já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Comboio de alta velocidade nas cambalhotas de Coelho

decisão de parar tudo... afinal não está tomada
Durante muitos meses o PSD e o actual primeiro ministro atacaram José Sócrates por causa do TGV - o comboio de alta velocidade. Que era um luxo, que era um desperdício, que não era oportuno, que se ganhassem as eleições parava tudo. Acabou o TGV! Fim.

Nunca se lembraram, o PSD e o seu presidente, dos compromissos internacionais nem do que o abandono do projecto iria custar.

Agora, que estão no poder… lá tiveram que ouvir os outros. E o que os outros – neste caso, os espanhóis – tinham para dizer, não lhes era nada agradável.

O ministro, Santos Pereira, lá foi a Madrid, hoje, todo pimpão. Ouviu das boas e voltou murcho. Fez uma declaração e (como já começa a ser hábito neste governo «trans-parente») sem direito a perguntas dos jornalistas.

E que disse? Nada! Ou melhor, disse que… disse ao ministro espanhol que “em relação ao comboio de alta velocidade […] a intenção é chegar internamente a uma decisão em Setembro”.

Ai a decisão agora já não está tomada? Não é parar?

Não sabemos como lhas «cantou» o ministro espanhol. Mas esse ficou na sala e respondeu às perguntas que lhe quiseram pôr. Não quis humilhar Santos Pereira nem o governo de Passos Coelho. Ainda assim, insistiu: a Espanha mantém os seus objectivos no que toca à ligação em alta velocidade entre Madrid e a fronteira com Portugal, numa altura em que todos os troços dessa ligação estão licitados, adjudicados, em fase de execução ou, em alguns casos, terminados.

E foi mais longe, o ministro espanhol: “o governo português precisa de tempo para estudar as formas, os custos e, em Setembro, haverá uma resposta definitiva, não apenas com a linha de Madrid Lisboa, mas também entre Porto e Vigo”.

As palavras foram mesmo essas: «formas» e «custos». A bom entendedor…

E o povo português também vai entender: o que ontem para o governo de Passos Coelho era uma deliberação definitiva… agora é definitiva só até Setembro. Depois se fará como o governo socialista sempre disse que tinha de se fazer…

4 comentários:

Zé Falua disse...

Em Setembro falamos!. Deixem o lobby da laranjada se posicionar e o TGV até ganha asas. Lembram-se do SIRESP, é bom que o povão não tenha a memória curta. Para esconder a decisão, vão ver as desculpas esfarrapadas que o Coelhinho vai arranjar.

Anónimo disse...

Que o ministro não sabe o que diz e que revelou grande inexperiência na visita a Madrid não é novidade, mas vir agora dizer que houve um mal-entendido com a sua declaração relativa ao TGV é brincar com a inteligência de quem teve paciência para o ouvir. O Álvaro é cada vez mais a anedota deste governo.

Paulo disse...

"O ministro disse pouco mais que nada. Foi uma má gestão da informação, ir a Espanha dizer que só há uma decisão em Setembro. Não nos deixa descansados", disse Hélder Amaral, vice-presidente da bancada centrista e deputado na comissão parlamentar de Economia e Obras Públicas.

ACREDITAM????

Anónimo disse...

Ficamos com a sensação de que nesta coligação não sabem muito bem o que andam a fazer.