já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 16 de maio de 2011

“Hoje é um dia histórico, um virar de página”

périplo às obras, no dia da cidade de quarteira
Imagem: Visita às obras do prolongamento da Av. Sá Carneiro até à F. Santa (foto arqº da CML)
Como se sabe, na passada sexta-feira, 13 de Maio, comemoraram-se os doze anos desde que Quarteira foi elevada a cidade.

A efeméride foi marcada por um conjunto de actividades, sendo as mais importantes: a inauguração do novo depósito de abastecimento de água à cidade e a erradicação do antigo Bairro dos Pescadores.

O dia começou com a distinção dos quatro melhores alunos das escolas da cidade:: Diogo Correia (EB 2,3 D. Dinis), Jenny Melo (Escola Secundária Drª Laura Ayres), Débora Mestre (EB 2,3 S. Pedro do Mar) e Ana Rita (Escola Secundária Drª Laura Ayres).

Os representantes dos órgãos de comunicação acompanharam depois, os autarcas locais, numa visita aos melhoramentos realizados ou em curso, na freguesia:

• Pereiras: construção da creche do Centro Paroquial de Quarteira que está a ser criada ao abrigo do Programa PARES (em fase de conclusão), que representa um investimento global de 336.700,00 euros.

• Pereiras: repavimentação da VNC 585 e ampliação das redes de águas e esgotos (investimento de mais de 1,2 milhões de euros).

Fonte Santa: obra do prolongamento da Avenida Sá Carneiro, com duas vezes duas vias com separador central.

• Fonte Santa: obra daconstrução da Escola EB1/JI (4 milhões de euros). Imagem: Descerramento da placa da inauguração do novo depósito de água (foto arqº da CML)
• Abelheira: inauguração do novo depósito de água que vem duplicar a capacidade de armazenamento, passando de 3000 m3 para 5000 m3 (mais de 500 mil euros).

• Vilamoura: reabilitação urbana da Avenida da Marina (melhor imagem e segurança dos transeuntes, passeios à mesma quota da estrada, com guias para invisuais e cidadãos seniores, ciclovia, insonorização do piso, iluminação com leds e ecopontos com desenho vanguardista.

• Ex Bairro dos Pescadores: a zona litoral de Vilamoura e Quarteira passam a estar “mais perto”, com a erradicação das últimas barracas do bairro. No início de 2012, é posto em marcha o projecto de requalificação nesta zona, que irá passar pela criação de um parque natural e construção do novo mercado municipal.

A propósito do fim do bairro da lata, Seruca Emídio, o presidente da Câmara, afirmou: “Hoje é um dia histórico, um virar de página. Este bairro era uma chaga para o Concelho, para a Região e para o País. Coube-nos a nós termos as condições para resolver este problema”.

A festa acabou com um concerto, na Praça do Mar, pela cançonetista Viviane, que ali apresentou o seu último trabalho.

5 comentários:

Bruno disse...

já foi construída a escola da fonte santa?

Anónimo disse...

Enquanto estiver-mos a viver com o dinheiro dos outros países, não devia haver comemorações nehumas...
Marchas populares, iluminação das avenidas etc. etc. Que mania! Querem
fazer-se grandes com o dinheiro dos outros!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

É mais do mesmo, "Gestãozinha Corrente" com corta fitas e vereadora's a tapar as vistas á chapa do Seruca! pelo que com tanta exposição pr'á FOTO tudo indicia querer ir nas próximas pelos laranjas?

Anónimo disse...

Fazem obras anunciadas HÁ SÉCULOS!

Anónimo disse...

Vocês em vez de duzerem coisas que ajuden a terrem só dizem babozeiras!!!!!