já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 17 de maio de 2011

O mistério do Centro Cultural de Quarteira

se até o mosteiro da batalha, 626 anos depois, não está pronto...
Seruca Emídio fez um show-off de todo o tamanho: dizia que iam construir um «centro cultural» em Quarteira, no mesmo local onde já estivera prevista a construção de um mercado.

Encarregou um dos mais conceituados arquitectos portugueses para fazer um «boneco» do que iria ser esse tal «centro cultural de Quarteira».Trouxe o homem cá, convidou a imprensa, disse que fazia um parque de estacionamento subterrâneo e - espanto dos espantos - um mini auditório para trezentas (!) pessoas.

Souto Moura, o tal conceituado arquitecto, veio a Quarteira mostrar como ia ser aquilo tudo, muito moderno, muito avançado, com auditório, estúdios, biblioteca, bar e sei lá que mais.

É claro que havia um bico-de-obra (em Quarteira há sempre um qualquer bico-de-obra): faltava o terreno porque o espaço que era propriedade da Câmara era «curto» – Que não, que isso não era problema porque um construtor dava o terreno que faltava desde que pudesse construir uns prédios, no espaço restante.

Contra os narizes torcidos à ideia de mais umas dezenas ou centenas de habitações numa área já de si «sobrecarregada», a ideia vingou. Fazia-se ali, e pronto.

Agora, parece que o tal construtor faliu. O seu projecto habitacional «foi ao ar». Consequentemente o tal terreno que faltava para a construção do «centro cultural de Quarteira» voou com ele.

Há dias, a Câmara mandou alcatroar uma parte do terreno destinado a essa estrutura cultural. Crê-se que se destine a estacionamento pago. Crê-se!...

Do tal «centro cultural de Quarteira» ninguém mais falou. Nem Seruca Emídio e os seus vereadores, nem os da oposição, nem a Junta de Freguesia. Ninguém. Um pacto de silêncio esmagou a promessa.

Passaram anos. Na semana passada houve por aí uma festa de aniversário da cidade, com actos oficiais, inaugurações, visitas e outros shows-off para jornalistas verem e anotarem novas promessas; mas nem uma palavra sobre o mal-aventurado «centro cultural».

Será que o «centro cultural de Quarteira» morreu e foi enterrado debaixo do alcatrão do (futuro?) parque de estacionamento?

Ou está tudo no segredo dos deuses e os quarteirenses não têm o direito de ser informados sobre aquilo que lhes diz respeito?

Ou pensa a Câmara de Loulé que os quarteirenses já são tão cultos que podem perfeitamente dispensar um Centro Cultural? Pois se há quase 20 anos nem uma salinha de espectáculos existe na cidade…

9 comentários:

Anónimo disse...

Então e a vereadora Hortense(Joana D'Arc de Quarteira), não diz NADA?

Anónimo disse...

Vocês hão-de ter o CCQ quando as gaivotas criarem dentes!

E nem merecem mais!

Paulina disse...

Mandem arranjar o cinema da rua Vasco da Gama! Pode ser fraco mas será melhor que nada.

Anónimo disse...

Um parque de estacionamento subterrâneo naquele lugar deve custar uma pipa de massa porqwue a água está à superfície.
E na ligação a Vilanoura querem fazer outr... abaixo do nível do mar.

Anónimo disse...

O Souto Moura ia fazer um auditório de 300 lugares? Não acredito!

M disse...

Tens razão, Carlos, em Quarteira nada é fácil!
Se ao menos aqui tivéssemos tido algum Presidente de Junta capaz, podia ser.
Mas com o Parafusos não se vai a lado nenhum. Como não de foi com o Filipe e como não se iria com o que o Seruca chamaca Homem do lixo.
Agora parece que o PS vai propor outro paraquedista de Loulé e o PSD e Catarino...
Como havemos de sair da cêpa torta?

Anónimo disse...

Tudo o que se faz nesta terra é só fumo de vista.
Õ Dr. Batão engana esta gente como quer...
Od bombeiros? É já a seguir!
A R. 25 Abril? é pra já!
Mercado? Prto ano tá a trbalhar!
C.Cultural? Tá o melhor arquitecto do mundo a tratar disso!...

Anónimo disse...

Então vcs não têm já um auditório no Centro Autárquico?????

Marracho disse...

Em Quarteira há uma táctica muito boa,quando não se sabe o que fazer, não se fala do assunto,e funciona:Fez-se em relação às quatro faixas até Loulé,Centro Cultural,R.25 de Abril,Quartel dos Bombeiros,Zona Nordeste etc.Agora vêm com as promessas em relação ao ex.bairro da lata,oxalá não caiam em saco roto como todas as outras promessas.