a maior operação do género realizada no algarve

Um nosso leitor atento enviou-nos ontem “imagens suspeitas” de trabalhos que se estão a desenvolver na praia do Forte Novo. Temia o nosso leitor que se tratasse da instalação de um emissor de águas residuais.

Gostaria de vos perguntar se têm conhecimento da situação com que me deparei durante este fim-de-semana na praia do Cavalo-preto. Está a ser montada uma larga tubagem em direcção ao mar, e a questão é: para quê? A serem esgotos seria grave para a manutenção de bandeira-azul, certo? Tirei algumas fotos que estão online aqui: http://www.flickr.com/photos/50950993@N0 8/sets/72157624218650628/
Espero que consigam investigar e reportar mais respostas.
Obrigado".
Não podíamos admitir semelhante ideia mas fomos tratar de saber o que já suspeitávamos. Felizmente, era o leitor que estava enganado.
Trata-se, efectivamente da reposição do areal que a invernia nos roubou este ano.
A operação de enchimento do areal das praias do Forte Novo, Almar-gem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Dunas Douradas e Vale do Garrão está a decorrer ao longo de mais de cinco quilómetros de costa.

Os trabalhos – que foram adjudicados à empresa dinamarquesa Rohde Nielsen A/S – desenvolvem-se em seis frentes, utilizando duas dragas que aspiram areia do fundo do mar, para a distribuir posteriormente pelas dunas, através de um sistema de tubos.
Esta areia é, posteriormente, enviada para seis estações de bombagem, sendo então reenviada para o litoral e espalhada numa área de 300 metros para cada lado dos tubos. Este reenchimento artificial de areia irá permitir um alargamento entre 30 a 45 metros da zona útil das praias abrangidas, o que, em circunstâncias normais, poderá adiar o problema da erosão costeira durante mais uma década.
.
3 comentários:
Não deviam era esquecer e proibir aquelas pequenas artes de arrasto que todas as manhãs se encontram lá a dar cabo daquele pequeno pedaço de costa por causa de meia duzia de conquilhas, enquanto que a arte artesanal efectuada pelos homens é proibida, permitem este tipo de crime continue a ser cometido.
E daqui a dez anos?Vamos chamar outra vez os dinamarqueses?Não poderiam pensar numa maneira de reter as areias,ou isso é uma grande chatice?Em África utilizam coqueiros,que ainda têm a vantagem de fazer sombra,só há que varejar os cocos uma vez por ano para não partirem o coco ós banhistas.
Anónimo disse...
Vejam só como é a lei no nosso cantinho amado.
Se alguém leva o cãozinho para a praia, é punido, se conspurcar a dita é punido, a praia é realmente para se manter limpa e aceada, mas também já vi policias marítimos punirem homens que andavam a apanhar conquilhas para comer. Agora qual não é o meu espanto vejo com pena minha a nossa praia a ser enchida com conchas, lamas, cascas com tudo menos areia branca e no entanto não se vê no local um policia ou alguém do ambiente que impeça aquele tão injusto procedimento nas nossas praias onde perto da costa existe tanta e tão boa areia branca. E já agora quantos milhares de metros cúbicos de areia é que foram contratados? E quem está a contar? e quem fiscaliza? Mais carrada menos carrada tá tudo certo. Paga e cala-te, òh Zé povinho.
Enviar um comentário