já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bom… vamos lá às sondagens

empate técnico é cada vez mais empate
Sinceramente, nem sabemos se vale a pena continuar a mexer nesta matéria do sobe e desce das sondagens pré-eleitorais.

Mas, enfim, como esta, realizada entre os passados dias 4 e 8, é a primeira depois de José Sócrates já ter falado ao país sobre as medidas da troika para Portugal (na passada terça-feira) e, em parte, já depois dos membros da União Europeia e do FMI terem anunciado as medidas (na passada quinta-feira), vamos lá a isto.

O que mais salta à vista nesta sondagem da Intercampus para o Público e para a TVI, é que o PSD continua a perder terreno para o PS.

Comparando a sondagem da Intercampus com a da passada sexta-feira, os sociais-democratas descem 0,8% e os socialistas sobem 0,3%. Mantém-se o empate técnico, mas PSD e CDS, que também cresceu, continuam dentro do campo das possibilidades de conseguirem juntos uma maioria parlamentar.

Agora, a CDU passa de 7,9% para 7,7% e o BE cai meio ponto percentual, passando de 7,0% para 6,5%. Crescem as preferências pelos outros partidos, que passam de 2,8% para 3,6%.

Os partidos de esquerda – PS, CDU e BE – juntos continuam somar mais votos do que os da direita (49,3% contra 47,1%).

Bom, a sondagem é da Intercampus, os «encomendadores» foram a TVI e o Público, que a divulgarão amanhã. Não sei se isso quererá dizer alguma coisa. Mas, cá por nós, e pelo que vimos no frente a frente desta noite entre Sócrates e Portas… estamos convencidos de que servirão para o mesmo que as próximas eleições: para nada!

10 comentários:

Farelo disse...

Na verdade Portas passou o tempo a repetir as frases feitas sobre a responsabildade de Sócrates na dívida mas quando teve que sair daí ou não apresentou nada ou chegou mesmo a tentar criticar o memorando da troika que já assinou. Sócrates explorou muito bem a falta de programa eleitoral do CDS e Portas acabou por se agarrar ao TGV.
Gostei de ver Sócrates predispor-se para todos os compromissos que sejam necessários para resolver os problemas de Portugal enquanto Portas fugiu totalmente a essas questões.
Sócrates ganhou o debate, sim senhor, e até o fez com alegria enquanto Portas parecia sentir-se pouco à vontade.

M.F.S.T. disse...

Bem pode o Calçadão e a Comunicação Social diabolizar Sócrates, mas o dia 5 de Junho o povo vai provar que sabe o que quer e não se deixa enganar, mas também que tem vontade própria.

Finalmente as gentes do PSD com quem tenho falado, já admitem a derrota. Mesmo alguns comentadores dos mais aguerridos que andam por aí já admitem o óbvio.

Eu nunca tive duvidas, dado que não tenho partido, sempre fiz uma análise isenta. Aliás Sócrates ganhava as eleições da mesma maneira, se por ventura militasse no PSD. Passos Coelho não está à altura, em praticamente nada para o poder defrontar.

Esta é a realidade nua e crua.

Patcholi ! disse...

O laranjal tem que:

• Pedir aos marqueteiros brasileiros que plantem num jornal brasileiro o rumor que afinal Socrates é um transexual chamado Roberta.
• Arranjar um inspector da PJ, um deputado do PSD e uma jornalista voluntariosa que cozinhem um novo freeport.
• Perguntar ao Cerejo, assitente no processo Freeport para ver se não ficaram mais 27 perguntinhas esquecidas
• Em alternativa, pedir-lhe para ver se encontra mais alguma casa de gosto arquitectonico duvidoso
• Peguntar ao Rainho do Sol, assistente no processo face oculta, se não consegue desmarcar uma das famigeradas escutas do face oculta que envolvam o socrates
• Perguntar ao Lima se por acaso não tem tomado uns cafezitos com o Alvarez
• ...
É que assim a coisa fica muito dificil... Lá vai a ida ao pote ter que ficar adiada por mais 4 anitos....

Anónimo disse...

só há dois candidatos a primeiro-ministro e não adianta a Portas dizer que é candidato que isso é uma brincadeira. Também podia dizer que era candidato presidente do Benfica! Era o mesmo

Anónimo disse...

FORÇA SÓCRATES!

Anónimo disse...

Estou convicto q uma das coisas q muita falta faz a Portugal é a confrontação clara e assumida. Os brandos costumes é coisa d frouxos e a radicalização só faz bem pois aguça o espírito. PPCoelho já há muito que devia ter passado ao ataque sem quartel pois a criatura tem tão mau carácter q só mesmo com crueza e a contundência é q poderá ser posta no seu lugar. Sócrates não presta! Perante a realidade optou pela fuga prá frente. Agarra-se com todas as suas forças ao famigerado PEC4 como se fosse nele q residisse a milagrosa solução da crise social, económica e orçamental do país. Ignora o evidente deste seu tão querido PEC… já ia no 4º! Fala do país como se fosse um recém-chegado. A culpa por muito pequena q seja NUNCA é dele. Encontra atenuantes e justificações p tudo. É uma verdadeira vítima das circunstâncias. De Sócrates sabemos q é safado, aldrabão, o verdadeiro vendedor d banha da cobra. Algo diferente seria d estranhar. Não percebo como alguém ainda tem dúvidas sobre quem conduziu Portugal ao actual estado penoso e vergonhoso. É extraordinário o q se ouve sobre Portugal. Agora qualquer carapau dá-nos lições d como gerir o país. Sobre o pesadelo socrático inúmeras explicações e justificações já foram dadas em inúmeras línguas por figuras mais e menos reputados. Gráficos foram feitos. Explicitações foram socializadas p q mesmo o menos preparados as possam entender. Ainda ontem um reputado analista arrasava com a gestão d Sócrates no prestigiado FT. Sócrates fez muito ...

A. disse...

Passos Coelho tem que berrar mais,caso contrário só se ouve o que Sócrates diz.E no palanque o chefe socialista não deixa o som em vozes alheias

Anónimo disse...

Ao trazer para a ribalta assuntos como a Taxa Social Única,com ou sem aumento do IVA, Passos Coelho está a falar de assuntos que pouco interessam ao votante pouco letrado.
Sºao assntos interessantes, procurar mais competitividade nas nossas empresas, procurar minorar o desemprego, aumentar expotrações e diminuir importações,etc e que são fundamentais para sair do atoleiro.

Mas para ganhar votos a conversa tem que ser outra,despedimentos,serviço saúde,escola,mais ou menos impostos,subsídios (corte ou não corte) com isso é que se capta a atenção do elitor médio/baixo e aí o PS é bastante melhor.
Se o PSD quer um conselho de borla, deixem de falar para empresários e começem a falar para o homem da rua, ou então vão por aí abaixo na intenção de voto.

Anónimo disse...

Porque é que os traidores e bandidos que entregaram o País e os portugueses às agencias de raiting não estão presos? Quem souber a resposta que diga qualquer coisa! Miseráveis.

Eduardo Catroga disse...

Banco transparente há só um - o BPN e mais nenhum.

Eduardo Catroga!