já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A Câmara e o incremento ao teatro

autarquia rica com orçamento de miséria
Imagem: Teatro em Loulé - «Gota de Mel»
Até 16 de Janeiro, a Câmara de Loulé aceita candidaturas para aquilo a que chama a «bolsa de apoio ao teatro 2008/2009», o que acontece pelo segundo ano consecutivo, e que visa apoiar os grupos de teatro do Município.

Podem concorrer a estas bolsas os grupos de teatro amador ou profissional do concelho de Loulé, com personalidade jurídica e que se proponham apresentar propostas de espectáculos de teatro que nunca tenham sido apresentados.

Até aqui, tudo muito bem. Mas…

Os grupos que receberem a bolsa terão de fazer três representações, com início no mês de Março do próximo ano, no âmbito da «mostra de teatro». (Da Câmara!).

Bem, é uma condição aceitável... Mas…

A verba total a atribuir entre todos os grupos apurados é de 29.500 euros, destinados à aquisição de material e/ou aluguer de som e luz e à produção.

29.500 euros?! Que se saiba, no concelho há, pelo menos, quatro agrupamentos “com personalidade jurídica” que se dedicam ao teatro. Se todos se candidatarem – e fá-lo-ão, com certeza, porque não têm qualquer outra possibilidade de apoio – isso significa uma verba de cerca de 7.400 euros por grupo teatral.
.
Como têm que “fornecer” gratuitamente à Câmara três espectáculos, cada um deles fica à autarquia pela módica quantia de 2.466 euros. Barata a festa.

Saberá, por acaso, a autarquia quanto custa, hoje, o aluguer de uma mesa de som e de uma consola de iluminação? Pois… lá se vai o dinheirinho quase todo. Mas a Câmara entende que os quatro (?) grupos gastarão, no total, “8.500 euros são para aquisição de material de som e luz ou 4500 euros para aluguer de material de som e luz”. Compra barato, a Câmara de Loulé!

E depois, pensarão os cérebros iluminados responsáveis pela iniciativa que os amadores terão de pagar do seu bolso roupas, cenários, direitos de autor, etc., etc.?

Ah! Já esquecíamos: “o pagamento das verbas atribuídas será feito em duas tranches” (para quem não saiba francês: em duas fatias, ou seja, em duas prestações)!

O mais interessante é que a nota da Câmara salienta que “esta é mais uma das iniciativas levadas a cabo pela autarquia de Loulé, com vista ao apoio e incremento das actividades culturais no con-celho, nomeadamente no que diz respeito às artes do espectáculo e em particular ao teatro”.

Incremento das actividades culturais, em particular ao teatro?! Assim?! Tenham juízo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Que misérdia!!!... Dá vontade de dizer que não chega, nem para começar. Como se pode exigir depois qualidade, com tão poucos recursos? Até desamina as boas vontades amadoras ou profissionais. Não se pode fazer omeletas sem ovos.

Anónimo disse...

7400 não é nada, em que mundo vive meu amigo? Já é um bom apoio, há que saber gerir essa verba (mais dificil),pois não devemos entrar por facilitismos e despesismos. Em parcerias com outros parceiros poderão não gastar dinheiro em som nem luzes. Nesta altura de crise que vivemos, 7400 p cada grupo não é nada, sinceramenteeeeeeeeee.

Anónimo disse...

A camara faz a festa barata! Por 2.500 euros "compra" um espectáculo teatral. Já agora: quanto paga a esses cantores pimba que encomenda?
E quanto paga a essa "empresa" fantasma que organiza as noites das bruxas?
É como esses concursos fotográficos que organiza: faz a festa, apanhga as canas, bate palmas, passa por "boa pessoa" e quem tem o trabalho sacrifica-se, tem despesas e... lixa-se!

Anónimo disse...

Aos grupos de fora a Câmara também paga os espectáculos a 2.500 euros? Será o que vai pagar à Acta pelo teatro que vai dar dentro de dias no convento?!