
Entre as cúpulas de Faro houve quem mantivesse um silêncio pru-dente, quem tivesse barafustado e outros (alguns «indefectíveis» de Santana há meses atrás) que tivessem gozado «como uns perdidos».
Manuela Ferreira Leite, talvez porque acreditasse que Santana falha-ria na campanha de recolha de assinaturas, considerou, nessa altura- "bastante positivo" que houvesse um congresso extraordinário.
Ontem, depois de Santana ter entregue as assinaturas e pedido o conclave para a primeira semana de Março, Manuela (agora refém e marioneta de Pacheco Pereira) já não manteve a mesma posição.
Foi o sinal para a desorientação nos sociais-democratas, divididos uma vez mais: Directas? Congresso? Um debate antes da eleição do líder? Eleição seguida de congresso?
Aguiar Branco assustou-se e apressou-se a dizer que não contem com ele para ir contra Passos Coelho; Marques Mendes saiu da sombra a esfregar as mãos e até o jardim da Madeira veio dizer umas coisas que cheiraram a lugares comuns imitados de quem tem bom senso (o que a ambição política faz!).
No seu programa de domingo, na RTP1 (prestes a findar), Marcelo foi avisando: o líder que sair, seja quem for e como for, será um líder de substituição e a prazo e por não mais de dois anos.
Mendes Bota, mestre na arte de «manobras tácticas», tal m’sieur de Lapalice, acertou no vocabulário (não havia modo de falhar): "inicia-tivas avulsas" para a realização de um congresso extraordinário é a confirmação da ausência de liderança do PSD, um partido que é um - "autêntico barco à deriva sem capitão".
Por isso, o líder dos social-democratas algarvios quer eleições directas – quanto antes, melhor.
Depois poderá vir o debate nacional com as bases do partido, e com os candidatos à liderança e as suas ideias. Esse – diz – é o único caminho estatutário.
Macário, prudente, disse à Lusa que, se for para haver congresso, que se faça já, para que o partido esteja preparado para governar "a qualquer momento".
Segundo diz, o congresso antes das directas para a escolha do líder é a burocratização do processo; mas o mais importante é que o congresso ocorra o mais depressa possível. "Pela via da recolha de assinaturas conduz a dois congressos, de outro modo poderá realizar- --se só um congresso" – acrescenta.
O resto da Comissão Política Distrital parece um mar de areias movediças: Desidério só se confessa a quem quer e em privado; Antonieta está em Lisboa e parece só ter cabeça para os problemas das suas comissões parlamentares - de resto, Portimão é um mundo à parte - enquanto Botelho e Piedade (e mesmo Graça), de Loulé, são caixas de eco de Bota; e o pessoal de Faro (com a excepção do «delfim» Elidérico) prefere aguardar a posição do presidente da autarquia farense – que não integra a comissão política nem a mesa da assembleia, mas que é, incontestavelmente e no presente, o homem mais forte do partido, no Algarve.
Como se vê… cada um não sabe bem para onde vai lançar a sua seta…
11 comentários:
Os comerciantes e moradores da Rua Vasco da Gama gostariam que o calçadão dê um olhar analítico ás obras que estão a ser efectuadas desde a passada segunda-feira.
Ficariamos muito gratos.
João
A iniciativa do Santana é boa se servir depois para o mandar tb trabalhar. Tudo deve ser corrido ,após um debate profundo dentrio do partido. Nem Menezes ,nem Santana , nem Couto, nem Manela, Nem acvaco .....é preciso aparecer gente com credibilidade com méritos pelo trabalho desenvolvido em alguma actividade . Todos os profissionais da politica desde pequeninos devem ir à vida com as chorudas reformas que já têm.....depois rezem para que o país lhas possa pagar ! Ainda acham pouco????
o que os votantes no psd querem é que os dirigentes do partido tenham posições claras e propostas concretas,para tirar da o pais da crise em que se encontra.o país não se revê a partir da discoteca a capital. o que são preciso são obras e ideias claras,o que até agora ainda não se viram
Rui Machete já disse que não há "ambiente político" para a realização do congresso extraordinário do PSD.
Macário também deve andar com a "correia solta". . .coitadinho
JÁ AQUI TENHO REFERIDO QUE Alberto João Jardim É O ÚNICO SER DOS (psd) ACTUAL QUE TEM TOMATES PARA POR COBRO A ESTA...(ai...nem sei como chamar-lhe...)
Não tenham medo que o Homem queira independentar a Madeira...Isso já passou...foi nos primórdios do mundo...Agora todo o mundo adorava voirar-se para a Lua e outros...mas mesta e outros têm dentes...aguçados...ainda...
Oremos então e venha JARDIM para S.G. do PSD.
ALEXANDRE
l f menezes, santana lopes, marcelo, ajj, guilherme silva, isaltino, valentim, ruas, o outro de gaia que ñ sei o nome mas jeitosinho que fala como um padre, ...há quantos anos andamos a levar com estes c*** ? que fizeram eles pelo país? de uma coisa temos a certeza, todos eles conseguiram chorudas reformas politicas à custa de tanto desgraçarem o país...e ñ só!
É chegada a hora do P S D se entender de vez,e de encontrarem soluções para PORTUGAL,e deixarem-se de desculpas.
Com uma líder a prazo, o PSD tem de discutir a sua situação com urgência e definir um rumo político o quanto antes. Porém, o congresso só faz sentido se os militantes deixarem de lado velhos ódios.
Manuela gosta muito do Pedro (santana lopes) !!!!!!!
Na vota nele mas............
Cavaco vai condecorar o Santana e outros......
Este País está a ficar pior com estas condecoraçoes quem paga as cerimonias e as medalhas? ..Estamos em crise no estado ou nao? O que fez Catarina Furtado,...? foi mãe?,...dormiu com algum assessor,...? ou é cunha do santana? O que fez Santana Lopes,...? Alguem me explica esta treta? Por amor a Santa, esta gente arruina portugal e agora dao meldalhas aos mais pateticos. Esta da Catarina nao lembra ao diabo, mais uma que vai pro Panteao para se la vender Langerie!
O Santana ainda entendo, andou a comer as gajas por onde passou, rsrsrsr entende-se o poder a funcionar!
Enviar um comentário