já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 30 de junho de 2007

EXCESSOS VÍNICOS

Uma aberração em forma de gente…
… com miolos asnáticos

[…] 9 - A Quarteira, cujo nome devia mudar para Caganeira Allgarviada. […]
In “As 7 grandes aberrações de Portugal” – um blogue da iniciativa do “Tal&Qual”, por António Homem Cardoso, 25 de Junho de 2007

António Homem Cardoso é uma criatura a quem ninguém de bom senso dá alguma importância. Em Viseu ou em S. Pedro do Sul, onde nasceu, quando se pergunta quem é este tipo, de onde vem, o que fez ou o que vale, recebemos, como resposta, um sorriso trocista, como se tivéssemos acabado de perguntar quem era aquela coisa a cheirar a caca de cão, com aspecto de… caca de cão, ali na borda do passeio.

Soubemos que, num português “canhoto” escreveu “excelentes” obras com os sugestivos títulos de “Os meus 50 melhores vinhos”, “Enciclopédia dos vinhos de Portugal - os vinhos verdes" ou “Enciclopédia dos vinhos de Portugal - os vinhos do Alentejo".

É claro que o fulano já nem se deve lembrar que escrevinhou ainda uma “encomenda” com o título “André Jordan - 25 anos de realizações em Portugal”. Nem se deve lembrar sequer, quanto o nosso judeu brasileiro lhe terá pago pelo trabalhinho. Deve ter gasto tudo na compra de material experimental para criar bases para as obras atrás descritas…

É fácil adivinhar como tal criatura ficou depois de tanta prova… Por isso, é bem natural que o fulano confunda o que tem no prato com o que tem na sanita.

Assim, não se estranha que o avejão tenha andado, por aí, a vomitar caldeiradas por esses cantos da cidade de Quarteira, que lhe terá aturado os excessos vínicos, confundindo-lhe o nome com “Caganeira Allgarviada”, tal como escreveu no blogue do Tal e Qual, um desses jornais de «crime, ricos & famosos + gajas nuas», como lhes chama Manuel António Pina (Visão, 21 Junho, pág. 120) – esse, sim, um senhor das letras.

Quanto ao Homem (?) Cardoso… devolvemos-lhe o epíteto: não passa de… uma aberração de Portugal!
.