já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 3 de maio de 2011

A ACRAL comprou «O Algarve»

para os anteriores proprietários, trata-se de «área não estratégica»

O Grupo Lena engloba um conjunto de empresas dos sectores do ambiente e da energia, construção de infra-estruturas e gestão ambiental. Desenvolve projectos relativos à produção de energia eléctrica a partir de fontes de energia renováveis; à construção de gasodutos e redes de distribuição de gás; à gestão e exploração de aterros de resíduos industriais e de estações de tratamentos de águas residuais. Como se depreende, o «forte» do grupo é a construção e a gestão ambiental.

Aqui há uns anos, com objectivos de «camuflar» lucros utilizando-os para a sua própria auto-promoção e publicidade, alargou a sua actividade criando a subholding Lena Comunicação, com a qual passou a deter um vasto conjunto de periódicos, entre os quais o jornal «O Algarve».

Os tempos não estão para fantasias e, por isso, o grupo empresarial decidiu realizar um plano de reestruturação, abandonando as áreas de negócio que considerou «não estratégicas» - segundo indica no respectivo portal informático.

Decidiu, portanto, extinguir a a subholding e «passar» os jornais a quem estivesse disposto a considerá-los «estratégicos».

Foi deste modo que «O Algarve» mudou de mãos. E quem haveria de o comprar? A ACRAL – que, para poder editar o jornal, criou a empresa «Canal Algarve».

A nova proprietária do semanário é, se estão lembrados, uma Associação de Comércio e Serviços da Região do Algarve, que vive dependurada de quotização dos associados e, sobretudo, de subsídios oficiais.

A pergunta que se deve pôr neste momento é esta:

Para que raio é que, para uma associação de comércio e serviços, um órgão de imprensa considerado inútil para um grande grupo económico, será uma «área estratégica»?

Estratégico… para quem?

6 comentários:

Anónimo disse...

Segundo osexoeacidade.com o Director que há meses abandonou o Jornal, está de volta pelas mãos da Acral, na bagagem trará concerteza uma vasta gama de ilusões para vender aos mais fracos, bem como esquemas politicos e sorrisos mansos que aguardam à direita, esquerda, centro, verdes e sabe-se lá a mais quem... além sem o minino de escrupulos!

Anónimo disse...

O jornal é partidário, da cor do fundo do título... basta ver o seu site e ver as óbvias tendências que não existem em mais jornal nenhum.

P. Neves disse...

Que fez já de ÚTIL a Acral?
Há, já sei: «deu» uma licenciatura ao Alvarinho........

LOL LOL

Anónimo disse...

Para que quer a Acral, um jornal e onde foi buscar dinheiro?? O jornal muda de cor politica, da rosa para a laranja e segundo consta o director será o mesmo.... como é possível? Abram os olhos...

Anónimo disse...

Mais um para fazer parelha com o mano da EM Global !!!!

Anónimo disse...

O Algarve agora é o jornal das Confrarias e das festarolas da Acral... será que vai ser cada semana uma página com os associados da Acral??? O jornal está a perder a credibilidade e notoriedade que tinha, é pena porque era um jornal independente e com excelentes profissionais...