100.000 visionamentos

Não são da nossa particular referência estes textos “umbiguistas” mas, desculpem lá, desta vez. Passámos as 100000 visitas no Sitemeter, no Amazing Counters e no FreeStats.
Cerca de ano e meio depois do início, atingimos hoje os 100 000 visionamentos de página, com mais de 80 mil “visitantes únicos”, números que nunca imaginei que viesse a atingir quando, em 14 de Julho de 2007, com pouquíssimos conhecimentos sobre o funciona-mento de blogues e muito poucos como utilizador de informática, lancei, num misto de experiência e brincadeira, o “Calçadão de Quarteira”.
E a verdade é que ele foi ficando e hoje ocupa um lugar no meu coração e pretensiosamente, espero que, também, no coração de alguns de vós.
Com algumas mudanças pelo meio, que se impuseram, primeiro, para corrigir erros e vulnerabilidades - que essa inexperiência e essa falta de conhecimentos comportaram, acarretando-nos mesmo alguns amargos de boca – e, depois, para aumentar a capacidade de resposta, com o alargamento da equipa.
A chegada dos três novos colaboradores veio resolver, pelo menos parcialmente, essas dificuldades. Ana Maria trouxe um enriquecimento cultural inestimável que, infelizmente, nos últimos tempos, tem sido mais esporádico; o José Carlos, com a sua verve e com os seus conhecimentos informáticos, conseguiu dinamizar e defender de intrusos este espaço, ao mesmo tempo que lhe imprimia uma regularidade noticiosa e crítica importante; finalmente, o ‘Galiós’, chegado das “terras frias” que, com o seu espírito crítico consegue dizer tantas coisas sem nada escrever.

Quantas coisas mudaram ao longo destes quase dois anos! Quantas vezes me fartei e me apeteceu desistir, dedicando mais tempo à minha vida egoísta do que a uma missão que nem sempre é compreendida e bem aceite. Quantas vezes me interrogo sobre a fugacidade das coisas materiais e imateriais na minha vida. Mas este blogue, criado com carinho, alimentado às vezes com sacrifício, vai resistindo.
Por outro lado, lamento que vá perdendo a disponibilidade que já tive para comentar os blogues amigos ou de pessoas que trago no coração. Saboreio os posts, um a um, mas raramente consigo comentar. E no entanto, sinto que são os vossos comentários no ‘Calçadão’ que continuam a motivar-nos a mantê-lo vivo.
Li algures, uma vez, que um blogue era como uma fita métrica, onde se fazem registos frequentes e onde, de vez em quando, se revisitam os mais antigos para se perceber aquilo que crescemos. Porque esse passado que, quando era presente nos parecia tão confuso, à luz do presente… nos parece tão transparente.

Obrigado a todos os que nos visitam. Aos que nos "clicam", que toleram as nossas gralhas, que desculpam as nossas ausências, que se impacientam porque os nossos pontos de vista divergem ou contrariam os seus. Obrigado aos que comentam, raramente obtendo o retorno que mereciam. Mas que, mesmo assim, ainda aqui estão a ler este post.
Longa vida ao “Calçadão de Quarteira”, que vos agradece - a todos vós - a festa dos 100 000 visionamentos.
Obrigado pela vossa preferência.
Lourenço Anes