josé mendes putativo vereador da cml 
De vez em quando, recebemos alguns e-mails interessantes, outras vezes, alguns completamente descabidos. Alguns já nos têm dado azo a que, a partir deles, construamos os posts do Calçadão.
Outros, apenas nos dão oportunidade para soltarmos umas sonoras gargalhadas. É o caso de um extensíssimo e-mail que recebemos há dois ou três dias e do qual passamos a transcrever alguns extractos.
“[…] surpreende-me que o ‘Calçadão de Quarteira’ faça tão poucas referências aos acontecimentos que giram à volta dos Partidos em Quarteira, quando se aproximam eleições a dar por um pau: para a Europa, para a Assembleia da República, para a Câmara e Assembleia Municipal e, sobretudo, para a Junta de Freguesia de Quarteira.
[…] Ora a verdade é que os dois principais partidos, o PS e o PSD, tiveram aqui eleições internas e o blog do ‘Calçadão de Quarteira’ nem lhes dedicou uma linha.
[…] mas o jornal ‘Carteia’ deu notícias desses acontecimentos [eleições] por isso não pode dizer que os ignorava.
Há dias, foi o PSD que reelegeu o Mário Botelho para presidente, juntamente com o João Guerreiro, o Cláudio Lima, o Gustavo Guer-reiro, a Andreia Grázea, o Carlos Cardoso e o Viriato Teixeira, derro-tando a lista afecta à actual Junta, encabeçada por José Mendes e que contava ainda com o Carlos Catarino, a Brígida Cavaco, o Felizardo Pinto, o Américo Rosa e o João Lopes. Parece que o ‘Calçadão de Quarteira’ não achou que isso fosse importante. […]
Também não deve ter achado que era importante falar nas eleições do PS, onde a lista encabeçada por uma mulher, Hortense Morgado e composta ainda por Michel Viegas, Fernando Ramos, Esmeralda Brito, Ana Paulino, António Floriano, Orlando Silva, Zenóbio Luís e Mário Guerreiro, arrumou o anterior presidente, Victor Faria, e a candidatura de Ezequiel Tomáz, que nem sequer conseguiu cativar militantes para compor uma lista,
[…] Ora o Sr. Lourenço, que andou metido nessa história de fazer uma lista social democrata que se opusesse à da actual Junta, sabe muito bem porque é que o Mário Botelho meteu o José Mendes no caixote do lixo, pois a convicção do Partido é que a candidata do PS, a Hortense Morgado, se for às eleições contra o José Mendes, arruma-o limpinho, como arrumou as pretensões do Ezequiel Socia-lista e por isso, quiseram preparar as coisas de modo a que seja escolhido outro candidato que não venha dos elementos da actual Junta. […]
[…] a verdade é que, como sabe, o alheamento de José Mendes por estas eleições internas prende-se apenas com uma razão de peso: ele vai ser o Vereador de Quarteira que vai integrar a próxima lista PSD concorrente à Câmara Municipal […] "
J.A.M.V. (leitor identificado)
Independentemente das palavras amáveis que fez o favor de nos dedicar – e que me cumpre agradecer -, devo esclarecer, em primei-ro lugar, que, mesmo com o maior esforço que façamos, é-nos impossível noticiar no ‘Calçadão’ tudo o que se passa na freguesia.
Fala-nos JAMV das eleições dos partidos políticos; poderia referir, igualmente, as eleições para os clubes desportivos e recreativos, para as diversas associações quarteirenses: humanitárias, empresariais, etc.
É verdade que o ‘Calçadão’ dá uma importância particular à vida política da freguesia; e isso tem uma razão específica: da acção dos políticos dependem, em muito, o bem-estar e o progresso da nossa terra.
A prova de que as políticas locais são importantes para mim e para os meus companheiros de aventura bloguística, está na transcrição parcial do seu e-mail e esta resposta que lhe estou a dar.
Mas essas “eleições a dar por um pau” que refere, ainda vêm um bocadinho longe e não queremos ser acusados, para já, de estarmos a promover o partido A ou o partido B, o candidato X ou o candidato Y (se é que já há candidatos). Vamos dar tempo ao tempo.
Quero ainda esclarecer JAMV que, ao contrário do que diz, não tive rigorosamente nada a ver com a formação de uma lista alternativa à de José Mendes. Aliás, ninguém me pediu para entrar nesse molho de bróculos, que talvez se fique a dever, sim, aos métodos “xico-espertistas” do actual líder distrital do PSD. Pela minha parte, enquanto ele se mantiver à frente do PSD Algarve… “eu não estou cá”, como já deve ter percebido.
Finalmente, quero agradecer-lhe pela gargalhada que me proporcionou com essa ideia bizarra de que José Mendes, não servindo para estar à frente da Junta, sendo facilmente derrotado por Hortense Morgado numa pugna eleitoral e sendo necessário substituí-lo por essa mesma razão… pode, no entanto, servir para vereador municipal.
Com franqueza, amigo JAMV! Essa não cabe na cabeça de ninguém. O vereador que representará os interesses de Quarteira terá de ser alguém com conhecimentos e com a competência… que José Mendes, infelizmente não tem.
Que grande gargalhada, amigo!..
..