já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 21 de maio de 2011

Acabaram os debates televisivos

agora já estamos em campanha… e antes, era o quê?
O debate final deste serão, entre José Sócrates e Passos Coelho, na RTP, ficou marcado pelas críticas do primeiro-ministro às posições do líder do PSD, enquanto este apontou o dedo às responsabilidades do secretário-geral do PS.

Logo a começar, Sócrates confrontou Passos Coelho com textos que, na qualidade de administrador da Fomentinvest, escreveu sobre a economia portuguesa em 2009 e sobre a saúde. Era à volta destes temas que o ainda primeiro-ministro pretendia centrar o debate.

Para isso apresentou um texto assinado por Coelho em que este, em 2010, assumiu a dimensão internacional da crise financeira portuguesa e até defendia as posições tomadas pelo Governo de Sócrates.

Mas na sua primeira intervenção, o líder do PSD exigiu que Sócrates discutisse as suas responsabilidades no estado das finanças e no problema do desemprego. Acusou Sócrates de pretender fugir às suas responsabilidades enquanto primeiro-ministro, depois de deixar o país à beira "da bancarrota", com 700 mil desempregados, de ter cortado salários e prestações sociais.

E quando já nem o moderador conseguia controlar o rumo dos acontecimentos, viu-se que, neste primeiro round, a vitória pendia claramente para Sócrates que, como hoje ouvi não sei onde, “não vive neste mundo

Na segunda parte, Passos Coelho foi recuperando: "O senhor vai a votos como primeiro-ministro – disse - mas tem grande dificuldade que tem em discutir as suas responsabilidades”.

Ao que José Sócrates respondeu: "Sou responsável por todas as medidas difíceis, nunca virei a cara às dificuldades, mas o senhor é responsável pela abertura de uma crise política, que levou Portugal a pedir ajuda externa".

E pronto: estávamos no «de sempre» com os mesmos argumentos de um e outro, que já não vamos tendo paciência para escutar.

E já não terão sido muitos os que ouviram Sócrates lembrar ao líder do PSD: “Ninguém ganha eleições só fazendo críticas".

No final do encontro, apenas um ponto mereceu o consenso dos dois responsáveis: ambos os líderes garantiram que só ocuparão o cargo de primeiro-ministro se "o povo" assim o decidir.

17 comentários:

Anónimo disse...

"Passos e Portas recusam governar com o Socrates: Pois bem, o PS elegeu o Socrates, logo, Passos e Portas recusam governar com o PS!
É básico. Das duas uma, se o PS ganhar, e tiver maioria absoluta não precisará deles para nada.
Se não tiver, o PR vai-se ver à nora porque o Povo saírá para a rua e exigirá o Governo com os mais votado."

Sebastião – o Desejado disse...

Após seguir o debate na RTP-N, tive a certeza que nenhum dos dois tem qualquer interesse na situação de Portugal.
Idem aspas para os restantes lideres políticos.
Ninguém quer, sequer saber, como vai ser o Pais daqui a 5-10 anos.
Sem qualquer solução, vai ser mais umas eleições sem qualquer sentido. É uma autentica vergonha, esta classe politica actual.
Triste povo,... cada vez mais acéfalo e parolo.

Não jogo no escuro! disse...

Dado que se esperava tão pouco de Passos Coelho, isto a julgar pelos anteriores debates, que só o fato de ter aparecido com alguma genica deixou tudo surpreendido. Por outro lado tudo estava à espera que Sócrates o ia fritar, pois o Portas já o tinha esfolado. É verdade que caiu algumas vezes na frigideira, mas se dumas vezes havia azeite, doutra o fogão não acendeu tão rápido como necessário. No fundo acabou por não ficar completamente frito, mas também não ficou completamente cru. Sócrates acabou por ganhar o debate, mas não foi com aquela vitória esperada. Foi por um golo de livre que ofereceu algumas dúvidas se na verdade foi falta. No entanto estou convito que na hora de votar o povo vai pelo certo e não vai em aventuras.

Anónimo disse...

Hoje, o País ficou a saber que tem de mudar urgentemente de primeiro-ministro. Passos Coelho desmascarou o aldrabão.

Mary Gomez disse...

Vi e não sei. O que sei é que quem governar o País a partir de Junho, terá que mostrar a sua "raça".
O meu receio maior é que passando a crise, voltemos à irresponsabilidade e bandalheira dos boys.

Anónimo disse...

Sócrates primeiro provou que afinal houve uma crise internacional!
Provou que o administrador Passos Coelho é diferente do político Passos Coelho, porque afirmou e assinou que o Governo até tinha atenuado as implicações dessa crise em Portugal, no relatório anual da Empresa onde trabalhava!
Depois provou com os co-pagamentos que o PSD olha a sáude como um SISTEMA e não como um SERVIÇO PÚblICO.
Depois provou que o PSD quer aumentar a precariedade no Trabalho com a não obrigatoriedade da Empresa explicar o motivo da contratação a prazo certo.
Depois provou que afinal o Memorando é o PEC IV


e Passos Coelho não o conseguiu desmentir nada,~

Eusébio Ronaldo disse...

Poucas serão as diferenças entre o debate e a Final da Taça UEFA e Socrates até no golo estava em fora de jogo.
O debate foi muito tático e enquanto Socrates jogou ao ataque, Passos Coelho não passou de um Braga que joga joga, mas não passa de um clube que só arranha os Grandes. Aguardemos pelas eleições e veremos quem vai ganhar se a determinação do PM ou o salto no escuro do PC.

Geração há Rasca disse...

Esperava mais, de estes dois politicos dos dois primeiros partidos de Portugal.
Resumindo, entraram mudos e sairam calados, dá par rir, mas neste caso foi prova da mentira e da inesperiência .

Hugo disse...

Oh Sebastiao a essa conclusao ja eu cheguei ha muito tempo....mas pronto votar e um dever e dia 5 la estarei para votar no que acho que e o menos mau de todos...o portas.lol. Mas estamos muito mal servidinhos de politicos...precisavamos de um lula como o Brasil teve....

Marracho disse...

O Sócrates devia era ir à TV explicar como é que deixou o país chegar à bancarrota,enquanto não o fizer a mim não me explica coisa nenhuma,porque estes seis anos a responsabilidade foi dele e não de outro qualquer.A propósito,onde tem andado o ministro Teixeira dos Santos?

Anónimo disse...

Mandaram o Catroga, de férias forçadas para o Brasil, não acertava o passo com o Passos,que agora é o mais africano de todos, quando dá jeito, e até canta a alentejana e tudo, política a quanto obrigas.
Até dizem que ganhou o debato pelo menos nos meios de comunicação que ele controla, nos outros ganhou o outro, para mim o que interessava era que ganha-se Portugal, mas esse irá continuar a perder com gente desta laia.

Anónimo disse...

Do meu ponto de vista o Socrates, para alem de mentiroso, é um grande burlão. Consegue convencer muita gente que afinal ele é o bom da fita e que a culpa é toda dos outros e consegue ainda convencer muitos "totós" que o melhor +é votar naquele que que colocou o País neste estado. Os burlões são assim!

Marracho disse...

Acabaram os debates começou a campanha,logo no primeiro dia ficámos a saber que o PS mobilizou quem era estrangeiro,inculto,não podia votar e cheio de fome,para fazer número nos comícios e passar por português.Desespero a quanto obrigas!Posto isto ficámos a saber que o PS além de utilizar todas as tácticas que condena na oposição ainda utiliza mais uma.Aqui fica um alerta para o próximo primeiro ministro(se não for o mesmo)que não se esqueça de desmontar a máquina que o actual montou,se quiser efectivamente governar.

PHM disse...

Por muito boa vontade que se tenha, não é possível ver em PPC uma alternativa.
O debate deixou isso bem à vista - enquanto Sócrates queria discutir o futuro, PPC só estava interessado em atribuir as culpas do passado…
Assim não vai lá.
Portas é muito mais convincente e tem uma cultura política incomparavelmente superior.
Mas, se é um risco entregar o Governo à direita.... não há outro caminho. Sócrates será tudo o quer se lhe quiser chamar mas já provou que, pelo menos, tem a determinação (e o apoio dos colegas europeus) que poderá ajudar a minorar os maus dias que aí vêm.

Paulo Henriques

F. Santos disse...

Pois Paulo, você tem razão ....... mas ........
Primeiro é preciso acabar com os boys quer espalhou ou deixou espalhar
Segundo é preciso que acabe JÁ, JÁ com metade das empresas públicas, semi-públicas e municipais.

Aí poderá começar a trabalhar

Anónimo disse...

Tenho fezada no Socras....
Mas a oposição não o vai deixar governar

Vejam o q direita e esdquerda fizeram com a avaliação dos proferssorers!!!!!!

Anónimo disse...

Quando não te agrada não publicas, chama-se a isso liberdade de expressão, mas é só para os que cá estão.