sido realizados 2.438.255 tratamentos”.
*

Recolha de lixo durante as Festas

preste atenção às alterações
Como de costume, a recolha de resíduos sólidos no concelho vai sofrer algumas alterações nos períodos de Natal e de Ano Novo.

Assim, nos dias 24 e 26 de Dezembro, a recolha do lixo será feita apenas durante o dia, a partir das 13:30 horas, e no dia 25 não haverá recolha.

Também nos dias 31 de Dezembro e 2 de Janeiro, a recolha será feita apenas durante o dia, a partir das 13:30 horas. No dia 1 não haverá recolha de resíduos.
*

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lídia Jorge é Honoris Causa

com dedicatória aos professores de humanidades
Numa cerimónia que contou com a presença da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, a escritora de Boliqueime, Lídia Jorge, recebeu ontem, o doutoramento Honoris Causa das mãos do reitor da UAlg, João Guerreiro.

O vice reitor da universidade, Pedro Ferré, enalteceu a escritora, que "é uma escritora maior" cuja “vasta obra revisitou a consciência mais íntima da humanidade nossa contemporânea".

No seu discurso de agradecimento, ao recordar a sua juventude e a influência que recebeu dos seus professores, dedicou o doutoramento aos professores de Humanidades e Português, que têm de ensinar uma ciência num mundo dominado pela tecnologia, marcado pelo "empobrecimento das sociedades".

Em Loulé, foi inaugurada, no Convento de Santo António, no passado Sábado e continua patente ao público, a exposição «O Dia dos Prodígios. Lídia Jorge. 30 anos de Escrita Publicada».
*

Avenida Nascente de Loulé

loulé tem agora todas as entradas renovadas
Imagens: Inauguração - fotos do arquivo da CML
Uma obra que veio requalificar uma das entradas na cidade de Loulé, a Avenida Nascente, foi ontem inaugurada – um investimento que ascendeu a 2,2 milhões de euros.

Trata-se de uma intervenção realizada em mais de mil metros, com dois perfis distintos: na parte nascente, entre a rotunda das Barreiras Brancas (do cilindro) e uma outra criada a meio da via (que futuramente ligará à Urbanização Vale de Rãs, através da Avenida Joaquim Magalhães) foram criadas quatro faixas de rodagem, com separador central. A outra parte da via, é constituída por apenas duas faixas de rodagem, já que a existência de logradouros das habitações existentes não permitiu alargar para quatro faixas.

Na inauguração, Seruca Emídio enalteceu o trabalho da edilidade em termos das “obras físicas”, e anunciou que, perante as circunstânci-as actuais, “o ano que se vai iniciar vai ter um paradigma diferente, vai-nos obrigar a ter uma perspectiva diferente em termos de investimento público, devemos centralizar as nossas obrigações no apoio aos mais necessitados porque são cada vez mais aqueles que procuram a Câmara e as Juntas de freguesia em termos de apoio social”.
*

Circuito de Surf Algarve 10

mais de 100 surfistas na praia do forte novo
Realizou-se no passado fim-de-semana a última Etapa do Circuito de Surf Algarve 10 que reuniu mais de uma centena de surfistas na Praia do Forte Novo.

No sábado, com vento offshore, as condições do mar foram excelentes, com ondas a atingirem os 2 metros, o que permitiu aos melhores praticantes demonstrarem as suas capacidades.

No Domingo, as ondas reduziram para cerca de um metro e, sem vento, a espectacularidade baixou, ainda que permitindo boas exibições.

Yolanda Sequeira (sub 12), Francisco Duarte (sub 14), Pedro Alcobia (sub 16), João Veríssimo (longboard), Cláudia Santos (sem. feminino) e Miguel Mouzinho (open) foram os vencedores do circuito e receberão os respectivos troféus numa gala que se realizará depois de amanhã, dia 17, em Vilamoura.
*

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Feira da Serra de Loulé

registaram-se cerca de seis mil visitantes
Imagem: Inauguração do certame - foto do arquivo da CML
Nota informativa da CML dá-nos conta de que a Feira da Serra de Loulé, “que, para além de constituir uma montra da cultura popular das freguesias da Serra do Caldeirão, é uma excelente oportunidade para adquirir produtos únicos a preços acessíveis” e que decorreu de 10 a 12 de Dezembro, foi visitada por cerca de 6 mil pessoas.

No certame estiveram instalados – ainda segundo a mesma nota – “perto de meia centena de stands [que] apresentaram produtos de artesanato, produtos agro-alimentares e especialidades gastronómicas".

Refere ainda o comunicado que “um dos motivos de interesse deste certame foi a realização da primeira edição do concurso de vinhos locais, com a participação de pequenos produtores de vinho não comercial”, cujo vencedor foi Damásio Correia, da Nave do Barão, freguesia de Salir.

Na oportunidade, Seruca Emídio, disse que “Os vinhos do Algarve hoje já estão equiparados aos melhores vinhos nacionais, com quantidades muito reduzidas, é certo, mas no espaço de meia dúzia de anos conseguimos dar um passo qualitativo imenso. Nesta altura privilegiada do ano, em que as pessoas procuram encontrar produtos diferentes para oferecer, penso que faz todo o sentido esta aposta dos vinhos”.
*

Comunistas de Silves protestam

também psd/silves julga que pode fazer o que quer
A câmara de Silves, liderada pela social democrata Isabel Soares, perdeu a maioria nas últimas eleições, ficando o PSD e o PS com três vereadores cada um, e a CDU com um.

No entanto, Isabel Soares continua a agir com a mesma arrogância, como se tivesse a maioria.

Agora, vem a comissão concelhia de Silves do PCP acusar a Câmara local de, no orçamento para 2011, apresentar uma proposta de transferência para as juntas de freguesia, ”injustificável, inaceitável, desproporcionada e discriminatória”, sendo as que são lideradas pela CDU as mais prejudicadas, com a imposição de “cortes brutais na ordem dos 52 e 48 por cento”, enquanto as juntas lideradas por sociais democratas: Algoz, Armação de Pêra, Pêra e Tunes, sofrem pequenos cortes (a de Algoz apenas 16,44 por cento, Armação de Pêra 21,89 por cento e 18,10 por cento, Pêra 30,06 por cento).

Os comunistas de Silves, considerando que o poder local foi criado para servir as populações protestam contra “o critério de penalizar brutalmente as freguesias onde a população está mais concentrada” e realçam que “a autarquia de Silves, mais papista que todos os Papas, pretende efectuar cortes na ordem dos 50 por cento”, nas freguesias lideradas pela CDU, quando o poder central diminui em 5 por cento as transferências directas para os municípios e em 8,6 por cento para as freguesias.

O orçamento para 2011, discutido ontem em reunião na Câmara, acabou por ser rejeitado, mas a arrogância e descriminação de quem julga que tudo quer, pode e manda, fica a nu.

Em Silves… como nos restantes municípios liderados por sociais democratas, Loulé incluído.
*

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Passos Coelho volta ao Algarve

para uma análise do sector turístico
Pedro Passos Coelho, presidente do PSD, estará em Albufeira, acompanhado “de outros dirigentes nacionais e regionais do partido”, para uma reunião com empresários e gestores do sector turístico, na sede da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, na manhã do próximo dia 23.

A reunião foi promovida por Elidérico Viegas, presidente da AHETA.
*

O «Caso Maddie» não chegou ao fim…

e então as lágrimas de crocodilo?
Imagem: Vigília por Madeleine McCann, celebrada em Maio de 2007, no santuário de Fátima foto REUTERS
Não houve nenhum órgão de informação, não houve um único blogue, não houve lugar em Portugal onde, em cada esquina, por meses a fio se não falasse no «desaparecimento/rapto» de uma criança inglesa, na Praia da Luz.

Tudo cheiinho de lágrimas de crocodilo (a começar pelas forçadas e «esquisitas» lágrimas da mãe) quando todas as evidências mostravam a verdade: os pais da garota tinham «culpas no cartório» e só a estreita amizade entre o progenitor e o então primeiro ministro inglês evitavam que o «azeite» viesse ao de cima.

Veio agora, finalmente, através de um carbograma do embaixador inglês para o seu homólogo americano, denunciado pelo pouco ético (mas…) Wikileaks.

Aí está. Plasmado ontem nas páginas do jornal espanhol «El País».

Agora, os que as deitaram, podem limpar as lágrimas de crocodilo…

'Caso Madeleine': la policía británica apuntó a los padres
El embajador de Reino Unido certifica al estadounidense las acusaciones presentadas por la policía de Portugal
Solo uno entre los 250.000 cables filtrados a Wikileaks hace referencia al triste y trágico caso de Madeleine McCann, la niña británica que desapareció en Praia da Luz (Algarve) la noche del 3 de mayo de 2007 y de cuyo destino todavía no se tienen noticias.

El despacho confidencial está fechado en Lisboa el 29 de septiembre de aquel año, solo 20 días después de que los padres de la niña abandonaran de forma precipitada Portugal tras ser interrogados en la comisaría de Portimão como sospechosos de la muerte accidental y el ocultamiento del cadáver de Maddie. En el cable, el entonces nuevo embajador del Reino Unido en Lisboa, Alexander W. Ellis, admite ante su homólogo estadounidense, Alfred Hoffman, que ha sido la policía británica quien ha hallado las pruebas contra los padres de Madeleine. Según escribe Hoffman, Ellis "no entró en los detalles del caso", pero "admitió que había sido la propia policía de su país quien había desarrollado las pruebas".

El embajador Ellis contó también a su homólogo que los cuerpos de seguridad de ambos países "estaban trabajando de forma coordinada" en el caso, y sobre la gran atención mediática levantada, comentó que "era esperable y aceptable, siempre que los representantes del Gobierno mantuvieran sus comentarios a puerta cerrada".

Ellis recomienda sigilo absoluto, lo que sugiere que su tarea es mantener el caso en secreto con el Gobierno portugués. Y, sobre todo, admite en privado lo que los portavoces de la familia y del Gobierno británico nunca admitieron en público: que el paso de los padres de Madeleine, Gerry y Kate, de denunciantes a sospechosos se había debido a las pruebas obtenidas por la policía británica desplazada al Algarve.

Muchos medios lusos e internacionales, entre ellos EL PAÍS, contaron en su día con detalle lo que Ellis confirmó en secreto: que fueron los detectives británicos, con la ayuda de dos perros traídos desde Inglaterra especializados, quienes hallaron la evidencia de la posible muerte de Maddie (olor a cadáver, sangre y restos de fluidos corporales) tanto en la pared del apartamento como en el maletero del coche que los McCann habían alquilado.

Ese hallazgo, unido a algunas contradicciones mostradas por los amigos y los padres de Maddie, llevó a la policía lusa a declarar a Kate y Gerry McCann como arguidos (sospechosos, en el sistema judicial portugués) y a tomarles declaración el 6 de septiembre durante casi 11 horas.

Tres días después, los McCann protagonizaron una espectacular fuga al amanecer desde Praia da Luz hasta el aeropuerto de Faro y desde allí a Inglaterra. El 21 de julio de 2008, el Fiscal General de Portugal decidió dar carpetazo al caso y exoneró a los padres por falta de pruebas concluyentes.
*

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PSD ironiza sobre «criatividade» de Freitas

“mais um exercício demagógico”
O ‘Calçadão’ já tinha feito espírito com «a coisa»: em 28 de Novembro, admirávamo-nos com o «bodo aos pobres» que Miguel Freitas anunciava, ao revelar que “o valor global dos investimentos realizados este ano no Algarve ascenderam aos 100 milhões de euros, enquanto, no próximo ano, o investimento previsto ultrapassará os 280 milhões de euros”.

Não levámos a sério Miguel Freitas, é claro: pois deve ter aprendido com Sócrates a dizer umas coisas que desmentirá a seguir, como a história das portagens na Via do Infante.

Agora é o Partido Social Democrata algarvio a afirmar-se “perplexo” com as contas apresentadas pelo PS Algarve, que anunciou que o investimento público na região ascenderá aos números que acima referenciámos.

Seria, como observa o PSD Algarve, um aumento de 250% relativamente ao previsto no Orçamento de 2010 (pelas nossas contas, o aumento seria 280%).

No comunicado enviado, o PSD Algarve afirma não entender “a demagogia desta «contabilidade criativa», uma vez que o PIDDAC para 2011 não percorre caminho distinto [...] embora se confirme um ligeiro aumento (de 53 para 60 milhões de euros) e reconhecendo que se esboçam investimentos a cargo da Parque Escolar, tal está muitíssimo aquém de elucidar os algarvios sobre o leque de investimentos que, segundo o PS Algarve, se avizinham”.

O comunicado evidencia que se trata de “duas coisas distintas”, o Orçamento previsto e a sua execução. E, para que Não restem dúvidas, lembra que “os relatórios semestrais do Tribunal de Contas relativos à execução orçamental de 2008 e 2009 têm enfatizado esse facto”.

Será que está prevista alguma norma de excepção que exclua a região dos sacrifícios, a exemplo do verificado nos Açores ou nas empresas públicas?” - ironiza o PSD, que sublinha que “o Algarve é a região cujas autarquias mais viram abaladas as suas finanças, fora outras razões, pelas reduções das transferências correntes do Estado”.

E, no entanto, “sobre factos, mais uma vez, por parte do PS Algarve, nem uma só palavra”.
*