já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

segunda-feira, 18 de abril de 2011

FMI começa pelos mais desprotegidos

sociedade quer «envelhecer com dignidade»; fmi responde: não!

Segundo o «Correio da Manhã» de hoje, o FMI pretende que o Governo reduza ou elimine totalmente os subsídios de férias e de Natal dos reformados. Esta medida pouparia aos cofres do Estado 3.232 milhões de euros.

O jornal adianta ainda que esta «prenda aos reformados» consta do pacote que hoje está a ser apresentado ao Governo e amanhã será aos parceiros sociais. O corte afectaria não só os reformados da função pública mas também os da privada.

Paralelamente, será proposto pelo «nosso amigo» FMI – que tantos desejaram que viesse – a redução do subsídio de desemprego e do respectivo período.

Como se sabe também, nestas discussões o Governo tem uma reduzidíssima margem de manobra e acresce que o FMI se mostra irredutível nas questões referentes à flexibilidade laboral - permitindo redução de custos a quem despede – e também na tributação sobre os lucros de todas as empresas.

Agora, deixo uma pergunta para reflexão: afinal, Sócrates tinha, ou não, razão na sua teimosia quando queria evitar a todo o custo o recurso à «ajuda» internacional?


8 comentários:

P.R. disse...

Ora, os velhos e os desempregados não têm sindicatos e não fazem greve...
tão lixados.

Anónimo disse...

Um sapo chamado PEC IV

O PPC vai ter de engolir agora o que não quis aprovar há menos de um mês, e muito mais...

Anónimo disse...

Pois, ainda teremos de acabar por dar razão ao aldrabão do Sócrates.
Que pema que PPC não andasse melhor acomcelhado!

ruddion disse...

O Sr José Carlos acha que o PEC4 era suficiente?
Não era necessário mais nenhum PEC 5 ou 6?
Não estava definido nesse mesmo PEC 4 que as pensões seriam congeladas?
O seu amigo Sócrates em 6anos aumentou a dívida de 80 mil milhões para 150 mil milhões e a culpa é do PPC?
Estes milhões têm de ser todos pagos que os credores não perdoam.
E o FMI empresta mas faz-se pagar e com juros.
Mas o povo ainda vai premiar o PS com muitos votos, quando nos últimos 16 anos governou 14.

José Carlos disse...

Não meu caro Ruddion, não tenho a certeza de que o PEC 4 era suficiente nem que não seriam necessários os PEC 5, o PEC 6 ou o PEC 10.
A única coisa que sei (mas sei mesmo) é que havia a garantia de um empréstimo do BCE a juro inferior a 4,5% que, por via da rejeição do PEC 4, no dia seguinte não era possível.
É verdade que as pensões seriam congeladas nesse PEC. Mas, sabe? agora, elas serão diminuídas! Para já, reduzem-se ou suprimem-se mesmo os 13º e 14º meses; as pensões já não serão congeladas… porque irão ser diminuídas. E os despedimentos serão praticamente livres.

Sei, sim senhor, que em 6 anos a dívida passou de 80 milhões para quase o dobro… mas, mesmo assim, menos que a Bélgica, por exemplo… ou que o Reino Unido.
Sei, sim senhor, que as dívidas têm de ser pagas… mas com as condições impostas de fora.
Sei que o Sócrates fez disparates, sim senhor. Sei que o PS fez disparates, sim senhor. E você, sabe qual foi o resultado da governação de Cavaco Silva quando o dinheiro escorria da CEE para um Governo que não soube aproveitar senão para fazer as auto-estradas do Ferreira do Amaral. Como estava o SNS nesse tempo? Em que situação ficou a S.Social? Sabe quantas bolsas de estudo eram pagas? Sabe que foi nesse consulado que foi abatida a frota pesqueira portuguesa e se pagaram milhões na agricultura para arrancar olival e se plantar vinha, para no ano seguinte se arrancar a vinha e plantar novamente o olival?
Se o PS fez tantos disparates em 16 anos (e fez) e o PSD conseguiu aquele «milagre» em tão pouco tempo… imagine que o povo vai premiar os anos anteriores aos do PS…
Aceitaria que dissesse que nem um nem outro partido têm receitas para melhorar isto; os outros partidos servem de folclores negativos contra quem estiver no poder; o Soares está muito velho e o Ernâni, infelizmente, já morreu…
E o seu amigo PPC merece muitos votos, porquê, meu caro Ruddion? Que provas deu?

Cumprimentos
J.C.S.

Anónimo disse...

Boa José Carlos!!!

Há pessoas que só vêm do lado do olho que está destapado, eu acho que são os dois maiores culpados, da desgraça a que o pais chegou, e o palinho também, com os negócios que ele fez, mas ele e a nossa senhora de fátima fizeram uma coisa boa, empurraram a tal maré negra lá para o lado de Espanha.
O Sócrates aumentou a divida sim senhora, mas foi também para pagar os roubos do BPN e doutros bancos, e outros roubos por aí à vista desarmada

ruddion disse...

Caro José Carlos,
O PPC não provou nada, mas o JS já.
E não me agrada, desculpe...

Anónimo disse...

boa zé carlos esse senhor até ficou sem piu boa gostei já se esqueceram do passado pois na minha memória ainda está tudo vivo