já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 12 de julho de 2011

Sócrates foi um mentiroso!

… coelho defronta-se com a realidade e as agências
Toda a gente se recorda que, quando José Sócrates ganhou as eleições por KO a Santana Lopes, conquistando a maioria absoluta para o PS, tinha prometido que não iria aumentar os impostos e a primeira coisa que fez mal foi nomeado primeiro-ministro,foi precisamente aumentar os impostos.

- Mentiroso! Mentiroso!

Ganhou logo ali o epíteto que o levaria até ao final do mandato. Mas foi levando a água ao seu moinho, recuperando, com Teixeira dos Santos, de uma situação à beira da catástrofe, que vinha dos tempos em que Cavaco desbaratou, em Centros Culturais de Belém e auto-estradas, o dinheirinho que veio de Bruxelas; que passou por Guterres que saiu a meio do «pântano»; de que Barroso fugiu, quando percebeu onde estava metido; onde Santana nem chegou a perceber qual a diferença entre os submarinos de Portas, as medidas sociais de Bagão e as sestas no gabinete de chefe do governo antes das noitadas da Caras.

E, quando tudo parecia correr pelo melhor na governação de Sócrates, que começava a demonstrar que, como disse mais tarde Cavaco, "há vida para além do défice"… pimba! – cai-lhe em cima uma crise internacional e tudo começa a resvalar de novo. Aqui e em toda a Europa.

A direita rejubilou: o «mentiroso» desculpava-se com a crise mundial! Mentiroso!

No entanto, Sócrates foi conseguindo manter o seu projecto de Governo, apesar das agências de rating que, em seis anos, fizeram «cair» Portugal cinco posições.

Queda com «sabor» a ouro sobre azul, para a direita: a culpa da queda do rating era do «mentiroso» e do seu governo sem credibilidade, que insistia em não parar as obras estruturantes com que julgavam colmatar a falta de investimento.

Mas Sócrates segurou-se, enquanto pôde, procurando sacrificar ao mínimo as famílias.

A direita continuou o seu trabalho de sapa, a Europa dava sinais de fraqueza crescente. O cansaço de Sócrates e Teixeira fazia-os vacilar, persistindo ainda no seu projecto, com aplauso dos seus pares europeus. Para mais, a direita fizera eleger para Presidente um dos seus «ícones», precisamente o que escolhera Sócrates para seu «ódio de estimação».

E Sócrates, perante a aliança da direita com a estrema esquerda, caiu, substituído por sangue novo, ainda que inconsistente. Caiu perante as promessas de que Coelho não iria aumentar os impostos!

E a primeira coisa que este fez… foi aumentar os impostos e tirar parte do subsídio de Natal.

Voltam as agências de rating, as agências que tem por missão avaliar (apenas avaliar) o estado das finanças dos países – as mesmas que, em seis anos, preconizaram a queda de cinco pontos ao governo de Sócrates – e, só uma delas, logo na primeira semana, percebe que Portugal não mostra fiabilidade e atira-o pelas escadas abaixo, «sacando-lhe» quatro posições e atirando-o para o segmento financeiro do «lixo».

Pois aí veio um bruaá: que as agências são as culpadas desta catástrofe nacional. Malandros, que só nos querem «lixar»!

Repararam? Em vez do treinador procurar o sistema que lhe permita equilibrar a partida, prefere queixar-se do árbitro que apenas validou um golo limpo ao adversário!

Entretanto, se na primeira semana, tal como Sócrates, Coelho aumentou os impostos (e não só), só se fala no eventual erro do árbitro e ainda não se ouviu gritar contra o treinador:

- Mentiroso!

11 comentários:

A. Leitão Castanheira, P, da Luz, Lagos disse...

Precisamente os mesmos pol+iticos, empresários e .... economistas (ah ah ah) que responsabilizavam o Socras pelas descidas do rating e diziam que bastava ele sair de cena para tudo melhorar, são os mesmis que agora berram que são as agências de ratinga que querem tramar o Coelho!

Caldo Entornado disse...

Olá, PPC !!!!! Agora já te ensinaram a falar bem... mas há uns meses atrás dizias à "boca cheia" , que a crise era o Engº José Sócrates e que os mercados estavam a fazer o seu trabalho! Mudam-se os tempos mudam-se as vontades !

Anónimo disse...

Passos Coelho não tem perfil para enfrentar a gatunagem que os sistemas financeiros franco-alemães e americanos estão a fazer para nos sacar juros altíssimos. Precisavamos de um primeiro ministro que desse dois murros na mesa e provasse que essas dívidas soberanas são ilegítimas e por isso não sacrifivava os contribuintes e o povo em geral. Qué desse Marquês de Pombal?

Xiao-Pin! disse...

Agora a culpa é das agências de rating. Então não são os próprios portugueses e as suas organizações, como o PCP e o BE, que declaram que não vamos pagar a dívidida porque não temos qualquer possibilidade de o fazer? estes é que estão dentro da realidade e eu concordo com eles, nunca vamos poder pagar esta dívida que acumulámos nos últimos anos. Nao vou agora discutir de quem foi a culpa porque estou certo foi colectiva, em face da ausência de líderes que não têm coragem para dizer a verdade e liderar os cidadãos pelo melhor caminho. As agências fazem a sua obrigação, dizem a verdade, coisa que os líderes europeus não têm feito junto dos seus cidadãos, dizendo-lhes que não podem consumir mais do que produzem, mesmo que sejam produtos baratos vindos da china fabricados com trabalho escravo.

Anónimo disse...

Sr. 1º Ministro: Como vossas Exa. e os representates do seu partido apregoam está na hora de sermos honestos face aos problemas que enfrentamos. Na minha opinião as causas principais dos problemas são claras:
(1) Portugal, assim como muitos paises do mundo (EUA, Irlanda, Grécia, GBR, Itália, etc) foi chamado a ajudar as instituições financeiras em final de 2008 de modo a evitar o colapso financeiro destas. isto implicou um aumento brutal da dívida destes paises.
(2)Estas instituições em conjunto com os EUA e através dos seus chacais (FMI, BCE, BANCO MUNDIAL, empresas de rating) manipulam agora os governos de modo a receberem divendos pelo dinheiro que inicialmente estes emprestaram
Ironia (3) Por ironia do destino são agora aqueles que ajudámos que nos emprestam dinheiro e manipulam os mercados

Mariachi Sem Chapéu disse...

Passos coelho a esconder o que hoje parece mais nítido.Que o caminho escolhido por ele e pela troika é o caminho errado,que nos levará ao fundo do abismo.Mas porque motivo escolheu passos tal caminho?Porque está mais interessado em servir os interesses de merkel e dos bancos alemães que os interesses de Portugal.E pelo caminho tenta ajustar contas,à boa maneira neo-liberal com os que trabalham e vivem exclusivamente do seu trabalho.Os sacos de lixo eram de facto muito mais apropriados para passos e seus muchachos

Anónimo disse...

Ó senhor Passos, não se faça de anjinho, e nem a nós de parvos. Sabe muito bem que o que a Moody`s quis dizer, é que o seu programa não presta para incentivar a economia e que, daqui a dois anos, vamos estar em pior situação, senão ainda em recessão. Além disso, se um país da zona Euro cair, dá-se o efeito dominó, e arrasta todos os outros atrás. Isso os dirigentes europeus não querem, razão pela qual tomaram a defensiva de Portugal. Não tinham outra opção. É o futuro deles também. Pensava que tendo tirado o curso numa universidade tão prestigiada percebesse isto. Acordou agora, juntamente com o seu chefe liberal? Não se preocupe, a UE já começou a tomar medidas. Se estivéssemos à espera …..

Anónimo disse...

Passos Coelho diz a verdade, ao contrário de quem lá tem estado nos últimos anos... não vale a pena vir para aqui destilar ódio contra Pedro Passos Coelho, já que um dos maiores culpados tem nome: 'José Sócrates'!!! Vir para aqui atacar quem lá está há um mês e esquecem-se de quem lá esteve anos, que falta de bom senso!!! Uma coisa é 'ter' um partido, outra coisa é ser obstinado e obtuso...

Anónimo disse...

Muito "Bem Feito", sim senhor.
"Imposto extraordinário no Natal deve provocar perdas de 500 a 600 milhões no comércio". - Está à vista o trabalho "Bem Feito" deste sujeito. E que, além disso, vai implicar um aumento gradual do desemprego. Grande Medida, sim senhor. Nem Sócrates conseguiria tanto. Aliás ele tinha prometido que não existiriam cortes no subsídio, mas Passos além de ter igualmente prometido, depressa segue a saga do seu antecessor. Só quero ver onde vai estar este país daqui a um ano. Nem é preciso ir mais longe.

Marracho disse...

Lá venho eu outra vez deitar água na fervura,é evidente que o Coelho começa da mesma maneira que o Sócrates,mas serão eles os únicos culpados?Eu acho que não!Somos todos culpados!Nós é que os pomos lá e nós é que temos o poder de os tirar,o poder não é adquirido por herança é dado e quem não vota não tem moral para falar,aliás devia de haver uma multa para o efeito,já que minorisa os efeitos do voto dos outros,nem que seja,VOTANDO EM BRANCO.O drama de Portugal é que teve quarenta anos para fazer as ~-reformas que se impunham,fá-lo agora porque tem a faca apontada ao pescoço;ou reformas ou o dinheiro.Não basta fazer Revoluções tem-se que consolidá-las.Deviam ter-nos explicado isto!A verdade é esta,somos os bandalhos da Europa.
Quando os indivíduos que têm agora 70 ou 80 anos que trabalharam toda uma vida em várias actividades(muitos desde os 6 anos de idade)recebem uma reforma de miséria são colocados ao mesmo nível de putos mimados que têm tudo,saem de casa dos pais aos 30 ou 40 anos,recebem subsídios para não trabalhar,só pensam em drogas(porque há muito tempo livre)etc.Ponham-nos a trabalhar e precisam de menos polícia,e só consintam cá os emigrante que necessitam e queiram trabalhar,e assim teremos menos dos nossos fora de portas,e as cadeias mais vazias.

Marracho disse...

Hoje em dia fala-se muito em crise,eu que sempre trabalhei,tudo o que tenho foi pago com o meu trabalho,não me sinto culpado da crise,Culpados são os que possuem mais do que trabalharam,isso é que justifica os muito pobres e os muito ricos.Eu temo que mais uma vez quem contribuiu para a crise não venha a pagá-la,aliás no que o nosso País é fértil,