já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 14 de agosto de 2011

Em Setembro, mais 297 escolas não abrirão as portas

mas, como não foi sócrates a determiná-lo, ninguém refila
Quando, há uns bons anos, estive na Alemanha (ainda era só a «federal»), fiquei admiradíssimo com o sistema escolar: há muito tinham acabado com as escolas pequenas, acumulando os alunos em centros escolares de grande categoria, onde nada faltava para que pudesse ser oferecido um ensino e uma formação de excelência.

Passaram mais de duas décadas quando, finalmente, a «novidade» chegou a Portugal.

Sócrates e Maria de Lurdes Rodrigues perceberam o que era preciso fazer a lançaram-se na «aventura»…

Foi o bom e o bonito: de cada vez que os anteriores governos fecharam escolas do 1.º ciclo, professores, pais (quase sempre espicaçados pelos primeiros), sindicalistas (mais preocupados em defenderem o seu «estatuto» do que com o futuro das criancinhas) e autarcas (pressionados por todos os lados), saltaram à rua, gritaram nos jornais, invadiram o ministério, puseram correntes nas portas… enfim!

Agora, que o ministro da Educação e Ciência Nuno Crato decidiu encerar 297 escolas, quase se não ouviu um pio.

A Associação Nacional dos Municípios Portugueses já disse que "concorda" com a reorganização da rede escolar; a Confederação Nacional das Associações de Pais diz que "compreende" a necessidade de encerrar os estabelecimentos de ensino perante o decréscimo do número de alunos, a Federação Nacional de Educação, por sua vez, reconhece que a decisão "tinha de acontecer".

É claro que se percebe: a falta de criancinhas e a obrigatoriedade de encerrar escolas são culpa… de Sócrates.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas então não era um crime o Socras fechar as escolas?
Não fomentava com isso, a desertificaçãso do interior?
AGORA JÁ NÃO??????

Alfa Reca disse...

O sr Ministro começou por anunciar a suspensão de um programa que vinha do anterior Governo e que já estava na fase final de execução com assinalável sucesso, fruto da cooperação com as autarquias. Não há nada como bater com o nariz na realidade. Inflectiu o discurso e a acção. O bom senso imperou. Saude-se a decisão

Marta disse...

...estão a fazer o mesmo dos outros?
Não era para mudar tudo, aquilo que de mau foi feito, andando a mentir durante a campanha, para ganhar as eleições?!
Ou o poder vale tudo?!
O tempo de vigência desta gente, já começou a contar...o relógio não pára...e em breve se Cavaco Silva for coerente, só tem de demitir este governo e promover eleições...

Anónimo disse...

Quando a anterior Ministra da Educação veio dizer que iriam fechar mais escolas no próximo ano lectivo, vieram logos os pais,os presidentes de juntas de freguesia, presidentes de câmaras num AI ACUDAM-NOS ! Agora com estes nem uma palavra ??????

Belisário disse...

Todos os anos repete-se a mesma cena. Escolas que são encerradas porque as populações abandonaram as respectivas localidades. Por vezes são espaços modernizados que podem e vão ser utilizadas pelos mais velhos, que continuam nas suas imediações. Os jovens em idade escolar, vão frequentar escolas com uma dimensão que permite assegurar um ensino de qualidade. São escolas para onde teriam de ir mais cedo ou mais tarde. Escolas que vão permitir aligeirar o custo que o país paga por aluno e que é muito elevado face a outros países mais ricos da Europa.

Zé Falua disse...

Esta malta que tanto criticou, vai acabar por encerrar cerca de mais 30 escolas, do que o previsto pelo anterior governo. Mas agora está tudo bem, até os autarcas e presidentes de junta estão calados. Pois é, o encerramento das escolas vai-se verificar mais a norte do país. Está explicado o silêncio, a maioria são câmaras e juntas PSD, como tal submetem-se à voz do dono. Daqui por 2 anos há eleições autárquicas, vamos dar a volta a isto. Até lá este governo vai facilitar as coisas, pois vai fazer tanta merd*.