já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 15 de dezembro de 2007

ACUDAM AO PASTEL DE BACALHAU !

tempos modernos ou intolerância brutal?

"A meia dúzia de lavradores que comercializam directamente os seus produtos e que sobrevivem aos centros comerciais ou às grandes superfícies vai agora ser eliminada sumariamente. Os proprietários de restaurantes caseiros que sobram, e vivem no mesmo prédio em que trabalham, preparam-se, depois da chegada da “fast food”, para fechar as portas e mudar de vida.
Todos os que cozinhavam em casa e forneciam diariamente, aos cafés e restaurantes do bairro, sopas, doces, rissóis e croquetes, podem sonhar com outro negócio. Os artesãos que comercializam produtos confeccionados à sua maneira vão ser liquidados. Não há morcela que resista!
A solução final vem aí. Com as leis, as políticas, as policias, os inspectores, os fiscais, a imprensa, a televisão. Ninguém deste velho mundo sobrará.
Quem não usa os computadores e os programas que as multinacionais impõem ao mundo, quem não aceita as receitas harmonizadas, quem recusa fornecer-se de produtos e matérias-primas industriais e quem não quer ser igual a toda a gente está condenado.
Estes exércitos de liquidação são poderosíssimos: têm o Estado-maior em Bruxelas e regulam-se pelas directivas europeias elaboradas pelos mais qualificados cientistas do mundo; organizam-se no governo nacional; e agem através do pessoal da ASAE, a organização mais falada e odiada do país, mas certamente a mais amada pelas multinacionais, pelo cartel da ração e pelos impérios do açucar.Cafés onde estudantes e reformados bebiam uns copos e jogavam às cartas ou ao dominó? Acabou! É proibido jogar!
[…] As bolas de Berlim e os pastéis de nata quentinhos, vendidos nas praias e romarias passam a ser embalados e mantidos refrigerados.Vender os produtos da sua horta nas feiras e mercados, ovos, alfaces, enchidos, azeitonas, laranjas. É proibido! Acabou-se o brinde e a fava no bolo-rei. Acabou-se a colher de pau! Acabou-se o medronho!Será que o barro com que os oleiros fazem os pratos e potes tradicionais terá de ter certificação? Será que este artesanato corre o risco de passar a “produto apreendido”?
Tudo isto, como é evidente, para nosso bem. Para proteger a nossa saúde. Para modernizar a economia. Para apostar no futuro. Para estarmos na linha da frente.
Tempos modernos ou intolerância brutal? Integração ou perda de identidade? […] "
in blogue «Atelier Pedroso», em 13/Dez/2007

Descontando alguns exageros perdoados, pelo espírito satírico- -- -irónico do texto, ficam aqui alguns motivos para reflexão: realmente, estaremos perante práticas de integração-homogeneização ou de perda de identidade?

Tenhamos fé: usando ainda a terminologia do autor, atrever-nos- -íamos a prognosticar que muitos, deste velho mundo, irão continuar a tomar a sua bica em chávena de porcelana e a imperial em copo de vidro…
..

1 comentário:

Anónimo disse...

Vivó pastel de bacalhau!