já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 31 de maio de 2011

31 de Maio – Dia Nacional do Pescador

àqueles a quem quarteira deve a sua razão de ser
Hoje, Quarteira é uma cidade cosmopolita, que vai perdendo a sua antiga identidade, fruto de uma evolução – globalização ou lá o que lhe queiram chamar.

Mas ainda há poucas décadas Quarteira era uma «aldeia típica de pescadores», marcada pelos ritmos, usos e costumes, pelos medos e esperanças daqueles que faziam do mar a sua razão de ser.

Foram estes homens crestados pelo rigor do mar que fizeram Quarteira.

Mas a cidade vai, aos poucos, esquecendo o que lhes deve. Dois toscos bonecos de pedra, numa discreta rotunda da cidade, nos quais, só «por favor» se podem evocar os antigos pescadores algarvios, ou um estilizado pescador de tarrafa – técnica que por estes lados pouco – ou nada - era utilizada, são as únicas homenagens com que os «poderes públicos» entenderam perpetuar a memória dos ancestrais.

Que o dia de hoje, 31 de Maio, o Dia Nacional do Pescador, sirva para que se reflicta sobre o que deve ser uma verdadeira homenagem.
Imagem: Monumento ao pescador e aua família, na Praia de Mira

5 comentários:

Anónimo disse...

Querem lá eles saber dos pescadores querem é os votos deles

Marracho disse...

A melhor maneira de homenagear os pescadores é fazendo o Museu(para o qual existe algum do material)e a Arte Chávega "a sério"que é imprescindível no apoio ao futuro Museu.Mas deixem-me que lhes diga,acredito pouco nesta gente.

Anónimo disse...

Ligam tanto aos pescadores que queriam tirar a festa do pescador da praça do mar....

Anónimo disse...

E a estátua do poeta pardal. Também era pescador.

Anónimo disse...

Também temos o monumento da âncora simbolizando as armações de Quarteira.