já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

PORREIRO, PÁ !?

é assinado hoje o tratado de lisboa
Oficialmente, hoje é um dia de festa para a Europa e para Portugal, em particular, porque é hoje assinado, no mais emblemático edifício português, o Tratado Reformador de Lisboa, que visa tornar a União Europeia mais democrática e garantir níveis elevados de responsabilidade, abertura, transparência e participação em resposta às expectativas dos cidadãos.

Oficialmente! Porque, no mundo moderno, ainda são as elites denominadas «entidades oficiais» que se permitem dizer aos seus cidadãos o que é bom para eles, o que deve ser «festa» para eles. nnnnnnnnnnnnnnn
As mesmas «entidades oficiais» que, ao que parece, nem sequer estão dispostos a perguntar aos que as puseram no poleiro, se estão, ou não, de acordo com o motivo da festa, pois, em toda a Europa, se está a orquestrar a marosca para evitar que lhes respondam, em referendo, que não se vê motivo para festejar.

Atravessamos um período em que, em toda a Europa se verifica um irreversível processo de erosão social, com um crescendo das desigualdades e de um aparente laxismo por parte dos responsáveis pela condução dos destinos dos respectivos povos.

Em Portugal, que já era o país da Europa dos 15 em que se registavam as maiores desigualdades - e que, neste aspecto, ameaça deixar-se ultrapassar por muitos dos novos países na Europa dos 27 -, o dia de hoje, ao contrário da vontade do Governo de Sócrates, não será, com certeza uma efeméride a recordar no futuro.

É que este país desigualitário, deprimido, falho de oportunidades, ineficaz e doente, não pode ser o mesmo país que um governo determinado e ambicioso pode desejar para os seus cidadãos.

No entanto, esse é o retrato social actual do país. E não será um simples tratado que hoje se assina, nos Jerónimos, que nos irá conduzir na senda da felicidade do progresso social e económico.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Portugal pode assinar mil acordos com com a Europa que não nos leva a coisa nenhuma. A mentalidade Portuguesa está a sul no Brazil ou na Africa ai sim podemos expandir a nossa sabedoria e criar emprego para todos os nossos jovens com formação academica e sem emprego.

Anónimo disse...

Por tudo quanto escutei hoje na tv, mais fico com a impressão de que esta constituição europeia disfarçada de tratado de Lisboa define, cada vez mais uma perda da identidade nacional, perda de peso político português e dos países pequenos e subordinação aos interesses dos chamados 4 grandes. POr isso não farão referendo. Porque depois de esclarecidos, quase todos iríamos dizer NÃO!

Lourenço Anes disse...

P/ o Anónimo de 13/Dez 17:01:00:

É uma concepção curiosa, a sua... Mas, ou nos enganamos nuito, ou houve um encontro bilateral com o Brasil de que pouco se soube, para além dos acordos da Galp e houve uma cimeira euro-africana, da qual... parece que Portugal não retirou qualquer benefício (para além de terem aprendido como se monta uma tenda de luxo, com vista para o mar)...
Depois, não deixa de ser curioso que os universitários africanos que vêm aqui fazer as suas licenciaturas... acabam, em grande número, por ficar nos paises onde tiram os cursos.
E são muito poucos os nossos "jovens com formação academica e sem emprego" que se dispõem a ir para africa, já reparou?


P/ o Sérgio:

Traduz a sua opinião... As democracias têm essa particularidade: a de permitir que, cada um expresse as suas opiniões sem ser por isso penalizado.