
Os postos de saúde de praia funcionarão das 10 às 20 horas, com início em 1 de Julho e até 31 de Agosto, excepto em 13 postos, cujo funcionamento se prolongará até 15 de Setembro.
..
Os postos de saúde de praia funcionarão das 10 às 20 horas, com início em 1 de Julho e até 31 de Agosto, excepto em 13 postos, cujo funcionamento se prolongará até 15 de Setembro.
..
A sondagem, feita pela Universidade Católica para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, RTP e Antena 1, parece indicar que a troca de posições entre os dois maiores partidos portugueses se explica pela queda abrupta dos socialistas, penalizados pelas medidas de austeridade impostas aos portugueses, o que determinou a queda do Partido Socialista sete pontos percentuais relativamente a Março.
Com 34% das intenções de voto, o PS regista assim o pior resultado de toda a década - dois pontos abaixo do que conseguiu nas legislativas de Setembro de 2009.
Oito anos depois, os sociais-democratas voltam, assim, a reunir o maior número de intenções de voto entre os eleitores portugueses, relegando o PS para o segundo lugar.
O surpreendente é que, se 17% dos inquiridos defende que o Governo pode fazer melhor, 38% acredita que o que está para vir, será ainda pior.
No entanto, se o Governo desilude, a oposição também não é vista como alternativa, com metade dos portugueses (51%) a afirmarem que nenhum partido faria melhor do que o actual, contra apenas 29% que julga que sim.
Que pensar de tudo isto? Que estamos tramados, seja qual for o caminho que se nos depare.
..
Trata-se de um curso que se desenvolve em torno de um trabalho comunitário de colaboração entre tutores e participantes, com o objectivo de “estimular exercícios de criação e resolução de problemas, construção de conceitos e articulação de liberdade e rigor discursivos”.
O «Mobilehome 2010» terminará com uma exposição demonstrativa do trabalho desenvolvido no curso.
..
Diz também a nota que nos quatro dias do evento, o festival “aco-lheu cerca de 22 mil pessoas, registando a maior média diária de visitantes de sempre (5.500)” entre as quais “cerca de 2000 elementos acreditados”.
E termina a nota garantindo que “a edição 2010 foi considerada uma das melhores de sempre, com elevados níveis de qualidade, quer ao nível artístico, quer de organização”.
Não fica bem o elogio em boca própria: elogio em boca própria é vitupério… Mas compreendemos que o Dr. Seruca esteja contente com o que caracteriza como “um projecto de excelência, que consegue ser uma referência na oferta cultural nacional e internacional”.
..
Segundo nota de imprensa da autarquia, a intervenção – que se sintetiza na aplicação os princípios da Rede Nacional de Cidades e Vilas com Mobilidade para Todos - englobou a Avenida 25 de Abril, a rua Ascensão Guimarães e parte das ruas José Afonso, Teixeira Gomes, Nuno Ataíde de Mascarenhas e dos Torneiros.
O galardão foi entregue pela representante da Associação Portuguesa de Planeadores do Território, no passado dia 21 de Junho, durante a qual, o vice-presidente da Câmara de Loulé referiu a aspiração de “eliminação da circulação de veículos motores na zona antiga da cidade de Loulé mas também em Quarteira e, numa escala menor, nas sedes de freguesia do interior, limitando o acesso a estas zonas apenas aos residentes”.
..
Duplamente mais cara; e não só porque todos os preços se vão agravar por via do aumento do IVA, mas também porque as novas taxas de retenção na fonte em sede do IRS vão cortar uma fatia dos ordenados de Junho (a menos que estes sejam tão insignificantes, já nem tenham por onde cortar).
Quer dizer que, no fim deste mês, vamos, logo à partida, ter menos dinheiro para as despesas correntes, a obrigar-nos a uma ginástica ainda mais rigorosa para que a «massa» consiga chegar até ao próximo recibo.
E será assim que, com menos dinheiro, teremos de pagar o aumento dos preços de todos os produtos que consumirmos, uma vez que o IVA vai crescer (e isso corresponde ao crescimento da inflação – uma nova ameaça para os meses seguintes).
Além disso, produtos essenciais já anunciaram que vão ver os seus preços aumentados: a energia eléctrica, os transportes urbanos e, claro, vamos ter o eterno «galopar de preços dos combustíveis (e aí crescerão os preços uma vez mais com a «desculpa» do aumento dos custo dos respectivos transportes das mercadorias).
E não falamos no crescimento de juros que vão agravar as prestações: da casa, do carro, da mobília, do plasma…
Nem do mais que provável pagamento de portagens na Via do Infante.
E se tem alguma esperança de que para o ano as coisas melhorem, tire o cavalinho da chuva: os vinte países com as economias mais industrializadas do mundo (G20), reunidas no Canadá, acordaram, hoje, em reduzir para metade o seu défice até 2013 e só «entrar na normalidade» em 2016!
Vá fazendo mais uns furinhos no cinto!
..
Como já nos vão habituando, os atletas da equipa do Asas da Cidade BMX Team, - que na classificação global, conquistou a 2ª posição, com 186 pontos, a seguir ao Bicross de Portimão, com 208 - honraram, e de que maneira, as suas camisolas.
Mas a grande figura desta competição foi mesmo o quarteirense do Asas da Cidade, Dário Piedade que venceu a categoria de elites, a mais importante, à frente de André Martins, do C.C Loulé e de Luís Ferreira e Luís Domingues, ambos da equipa de Quarteira.
Ainda da equipa quarteirense, Caroliona Martins foi a vencedora da categoria de iniciados, com Leonardo Silva no 2º lugar do pódio.
Classificações:
Categoria de «iniciados» (mista)
1ª Carolina Martins, Asas da Cidade
2º. Leonardo Silva, id.
3º. Pedro Paiva, Bicross de Setúbal
Categoria de «juvenis»
1º Jaime Airosa, Bicross de Setúbal
2º. André Santos, Asas da Cidade
3º. Fábio Ferreira, C.Ciclismo Loulé
Categoria de «cadetes»
1º. Pedro Amaral, Bicross de Portimão
2º. João Cabanita, Asas da Cidade
3º. Rubem Lima, id.
Categoria de «juniores»
1º Guilherme Almeida, Bicross de Portimão
2º. Tiago Duarte, id.
3º. André Pinto, Asas da Cidade
Categoria «elites»
1º. Dário Piedade, Asas da Cidade
2º. André Martins, C. C. Loulé
3º. Luís Ferreira, Asas da Cidade
É o momento oportuno para uma reflexão sobre o resultado das medidas desenvolvidas, à escala nacional e internacional, para combater este fenómeno dramático para a sociedade.
Cerca de 200 milhões de pessoas, em todo o mundo, consomem drogas ilícitas. A dimensão dos números não nos pode deixar indiferentes.
E se, por um lado, temos de condenar a quase cumplicidade e por vezes conivência, como os países produtores tratam o assunto, temos, sobretudo de condenar a pusilanimidade e hipocrisia do grande capital e dos países que usam de uma duplicidade repu-gnante: se, «oficialmente» utilizam uma linguagem «condenatória», a verdade é que fingem não entender o (conveniente) factor de enriquecimento que lhes traz a lavagem de dinheiro e os negócios sujos relacionados.
E, se alguém, um dia, lhe apetecer dizer «basta!», ou se fizer alguma coisa que possa «estragar o negócio», já sabe: leva com a mordaça.
Tal como acaba de acontecer ao general comandante das forças militares dos Estados Unidos no Afeganistão, Stanley McChrystal, que foi demitido por causa de uma «entrevista desastrosa».
Os corruptos e os que continuam a enriquecer com os negócios escuros, esses, ficaram lá.
..
«Barrigas de Amor» destina-se a casais jovens, mulheres em idade fértil, crianças e tem um enfoque especial nos avós.
Esta espécie de feira tem espaços de formação e de informação onde ocorrerão actividades diversas, workshops e palestras: «Em forma», «Para partilhar», «Info barrigas», «Ser pai», «Como vai ser», «Ilha beleza da grávida», «Vida saudável», «Ilha saúde» com rastreios, aconselhamentos sobre higiene oral e medicina dentária» - são alguns desses espaços-oficinas.
Pode parecer um evento sem grande interesse para muitos. Mas deve ter mais interesse que uma «noite de bruxas», não?
..
Agora, saiu-nos outra fava para este jogo: a equipa espanhola. Mas esperem lá: não comecem já a carpir; olhem que até a Suíça ganhou aos espanhóis e Portugal já vai em 19 jogos sem derrotas…
Calendário dos oitavos de final:
26 de Junho : Uruguai - Coreia do Sul; Estados Unidos – Gana.
27 de Junho: Alemanha – Inglaterra; Argentina – México.
28 de Junho Holanda - Eslováquia (15:00 h); Brasil – Chile (19h30).
29 de Junho: Paraguai – Japão (15:00 h); Espanha – Portugal (19:30).
..
Já disse, Menau: voltaremos ao assunto. Porque é muito importante para Quarteira acabar com esse bombing de graffiti, que nos envergonha. E muitíssimo mais importante que as campanhas propagandísticas de «manchas brancas».
..
Maria de Belém, será a mandatária nacional do candidato; Duarte Cordeiro (líder cessante da JS), o director de campanha e José Manuel Mesquita o assessor político.
Alegre anunciou também os mandatários distritais onde, para além de socialistas «de sempre», há nomes conotados com o PCP, como Alberto Midões, ex-membro do Comité Central, que será mandatário em Viana do Castelo; ou com o BE, como Violante Saramago de Matos, ex-deputada da Assembleia Regional da Madeira e será mandatária por essa região.
Mas, entre os «históricos» do PS contam-se António Arnaut (Coimbra), José Niza (Santarém), e Luís Filipe Madeira, o mandatário por Faro.
..
Os deputados argumentam que aquela estrada foi financiada, em grande parte, por fundos comunitários e só mais tarde incluída no sistema «sem custos para o utilizador» (SCUT).
Miguel Freitas acrescenta a esta argumentação que o interesse do Partido Social Democrata é “ver todo um país em protesto”. Provavelmente…
Será por isso que o presidente da câmara de Portimão declarava, há dias, que irá requerer «providência cautelar» se o seu partido, o PS, anuir em lançar portagem na Via do Infante, ou que o presidente da câmara de Faro, Macário Correia, acusava na 2ª feira “algumas pessoas falarem de assuntos que não sabem” referindo-se ao seu próprio partido, o PSD, a propósito da mesma possibilidade de portagens?!...
..
Voltaram à Marginal! Todas lindas – umas mais, outras nem por isso. Mas todas com vontade de serem as melhores, as mais originais.
Marcha de Vilamoura
Marcha das Florinhas de Quarteira
No entanto, é a cada um de nós que compete apelar à paz, ao bom senso. A rivalidade estimula - pode ser saudável; a inveja destrói.
Por isso nos apraz reproduzir mensagens com as de M.H.M.S:
Gostaria de dizer a todos quantos têm feito comentários neste blogue, o seguinte: As marchas de Quarteira são um cartaz turístico que traz nome à cidade de Quarteira e ao concelho de Loulé.
São feitas e organizadas por pessoas que amam as Marchas. Todas fazem o melhor que podem e sabem; com mais ou menos gosto, todas se esforçam para que a sua marcha seja a mais bonita.
Os marchantes são trabalhadores e/ou estudantes que nas suas horas vagas ensaiam e se empenham em ser os melhores marchantes, sem obterem qualquer tipo de compensação pelo seu esforço. Isto é a realidade e já faz parte da cultura desta terra.
Por isso, não vos fica bem falar mal uns dos outros. Votem na vossa preferida mas, não deixem de enaltecer as marchas e digam antes: «As marchas de Quarteira são lindas! Viva Quarteira.
Um Bj. p/todos,
-------------------Helena.
Marcha da Rua Gago Coutinho
Estão anunciados cinquenta grupos na área da chamada música do mundo.
Hoje, às 21:30 horas actuará Zeca Medeiros, no Palco Castelo; às 21:45 h, subirá ao Palco Cerca, Amparo Sanchéz; às 22:45 h será Femi Kuti & The Positive Force, no Palco Matriz; às 23:30 é a vez dos portugueses Macacos do Chinês, no Palco Castelo; por fim, à meia noite subirá ao Palco Cerca, Vieux Farka Touré.
O festival oferece também: sabores do mundo, artes plásticas, artesanato e teatro de rua.
.
Depois foi o jornal «barlavento» a dar a notícia de que o presidente da Câmara de Faro estabelecera normas que determinam a redução do horário do bar dos funcionários, proíbem a permanência de trabalhadores em estabelecimentos de comércio de bebidas, durante as horas de serviço e pretendem disciplinar as pausas dos funcionários.
Quem prevaricar, já sabe: terá falta injustificada – o que pressupõe cortes de regalias, designadamente, desconto salarial.
Diz Macário que tais medidas se impõem porque havendo “milhares de processos em atraso”, dos quais os cidadãos aguardam “ansiosa-mente por respostas”, não podem os funcionários passar “horas do tempo de serviço, pago pelos contribuintes, em amena conversa”.
Segundo dizia o «barlavento», o responsável pelas relações públicas da autarquia farense terá justificado assim a atitude: “É nossa res-ponsabilidade, enquanto autarquia, tomar as medidas necessárias para responder às necessidades da população. Isto passa também pela organização interna e por uma melhoria da eficiência e eficácia dos nossos serviços”.
Nem mais!
Hoje, são mesmo os órgãos de informação nacionais que voltam ao assunto. Como se a atitude de Macário Correia se tratasse de acto estranho, proveniente de um marciano verde, de ideias estrambólicas, e não de um acto de justiça e equidade.
Afinal, os funcionários são pagos para quê? – para gastarem horas no paleio?
E estamos convictos de que o que se passa na autarquia de Faro nem é tão grave como o que se passa em dezenas, centenas de repartições públicas, por esse Algarve fora.
Vejamos um exemplo: os funcionários podem fazer uma pausa para fumar um cigarro. Muito bem. Para isso, têm que se deslocar para o local a isso destinado. Suponhamos que um funcionário fuma dez cigarros durante o horário de serviço. Como cada cigarrada demora dez minutos, só no acto de fumar se vão cem (100) minutos por dia – Mais de hora e meia das suas 6 horas de trabalho diário. Adicione-se a isso o tempo da deslocação, mais duas pausazitas para uma bica no bar, mais o telefonema para saber se a filha já se levantou e foi para a escola… Estão a ver? Se fosse numa pequena empresa, o patrão já o teria posto… a ganhar subsídio de desemprego!
Queixamo-nos de falta de produtividade no país? Se calhar, era altura de se adoptar o exemplo de Macário.
A começar na Câmara de Loulé, que deveria pensar – para começar – em rever o critério de distribuição de viaturas de serviço. Para bom entendedor… meia palavra bastaria.
...
O torneio integra o circuito de provas da “International Golf for Youth”, instituição de apoio à juventude que faz parte do “The Duke of Edinburgh's Award" e que tem como objectivo a angariação de fundos destinados à formação de jovens.
.
No mesmo edifício ficarão instaladas a Unidade de Saúde Familiar e uma Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade.
O terreno que será cedido tem a área total de 607,50 m2, situa-se em frente do Tribunal de Loulé e permitirá a construção de uma área bruta de construção de 2.733 m2, distribuída por seis pisos, importando em cerca de 3.006.300 €.
A Assembleia Municipal de Loulé aprovou já esta cedência, por unanimidade, na reunião de 18 de Junho.
.
Sou perfeitamente insuspeito para dizer o que a seguir afirma-rei, porque nunca gostei de Saramago, desde que soube da sua existência, quando era omnipotente no Diário de Notícias, saneador de serviço de quantos considerava «fascistas», que eram todos os que não afinavam pela cartilha de Cunhal; não gosto do seu modo de escrever, pelo que nunca digeri muito bem o seu prémio Nobel; e nunca gostei de radicalistas, seja de que lado venham, pelo que não aceito a forma como, em tudo que fez, tentou impor as suas ideias políticas e os seus sentimentos anti-religiosos, ainda que eu próprio seja um «ateu convicto mas tolerante».
Só que, honestamente, tenho de reconhecer que, com o galardão maior da Literatura que a Suécia lhe outorgou e com a fecundidade da sua obra, fez muito por Portugal.
Certamente muito mais do que aquilo que eu faria mesmo que tivesse dez vidas e vivesse dez vezes 87 anos.
Por isso lhe reconheço mérito e por isso lhe agradeço, o coloco na galeria dos Homens de Mérito e pugnarei para que as suas cinzas repousem no Panteão Nacional.
Também por isso me envergonho do presidente que ajudei a eleger para o meu país: um presidente para quem a cultura não passa de um bolo-rei mal mastigado, para quem Thomas More e Thomas Moore são uma e a mesma pessoa apesar dos 300 anos que os separam, e para quem a vendeta primária, produto de uma inveja imperdoável, se sobrepõe ao sentir de um Povo – o Povo que ele deveria representar.
Saramago, quer se queira, quer não, goste-se dele ou não, foi um português ilustre, que merecia respeito por parte da Presidência – uma presidência que é da República, não do senhor Cavaco, avô babado que, apesar de nunca se enganar e raramente ter dúvidas, nem percebeu o triste exemplo que acaba de dar aos seus netos.
Vem Cavaco Silva dizer que acompanhar funerais é para amigos e familiares e que, para ele, uma promessa de avô é mais importante que um compromisso para com a Pátria e os seus maiores.
Só que a Pátria somos nós, o Povo Português que não o elegeu para ser avô, mas sim Presidente de todos nós.
Cavaco Silva deveria ter estado presente nas cerimónias fúnebres de Saramago. Com isso teria prestigiado a Presidência da República. Escolheu não o fazer e, como tal, só se vexou a si próprio e ao símbolo maior da República, logo a seguir à Bandeira.
Cavaco Silva acaba de fazer uma opção.
Espero que a leve até ao fim e não se recandidate ou, fazendo-o, diga aos portugueses que Portugal é importante… apenas quando lhe não cumpra ir à pastelaria da esquina comer um gelado com um neto.
Se o não fizer, vou ficar-lhe grato apenas por um dia: o dia das eleições em que me dispensarei de ter de me deslocar à assembleia de voto.
Já não tenho candidato.
--
“… e esta sou eu, Sebastiana Maria de Jesus, um quarto de cristã-nova, que tenho visões e revelações, mas disseram-me no tribunal que era fingimento, que ouço vozes do céu, mas explicaram-me que era efeito demoníaco, que sei que posso ser santa como os santos o são, ou ainda melhor, pois não alcanço diferença entre mim e eles, mas repreenderam-me de que isso é presunção insuportável e orgulho monstruoso, desafio a Deus, aqui vou blasfema, herética, temerária, amordaçada para que não me ouçam as temeridades, as heresias e as blasfémias, condenada a ser açoitada em público e a oito anos de degredo no reino de Angola, e tendo ouvido as sentenças, as minhas e mais de quem comigo vai nesta procissão, não ouvi que se falasse da minha filha, é seu nome Blimunda, onde estará, onde estás Blimunda, se não foste presa depois de mim, aqui hás-de vir saber da tua mãe, e eu te verei se no meio dessa multidão estiveres, que só para te ver quero agora os olhos, a boca me amordaçaram, não os olhos, olhos que não te viram, coração que sente e sentiu, ó coração meu, salta-me no peito se Blimunda aí estiver, entre aquela gente que está cuspindo para mim e atirando cascas de melancia e imundícies, ai como estão enganados, só eu sei que todos poderiam ser santos, assim o quisessem, e não posso gritá-lo, enfim o peito me deu sinal, gemeu profundamente o coração, vou ver Blimunda, vou vê-la, ai, ali está, Blimunda, Blimunda, Blimunda, filha minha, e já me viu, e não pode falar, tem de fingir que me não conhece ou me despreza, mãe feiticeira e marrana ainda que apenas um quarto, já me viu, e ao lado dela está o padre Bartolomeu Lourenço, não fales, Blimunda, olha só, olha com esses teus olhos que tudo são capazes de ver, e aquele homem quem será, tão alto, que está perto de Blimunda e não sabe, ai não sabe não, quem é ele, donde vem, que vai ser deles poder meu, pelas roupas soldado, pelo rosto castigado, pelo pulso cortado, adeus Blimunda que não te verei mais, e Blimunda disse ao padre, Ali vai minha mãe, e depois, voltando-se para o homem alto que lhe estava perto, perguntou, Que nome é o seu, e o homem disse, naturalmente, assim reconhecendo o direito de esta mulher lhe fazer perguntas, Baltasar Mateus, também me chamam Sete-Sóis.
Já passou Sebastiana Maria de Jesus, passaram todos os outros, deu volta inteira a procissão, foram açoitados os que esse castigo haviam tido por sentença, queimadas as duas mulheres, uma primeiramente garrotada por ter declarado que queria morrer na fé cristã, outra assada viva por perseverança contumaz até à hora de morrer, diante das fogueiras armou-se um baile, dançam os homens e as mulheres, el-rei retirou-se, viu, comeu e andou, com ele os infantes, recolheu-se ao paço no seu coche puxado a seis cavalos, guardado pela sua guarda, a tarde desce depressa, mas o calor sufoca ainda, sol de garrote, sobre o Rossio caem as grandes sombras do convento do Carmo, as mulheres mortas são descidas sobre os tições para se acabarem de consumir, e quando já for noite serão as cinzas espalhadas, nem o Juízo Final as saberá juntar, e as pessoas voltarão às suas casas, refeitas na fé, levando agarrada à sola dos sapatos alguma fuligem, pegajosa poeira de carnes negras, sangue acaso ainda viscoso e nas brasas não se evaporou. Domingo é o dia do Senhor, verdade trivial, porque dele são todos os dias, e a nós nos vêm gastando os dias se em nome do mesmo Senhor não nos gastaram mais depressa as labaredas, por duplicada violência, que é a de me queimarem quando por minha razão e vontade recusei ao dito Senhor ossos e carne, e o espírito que me sustenta o corpo, filho de mim e de mim, cópula directa de mim comigo mesmo, infuso do mundo sobre o rosto escondido, igual ao mostrado e por isso ignorado. No entanto, é preciso morrer.”
JOSÉ SARAMAGO – in «Memorial do Convento»
.
Saramago: lá onde escolheste estar, que Céu não tens (porque não queres, Saramago), recorda que a Inquisição não perdoa. Não perdoa.
...
Há uns anos, a selecção de Portugal, num outro campeonato do mundo, tornou-se notícia em tudo que era noticiário, porque, pela estupidez de dois ou três cabecilhas, a equipa decidiu, no México, em Saltilho, «fazer greve» por reivindicações salariais. Uma vergonha!
Na semana passada, a selecção francesa perdeu um jogo; um jogo que jogadores e público entendiam que «os outros» não deveriam ganhar… mas ganharam.
Podia ter sido apenas uma desilusão. Mas não foi: zangaram-se as comadres, choveram ofensas, ameaças, conflitos tumultuosos, por agora apenas verbais, Anelka injuriou o treinador e foi recambiado para a Europa mais cedo do que esperava. O próprio chefe de estado francês teve de intervir, já que o número de jogadores «castigados» e os «ameaçados» começava a ser insuficiente para garantir a realização do último jogo, precisamente o que porá frente a frente a selecção gaulesa com a anfitriã. Uma lastimável vergonha!
Na selecção portuguesa as coisas também não estão pacíficas, pese embora o esforço que todos fazem para dar a imagem de uma tran-quilidade que não existe: Ronaldo anda nervoso e amuado e os golos que o poderiam tranquilizar… são ketcup; Pepe treina, mas os médi-cos espanhóis dizem que não pode fazer esforços; Nani foi até lá e nunca deveria ter ido – já voltou; e Deco… bem Deco foi o que se viu e ouviu com críticas ao treinador e pedidos de perdão ridículos.
Vamos lá a ter calma, rapazes. Não podem ganhar todos; se não passarem à fase seguinte não é o fim do mundo nem vai precipitar a subida de impostos em Portugal. Mantenham-se adultos e calmos. Não nos envergonhem e não se envergonhem.
Basta um «Saltilho» em cada campeonato do mundo e a selecção francesa já se encarregou desta edição.
..
Este ano,o Tivoli Vilamoura decidiu abrir, no mesmo espaço, o "Puro Beach", um clube de praia de conceito espanhol, menos exuberante, mais confortável e mais ajustado ao tipo do cliente de hotel.
O clube estará em funcionamento até 3 de Setembro, promoverá várias festas temáticas e conta reabrir a discoteca Faces, no mês de Agosto.
..
Há três anos que o galardão «A melhor região de turismo» vinha para o Algarve. Acabou o ciclo. Desta vez, foi direitinho para a Região de Turismo do Alentejo.
Aliás, o Algarve só não ficou de fora das entidades distinguidas porque o prémio para «O melhor hotel resort» foi entregue ao Vila Vita Park Resort & Spa.
Dá que pensar, não dá? Numa região essencialmente turística…
..
Na prática, isto significa que muitos destes subsídios poderão baixar ou mesmo ser cortados, uma vez que o rendimento dos beneficiários passará a ter em conta os juros de depósitos bancários, as rendas, as pensões pagas por fundos de pensões ou os apoios ao nível da habitação social, que até agora não eram contabilizados.
O conceito de agregado familiar também é alterado e fica definido que só terão direito às prestações de RSI, subsídio social de desem-prego, abono de família, acção social escolar, comparticipação de medicamentos e subsídio a pessoas com deficiência, os agregados que tenham um património inferior a 100 mil euros.
Logo que este Decreto-lei entrar em vigor, as prestações e apoios serão objecto de reavaliação da condição de recursos, através do cruzamento de dados entre o fisco e a Segurança Social para que se proceda aos reajustamentos.O Governo espera amealhar, com estas medidas 151 milhões de euros.
..
Em Setembro de 2009, o actual deputado ganhou uma acção que interpusera e, na sentença, o juiz considerou que a detenção do ex-dirigente socialista fora um "erro grosseiro" e atribuiu-lhe uma indemnização de cerca de 100 mil euros, "bastante aquém" dos 600 mil euros pedidos nessa acção contra o Estado.
O Ministério Público entendendo que era errado obrigar o Estado mesmo ao pagamento dos 100 mil, recorrera dessa decisão judicial.
Maria José Morgado dissera então: "Temos de decidir se queremos uma magistratura íntegra e independente e temos de ter um quadro disciplinar íntegro. Não podemos ter magistrados submissos ao poder político e económico por cobardia, medo e receio de pagar uma indemnização, mas também não podemos ter magistrados ou juízes que acham que podem praticar toda a espécie de erros sem responsabilidade".
Independentemente do que ainda possa vir a acontecer, a Relação de Lisboa, desta vez, parece estar em sintonia com o que pensa o cidadão comum!
..
A iniciativa vai decorrer no "Lugar do Rio", no Parque de Feiras e Exposições de Portimão, e insere-se na ronda nacional do BE contra as “políticas neo-liberais de crise do governo Sócrates/PS, agora em conluio com o PSD de Passos Coelho, a dupla do tango do bloco central que está a impor o famigerado PEC contra os trabalhadores, os cidadãos e as pequenas empresas do país".
..
“Fontes de financiamento para as empresas", “O balanço da empre-sa pode ser a solução ou o problema…”; “Estudo de Viabilidade”; “O capital de risco e os Business Angels” e “Opções de crédito” serão os temas que vão ser apresentados.
..
A atribuição do prémio é justificada,segundo nota da Câmara, pelas -“intervenções levadas a cabo pela autarquia em termos de melhoria das condições de mobilidade urbana e eliminação das barreiras arquitectónicas, na principal malha urbana, nomeadamente Avenida José da Costa Mealha e artérias circundantes”.
..
José de Sousa Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, concelho da Golegã, em 16 de Novembro de 1922, embora esteja registado como tendo nascido a 18.
Membro da primeira direcção da Associação Portuguesa de Escritores e presidente da assembleia geral da Sociedade Portuguesa de Autores entre 1985-1994, José Saramago viveu, a partir de 1976, exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor e depois enquanto autor.
O seu primeiro livro, o romance "Terra do Pecado", saiu em 1947; mas seria na década de 80 que se torna incontornável: "Levantado do Chão" (1980), "Que farei com este Livro?" (teatro, 1980), - "Viagem a Portugal" (1981), "Memorial do Convento" (1982), "O Ano da Morte de Ricardo Reis" (1984), "A Jangada de Pedra" (1986), "A Segunda Vida de Francisco de Assis" (1987) e "História do Cerco de Lisboa" (1989).
"O Evangelho Segundo Jesus Cristo" torna-se no seu romance mais polémico (1991) e que o levaria à decisão de ir viver fora de Portugal após se ver impossibilitado por um inenarrável secretário de Estado a representar, com esse livro, a literatura portuguesa.
E Saramago nunca mais parou de publicar. Até hoje.
..
A rota Ponta Delgada/Funchal/Faro/Funchal/Ponta Delgada será realizada duas vezes por semana, às sextas e segundas-feiras, até 13 de Setembro.
..
Se os credores aceitarem, será possível a reabertura de 27 lojas localizadas em zonas balneares, já no próximo dia 1 de Julho.Os restantes 54 supermercados da cadeia Alisuper, poderão reabrir em Setembro, com nova insígnia.
..
A iniciativa insere-se no Plano de Acção da Rede Social da autarquia que visa “promover a cidadania activa com vista à solidariedade de todos e para todos”.
A marcha arrancará e terminará na Praça do Mar, com passagem pela marina, e os interessados deverão proceder à respectiva inscrição na marcha ou oferecer géneros alimentares que serão disponibilizados a instituições de solidariedade social do concelho.
--
Por outro lado, “para estimular os recursos endógenos com vista a um desenvolvimento humano sustentável,o BE propõe a retirada das aldeias da Penina e da Pena de dentro do perímetro de delimitação da Paisagem Protegida da Rocha da Pena, com vista à sua consolidação como lugares de vivência no barrocal”.
Uma outra proposta do BE é a “classificação especial para as cavidades naturais das duas áreas - habitats de espécies protegidas de morcegos - propondo o estatuto de Zona de Protecção Integral para o Algar dos Mouros (Rocha da Pena) e para as duas Grutas da Salustreira (Benémola)”.
Noutra das propostas, o BE indica “a criação de estruturas locais nas duas áreas [e] a definição de programas de educação ambiental em sinergia com as escolas e as instituições científicas”.
..