já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 2 de abril de 2011

De um discurso insensato ao corte de salários

culpados? – todos! o que vale a nossa classe política? – nada!

No seu discurso de reeleição, Cavaco Silva fez um discurso desnecessariamente provocador contra o primeiro-ministro e o seu governo.

Sócrates achou que quem não se sente não é filho de boa gente e decidiu devolver a deselegância, indo a Bruxelas negociar um ambicioso plano de estabilidade e crescimento, um plano anti-crise muito duro - e não deu cavaco a ninguém.

Era o detonador de que a oposição e o Presidente esperavam. Os partidos da oposição reagiram a quente e impudentemente, numa aliança contranatura, chumbando o plano que, nas suas linhas gerais, tinha sido aprovado, aceite e louvado pelos nossos parceiros da União Europeia.

O chumbo veio dar a Sócrates a possibilidade de não sair mais queimado, em vésperas do congresso do seu partido. Pediu a demissão, tal como avisara.

Estava aberta a porta para uma das situações mais graves que, desde sempre, se viveram em Portugal.

O Presidente, lavando – ou esfregando – as mãos, como Pilatos, deliberadamente, nada fez. Que lhe não tinham deixado espaço de manobra disse ele. E, jubilosamente, aceitou a demissão do primeiro-ministro, dissolveu o Parlamento e marcou eleições.

Estava paga a «afronta dos Açores». Chegou, então, a altura de se apontarem os culpados, de dedos espetados uns para os outros.

Não vale a pena procurar: foram todos – Presidente, primeiro-ministro, partidos da oposição. Ser-lhes-ia difícil, com certeza, fazer pior.

Consolidação orçamental?! Controlo do défice?! Recuperação?! Estão parvos? O falhanço da desesperada tentativa de Teixeira dos Santos para a consolidação e limitar os prejuízos da crise financeira e tudo o que se seguiu vieram mostrar o que vale a nossa classe política: Nada!

Passos Coelho, que alegremente, comandou o chumbo do PEC, escreveu uma carta em inglês a dizer que o chumbo se ficava a dever porque o plano era pouco exigente, depois foi a Bruxelas garantir que, se for nomeado primeiro-ministro, o cumprirá esse mesmo PEC integralmente e, como quem não quer a coisa, disponibilizou-se para aumentar o IVA. É para levar a sério?

A sério é que vamos ter de pagar 12 mil milhões de euros até Junho e não temos dinheiro.

O FMI vai chegar, ao contrário do que o governo queria, para nos aplicar um tratamento de choque através da política económica que nos vai impor.

Esperam-nos poupanças forçadas, cortes nos salários, aumentos de impostos, eventual substituição por títulos do tesouro dos subsídios de férias e de Natal e queda dos valores das exportações, conduzindo à falência de empresas e despedimentos em massa.

E o governo - novo ou velho – que fará? Seja de esquerda, de centro ou de direita, vai desempenhar o papel das direcções-gerais, para executar o que o Sr. FMI mandar.

E qual será o papel do Presidente? Bem, ainda poderá cortar umas quantas fitas na inauguração de albergues sociais e fazer uns discursos nas escolas ou nas sedes dos clubes de amizade Portugal-Qualquer coisa… Afinal, já tivemos um que era isso que fazia, recordando sempre que “faz hoje precisamente, um ano, dois meses e treze dias”…

Ah, é verdade: tenho de publicar este post já, para não perder a oportunidade. Porque, ou me engano muito, ou na segunda-feira, de manhã, já teremos aí o governo FMI…

18 comentários:

Anónimo disse...

Tenho muita pena da idade já não me permitir sair de um país governado por palhaços e irresponsáveis. Um país onde campeia a cunha, o amiguismo, a mentira e a falsidade. Um país onde um povo analfabeto se deixou conduzir estupidamente para o matadouro e depois de ter sido enganado uma e outra vez.
E vai voltar a ser, ganhe quem ganhar!

Felícia disse...

A classe política que levianamente afundou o País na assembleia da República pode continuar impune perante os cidadãos? Pode no seu teatro irresponsável continuar a merecer a nossa confiança depois das vergonhas e sacrifícios a que nos condenaram?

Anónimo disse...

Não pode falar.O seu exemplo e o do seu governo foram um completo desastre ruinoso para este país.Se em vez de falar tanto fizesse mais obra talvez este País tivesse mais sorte.Quando vejo um «falador de ofício» é sinal que não sabe fazer mais nada a não ser a sua própria publicidade.
Estamos fartos de faladores de ofício.

JM Matos disse...

Quem é que governou 13 anos nos últimos 16? Não foi o PS? Quem é que duplicou a dívida pública desde 2005? Não foi o PS ? Sócrates foi desde 1995 ministro e depois PM, pelo que é o principal responsável pela situação em que o país está! Logo, escusa de fazer de nós parvos!!!!!

Viva o Sócrates disse...

O Primeiro Ministro tem toda a razão ! Os senhores políticos que fazem da recém descoberta " CORPORAÇÃO DOS POLÍTICOS", e que mandaram a Nação para o abismo que não passem por mim durante a campanha eleitoral a vender o insuportável ! Dispenso. Quanto ao dr Passos Coelho, se for para bem de Portugal, desejo-lhe a maior sorte na política. Contudo, na minha opinião, naturalmente com base no visível, é um político ziguezagueante capaz das mais clamorosas cambalhotas de um dia para outro, e que não transporta no se discurso uma visão, um rumo, um projecto para Portugal com o qual, no dia a dia do meu trabalho, em que dou o máximo pelo País, me identifique. O problema do PSD é que o os seus barões têm um ego maior do que o partido. Alguns deles maior do que o próprio País. Não se tendo importado de irresponsavelmente o terem vergonhosamente afundado.

Anónimo disse...

O problema é o FEEF!!!
Muito simples, com o FMI terás medidas transitórias, duras mas temporárias. O que o FEEF trazer, fica para sempre. Jamais recuperarás a soberania perdida. Resta dizer que o resultado vai ser o aniquilamento da economia portuguesa e a emigração maciça para o centro da Europa (leia-se Alemanha), enquanto os bancos alemães e franceses se livram da nossa dívida. É o fim de Portugal como estado independente. Portugal passará a ser uma reserva de mão-de-obra para os alemães! É muito simples. Devíamos chamar o FMI sozinho e tentar sair da zona euro. Caso não dê resultado, reestruture-se já!

J.A. disse...

O pedido de ajuda externa deve ser activado o mais cedo possível. Se o PS e o PSD, por razões eleitoralistas, não querem tomar a iniciativa, o Presidente da República deve tomar a iniciativa. Se há algum entrave constitucional, deve demitir o governo imediatamente e constituir um governo provisório ( Conselho de Estado?) que active o pedido. Esperar é morrer.

Senhor Cavaco, assuma a sua responsabilidade ao menos uma vez!

Alice Gomes Cunha, Salvaterra disse...

Grande treta!!!!
antes de derrubar o governo fez a vida negra ao primeiro ministro agora diz estar ao lado do governo ,para que o PS seja responsavel por deixar os funcionarios publicos sem subsidios, mais cortes salariais e despedimentos. em consequencia o sector privada vai pagar caro e o despedimento vai subir em flecha. Que todos se informem e não se deixem ir em cantigas. Não oiçam os partidos . Informem-se , pesquisem o que esta acontecer na irlanda e na grecia.

M.C.C.R. disse...

Podem criticar o Cavaco tanto quanto queiram, mas é o único em Portugal com perfil de líder credível.

Celeste R.

Rodriguez disse...

Este Sócrates é um espanto; Então não é que agora acusa o Coelho de ter um notável cinismo. Então andam de braço dado no apoio do "OE" depois nos "PECs" depois vêm as guerrinhas enganadoras, porque no interesse de servirem o capitalismo e os grandes grupos económicos estes enganadores do povo não diferem, na política também não diferem, a diferença maior que esise é a de que Sócrates já enterrou o país e o coelho encontra que a mal feitoria não está completa quer terminar com o que falta. "PS e PSD mais CDS" qual deles está sériamente e condições de por em prática uma justiça social bem como de uma distribuição da riqueza mais justa? Não nos podemos deixar enganar mais uma vêz.

Anónimo disse...

filho da p........... fez tudo por tudo para o governo cair para colocar lá o partdinho dele e agora quer a união, ele que vá mas é pentear macacos na casa da coelha!

Pedro Luis disse...

Sua excelência, ao tomar posso do seu 2º mandato, deu a entender ao Sr Passos Gato, que tinha a sua autorização para derrubar o governo.e o resultado viu-se passado um mês já estava, e agora vem com essa de unificar os Portugueses em volta do Passos Gato para salvar o País,
hipócrita sou eu e não faço coisas destas.

O Justiceiro disse...

E para si presidenre Cavaco uma perguntinha.... Por acaso ja parou para pensar o que ha-de responder ao Dr. Marinho Pinto nas declarações bombasticas que fez sobre a corrupção politica, o gamanço e o compadrio que há na politica nacional?? Ou o sr. só esta interessado em esperar pela sua reformazinha milionaria e a marimbar-se para o pais???? Responda se é homem, se é um politico sério, ponham nomes aos bois. Quem são os ladrões?? Quem tem andado a enriquecer e a chular o dinheiro do Estado??? Responda. Os portugueses exigem respostas e justiça!!! Já chega de palhaçada.

Anónimo disse...

União dos portugueses??? AH AH AH AH é fantastica a maneira como estes parasitas manobram as coisas à maneira deles. Abutres mentirosos.
Unidos já estão os portugueses quanto mais não seja na miséria. Unam-se é vocês politicos de meia tijela, corruptos e mamões. Olhem pelos interesses do país ao menos uma vez em vez de encherem a V/ mula.

A culpa não é do povo, não apelem pela milésima vez aos portugueses. A culpa nunca foi dos portugueses MAS VOSSA seus vampiros.

Ó presidente Cavaco telefone ao seu amigo Dias Loureiro e pergunte-lhe o que se passou com o BPN....

Anónimo disse...

precisamos é de união nos politicos e uma coligação de peso e de ética, para resolver a PRECARIEDADE, o desemprego, a criminalidade, a corrupção etc, se tiver que vir o FMI que venha

PPC disse...

Quem aplica o PEC SOU EU!!!

Aquele que chumbei, fazendo cair o governo, por causa do "pobrezinhos", «não ia suficientemente longe» é preciso MAIS e para isso conto com a ajuda do FEEF (não se pode dizer FMI) porque eles é que são maus. Eu só me preocupo com os "pobrezinhos"... estou tão preocupado!...

A minha "aventura" (sabem quem foi o patrocinador?) originou que as agências de "rating" perante o descalabro que criei descessem a nossa avaliação? Originou, mas eu estou preocupado é com os "pobrezinhos" e as pensões de miséria... até estou disposto a aumentar o IVA porque é sabido que os "pobrezinhos" e os pensionistas não consomem e por isso não o pagam!

Não ou sou esperto?

Conhecendo o meu povo como conheço, tenho a certeza que muitos vão acreditar em mim e na bondade das minhas ideias.

Digo mais, para começar a salvar os "pobrezinhos" já revoguei a lei da avaliação dos professores!...

Marracho disse...

Na última semana aquando da visita do ex-presidente do Brasil a Portugal e o vi ao lado do Sócrates dei por mim a pensar,mas o que é que faz aquele tipo ali?Não o Lula é claro mas o Sócrates ,de um lado um ex operário metalúrgico que tirou vinte milhões de pessoas da miséria e colocou a economia do seu país entre as maiores,do outro lado um engenheiro que em seis anos de governo duplicou a dívida de Portugal,colocou seiscentos mil de portugueses no desemprego e dois milhões a passar fome e não tem vergonha!Senhor engenheiro quer prestar um grande serviço ao seu país?Não se candidate em mais nenhuma eleição,demita-se do seu partido e deixe o lugar vago para que possa aparecer outro que faça o que você não foi capaz senhor engenheiro!

Simas disse...

Ando a estudar história com o meu filho do 8º ano...sobre a perda do comércio do Oriente e a vinda do ouro do Brasil directamente para Antuérpia para pagar-mos o que importava-mos por não produzir internamente, o povo afluiu todo para as cidades abandoanando o campo...e claro Holanda e Inglaterra pasaram a dominar os mares e Portugal definhou até aos dias de hoje...ah..entretanto construímos os Jerónimos....e outas obras megalómanas...qualquer semelhança com os tempos actuais é mera coincidência