já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eles por lá… por Loulé

divulgando o programa das festas
«E nós por cá…», o tema do Carnaval de Loulé 2011, está a postos para sair à rua e, segundo nota da Câmara, “pretende retratar o momento actual do país, sobretudo a crise financeira que está a afectar os vários quadrantes da sociedade, bem como o défice das contas públicas”.

Vamos lá brincar com coisas sérias com o pouco de humor que nos resta em reserva, se não pensarmos muito na renda de casa, nas contas por pagar, nos aumentos do supermercado…

Voltará também, este ano, às festas do Entrudo de Loulé, o concurso de grupos de Carnaval, com a participação de seis grupos: Fundação António Aleixo, Projecto ECOS/Casa da Primeira Infância, Associação DOINA, a secção de ginástica do Louletano Desportos Clube, a Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé e ainda um grupo de amigos que se juntou para o concurso.

O resto, já se sabe: Carnaval Infantil e Carnaval Sénior no Sábado; baile de Carnaval, na Segunda feira; e o «encontro motard», o Grande Prémio de Atletismo, prova de Kitesurf e Torneio Internacional de Vela de Vilamoura.
*

Sócrates adia a regionalização

e os «boys» laranjas e rosas ficam a chuchar no dedo
O facto é que, neste momento, as circunstâncias económicas e políticas - em boa parte dada a recusa do PSD em avançar efectivamente para a regionalização - não favorecem, de todo, este movimento. Ignorá-lo seria um sinal de falta de lucidez, que poderia conduzir à definitiva derrota da ideia da regionalização” – estas são palavras da moção de estratégia que José Sócrates leva ao congresso.

Quer dizer que adia a regionalização, justificando-o ao dizer que não estão reunidas condições para a realização de um referendo nesta legislatura.

Mendes Bota, o inventor do movimento «Regiões, sim», não tardou a reagir e disse à Lusa: “trata-se de uma confissão de impotência e incapacidade para concretizar uma promessa eleitoral que era uma das bandeiras eleitorais do Partido Socialista".

O deputado laranja sugere agora que se abra um "segundo livro branco" com base em mais reflexão e um novo estudo com pelo menos "cinco pontos fulcrais".

Em que “pontos” estará a pensar este homem que meteu na cabeça que um dia há de ser o Alberto João do Algarve?

Mas nós sabemos o nome de umas duas dezenas de socialistas e sociais-democratas algarvios que vão ficando desesperados com a ideia de não poderem vir a ser deputados do parlamento algarvio…
*

Turismo do Algarve sem rei nem roque

é preciso “encontrar alternativas”
Quando o Algarve aparece nas páginas dos jornais de referência… mal vai ela! Pois ontem lá vinha a «bomba»: “orçamento do Turismo do Algarve não chega para ordenados” – escrevia-se no semanário - «Expresso».

Esmiuçando: António Pina, que diz que é “uma questão de honra” voltar ao lugar de onde foi sacudido por acumular o ordenado de presidente da ERTA com a sua pensão de reforma, que jura a pés juntos: “para 2011 faltam entre 400 a 500 mil euros para pagar ordenados”.

Justificação: despesas feitas em 2010, que a actual administração julgava caberem dentro do orçamento, mas que já estão fora dele, têm de transitar para 2011 – o que provoca uma quebra nas verbas deste ano da ordem dos 40 por cento.

O ex-governador civil de Faro faz assim as contas: A ERTA terá, este ano, 4,87 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões se destinam à Associação de Turismo do Algarve; depois há cerca de um milhão para cobrir as despesas feitas «em excesso» no ano passado.

É a vez do actual presidente da ERTA, Nuno Aires, se defender: “As contas estão mal feitas”; e acrescente que a falta de dinheiro para salários é "totalmente falsa". E vai adiantando que se está à procura de soluções alternativas.

Quando fala em “soluções alternativas”, estará a pensar que o Turismo Algarvio está farto da sua incapacidade? Então… a “solução alternativa” não é, com certeza, António Pina.

É certo que o regresso de António Pina não garante a “estabilidade de um organismo que merece o maior respeito".

Mas Pina não admite que o tenham obrigado a sair: "Não volto contra ninguém. É uma questão de honra para mim".

Vamos ver em que dá este combate de galináceos que ainda mal se descortina… Mal, com certeza.

A menos que aparece por aí alguém verdadeiramente competente para o cargo… Aí, seria, com certeza, uma alternativa.
*

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Você: protesta ou ajuda o banco?

levantamento nas caixas atm vai custar 1,50 €
Os bancos preparam-se para nos cobrarem 1,50 eur (300$00) por cada levantamento nas caixas ATM.

Isto é, de cada vez que levantar o seu dinheiro com o seu cartão, o banco vai almoçar à sua conta. Este 'imposto' (é mesmo uma imposição, e unilateral) aumenta exponencialmente os lucros dos bancos, que continuam a subir na razão directa da perda de poder de compra dos Portugueses.

Este é um assunto que interessa a todos os que não são banqueiros e não têm pais ricos.

Corre, em http://www.petitiononline.com uma petição para que se evite mais esta assalto à carteira dos portugueses.

Faça como entender: assine a petição ou… ajude o seu banqueiro a enriquecer.
*

Futebol sénior de Quarteira

bifanas do libertário: poção mágica do quarteira sc
Se a vitória caseira do Quarteirense sobre o Culatrense já era de esperar, o empate arrancado pelo Quarteira SC em Loulé pode considerar-se mais uma «vitória».

O Quarteirense continua como guia do Campeonato Distrital da 1ª divisão, depois de uma clara vitória por 3-0 sobre o clube da ilha da Culatra. Leva dois pontos de vantagem sobre o 2º classificado e tem, de longe, a defesa menos batida.

Quanto ao Quarteira foi ao municipal de Loulé empatar a uma bola com o Campinense e está firme na sétima posição.
*

sábado, 26 de fevereiro de 2011

PS/Algarve discutiu outra vez a abstenção

sem perceber que são discussões como essas que expliccam a abstenção

O mundo atravessa uma crise de consequências imprevisíveis. O Médio Oriente atravessa uma convulsão em que se confundem democracia com fundamentalismos. A União Europeia está presa numa teia financei ra, refém de um capitalismo execrável que assume a máscara de «mer-cados». A Península Ibérica é uma das portas frágeis dessa União, sem argumentos ou instrumentos capazes de evitar que seja por aqui que o monstro financeiro se infiltre para devorar a economia da Europa.

Portugal «navega à vista», sem rumo nem objectivos conducentes a uma solução que evite a inflação, a quebra do poder de compra, a imensidão do desemprego, a falência do estado-providência, a vaga de criminalidade, a onda de corrupção.

O Governo Português, a desfazer-se em dívidas, esbraceja, tentando salvar qualquer coisa do naufrágio, sem bóia de salvação e sem, sequer, saber nadar.

A oposição tem um caminho mais fácil: para fazer cair este poder e para ela própria chegar ao poder, aposta no «quanto pior, melhor».

O Algarve é talvez a maior vítima do pântano em que estamos mergulhados: crise na hotelaria e, consequentemente, aumento de desemprego; ausência total de investimento, inflação nos preços de géneros essenciais, crescimento da criminalidade, da corrupção, do nepotismo…

E entretanto, que faz o PS do Algarve? Reúne duas dezenas de «geração 30» para debater… a abstenção. (Algo que já tinha sido feito duas vezes pelo partido do punho e da rosa desde as últimas eleições), como se isso fosse o mais importante flagelo que nos afecta, ou fosse isso que preocupa os algarvios.

Depois, estes políticos de pacotilha interrogam-se por que razão o Zé-povinho cada vez acredita menos neles e «manda às urtigas» o dever do voto!...

Realmente, ou essa «geração PS/30» é muito ingénua ou… muito estúpida!
*

Corrupção na Câmara de Faro

e nas outras? e nas outras?
Macário, o presidente da Câmara de Faro denunciou ontem um alegado sistema fraudulento na exploração dos nadadores salvadores no concelho que envolvia funcionários da autarquia que segundo o autarca têm "interesse pessoal na matéria".

Macário Correia, que revelou que alguns concessionários lhe relataram a existência de uma negociação comercial sobre o valor que tinham a pagar para ter nadadores salvadores, disse ainda à Lusa que o alegado esquema lhe foi denunciado pelos próprios nadadores salvadores, que se queixaram de que alguém retinha parte do dinheiro que deviam receber pelos serviços prestados: "percebi que havia uma solução engendrada que passava por angariar dinheiro através do trabalho dos nadadores salvadores".

Macário a fazer trabalho de investigação, ao contrário de outros congéneres que se preocupam em «tapar» as manigâncias de funcionários e das suas empresas municipais.
*

Rali de Portugal deixou o Algarve

eventos importantes continuam a fugir da região
O Rally de Portugal, a contar para o campeonato mundial da modalidade, terá início em 24 de Março. A organização entende que terá o “figurino que se pretende o mais competitivo de sempre”.
.
Quanto à grande enchente do Estádio do Algarve – uma das poucas fontes de receita do «elefante branco», essa acabou! Na edição deste ano, a «super especial», muda-se daqui para Lisboa, para junto do Mosteiro dos Jerónimos.

E as «forças vivas» do Algarve que fizeram para o evitar? Uma plataforma de luta?

E a ERTA que fez para o evitar? Uma bolsa? Um protesto? Uma reclamação? Nada. Ninguém fez nada.

Fugiu, para um areal deserto onde não existe qualquer estrutura, a hipótese do campeonato dos campeonatos de golfe (e dizem ainda que o Algarve é o melhor destino do Mundo!).

Foge o rali que constituía a grande oportunidade de propaganda da região.

E os empresários, os «agentes» políticos, os autarcas, os intelectuais (?) algarvios, que fazem?

Ah, sim… protestam. Mas ficam à espera que outros façam qualquer coisa.
*

Os brinquedos caros de Portas

e não se se metem os culpados na cadeia?
Extracto de um telegrama de seis páginas divulgado pela WikiLeaks e enviado para Washington pelo então embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Thomas Stephenson, arrasa os negócios do Ministério da Defesa português, que hoje o semanário «Expresso» reproduz:
  • “No que diz respeito a contratos de compras militares, as vontades e acções do Ministério da Defesa parecem ser guiadas pela pressão dos seus pares e pelo desejo de ter brinquedos caros. O ministério compra armamento por uma questão de orgulho, não importa se é útil ou não. Os exemplos mais óbvios são os seus dois submarinos (actualmente atrasados) e 39 caças de combate (apenas 12 em condições de voar)”.

Vale a pena comentar? Sentimo-nos tristes; e ainda por cima, gozados.
*

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Carnaval de Quarteira

mais barato e "motivo de interesse de forasteiros”
A Câmara de Loulé parece ter sido sensível à nossa crítica de, em nota oficiosa anterior ter apenas dedicado duas linhas, em três páginas, ao Carnaval de Alte e de Quarteira e decidiu enviar agora uma nota de im-prensa dedicado ao Entrudo destas duas localidades porque “também em Alte e Quarteira a festa é motivo de interesse de muitos forasteiros”.

Parece que a autarquia acordou agora para uma realidade: o Carnaval da Avenida Infante Sagres em Quarteira atrai tantos ou mais foliões que o de Loulé…

É gratuito e dá “para desfrutarem de um Carnaval mesclado entre o corso, o desfile de grupos e carros alegóricos e a beleza de uma das melhores praias do país”.

Pronto! Estamos em paz, uma vez que a Câmara (quase) deu a mão à palmatória.

Vejamos então o que nos traz o Carnaval de Quarteira:

  • Na sexta-feira, 4 de Março, às 10:00 horas, desfile das crianças dos infantários e às 14:30, desfile das crianças das escolas do primeiro ciclo.

  • Nos dias 5, 6 e 8, às 15:00 horas, desfile de grupos e carros alegóricos na Avenida Infante Sagres.

  • Nos dias 5 e 7, com início às 21:00 horas, Baile de Máscaras, no Aquashow.

  • No dia 8, à noite, enterro do Entrudo que, esperamos mereça um pouco mais de atenção e cuidado, em vez do lamentável e degradante espectáculo que nos tem oferecido nos últimos anos.

*

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Festival de Chocolate em Vilamoura

das massagens ao caranguejo com chocolate
De 5 a 7 de março, o designado Centro de Congressos de Vilamoura acolherá o Festival de Chocolate, entre as 13:00 e as 20:00 horas, prometendo proporcionar ao público diversas experiências à volta do chocolate: esculturas, pinturas e outras demonstrações.

Para além poder experimentar um relax com 60 minutos de massagem corporal, 30 minutos de envolvimento com chocolate e 30 minutos de repouso, entre as ementas exóticas e exclusivas, pode arriscar, por exemplo, “micuit de salmão com Garam Masala em mizuna e flores frescas em vinagrette de chocolate com tamarindo”, ou “ravioli de favas e pêra com molho aragonês e chocolate”, ou ainda “peito de perdiz, maracujá e peta zetas de chocolate”, “sushi de pato fumado com queijo de cabra e gelatina de chocolate” ou talvez… “paupiette de salmão recheado de mousse de caranguejo da Ria de Alvor, sobre puré de batata doce e molho de chocolate”.

Arrisca? É tudo uma questão de gosto… e de carteira, evidentemente.

Bom proveito!...
*

Mundialito de futebol feminino

finlândia e estados unidos jogarão em quarteira
A 18ª edição do Algarve Cup - Mundialito de Futebol Feminino foi apre-sentada ontem, quarta-feira, no Estádio Algarve, com a participação do Director da Federação Portuguesa de Futebol, Sérgio Luz.

A sessão pouco mais nos trouxe para acrescentar, além do que anteriormente escrevemos no ‘Calçadão’.

Podemos, no entanto, «revelar» (finalmente!) que o encontro que se disputará no dia 7 de Março, com início às 15:00 horas, no estádio de Quarteira, disputar-se-á entre as futebolistas da Finlândia e dos Estados Unidos, um jogo do grupo A.

No mesmo dia, mas às 18:00 horas, no Estádio Algarve estarão frente a frente as selecções de Chile e do País de Gales,que integram o grupo C.

O jogo que se disputa no Estádio Municipal de Loulé, no dia 2, será o Suécia-Islândia, do grupo B.

Quanto a jogos no concelho louletano, é tudo.
*

Das crónicas que escrevem ao presidente

quarteira é «um local de desejo»
Ou muito nos enganamos ou quem escreve as crónicas que, semanalmente, o «Correio da Manhã» insere - e que o sítio da Câmara (estranhamente) reproduz - anda carecido de ideias e… de estilo.

Quis o presidente que a crónica de hoje falasse da nossa cidade.

Da arte e do teclado do «plumitivo» de serviço saiu isto:

  • É esta minha crónica dedicada à Cidade de Quarteira. Não por qualquer razão especial ou por efeito de qualquer acontecimen-to que nela tenha ocorrido. Antes porque, sendo uma cidade jovem, é vista como um local de desejo onde se juntam fortes traços do passado e imagens de futuro num desdobramento contínuo de projectos que lhe vão dando um sentido e uma identidade própria.E é em particular nesta que me focalizo. Quarteira, apesar de estar sujeita a crescentes pressões de múltiplas ordens, consegue manter características únicas que a projectam e que a tornam procurada. Por exemplo, por força do seu passado e tradição e da sua forte ligação ao mar, a sua oferta gastronómica é amplamente reconhecida transformando-se num verdadeiro ícone turístico. E, parecendo pouco, é muito. Afinal, as cidades são feitas de ideias, de relações e de oportunidades. Quarteira ‘agarrou’ essa oportunidade e decerto que o seu futuro se jogará na diferenciação da sua oferta e na sua capacidade empreendedora.
    "Quintas do Algarve"- Correio da Manhã, 24/02/11

Sinceramente… Quarteira merece melhor!
*

Ainda a inauguração da lota de Quarteira

sobre a requalificação da orla marítima quarteira-vilamoura, o presidente da câmara afirma que é, “dentro das nossas prioridades, a maior de todas”
Imagem: fragmento de foto da ocasião, do arquivo da CML
Nota oficiosa da Câmara de Loulé dá conta da «inauguração» da lota de pescado de Quarteira, por António Serrano, Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, complementando, assim, a notícia que ontem demos.

Diz a referida nota que “apesar da importância deste equipamento, a comunidade piscatória local e os responsáveis do município aguardam agora a conclusão dos trabalhos nos armazéns do Porto de Pesca, nomeadamente as instalações sanitárias, para que se possa proceder ao derrube das barracas e à requalificação desta zona que liga Quarteira a Vilamoura. Nesse sentido, o presidente da autarquia de Loulé anunciou a existência de um acordo com a Quarpesca – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, para permitir a passagem para dentro do porto".

E cita as palavras de Seruca Emídio: “Há vontade dos pescadores em colaborar com a Câmara; temos o acordo para permitir as condições de derrubar as barracas que ali estão, e que queremos concretizar o mais depressa possível”.

Segue-se a informação do ministro: “a entrega dos armazéns aos pescadores é um problema que está dependente apenas dos pescadores, da Docapesca e do IPTM. A única coisa pendente são as casas-de-banho que precisam ser feitas”.

Sobre a requalificação da zona costeira circundante, o presidente da Câmara garantiu que “apesar das dificuldades e dos constrangimentos financeiros que o país atravessa e as autarquias também, esta é uma obra que para a Câmara Municipal é prioritária. Iremos utilizar os meios financeiros em primeiro lugar para recuperar esta zona que consideramos que é, dentro das nossas prioridades, a maior de todas”.

Quanto ao resto, a nota da Câmara nada acrescenta de novo.
*

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Com plataforma ou sem plataforma…

decisão está tomada; mas amanhã há outra reunião
O presidente da AMAL, Macário Correia, acusou hoje o Governo e o PSD de faltarem ao prometido ao decidirem avançar com as portagens na Via do Infante sem que a EN125 esteja requalificada.
.
Macário falava no final de uma reunião da denominada Plataforna com o secretário de Estado das Obras Públicas, em Lisboa, como tinha sido anunciado no fórum realizado no passado Sábado, em Loulé.

Macário manifestou a sua indignação por saber que estão a ser já iniciadas as obras para instalação dos pórticos, dizendo que “tanto o Governo como o principal partido a oposição prometeram-nos sistematicamente que não haveria portagens na Via do Infante sem a requalificação da EN125, mas neste momento estão a ser incoerentes, sem a EN125 estar requalificada estão a querer introduzir portagens”.
.
O presidente da AMAL percebeu que “o governo tem uma decisão toma-da, não está sequer em discussão a introdução ou não de portagens”.

O ‘Calçadão’ soube que amanhã haverá nova reunião na Secretaria de Estado mas, desta vez, com os autarcas algarvios para se discutir a localização de pórticos ao longo da Via do Infante.
*

Nova inauguração da lota de Quarteira

mas as casas de banho ficam para outra vez
O ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas veio ontem a Quarteira para «oficialmente» a lota, que já está em funciona-mento desde Novembro do ano passado.

Mas se alguém pensa que estão concluídos os trabalhos dos armazéns do porto - nomeadamente as instalações sanitárias – desiluda-se. Isso ficará para uma nova inauguração!...

Na ocasião, o presidente da Câmara de Loulé anunciou a existência de um acordo com a Quarpesca que irá “permitir a passagem para dentro do Porto” aos proprietários das barracas que ainda persistem no «bair-ro dos pescadores».

O ministro reforçou os argumentos de Seruca Emídio, afirmando que “a entrega dos armazéns aos pescadores é um problema que está depen-dente apenas dos pescadores, da Docapesca e do IPTM”.

Quanto às casas de banho, o ministro recordou que “há situações provisórias, há soluções para infra-estruturas desse género que são compatíveis com o arranque de uma instalação sanitária definitiva"; e, recordando que “não é aceitável, numa região que tem um valor enor-me no mundo do ponto de vista turístico, tudo o que se passava aqui”, disse referindo-se à imagem desta área considerada durante muitos anos "como um ponto negro”, António Serrano salientou a importância desta nova lota “para o sector e para os nossos pescadores, para a qualificação desta actividade, para a melhoria do valor do pescado, para tudo aquilo que é a forma de como é comercializado o peixe que aqui chega, e também para o projecto vasto de requalificação desta zona de Quarteira”. *

Socialistas de Sotavento em ebulição

autarcas recusam ser «a voz do dono»
Os socialistas de Castro Marim acabam por dar nova machadada na coesão do PS/Algarve, ao retirarem a confiança política aos seus elementos eleitos para a autarquia.

A comissão política do PS/Castro Marim pretendia designar comissões de acompanhamento para os vereadores e para os deputados da Assembleia Municipal.

Recusando o papel de “meros transmissores de opinião de outros” ou, "por outras palavras - a voz do dono", João Alfredo Teixeira, João Silva Ribeiro, Paulo Correia, Maria Adelaide Domingues, Pedro Madeira e Ernestina Castro, não acataram a imposição e, em bloco, passaram à situação de independentes, na Assembleia Municipal de Castro Marim.

Sílvia Martins da Cruz e Eliseu Martins, vereadores eleitos pelo PS, solidários com os membros da Assembleia, deixam agora o PS do Algarve a braços com mais uma situação complicada, que se vem juntar ao descontentamento dos autarcas de Silves e de Aljezur.
*

Futebol feminino

um mundialito rodeado de mistério
A «coisa» parece anedota: Como oportunamente noticiámos, vai realizar-se no Algarve, entre os dias 2 a 8 de Março um «mundialito» de futebol feminino.

Foram enviadas notas de imprensa em que se mencionava a constituição dos grupos e mais nada; foram, depois espalhados por toda a região cartazes e mupis e distribuídos montes de folhetos que não informavam nada de nada, excepto as datas do início e final da competição.

Chega-nos agora a informação de quais os estádios que serão palcos dos jogos. Só que não se sabe de «que» jogos!

Ah, é verdade: se isso lhe servir para alguma coisa, sempre lhe dizemos que no Estádio Municipal de Quarteira haverá um jogo no dia 7 às 15:00 horas. Entre que equipas? Ora, ora, a organização entende que a gente gosta de surpresas…

Assim como só deverá saber «à hora» quem são as equipas que jogam no dia 2 no Estádio Municipal de Loulé e no dia 7, no Estádio Algarve.

Outro facto curioso é que a final e o jogo que decidirá os 3º e 4º lugares se realizarão no Campo do Parchal.
*

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Câmara reúne amanhã em Quarteira

reunião pública do executivo no centro autárquico
A reunião pública da Câmara Municipal de Loulé realizar-se-á amanhã, 4ª feira, a partir das 14.30 horas, no Centro Autárquico de Quarteira.

As reuniões públicas têm dois períodos destinados à intervenção dos cidadãos: uma no início e outra no final dos trabalhos.
*

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pescadores algarvios em protesto

lei penaliza armadores de pequenas embarcações
Notícia do semanário «barlavento» dá conta que centenas de pescadores de todo o Algarve se manifestaram esta manhã junto ao Centro Regional de Segurança Social do Algarve, em Faro, em protesto contra o novo regime contributivo da Segurança Social.

O jornal, citando o presidente da Federação das Associações de Pesca do Sul, diz que “em causa está uma rubrica da nova lei «extremamente penalizadora para a pequena pesca», que irá obrigar os armadores de pequenas embarcações, considerados «trabalhadores independentes» a pagar uma verba mensal que rondará os 120 euros «além dos 10 por cento que já descontam em lota»”.

Diz ainda o presidente da Federação que os pequenos proprietários terão a tendência “para encostar as suas embarcações, com reflexos nos níveis de emprego do sector”.

Por isso, os pescadores pedem que o regime antigo seja mantido ou que, pelo menos, seja dada a possibilidade aos pequenos proprietários para optarem por descontar em lota ou fazer a contribuição mensal.
*

Sabe que dia é hoje?

dia internacional da língua materna
Mais de 170 milhões de pessoas, em todo o mundo, falam Português. Ou o que mais se parece com Português…

É a sexta língua mais falada em todo o mundo e, no entanto, abdicámos da sua própria identidade para transigirmos num acordo ortográfico polémico em que os brasileiros impuseram os seus pontos de vista. Os brasileiros; precisamente aqueles que consideram que, em Portugal, falamos… com sotaque!

Recentemente, numa visita a um país francófono ficámos surpreendidos pela correcção linguística usada «na rua». A França nunca abdicou de defender o seu Francês e de lhe estabelecer as regras.

O ‘Calçadão’ terá que se render, em breve, a este novo «pretuguês» ou a este «brasileirês». Fá-lo-emos sob protesto, se bem que ninguém fique incomodado com os nossos protestos neste país que nem sequer tem uma Academia da Língua Portuguesa e onde as questões de acordos ortográficos são redimidos na… academia das ciências.
*

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mais uma Providência Cautelar...

para travar introdução de portagens
A Plataforma de Luta Contra as Portagens na Via Infante promoveu ontem, no NERA, o fórum «Portagens no Algarve – Impacto Económico e Social», evento que, segundo notícia difundida pela agência noticiosa Lusa, reuniu cerca de 150 participantes, entre autarcas, empresários, deputados e cidadãos (autarcas, empresários e deputados… não são cidadãos, é isso?!).

Ainda segundo a Lusa, Macário Correia, presidente da AMAL, anunciou que a «Plataforma» “pode interpor uma providência cautelar para tentar travar a introdução de portagens na A22 até 15 de Abril".

Macário, que “lamenta que a reunião com o Governo aconteça cinco meses depois do primeiro pedido”, anunciou que os representantes da plataforma e das autarquias algarvias vão reunir-se na próxima quarta-feira com o secretário de Estado das Obras Públicas para tentar adiar a introdução de portagens na Via Infante, para o que “já foram dadas instruções” à Euroscut para a colocação de pórticos naquela via".

Finalmente, a notícia cita ainda o presidente da AMAL. “Queremos, nestas semanas que faltam em relação a essa intenção [instalação de pórticos], procurar demover o governo [da introdução de portagens] não querendo quebrar a solidariedade com a crise nacional e com as contas públicas”.
*

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Futebol sénior de Quarteira

isto estava a correr tão bem…
Finalmente, quebrou-se a invencibilidade do Quarteirense. Foi a Silves e veio de lá com o amargo da derrota. Duas bolas a uma foi o resultado com que o quarto classificado do Campeonato Distrital da 1ª Divisão brindou os quarteirenses.

Como o Lusitano de Vila Real castigou duramente a equipa de Almancil (6-1), agora a vantagem da equipa de Quarteira sobre a de Vila Real reduziu-se para apenas 2 pontos.

Mas para a outra equipa da cidade, o Quarteira SC, as coisas também não correram muito bem: num jogo que se adivinhava fácil contra o último classificado, o Moncarapachense, a turma quarteirense não foi além dum empate a uma bola.
*

O mando é tão bom, não é?

pina vai exigir reintegração na presidência da erta
Notícia de há momentos do «Algarve Primeiro» dá conta que o ex-presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve (ex-RTA), António Pina, anunciou hoje que vai pedir na segunda-feira a sua reintegração no cargo que abandonou há cerca de um ano e meio por incompatibilidade legal.

António Pina deixou a presidência da ERTA em Agosto de 2009, por acumulação da sua pensão com o vencimento de presidente daquela entidade, tendo sido substituído pelo vice-presidente, Nuno Aires.

É sabido que, recentemente, entre os dois se cavou um fosso e que Pina não se coíbe de criticar acidamente a inércia inadaptidão e incapacidade para o cargo do actual presidente.

Segundo a notícia citada, vai agora pedir a sua reintegração ao presidente da Assembleia-Geral da Comissão Regional de Turismo porque, segundo afirma, “O impedimento legal que me fez afastar está ultrapassado e é minha obrigação colocar de novo o problema na Assembleia-Geral e acabar o meu mandato”.

Bom… a verdsade é que todos se queixam do «muito trabalho», - «muita responsabilidade», do «sacrifício»… Mas quando lhe tiram o mando… aqui d’el-rei! Demais um cargo com tantas honrarias, tantas viagens à pala do orçamento…

Quem não barafustaria pela sua «reintegração»?!...
*

Comunicado dá a conhecer o texto do Bloco

moção tem fundamentação ideológica de esquerda
A moção de censura contra o Governo do BE é, simultaneamente contra o PSD, por pertencer à “maioria orçamental” que aprovou o Orçamento de 2011, o PECII e o aumento do IVA.

O texto da moção, que será discutida no Parlamento em 10 de Março, foi ontem divulgado e as referências ao PSD de Passos Coelho, que já anunciou a abstenção do seu partido, são bem claras, se bem que nunca mencione a sigla dos sociais-democratas.

Em duas páginas, a moção tem uma fundamentação ideológica e de esquerda. Acusa o Governo de que adoptou uma “política económica e social que tem atingido essencialmente os trabalhadores sem emprego e os jovens da geração mais preparada”, e recusa o “gigantesco embuste da distribuição equilibrada dos sacrifícios” acabando por atacar a “estratégia agressiva” do executivo que encara o subsídio de desemprego “como um custo e não como um direito”.

O Bloco acusa o executivo de José Sócrates de, “apesar de ter sido suportado por uma grande maioria parlamentar nas mais importantes decisões económicas”, não responder ao desemprego, pobreza e precariedade. Mas se a referência ao PSD não está clara nas críticas, a verdade é que a moção tem a preocupação de lembrar que as medidas negativas do Governo também se aplicam aos sociais-democratas, que apoiaram grande parte das medidas de austeridade.

Hoje, Louçã dará uma conferência de imprensa para apresentar os fundamentos da moção; e a partir de segunda-feira, o BE vai desenvolver uma acção a nível nacional para explicar a sua moção.
*

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PSD/Algarve contra o desemprego

apoio à contratação e iniciativas locais de emprego
O PSD/Algarve apresentou hoje, em Faro, um conjunto de medidas que "permiteam combater o crescimento do desemprego na região que, segundo os últimos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística, apresentou no último trimestre do ano passado a mais alta taxa de desemprego do país" (14,8%).

O PSD/Algarve defende, entre outras medidas, a reposição das “Iniciativas Locais de Emprego” do IEFP (que permitia a criação de empresas e empregos, apoiando projectos até 150.000 €) e o “Apoio à Contratação”, que apoiava financeiramente as empresas que fizessem contratos sem termo com desempregados os beneficiários do Rendimento Social de Inserção com condições para trabalhar deveriam prestar serviço comunitário junto de entidades públicas e outras sem fins lucrativos, sem necessidade de projectos e candidaturas junto do IEFP - programas que desapareceram no final de 2009 e que, até essa data, resultaram na criação de emprego na região.

Nas próximas semanas o PSD/Algarve irá reunir com sindicatos, associações empresariais e diversos agentes da sociedade civil no sentido de encontrar “respostas transversais e estratégicas, numa lógica de pensamento de conjunto que contemplem medidas de curto, médio e longo prazo”.

Luís Gomes parece disposto a romper com o tradicional folclore político-eleitoralista e a avançar com propostas concretas e aparentemente viáveis.

Revisão do Programa do PSD

Os sociais-democratas algarvios anunciam também que, no âmbito da revisão do programa do partido, irá realizar-se-á em 23 de Fevereiro, no Clube Farense,o debate “Dimensão Cultural do Desenvolvimento e Valorização da Língua”, que terá como oradores: o embaixador António Monteiro e Nuno Cintra Torres, e como moderador, Pedro Aguiar-Branco, presidente da comissão de revisão do programa do PSD.
*

Carnaval de Loulé 2011

”nós por cá” – para construção do lar de tôr
O desfile de Carnaval em Loulé dos dias 6, 7 e 8 de Março terá como tema central a crise socioeconómica etiquetada como “E nós por cá”.

Com um bilhete de entrada de 2 euros por pessoa, que se destinam a apoiar a construção do Lar de Idosos na Tôr, o centro das atenções dos espectadores fixar-se-á nos 14 carros alegóricos onde serão satirizadas figuras públicas sendo, naturalmente, o primeiro-ministro e o seu TGV protagonistas da sátira.

O estado do turismo algarvio, os cabeçudos e gigantones, as escolas de samba, os grupos de animação e as bailarinas serão, como de costume, atractivos «Batalha das flores».

À semelhança do que aconteceu em 2010, durante o desfile haverá um concurso de grupos de Carnaval, com a participação de associações do Concelho, com a intenção de aproximar a comunidade à festa que, na sua origem, funcionava através da iniciativa popular.

A Câmara de Loulé, entidade promotora do evento, tem preparado um programa de animação, em que se destacam actividades desportivas e os bailes.

No sábado, dia 5, as crianças das escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância do concelho terão o seu desfile de Carnaval Infantil, também na Avenida José da Costa Mealha e, no mesmo dia, no Salão de Festas, haverá um convívio entre os idosos das onzes freguesias.

No serão do dia 7, no pavilhão do NERA, irá realizar-se o baile de Carnaval «Lucky Night», com a animação musical da orquestra Art & Musica Big Band e do Quarteto Fora d’Horas.

Na terça-feira de Carnaval, terá lugar uma edição do Grande Prémio de Atletismo de Carnaval. Novidade será a realização da 1ª prova de Kitesurf do Carnaval, nos dias 5, 6 e 8, na Praia da Falésia, uma organização do CIMAV, que promove também a 37ª Torneio Internacional de Vela do Carnaval, nos dias 5, 6 e 7.

A longa nota de imprensa enviada pela Câmara de Loulé termina com esta simples frase: “refira-se que para além da cidade de Loulé, o Concelho acolhe ainda mais dois importantes corsos – o Carnaval de Alte e o Carnaval de Quarteira”.

Refira-se! Para que conste.
*

Eles comem tudo…

e asseguram que hão-de continuar a comer
Os projectos do BE, do PCP e do CDS, que se destinavam a limitar as remunerações dos gestores públicos e dos dirigentes e pessoal dos institutos públicos, foram hoje chumbados no Parlamento pela «coli-gação» PS-PSD.

Também através dos votos contra de PS e PSD foi rejeitado o projecto de lei do CDS que visava alterar o estatuto do gestor público, limitando a sua remuneração, assim como a iniciativa legislativa do PCP, que alargava a limitação aos órgãos directivos de institutos públicos, autoridades reguladoras independentes, empresas regionais, municipais, intermunicipais e metropolitanas.

A mesma «coligação» condescendeu apenas em aprovar um diploma do CDS-PP que consagra a obrigação de envio ao Parlamento de um relatório com a remuneração dos gestores públicos.

Para quem ainda não tivesse reparado, aqui se percebe como os senhores deputados estão preocupados com a situação do País. Quanto mais alguns puderem ganhar, melhor!

Aumentam-se os preços, o IVA, o que for necessário para encher ainda mais os bolsos a quem já os tem bem cheios. São atitudes que reflectem a imagem do presente e dos futuros governos...

Objectivo principal: primeiro, nós; depois, os portugueses.

E os senhores deputados sabem bem que, quando saírem dos lugares que agora ocupam, lá estará um cargozinho de gestor à sua espera.

E assim, de tombo em tombo, o País perde cada vez mais credebilidade.
*

Quem não sabe usar de circunspecção...

pode, ao menos, fazer… a introspecção
Imagem: «Introspecção» - recolhida na Net, de autor desconhecido
Quis o nosso companheiro José Carlos sair em honra do ‘Calçadão’. Não lho permiti; reservo para mim o direito de lançar as palavras duras para quem as merece.

Não entendeu Ezequiel Tomás que lhe quisemos prestar um favor, - «avisando-o» a tempo do que lhe estavam reservando.

Não contámos tudo o que sabemos - e de que temos absoluta certe-za - porque, se o fizéssemos, iríamos comprometer terceiros que nos merecem maior respeito e consideração. Fique, porém, Ezequiel Tomás certo de que o que aqui desvendámos é só uma parte. Dissemos apenas o suficiente para que estivesse atento e pudesse frustrar quem lhe pretendia oferecer amêndoas antes da Páscoa.

Ezequiel Tomás, em vez de agradecer e tomar as suas precauções, decidiu soltar o seu veneno contra este blogue afirmando, num quinzenário local - entre patetices a que nem nos dignamos dar resposta – que "nada do que ali está é verdade”.

Deveria ter dito o que não é verdade. O senhor Ezequiel, que apenas conheço de cartazes de campanhas eleitorais, e que, por sinal, nem sabia a data em que pediu a suspensão do mandato (também não é verdade?) não soube aproveitar e tirar proveito. Preferiu fazer prova de que não tem perfil para aquilo que pretendeu ser.

Fique certo: tudo o que ali está é verdade. Não somos nós que seme-amos calúnias a ponto de termos de responder por elas em tribunal.

E, como o senhor Ezequiel Tomás não soube (não sabe) usar a necessária circunspecção, aconselhamo-lo a fazer, ao menos, a inevitável introspecção.
*

Microcrédito BES-Fundação A. Aleixo

na luta contra o desemprego em quarteira
Imagem: Assinatura do protocolo entre a Fundação e o BES – foto Região Sul
Na passada segunda-feira, dia 14, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Quarteira, um projecto da Akreditar, dinamizado pela Fundação António Aleixo, assinou um protocolo de colaboração com o Banco Espírito Santo, no âmbito das linhas de financiamento de microcrédito.

Uma vez que a Fundação António Aleixo, uma IPSS, trabalha junto de famílias mais necessitadas e, não raro, vítimas do flagelo do desemprego, o o Contrato Local de Desenvolvimento Social decidiu apoiar-se numa entidade bancária com experiência no apoio ao empreendedorismo social como é o caso do BES, a fim de avaliar eventuais projectos de auto-emprego.

Os projectos contemplados pelo Microcrédito BES, cobrirão um investimento até 12.500 euros, reembolsáveis em quatro anos, que permitirão apagar das estatísticas do desemprego os seus promotores.
*

Assembleia Municipal vai reunir

sobre isso, nada se sabe: ou é segredo, ou é desleixo, ou é falta de consideração pelos munícipes
A Assembleia Municipal de Loulé vai reunir no próximo dia 25, sexta-feira. Para quê? Qual a agenda da reunião? Sabe-se lá!... Deve ser segredo dos membros desse «areópago» em que esses membros adoram que lhes chamem… «deputados».

Não, meus amigos, não vão encontrar nada no site da Câmara, onde, apesar de todas as nossas denúncias, continuam a figurar como as mais… «recentes», a acta de 19 de Março de 2010 e a convocatória datada de 27 de Fevereiro de… 2009.

Dois anos de atraso não é uma vergonha. É um escândalo que deveria envergonhar aqueles que se vangloriam de que o sítio autárquico é um «modelo» a nível nacional.

Quando se «acusam» os cidadãos de andarem desinteressados da vida pública, quando se lhes reprova a ausência nos actos significativos para a vida do município, não será de reprovar em primeiro lugar a incúria dos responsáveis?

Ou será que esta falta de comunicação não será propositada para que os munícipes … não se interessem «demais» por aquilo que os autarcas fazem?
*

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pela boca morre o peixe

faces ocultas de um partido sério
Lembram-se quando rebentou o escândalo dos votos por atacado do PSD? Esse mesmo: quando o senhor Jacinto Leite pagou as quotas de umas largas de centenas de votos laranjas num celebérrimo congresso?

Na altura, os socialistas fizeram uma berraria enorme: que o PSD era um partido de vigaristas, que as eleições internas eram fraudes…

Pois agora é o PS, esse partido de «gente séria», que está a pagá-las, acusado pelos próprios socialistas! Esta é a capa do jornal «i» de hoje.

É caso para dizer que pela boca morre o peixe…
*

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Chocolate no mercado de Loulé

reintegrar o centro histórico na economia local
Nota oficiosa da Câmara de Loulé informa que, de 23 a 26 de Fevereiro, se irá realizar a primeira edição da Feira do Chocolate de Loulé, no Mercado Municipal.

Num certame em que se pretende promover produtos locais, regionais e nacionais, ao mesmo tempo que se objectiva divulgar as propriedades nutritivas do chocolate, a autarquia promete «stands» a fornecer “dos bolos aos bombons, passando pelas cascatas, «fondues» ou pelas bebidas quentes”.

O evento inserir-se-á num projecto resultante de candidatura ao PO Algarve 21, que tem por finalidade "a reintegração do centro histórico da cidade na economia local".

Mas parece haver aqui qualquer coisa que se nos escapa… Depois de muitas semanas de apresentação de um «festival de chocolate» na primeira semana de Março, em Vilamoura, de repente brotou esta «feira de chocolate» na última semana de Fevereiro… e deixou de se ouvir falar no evento da marina…
*

Vilamoura – a capital dos congressos

congresso português de hipertensão
Como é habitual durante a época baixa, Vilamoura volta a ser sede de sucessivos congressos.

A partir de amanhã, quinta-feira,e até domingo, realizar-se-á aí o 5º Congresso Português de Hipertensão.

Esperam-se reputados especialistas da «World Hypertension League», «European Society of Hypertension», «American Society of Hypertension», «British Hypertension Society» e Sociedade Brasileira de Hipertensão.
*

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Moção do Bloco é teatro – diz Portas

membros da mesa nacional do bloco demitem-se, em protesto contra o «profundo desrespeito» de louçã


Depois de Isabel Faria ter anunciado que não participará na convenção do Bloco marcada para Maio, Paulo Silva, outro membro da mesa nacional do Bloco de Esquerda, demitiu-se na passada madrugada em protesto pela decisão da comissão política e grupo parlamentar de apresentar uma moção de censura, que considerou um “profundo desrespeito” por este órgão.

Verdadeiramente desagradado com o anúncio feito pelo líder Francisco Louçã, durante o debate quinzenal, de que apresentará uma moção de censura ao Governo, cinco dias após a realização da reunião da mesa nacional, Paulo, garante, este assunto não foi ali abordado.

A mesa nacional é o “órgão máximo entre convenções" e, por isso, Paulo Silva diz que “seria um atentado à [sua] inteligência continuar a participar num órgão que não exerce as competências que lhe são conferidas estatutariamente e observar passivamente a contínua e repetida ultrapassagem da comissão política e do grupo parlamentar”.

Já Isabel Faria justificara à Lusa: “Não estou nos órgãos dirigentes de um partido que se alia ao PS e que, cá dentro, é cada vez mais parecido com o PCP”.

Assim vai a espécie de «teatro» de moção de censura com que Louçã pretendeu entalar o PCP, como Paulo Portas já hoje, ao anunciar que o CDS se irá abster nessa votação, disse em comunicado, que “rapidamente se percebeu que [essa iniciativa] era «teatro" e que não é a sério”.
*

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Portagens em debate, em Loulé

portagens – impacto económico e social
A plataforma contra a introdução de portagens na Via do Infante, que integra autarquias, associações empresariais, sindicatos e a comissão de utentes da A22, vai promover no próximo sábado, 19, em Loulé, durante a tarde, o fórum «Portagens no Algarve – impacto económico e social».

Está prevista a apresentação dos temas: «A mobilidade do Algarve e a problemática das SCUT», (Manuel Margarido Tão); «Transportes Regionais», (João Reis Simões); «Competitividade e economia fiscal na economia do turismo» (Fernando Perna); e «O paradoxo das portagens» (Adriano Pimpão).
*

Porque hoje é dia de São Valentim

submisso
Mandas-me, cumpro. Eu sou o autómato modesto
Que a tua mão dirige e o teu olhar fascina:
Prende-se a minha vida à curva purpurina
De tua boca e à luz do teu sorriso honesto.

Só quero o teu amor (profundo amor!); de resto,
Em nada penso e creio. É esta a minha sina;
Aos teus caprichos, flor, todo o meu ser se inclina,
Seguindo a sua lei traçada no teu gesto!

E nesta escravidão cujos grilhões abraço
E beijo tanta vez, alarga-se-me o espaço,
Em que ouço alegremente os rouxinóis cantar.

Eu fiz do meu segredo um cárcere risonho,
Oh! déspota gentil, embala-me este sonho
Olha-me, eu quero luz! Fala-me, eu quero ar!

Conde de Monsaraz, Poesias
*

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Futebol sénior de Quarteira 2

afinal o quarteira s. c. sempre jogou! e ganhou
Tentar dar as notícias «de longe» dá resultados destes… Afinal o Quarteira S.C. foi jogar a Almancil e bastou-lhe um golinho solitário para deixar os Almancilenses a chuchar no dedo.

Não há dúvida que as equipas de Quarteira estão a fazer uma época de «encher o olho»!

O Quarteirense é líder isolado; o modesto e quase esquecido Quarteira S. C. está a fazer pela vida bem acima das expectativas: Está na sétima posição, a 3 pontos do Campinense que é o 6º, e com mais 9 que os Armaceneneses que estão no oitavo posto.
*

Formação Autárquica para o PSD

regime de atribuições e competências em debate
A comissão politica do PSD/Faro organizou ontem, sábado, no Clube Farense, uma acção de formação autárquica destinada aos eleitos nas últimas eleições autárquicas.

Marcaram presença cerca de cem autarcas de todo o Algarve para discutirem o regime das atribuições e competências das autarquias locais.

Luis Gomes, presidente do PSD/Algarve referiu, com agrado, que esta acção, como outras que estão em perspectiva, pretendem - "dotar os eleitos de melhores recursos para um melhor desempenho das suas funções e do serviço a prestar à população".
*

Novas Fronteiras no PS

temos todos que fazer ouvir a nossa voz, denunciando a política do quanto pior melhor e a ânsia do poder a qualquer custo que tanto agita os círculos vários da oposição”

O que primeiro nos prendeu a atenção neste fórum que hoje o Partido Socialista promoveu no Centro de Congressos de Lisboa, foi a quase total ausência de representantes algarvios.

Realmente, para quem, para consumo local, tanto se preocupa com novas e futuras fronteiras, este desinteresse por um fórum que teve por lema «Defender Portugal» não pressagia nada de bom para os verdadeiros socialistas algarvios.

Dizer que se está «preocupado» não basta. Melhor seria demonstrar essa preocupação.

Mas vamos lá falar um pouquinho sobre o próprio fórum que, para sermos inteiramente francos, pareceu menos preocupado com a defesa de Portugal do que com a posição que o PSD irá assumir perante a moção de censura do BE.

Sócrates, no encerramento dos trabalhos, espelhou isso mesmo quando questionava se “o país pode confiar em quem perante uma situação como esta não é capaz de dar uma resposta pronta, clara e definitiva”.

O líder socialista, de resto, fez, ao seu jeito próprio, uma interven-ção vigorosa e, se para todos poderá não ter sido inteiramente convincente, foi, pelo menos, firme e convicta: “Enquanto uns trabalham para defender o seu país, enquanto uns lutam e dão o seu melhor pelo país, num momento de dificuldade, os partidos da oposição entretêm-se na Assembleia da República a discutir se é agora ou se é daqui a mais um tempo que lhes convém deitar por terra todo o esforço dos portugueses”.

José Sócrates disse ainda que o PS se pretende afirmar como um partido de um “centro-esquerda moderno, reformista e aberto a toda a sociedade, [defensor] da estabilidade e da cooperação institucional e adversário da instabilidade e do extremismo”.
*

Futebol sénior de Quarteira

por esta é que não se estava à espera ...
O Quarteirense jogou ontem no reduto municipal com o F C Ferreiras. Apesar do terceiro lugar do adversário, ninguém acreditava que a vitória do Quarteirense não fosse mais que «favas contadas».

Não foi. Ninguém acertou com o caminho das redes e por isso, o jogo acabou tal e qual como começara: com o marcador em branco.

O Lusitano, seu perseguidor recuperou assim, dois dos sete pontos que o separavam da equipa da cidade-sol-e-praia.

Por sua vez, o Quarteira S C, que deveria ter jogado em Almancil, viu o encontro adiado e, como ainda nos mantemos aqui por Lisboa, não sabemos o que motivou tal adiamento. Mesmo assim, continua, confortavelmente, na sétima posição, com 5 pontos a separá-lo da sexta, e outros cinco a distanciá-lo da oitava.
*

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Portas foi a votos

ganhou! ganhou! ganhou!
Paulo Portas foi hoje a votos para a presidência do CDS-PP numa eleição em que não teve concorrência. A afluência, nesta eleição directa, foi volumosa, com cerca de dez mil votos a entrarem nas urnas, sendo cerca de 95 por cento favoráveis ao candidato único.

Paulo Portas está na liderança do CDS há 10 ano e é, hoje, aos 48 anos, o político português no activo há mais tempo à frente de um partido.

O partido avançará agora para o seu 24º congresso, que terá lugar na primeira quinzena de Março em Viseu.
*

«Um por todos e todos por um euro»

fazer o bem sem olhar a quem
A associação de solidariedade social, Existir, de Loulé, que desenvolve actividades de intervenção a favor de pessoas deficientes e desfavorecidas, lançou uma campanha cujo objectivo é angariar 30 mil euros até final do ano.

Nesta campanha, cada pessoa, contribuindo com um euro, ajudará a proporcionar a formação de 48 utentes com deficiência da Unidade de Reabilitação Profissional da Existir, apoiando também 32 utentes do Centro de Actividade Ocupacional Laboral e de 30 crianças do Centro de Actividades de Tempos Livres.

As contribuições de um euro vão também permitir que 90 famílias beneficiem da lavandaria social e que o Banco Alimentar ajude muitas pessoas. Serão ainda proporcionados duzentos apoios mensais nos balneários sociais.

A Existir, que tem como objectivo primordial, melhorar o bem-estar físico, mental, social, e a qualidade de vida, pretende ainda dinamizar o Banco de Roupa, o Banco de MóveisAs contribuições podem ser entregues pessoalmente nas instalações da Existir, em Loulé, por correio: Associação Existir, Rua Assis Esperança, s/n.º 8100-543 Loulé, ou por transferência bancária, através do nib: 0033.0000.00160766831.05 (Millennium).
*

As portagens estão a chegar

«comissão de utentes» não desarma e «ameaça» com mais marchas lentas e… providência cautelar
Depois da entrega da petição com 14 mil assinaturas, a auto-organizada comissão de utentes da Via do Infante lá foi até Lisboa «conversar» com a comissão parlamentar de Obras Públicas e Transportes.

Sem ficarem totalmente desapontados, acharam que os deputados -se mostraram sensíveis aos argumentos apresentados” e ficaram confiantes “em que Bloco de Esquerda e PCP continuem a apoiar a sua causa. Mais difícil será PS e PSD” já que durante a audição, os dois partidos trocaram "acusações sobre responsabilidades no pagamento de portagens nas SCUTs”.

Pois que esperavam? BE e PCP sabem que podem dizer o que quiserem porque nunca terão de lidar com o problema. Quem terá a «obrigação» de implementar o pagamento será o PS ou o PSD…
*

Bota contra a violência

reeleito presidente da comissão para a igualdade
Mendes Bota foi reeleito, em 25 do mês passado, presidente da Comissão para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. A nomeação ocorreu durante a semana parlamentar realizada em Estrasburgo.

Bota foi, simultaneamente, nomeado relator para o parecer sobre a proposta para realização de uma convenção do Conselho da Europa para a prevenção poderá verificar-se em Maio, em Istambul, a concluir a presidência da Turquia, nesta organização internacional.
*

Para os que acham que não temos…

deputados a mexer, no algarve… para algarvio ver
Nós elegemo-los. Por isso existem. Quantos são? E isso importa? Bastava termos o Freitas e o Bota na Assembleia da República, e dava o mesmo resultado.

Mas eles querem dar «prova de vida», mesmo se isso não servir para grande coisa.

Por isso, hoje, sexta feira 11, os deputados eleitos pelo Partido Social Democrata vão realizar, antes do almoço, uma visita à recuperação do cordão dunar e abertura da nova barra da Fuseta-Olhão, na chamada zona da Toca do Coelho.

Na nota enviada à comunicação social, o PSD informa que o objectivo é contactar com os pescadores e mariscadores da Fuseta, para avaliar a evolução dos trabalhos e “conhecer os danos, que os mesmos, estão efectivamente a causar às comunidades locais”.

Por sua vez, os deputados eleitos pelo Partido Socialista irão realizar, depois do almoço, um debate sobre a proposta de Plano de Ordenamento do espaço Marítimo, que consideram “ter forte impacto na economia do Algarve”.

O secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello, irá fechar o encontro, para dar «relevo» à discussão.

Miguel Freitas diz que é “importante ouvir os agentes regionais de forma a fundamentar propostas e sugestões e perspectivar acções concertadas sobre a economia do mar”.

Pois. Todos preocupados com o mar…uns antes e outros depois da caldeirada…
*

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mais moção, menos moção…

bloco anuncia moção… os outros dizem «nim»
Esta tarde, na Assembleia da República, Francisco Louçã desafiou José Sócrates a apresentar uma moção de confiança.

Sócrates, de imediato, respondeu que isso seria criar instabilidade e Louçã não esteve com mais aquelas: mandando às malvas a história da instabilidade, quando há poucos dias jurava a pés juntos não a querer, anunciou que irá apresentar uma moção de censura logo após a posse do Presidente da República, que se verificará em 9 de Março.

Sócrates ficou boquiaberto, num sorriso amarelo: “É um dos números políticos mais lamentáveis que vi na minha vida” – e quase sem respirar, acusou: “Foi para se antecipar ao seu colega do lado” – referindo-se a Jerónimo de Sousa, que admitiu, há dias, que irá apresentar uma moção de censura ou apoiar uma iniciativa nesse sentido de um partido de direita.

Jerónimo também estava amarelo: na verdade, Louçã acabava de lhe roubar a oportunidade de assumir protagonismo e passara-lhe a rasteira que ele próprio pretendia passar a Louçã.

Depois foi a corrida dos repórteres aos outros partidos: primeiro, Bernardino, do PCP; a seguir, Mota Soares, do CDS-PP; Heloísa, dos Verdes; Macedo, do PSD e até Passos Coelho, mesmo em Paris, todos a fugir à questão: que vão analisar com consciência e frieza; que vão examinar os fundamentos; que vão ver que razões estarão por detrás da moção…

Jerónimo e Portas, que, nos últimos dias tinham jurado que votariam qualquer moção de censura, viesse ela de onde viesse, esses não disseram nada, por enquanto. Não gostam de ser apanhados em falso… E parece que já foram. Imagem: A esquizofrenia da crise. À esquerda, foto de D. Rocha/Público; à direita, de M. Baltasar/J.Negócios
Por mim, pois que venha a moção. Que Sócrates seja derrubado. Que vamos à paródia de novas eleições; uma vez que o Carnaval já aí está…

E depois? Ganha Sócrates. Vai fartar-se de rir mas vai continuar tudo na mesma: o Governo a fazer tudo tal e qual; e a oposição – toda ela – a atacar, a dizer a tudo que não, a incentivar os cidadãos para que exijam: mais dinheiro, mais estabilidade no emprego, mais regalias sociais. Mas sabem que não há dinheiro para lhes dar; que não há empregos; que o Estado não pode, por todas as razões e mais uma, nem sequer a manter os actuais apoios sociais, quanto mais acrescê-las…

E se for o PSD a ganhar, e Coelho vier a ser nomeado primeiro-ministro? Ah… Aí vai ser tudo diferente: será o PS a tomar o papel do PSD, a dizer a tudo que não, e a incentivar os cidadãos a exigir maiores salários, fim aos cortes salariais, mais estabilidade de emprego…

O carrocel está montado. Portugal é uma eterna feira de aldeia!
*

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Na CML ignora-se o dever de informar

e desenvolve-se o culto da personalidade
A ideia era consultar uma acta da Câmara Municipal de Loulé. Mas a primeira surpresa foi deparar-se-me com um daqueles apontamentos com poucos pés e pouca cabeça que o presidente da autarquia costuma publicar no Correio da Manhã.

Se já é esquisita esta mania de se armar em escritor-cronista quem não tem particulares aptidões para a escrita, sobretudo falando de -«coisa nenhuma», começa a assumir laivos de «culto de personalida-de» este incompreensível hábito de «re-publicar» opiniões pessoais no sítio da autarquia, um espaço que deveria ser apenas dedicado aos assuntos de natureza oficial e informativa aos munícipes.

A segunda surpresa veio quando reparei na data: a nota foi colocada na data da última actualização: 8 de Fevereiro. Não repararam? É que a obra-prima do nosso edil foi publicada no Correio da Manhã de 10 de Fevereiro. Portanto, antes de ser… já o era.

Mas surpresa maior estava ainda reservada: quanto a actas da Câmara… a última publicada foi-o em 15 de Dezembro do ano passado e refere-se à reunião de câmara de 7 desse mesmo mês.
Já na expectativa do que sucederia a seguir, deu-me para ir dar uma olhadela às actas da Assembleia Municipal. Pois imaginem: a última acta refere-se a uma reunião extraordinária de 19 de Março do ano passado que, pelos vistos, foi lançada no sítio da autarquia em … 9 de Setembro.
Portanto, se quiser saber o que se passou com a conta de gerência de 2009… não sabe! É segredo. Se quiser saber qual a opinião das bancadas da Assembleia sobre o Orçamento e Grandes Opções para 2011… ficará na mesma. É segredo.

Esta é a consideração que os munícipes merecem: zero, nada!

É que os responsáveis ainda nem repararam que os funcionários que têm por dever a manutenção do sítio estão muito ocupados em «dar graxa» ao chefe, antecipando-se até às suas (?!) próprias palavras e alimentando-lhe o merecido (?) culto da personalidade.
*