já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 8 de maio de 2011

Passos apresentou bem o seu programa

mas o programa apresenta mal os seus passos
Quereria poder falar hoje sobre o programa do PSD. Infelizmente, as possibilidades são poucas; primeiro, porque me foi impossível estar presente na apresentação e, em segundo lugar porque a imprensa não conseguiu fazer a necessária síntese e súmula do programa eleitoral que hoje foi distribuída é demasiado vaga para as expectativas que o PSD criou.

Com efeito, das 10 grandes medidas não se explica o quando e o como e, assim, não parece que se concretize com ela o que Passos Coelho anunciou: que, para além de "ir ao encontro" dos objectivos impostos pela troika, o programa eleitoral "vai muito para além do memorando de entendimento".

Dizer que são objectivos, por exemplo:

“uma economia competitiva, inovadora e exportadora;
• "um Portugal melhor administrado",
• "um Portugal mais qualificado";
• "um Portugal mais justo, coeso e com proteção social”;
• “instituições fortes e independentes”;
• "justiça célere e para todos"
– são conceitos onde se não vislumbra o «como» e, portanto ficam reduzidos à categoria de «lugares comuns».

É certo que daquilo que foi sendo anunciado concretamente (privatizações da TAP, dos CTT, da CGD, de um canal da RTP e da Lusa), a paragem da ligação do TGV entre Lisboa e Madrid, a «escolha» livre das escolas públicas ou privadas, são propósitos que vão ao encontro das opiniões de muitos portugueses.

Já a redução da TSU paga pelas empresas em quatro pontos percentuais vai dar origem a fortes discussões e só surpreende que o próprio Presidente da República tenha, ontem, em Beja, «entrado na campanha» a defender a ideia, sugerindo que para compensar as quebras se aumentem os impostos sobre o consumo (IVA).

Quanto às parcerias público-privadas e às empresas públicas e municipais, esperavam-se maior firmeza e objectividade nas propostas. Esta análise, porém – reconheço – é muito superficial.

Chegou-me às mãos, apenas há momentos, o programa completo e, portanto, a única crítica concreta que posso fazer agora, é esta: em termos de «tamanho» é um programa tão mau como o do PS.

Podiam ter aprendido alguma coisa com a «troika» onde não há lugar a «literatura» nem a pormenores de cá-cá-rá-cá, mas onde, em apenas 34 páginas, se apontam objecticos muito precisos e os prazos de seu cumprimento. Percebem?

Ou ainda não entenderam que um programa com centenas de páginas não é lido por ninguém?

A menos que… seja isso mesmo que os líderes pretendem…

26 comentários:

Anónimo disse...

Se alguém tivesse dúvidas que temos um presidente da República sem nível para o lugar que desempenha, ela aí está: o homem nem sequer espera para tomar partido!

EU PENSAVA QUE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ERA O PRESIDENTE DE TODOS OS PORTUGUESES.

Um presidente a entrar numa campanha eleitoral para as legislativas é inédito! E VERGONHOSO !

César Augusto disse...

Realmente este Presidente !!!!!!

O PR diz para aumentar impostos sobre o consumo - mas não especifica sobre qual consumo.( Se for sobre iates e televisores 3-D, tudo bem.)

O Relvas, diz que, com o PSD, os impostos não vão subir.

Oh seus demotecnocratas!
Qual é o resultado no meu bolso?
Menos dinheiro, não é verdade?

Cuidado com a leviandade das afirmações.
Aumentar impostos sobre Mercedes e caviar não é o mesmo que aumentá-los sobre Clios, leite e pão!
Irra

Man on Moon disse...

Os políticos querem acabar com os portugueses.
Teremos cometido alguma atrocidade?
Trabalhar de forma honesta será crime?

Anónimo disse...

Se o programa for bom, muito bem... se for mau... muito mal.
Mas vir o srº presidente dizer estas coisas é sempre mal!

O Sr. Prof. Dr., sabe a história do burro que já estava a ficar habituado a não comer?...

Pois é, burros já somos, não queremos é morrer...

(Não me sai da ideia as acções do BPN, da casa no Algarve, etc.)

Marta disse...

Sua Excelência não tem que propor nada. As suas funções não são executivas/governativas.

Mais uma ajudinha ao PSD do qual não se consegue desligar enquanto Presidente da República?

Cada macaco no seu galho.

Quando devia falar não fala e quando fala ou entra mosca ou sai asneira.

Alexandre Gouveia disse...

Comentando os dois assuntos que fazem o título desta notícia devo dizer que me parece bem que se reveja o TGVe que se opte por uma velocidade alta (até 200KM/h) e que se tenha o cuidado que isso possa enlaçar na AVE, bem como a possibilidade de transporte de mercadorias, sem troca de bitolas. Um comentador habitual destas lides, que parece ter conhecimentos do assunto, pode dizer se tal é possível. É mais que suficiente,não precisamos de andar a 400KM hora em território nacional.

Quanto à privatização da RTP parece-me umm disparate de todo o tamanho, o que há é transformá-la numa TV de qualidade, sem preocupações de fazer concorrências às privadas, com programas diferentes do futebol,concursos e telenovelas que nos invadem.Teatro, concertos, jazz, ballet,recitais,ópera,etc um mundo a que não temos tido acesso. Privatizar é gramar mais uma igual às outras. Para estupidificar a gente já bastam duas!!!!!

Anónimo disse...

o Programa será o da troyka mais a agenda de interesses dos que pagam PPC enquanto testa-de-ferro.

Porra, amigos!

Maurílio disse...

Nunca tenho dúvidas e raramente me engano, mas este PSD ultrapassou o CDS pela direita. Não admira que muitos sociais democratas estejam a emigrar para o CDS. Pelo andar da carruagem se adivinha quem vai dentro. Fico com a sensação de que já vi tudo na Cartilha do Salazar. Se não é parece um adeus ao 25 de Abril. Nunca depois de 74 esteve tanto em perigo as conquistas dessa madrugada. É agora ou nunca que o povo unido, nunca mais será vencido. O PSD já não é um partido que defenda a Social Democracia, mas antes um partido da direita radical.

Anónimo disse...

Falar em parar o TGV é algo demagógico, pois pergunta-se para que a Espanha queria a linha do outro lado que continua a avançar a bom ritmo. Aliás este é um projeto mais por vontade da Europa do que de Portugal, em ligar toda a União em Alta Velocidade. Deitar fora o dinheiro que já se gastou e o que não viria seria pior a emenda que o soneto.

Anónimo disse...

Que vergonha o Presidente meter-se a fazer campanha!

Anónimo disse...

PPC está em actualização.
Está a fazer um upgrade...

P.F. - Qtª do Lago, Almancil disse...

Diz constituir governo com 10 ministros. Porque não !!
Até se sabe que muito do que o governo deve fazer já está determinado pela troyka, o restante, será ditado pelas SLN's, Ângelos e Borges, que actuam como governantes sombra.

Mas curioso, é que só para ele, tem 6 "assessoras" de eventos e "conselheiras" para viagens, que enfiou no Parlamento, pagas por todos nós.

Anónimo disse...

Depois do PEC4, que o PSD chumbou por não ir suficientemente longe, agora é o acordo com a troika que o PSD assinou, que não vai suficientemente longe. Isto é o maior reconhecimento de que Sócrates tem o terreno do senso comum e dos sacrifícios mínimos necessários totalmente ocupado empurrando Passos Coelho para uma posição radical onde só pode ser visto como mais papista que o papa. Haverá algum indeciso que vote nisto?

Anónimo disse...

Até agora o que podem acusar a PPC? Se ele ainda nem começou, quando começar cai o carmo e a trindade, mas do vosso líder já não podem dizer o mesmo, pois todo mundo o conhece e não é pelas melhores razões.
Lembrem-se que o ps não é um partido, mas sim uma associação e agremiação de pseudo licenciados em matéria de ir à algibeira.
É democrático

Carlos disse...

Os programas dos partidos não são para levar a sério.
Mas que a TV pública (deles) deve ser privatizada ou encerrada não há dúvida. Deixem de nos roubar na factura da luz para darem só futebol e telenovelas. Por outro lado a dita cuja é, essencialmente, a voz do dono. Fora com eles!!!

Ferreira disse...

Assisti com curiosidade á apresentação do programa do PSD. Programa este que demorou uma eternidade a ser apresentado. A apresentação foi desinteressante, teve dificuldade de mobilizar de contagiar os próprios militantes, que timidamente lá iam batendo palmas! A única vez que se sentiu alguma emotividade, foi quando Passos falou na reforma da Jústiça! Quanto ao resto foi uma apresentação sem vida, sem energia e com propostas, como se esperava, ulta-liberais, onde salta á vista um ataque feroz ao estado. Falando essecialmente em privatizações, despertando nos seus comparças a latente avidez pelos apeteciveis serviços que o estado deve assegurar, para que não existam excluídos por falta de capacidade financeira, de milhares de portugueses. Parece-me que neste programa existe uma vertente de assalto ao modelo económico e social do estado! Um discurso pobre, com ideias genéricas e superficiais. Deve ser questionado se será o estado a patrocionar as empresas privadas na prestação dos serviços de saúde e educação. Se tem a intenção de privatizar as águas de Portugal, um sector essencial, que jamais deve estar nas mãos dos privados.

F. Ferreira

Anónimo disse...

Este porco já fala em aumentar as rendas dos prédios podres, onde moram os velhos das pensões de 300 e 400 euros, que gastam 200 euros de remédios e morrem de frio abandonados.
Ele quer é matar os velhotes para deixar de lhes pagar as pensões.
Este porco está ao lado dos parasitas e é comandado por mafiosos!

Anónimo disse...

Ó Lourenço Anes, É difícil ser original depois de se conhecer o memorando da Troika. Aliás não interessa mesmo ser original.

Mais uma vez Passos está a acelerar. Ainda não percebeu de que tem de conquistar eleitores à esquerda do PSD. Aqueles que se encontram no centro. Não os vai convencer com mais nacionalizações e os eleitores que perdeu para o CDS já não voltam.

Anónimo disse...

nenhuma novidade substancial , isto de privatizar a RTP , e parar o TGV que já está praticamente parado , são lugares comuns , a ideia principal que fica é que este PSD de Passos Coelho deitou a social-democracia para a gaveta , ultrapassando o CDS pela direita ao embarcar no neo-liberalismo , por isso não é de estranhar que o CDS esteja a subir muito nas sondagens , é que os portugueses como conservadores que são por natureza , não querem embarcar em radicalismos.

Com este PSD fica em causa serviços publicos essenciais como a saude , educação , segurança social , água , etc ...

Anónimo disse...

Socrates é um nome global, temos que
nos regozijar por ter um fenómeno universal no nosso país: é preciso ter coragem para reconhecer isto...

Anónimo disse...

É o Presidente de todos os portugueses que votarem no psd, é dos exploradores, e de alguns Banqueiros, que Têm Hotéis de cinco Estrelas em Cabo Verde, é presidente,
do condomínio, da Urbanização da Coelha em Albufeira,essa de ser presidente de todos os portugueses é mais uma palavra que fica bem dizer, sobretudo para quem não sabe dizer mais nada.

Anónimo disse...

Parece que já se esqueceram do que fez o Sampaio: mandou abaixo uma MAIORIA ABSOLUTA ELEITA e em funções. Agiu em nome do Partido Socialista. Não foi em nome de Portugal! Por isso, acho bem que o actual PR se lembre de quem o elegeu!

Alfredo T. disse...

Para cortar de forma significativa as contribuições das empresas para a Segurança Social, não chega ‘mexer' no IVA. O chefe de missão do FMI na ‘troika' avisou já que serão precisos cortes adicionais na despesa para compensar a perda de receita que a redução na taxa social única (TSU) vai implicar
TÁ NOS JORNAIS

Anónimo disse...

Ó Lourenço, então era melhor ele estar calado, o outro era um bebézinho,que nem os psds o souberam embalar, por isso caiu do berço, agora parece um santinho a falar, e mais não digo.

Anónimo disse...

É lamentável, ver tanto ódio e rancor pelo Presidente de República!

Este pessoal que aqui escreve, só vêm rosas à frente, nem têm orgulho de ter um dos seus (algarvio), com este alto cargo no país, é mesmo lamentável!

Pelo menos ele PR, é formado e doutorado, por uma universidade pública, estudou na melhor universidade de Inglaterra, na altura que muitos tugas nem sabiam para que direcção isso ficava!
Enquanto, o nosso tão amado Sócrates, comprou o canudo, e até fez exames ao fim de semana!
Um grande profissional, analizando pelos mamarrachos que fez lá na terra dele!

Têm é dor de cotovelho de não serem, nem terem o nível académico, do SENHOR PRESIDENTE DR ANÍBAL CAVACO SILVA!

Por estas e por outras é que este país está como está! muita dos de cotovelo!

Márcio, RS disse...

A RTP recebe subsídio milionário do Estado, a fortuna da taxa do áudio visual, comercializa publicidade e faz menos e pior que os privados.
Para quê sustentar um elefante branco? Concessione-se a RTP a privados e retenha-se um espaço para cumprimento das obrigações constitucionais. E com a vantagem de deixar de poder ser instrumentalizada pelos partidos do Governo.