já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 8 de maio de 2011

Finalmente teremos o programa do PSD

com espartilho fiscal cada vez mais apertado
Segundo todos os jornais de hoje, o programa "Mudar Portugal", coordenado pelo ex-ministro das Finanças Eduardo Catroga, e que o PSD irá apresentar ao fim da tarde de hoje, prevê cortes; muitos cortes mas poucas medidas desenvolvimentistas.

Muitos dos cortes merecerão a concordância generalizada, como: reduzir o número de deputados de 230 para 181, reduzir a metade os custos com o TGV, reduzir ao máximo de três o número de administradores em empresas do Estado, a introdução da regra "5 por um" para as admissões da administração pública (entra um funcionário por cada cinco que saem).

Também a obrigatoriedade de o Tribunal de Contas fazer uma avaliação de todos os organismos que recebem dinheiros públicos seria uma medida acertada.

No aspecto das privatizações, Catroga vai mais longe que a troika: aponta para a privatização das Águas de Portugal, e mais uma parte da Caixa Geral de Depósitos. - «Catroga programador de governo», neste aspecto, é mais papista que o papa «Catroga ex-ministro das finanças»: aceita privatizar os caminhos de ferro… mas só nas linhas que dão lucro.

Compreende-se o Catroga programador como um liberal caduco.

A «compressão» do Governo, com 10 ministros e 25 secretários de Estado, pode ser discutível tanto olhada pelo lado da razonabilidade, como pelo lado demagógico.

Já o corte de quatro pontos percentuais na Taxa Social Única, sendo uma quebra maior para empresas exportadoras, parece um erro tremendo, uma medida que arriscaria colocar a segurança social numa situação de défice. Para compensar este «erro» teria de haver o «ameaçado» aumento de impostos – provavelmente o aumento do IVA que passaria da taxa normal de 23, para 25 ou 26 por cento.

Mas pode ser que esta visão pessimista se não venha a confirmar. Temos de esperar mais algumas horas, para escutar o programa de governo de Passos Coelho e Catroga.


7 comentários:

Sambrazense disse...

O PSD é um partido imprevisível, inseguro, ignorante, arrogante e infantil, criminoso e mafioso que não tem programa e derrubou o governo sem apresentar uma alternativa a não ser a ânsia do poder pelo poder!
O unico programa do PSD é entregar os Hospitais aos Melos e aprovar leis à medida para que os mafiosos do Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Catroga, etc.. nao sejam julgados!
O PSD quer destruír a Segurança Social e o Serviço Nacional de Saude. Quer entregar os Hospitais aos privados, onde os doentes chegam à porta dos Hospitais e só entram se deixarem um caução em dinheiro ou um fiador, caso contrário morrerão à porta dos Hospitais!
Nem o SALAZAR faria tanto mal ao povo!

Anónimo disse...

No meu simplex entendimento, isto que se passa em Portugal já só lá vai com um novo 28 de Maio... Já foi assim, tipo papem químico, na primeira Republica...! Para mim é igual ao litro...!

Anónimo disse...

O PSD resolve problemas.
Normalmente aparece depois do PS ter levado o país à ruína.

Anónimo disse...

Os políticos portugueses "são como as ovelhas, têm carrapatos atrás das orelhas"!!!!

Anónimo disse...

Aposto que estão danadinhos para que os verdadeiros rostos da mamocracia imponham o seu poder e dêem um biqueiro no "fedelho atrevido".

Esta inversão de valores é do mais anedótico que há, mas é francamente reveladora.

O que não se faz para manter Sócrates no poder.

R.F.C, em viagem por Espanha disse...

Correndo o risco de ser censurado, mas lá vai.

Este gajo revelou uma política de direita ultrapasando o próprio Portas.

Medidas popularuchas e que caem no goto dos tugas:

- Fim dos governos civis.
De acordo, é um despesismo inútil. O que vão fazer aos administrativos e auxiliares de cada um dos GC? Integrá-los no contigente dos 8% anuais?

- Redução da TSU em 4%
De acordo, há muito que já o deviam ter feito. Não diz é onde vai buscar a recita que permita "pagar" a benesse. Sobe o IVA em produtos consumíveis? Bom, já o tinha admitido.

- Suspensão do TGV Lisboa-Madrid
Ok, até concordo mas há qualquer coisa nesse investimento que levou a Troika a mantê-lo, talvez por aquilo que possa custar ao estado.

- Reduzir o nº de deputados.
De acordo só falta dizer a partir de quando.

- Privatizar Saúde e Educação
Isso não disse para as TV's, mas está lá, significando acabar progressivamente com o chamado Estado Social.

- Outras privatizações
De forma indiscriminada e pouco criteriosa.

- Veto ao PS
Já sabemos que não suporta o Sócrates e que transformou isto numa guerra pessoal. Que não queira levar com ele, tudo bem. Agora é irreponsável, demagógico e precipitado afirmar que com o PS nada. Pode ter de engolir uma manada de elefantes com tromba e tudo.

Resumindo, apresenta um programa mais duro e pesado para o comum dos mortais. Com este gajo, os ricos vão ser mais ricos e os pobres mais pobres.

E por isso, este gajo é perigoso.

José Carlos disse...

E é a privatizar bens publicos como a saude , educação , segurança social , água , etc ... que as desigualdades vão diminuír.

Cada um acredita no que quer , mas acho que deviam perceber que o objectivo primeiro das empresas é o lucro , não a satisfação das populações , logo quem não tiver dinheiro , não é bem vindo.
Essa é a regra de ouro do capitalismo.
Sem dinheiro não há palhaços.