já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Portugal ao nível… do lixo

por que será que já não convencemos ninguém?
Passos Coelho avisou logo que ia ser «mais papista que o papa»; isto é, que as suas medidas iriam ser mais exigentes do que as da própria «troika».

Parecia impossível; no entanto, o governo presidido por ele tem apertado, sobretudo a chamada «classe média – que cada vez é menos média e cada vez mais mínima. Até já nos leva parte do subsídio de Natal, enquanto se prepara para nos levar o resto no próximo ano, juntamente com o subsídio de férias, e hoje mesmo, as prestações dum crédito à habitação de 100 mil euros poderão ser agravadas e até ao final do mês, vão ser publicados em Diário da República os preços a praticar, já em Setembro, nas quatro SCUT que ainda estão em regime de circulação gratuita.

Para agradar «lá fora», aprovou hoje um decreto-lei que põe fim aos direitos especiais do Estado enquanto accionista na EDP, na Galp Energia e na Portugal Telecom.

O primeiro ministro pensa que, assim, vai convencer «os mercados».

Pois não convence.

E porque não convence, as acções da EDP, da Portugal Telecom e da Galp Energia acentuaram as perdas, em bolsa, após o anúncio.

E, porque não convence, o “crescente risco” de que Portugal tenha de pedir um segundo empréstimo antes de regressar aos mercados e a crescente possibilidade de uma renegociação da dívida levaram a agência de rating Moody’s a descer, em quatro escalões, a nota de Portugal para um nível considerado lixo (junk).

Parece que «lá fora» não são tão… ingénuos como os portugueses.

10 comentários:

Ferrodes disse...

Porque é que não vendem a Refer a Carris a Tap e outras que não dão LUCRO? vão entregar á SELVAJARIA do mercado, Empresas que dão LUCRO e por sinal até estão a ser bem GERIDAS!(aparte as altas renumerações dos gestores) o ESTADO como REGULADOR poderia/deveria limitar as remunerações e reduzir os preços dos respectivos serviços; em vez de pôr estes "anéis de ouro" no prego!

Anónimo disse...

há austeridade atrás de austeridade e não convence ninguém, porque a austeridade apenas favorece os abastados. Já começaram a perceber porque é que o Sócrates saiu de cena? Para não ser confrontado com toda a desgraça que deixou como herança. Os políticos têm anda da a brincar com o país. Até o soares já diz que o partido tem que ser refundado.

Óscar Alves disse...

A Europa tem que “reformar” essas tais agências que única e simplesmente estão a favorecer o dólar e deitar abaixo o Euro. Isto já não tem que ver com crises nem com governos ou partidos. È muito mais que isso. As agências é que estão interessasdas em “destruir” o Euro e estão a começar pelos países mais fracos (pelo menos é o que dizem os entendidos, livres de fanatismos políticos).

Anónimo disse...

Então o mau não era o Sócrates?
Agora a culpa já é dos mercados e dantes não era?????
Palhaços há mais do que o Nobre, meu amigo!

Sentado na Areia disse...

Ó seu Ferrodes, você está muito enganado, por duas razões
1º eles não pôem os aneis de ouro no prego! Vendem-nas aos compradoresw de3 ouro roubado.
Sew pusessem no prego, ainda era possivel desempenhá-los.
2º Eles têm de vender as empresas que dão lucro aos capitalistas para eles ficarem mais ricos! Não se esqaueça que depois podemos ter de pedir uma esmola e os pobres não dãO esmolas, QUEM DÁ SÃO OS RICOS!!!
Que, por acaso até arranjam lugarzinhos bons para os boys que são amigos dos amigos !

Marracho disse...

Ai a Tap,Refer,RTP e CP são bem geridas e dão lucros?Então vou ali e já venho.

Anónimo disse...

Onde chegamos!
Que pesada herança nos deixou a governação dos socialistas, mas não perdem tempo em atirar areia para os nossos olhos, julgando que estamos todos a dormir!

E ainda diziam que isto estava bem, quando há dois anos a Ferreira Leite dizia que já nessa altura, estavamos de tanga!

Fez a porcaria e ninguém mais o viu, ah.... lembro-me agora... foi estudar Filosofia para Paris!
Era melhor que fosse estudar Economia ou Gestão para perceber qualquer coisa, mas isso não interessa pois agora já tem os seus bolsos cheios!

Anónimo disse...

Então o homem que endireitava pintelhos, não é um grande economista, porque é que o mandaram embora, nunca mais se falou nele, deve estar ali na toca da coelha em Albufeira, tenham mais é vergonha todos ajudaram a enterrar o país, e levam uma vida a falar dos outros,começando no mais pequenino até ao mais alto, nenhum está emune

Anónimo disse...

Meus amigos, parece que estão bem informados, mas têm memória curta, antes de Ferreira Leite, já Durão Barroso,abandonou o país,e o governo.Na altura já estávamos de tanga.Sócrates foi o único político com tomates para fazer frente a todos, recusou ceder as golden shares, e recusou governar com o FMI,quis continuar com as obras públicas, TGV, etc., e fazia muito bem,nem nós nem a Grécia e outros países vamos conseguir pagar, os juros irão continuar a aumentar.
Só nos vão emprestar mais dinheiro se esse dinheiro for destinado a comprar submarinos vendidos pela a Alemanha,e aviões e armas vendidos pela França.Tenho pena que este país que é um paraíso, tenha um povo tão manipulável,não serviu de nada Sócrates querer que todos tivessem acesso à net.
Só Fado, Futebol e agora as novelas da TVI.
Andam a dormir. Abram a pestana.

Anónimo disse...

E isso mesmo oscar...ate os menos entendidos ja perceberam...como dizem os deolinda...e parvo eu nao sou....lol. È preciso inverter a situaçao , caso contrario a uniao europeia cairà mesmo...