já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 19 de julho de 2011

Chamarizes e outros truques eleitorais

quarteira tem presidente de junta ou boneco de palha?
As habilidades que os partidos (de todas as cores) usam para tornear, não só a lei como, sobretudo, a vontade das populações, começam a confranger.

  • Os mais velhos devem recordar-se ainda dos truques que, há algumas décadas, usavam os caçadores de patos para atraírem os palmípedes para onde os chumbos dos seus cartuchos os pudessem alcançar: disfarçavam-se entre os juncos das lagoas, punham a flutuar na água um pato de madeira ou de cortiça e usavam uma espécie de apito que imitava o grasnar dos patos. Estes, vinham ao engano, pensando ter encontrado companhia, alimento e segurança e… pum! Já está: o caçador recebia o prémio da sua astúcia e velhacada, levando para a panela a carniça do inocente marreco.

Pois os nossos políticos, a quem faltam capacidades e inteligência mas sobra em esperteza e lábia, estão a usar exactamente os mesmos truques: acenam com um qualquer boneco pintado ao povoléu para o atraírem ao alcance do tiro e… pum! – aí está o votinho.

Alcançado o objectivo, vão-se, saracoteando, saborear um melhor guisado, mais suculento e proveitoso.


Assim se passou em Quarteira nas últimas autárquicas; José Mendes foi o chamariz, todo bonito, todo muito bem pintado, todo ele disfarçado de candidato à Junta.

Apanhado o pato… Perdão: apanhado o voto do inocente quarteirense, logo se alçou para outro poleiro, esquecendo o seu «acrisolado amor» a Quarteira e deixando em seu lugar um boneco de palha.

Teoricamente, Mendes é o presidente da Junta.

Uma ova! Quem o quiser encontrar vai ter de o buscar num confortável gabinete com ar condicionado, nas Câmara de Loulé, a papar à custa do Orçamento, a assessorar o presidente sabe-se lá em quê - talvez como conselheiro das tintas e vernizes – aguardando a hora do regresso a casa, à janta fumegante e aos braços da diligente Glorinha, sua esposa, que lá anda tratando do negócio familiar.

Cá, deixou um tal Catarino, o boneco de palha em quem ninguém votou, homem sem ideias, sem discurso, sem projectos, sem carisma, que lhe herdou o gabinete na Junta de Freguesia onde, à falta de competência e iniciativa, gasta o tempo às voltas com a Internet.

E Quarteira não pode dizer que não tem presidente da Junta. Nem o contrário!

os quarteirenses não cabem todos no monitor do computador de Catarino e talvez um dia ainda se fartem de ser os patos da velhacaria política.
ais dia menos dia, quando virem o pato chamariz a nadar na lagoa, talvez se lembrem de se juntar em bando e… pum! - «largarem o lastro» em cima do caçador.

22 comentários:

Ferrodes disse...

Dexem lá o Zé dos P-------- em paz porque nunca chegará a vereador assim como também ao Horácio da freguesia debaixo, para grande amargura das respectivas legitímas que apertam todos os dias com eles lamentando que os ditos nunca mais sobem na escala!!! vamos é á Comissão de Utentes da Via do Infante(com muitos PPD's á mistura) que andaram com o Macário de braço dado contra a decisão do Sócrates forçada pelos Nortenhos do PPD/PSD com a célebre frase "Ou todas ou nenhumas" e agora ...........como é que é ???

Anónimo disse...

A isto chama-se corrpção política ou desvio de poder como forma corrupta para outros fins ou actividades.
O Zé Mendes deu a oportunidade ao Catarino mas não lhe deu o conhecimento a simpatia a disponiblidade para servir os Quarteirenses, esse catarino não nasceu para ser presidente da junta de Quarteira porque não rende na captação de votos.

S.H.C. disse...

Até quenfim alguém chama os bois pelos nomes.
O Mendes (e o presidente da JF de S.Sebastião) bem querem ser vereadores mas como não valem a ponta dum corno, o Seruca lá lhes vai arranjando uns lugarzinhos de boys.
Quanto ao Catarino a armar em presidente da JFQ não passa de uma anedota (que os Quarteirenses não acham piada). O homem não dá duas para a caixa, não é simpático para ninguém e tem tikes de macriadão.
Quem é que o conhece? meia dúzia de alunos e desses nenhum lhe tem simpatias.
Se o PSD cocorre-se com ele à frente da lista podia arrumar as botas. A única maneira de ele chegar a presidente da JFQ foi a de por outro a concorrer por ele!

Marta disse...

Isto é mais que batota. É jogo sujo, é corrupção é gozar com os eleitores quarteirenses.
O JosÉ Mendes sed tivesse um bocadinho de vergonha na cara tomava era o seu lugar na JFQ.

Anónimo disse...

Catarino é quem? O Cova?

Mário disse...

O Zé devia ou pedir para sair da Junta se quer ficar na Camara ou pedir para sair da Câmara se prefer ficar na Junta1 Apanhar os 2 lugares parece muito mal e muito pouco honesto

Anónimo disse...

Quem é que falou que o Catarino podia concorrer à Junta????
Isso era gozar com o Zé Povinho, gozar com os Quarteirenses e gozar com o PSD !

Anónimo disse...

E vocês acham que o Catarino é capas de fazer alguma coisa? É uma nulidade total!!!!

Anónimo disse...

A Glorinha simpática? Tas a gozar, não? A mulher trabalha na loja mas é porque se agarra até a um prego ardendo! Ela querer é ser mulher do Vereador LOL LOL LOL

Anónimo disse...

Tem razão: a JF de Quarteira NÃO TEM PRESIDENTE.
O espantalho de palha não serve nem para arrumar os papeis. Val mais um dedo do Covas que cinco Catarinos juntos eh eh eh eh eh

Anónimo disse...

Catarino para presidente? Vão buscar é o neto da lagarta e o neto do retratista, esses ao menos são de Quarteira.

Anónimo disse...

eu sou de quarteira. vou eu para presidente, pronto...lol

Anónimo disse...

Eu fui um dos "patos" que votou no zé. Saiu-me o tiro pela culatra.
Não conhecendo esse Catarino, até lhe dei o benificio da dúvida até que determinado dia fui à Junta falar com o presidente por causa de um assunto da nossa freguesia e deparei-me esse Catarino. No final qual nao foi a minha desilusão tal a incompetência e desinteresse demonstrado por esse fulano que mais parecia estar a fazer um frete. O Catarino nunca apanhará o meu voto.

Anónimo disse...

Candidatos: Possolo Viegas, Catarino, António Covas, Mário Botelho, Brígida Cavaco, João Guerreiro, Jorge Santos... Há muitos.

Anónimo disse...

Adivinha do dia
0 - Tem um processo em curso de investigação

1 - Negou coisas que o seu chefe disse

2 - Esteve muito ligado ao PSD

3 - Sabe fazer umas cantarolas

4 - Também sabe jogar golfe

5 - Desde há uns meses nunca mais se ouviu falar dele
• De quem falamos ????


(...ver resposta abaixo ...)

Resposta:


• - Dias Loureiro!...

A viver actualmente à grande e à fartazana em Cabo Verde.

É o dono do maior Resort Turístico da Ilha do Sal...

( ... é aquela ilha, daquele país africano onde o BPN
criou umas "sucursais" e um banco mais ou menos virtual,
com que se faziam umas operações de lavagem
e fugas ao fisco, etc., etc.,... )

Anónimo disse...

Rufina disse...
Tinha tantas para contar sobre esses anedotas da Junta que é preferível estar calado, senão pedem todos a demissão e o Esequiel é que tem que levar com o mandato até ao fim....
Com gente nova também veem novas ideias até seria bom... mas não se podem queixar das palhaçadas da Junta e das promessas que não se cumprem porque afinal quem votou neles? não foram aqueles amigos das excursões e dos cabazes e, e, e, e, outros que agora torcem a orelha pelo voto vendido. Mas não compreenderam que quem perdeu com isto foi a Freguesia...
rufina.

Anónimo disse...

palhaços...

Anónimo disse...

Em todas as eleições e mandatos há sempre críticas a quem se quer derrubar.
Mas depois chegam os votos e é o que se vê: os cães ladram e a caravana passa!

Anónimo disse...

Que lindo bico de pato tem o Zé Parafuses!

Anónimo disse...

A xenofobia como alvo ás pessoas que não nasceram em Quarteira teima em existir nesta terra no ano de 2011.

Anónimo disse...

Muitos de nós quarteirenses sabemos há muito tempo como a câmara de loulé nos trata e nos despreza, sabemos também que temos muita maçã podre por ai.
Muitos de nós também sabemos como este pato se governa e ilude este povo.
Agora ficamos a saber que este boneco de palha é cego e não vê nada nem as lampadas da rua vasco da gama que estão fundidas á meses assim como as da avenida infante de sagres,como uma vergonha nunca vem só assistimos a este desleixo a esta incúria a esta incompetência nesta terra de abandono caladinhos que nem ratos.
Abençoado CALÇADÃO que nos alertas e nos deixas piar.

Anónimo disse...

Esse Catarino foi o professor de baixo da mesa..... que andou a dar aulas sem poder as dar.... que numca foi professor com diploma... e a informação me foram dito por uma Directora de escola por onde ele ando a dar aulas de baixo da mesa.... até que uma dia teve arranjo panela com o Zé..dos...P por não podia continuar...
Tudo isto da para ver para que a politica serve para...professores que numca foram...advogados sem vocação...novos ricos que só teem é dinheiro... para quem não tem pricipios... e pessoas vazias e frias.. etc