já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 2 de dezembro de 2007

DISCRIMINAÇÃO RELIGIOSA ?!

vereadores ps visitaram testemunhas de jeová
“Vereadores PS visitaram em Quarteira futuro espaço de culto das Testemunhas de Jeová.
Em resposta a um convite das Testemunhas de Jeová, os vereadores Vítor Aleixo e Maria Helena Baptista estiveram em Quarteira e visitaram o futuro espaço de culto daquela congregação religiosa.
Numa breve e informal conversa os vereadores inteiraram-se dos projectos daquela comunidade religiosa quarteirense […]”
in blogue dos Vereadores PS em 1/Dez/2007

Espera-se que, a seguir, vão à casa de culto dos Maná, dos Adventistas do Sétimo Dia, dos Baptistas Peniel, dos Evangelistas, dos do Reino de Deus e dos Esperança Viva e, já agora, não esqueçam dos seguidores da Fé Bahá’í e dos fiéis do Candoblé, que também os há por aí…

Indo apenas a um lugar de culto, Vítor Aleixo e Helena Baptista não estarão num processo de discriminação religiosa?

Cuidado! É que isso é anti-constitucional.
E os Católicos, senhores vereadores? Se calhar o padre Elísio não lhes envia convites .

,,,

39 comentários:

Anónimo disse...

PING!

Anónimo disse...

Foram rezar ou cantar?

Anónimo disse...

Se o Snr. Padre Elísio sabe disso, ele que vê comunistas até no pessoal do CDS, vai ficar completamente desorientado e certamente avisar os católicos que ainda têm paciência para o ouvir de que o Snr. Aleixo e a D. Helena estão em pecado mortal, por isso nada de votos nessa gente.
-- Lá por Lisboa a coisa está também muito democrática pela parte do PSD. O Dr. Costa está bem arranjadinho com a herança que lhe deixaram. Já o novo
e hilariante chefe PSD RIBAU anda a discursar para a "Sábado" pérolas: " Se queremos uma gaja boa como o milho temos de a namorar" Para um politico que quer ir longe não há dúvida que está começando bem. SOUSA

Anónimo disse...

Nas o Ribau não era aquele gajo que vendia bacalhau?

Anónimo disse...

Ora vocês são uns maus linguas: sde a oposição não faz nada é porque não faz nada e se visita protestantes é porque visita protestantes! Não acham que ao menos agora já sabemos que faz alguma coisa!?

Anónimo disse...

Lamento este post do Calçadão!
É profundamente fracturante num já sensível tema. Foi tal a irritação que me provocou que a única vontade que senti foi escrever para declarar quanto deploro política nestes assuntos. Apenas encontro aqui, para lá da maldade indiscutível, uma mente inquisitória!
Tabus como este que se pretende levantar, sendo contrários a lei base do país, revelam muito más maneiras e ingratidão: "-Será educado recusar convite para um espaço evangélico?". "-Se um visitar uma Sinagóga passo a ser Judeu?"
Vamos ter civilidade e elevação senhores, pois aquilo que aqui se escreve, forma opinião fora daqui!
A xenofobia começa na desconfiança e desconforto para com o diferente ao passo que a Cultura aceita, respeita e compreende todos, porque sabe que a Riqueza está na Diversidade.
Um grande exemplo cívico deram estes dois vereadores da oposição nesta visita para que foram convidados... podiam, como faria o poder enviar a 2ª linha, não o fizeram. Não temeram apreciações como a vossa, foram dignos dos seus nobres príncipios (a Deus o que é de Deus, aos homens o que é dos homens)! Deram um grande exemplo natalício de Paz e tolerância!

António Almeida
http://ssebastiao.wordpress.com

Anónimo disse...

Sr. Almeida. Eu acho que os vereadores ( sem pelouros, nem cadeiras, nem telefones) já fazem muito. A oposição em Loulé é tratada
como uma bicharada em extinção. Baste assistir a algumas reuniões em que o decoro é muito pouco pois quem manda esquece-se que quase metade do concelho votou na oposição. Embora não seja praticante de religiões ( a católica deixou-me profundamente indignado) acho que nada há de mal que esses senhores tenham visitado as Testemunhas ou outros quaisqueres. Democracia é o que ainda estamos construindo ...todos os dias. ZECA - Louletano

Anónimo disse...

Há posts que metem nojo.Este é um deles.

Camila disse...

Os meus "colegas" do calçadão que tento aprecio que me desculpem desta vez.

Compreendo que manter um blog permanentemente actualizado é extremamente difícil, sobretudo se se circunscrever apenas à realidade local.

Torná-lo num "chouriço" é o que dele pior se pode fazer.

Podiam ter optado por colocar uma anedota ou uma musiquinha que servia perfeitamente.

O post em questão é despropositado e dispensável.

Sem ofensa e com a amizade de sempre, apresento-lhes os meus sinceros cumprimentos.

João Martins disse...

A visita dos vereadores do PS é um claro sinal de abertura à diferença religiosa, num país que viveu décadas de intolerância religiosa e sob domínio e imposição da única religião oficial.
É de aplaudir a atitude de abertura às religiões minoritárias que têm todo o direito à sua existência social.
A recusa ao convite das Testemunhas de Jeová é que seria motivo de indignação.
Desta vez o Calçadão deu um tiro no pé.
Bem aja toda a adesão a este tipo de iniciativas pelo poder político local.

Anónimo disse...

então o calçadão agora anda a queimar pessoas na fogueira?!?!?!

Anónimo disse...

Não vejo qualquer mal nesta visita. É uma visita como qualquer outra. Se fossem visitar uma associação cultura/recreativa teria escrito o mesmo Post? Claro que não.

Anónimo disse...

Quando eu era garoto, passou uma série televisiva, chamada Mr ED - o cavalo que fala. Esse o cavalo, falava mas não corria o risco de dizer, ou escrever alarvidades como as que se podem ler neste post. É óvio que estou a falar de um Mister ED - cavalo e não de uma qualquer cavalgadura.

Anónimo disse...

Hó pra eles, os xuxialistas na gostam que lhes batam nas portas. Só o PSD é que faz qualquer coisa e tudo o que se diga está bem ehehehe

Anónimo disse...

Meus senhores:

Não obstante a aleivosia do vosso post penso que um esclarecimento se impõe.
As testemunhas de Jeová merecem-me o mesmo respeito que qualquer outra confissão religiosa.O Poder é laico - e o autárquico incluído - ainda que saiba que a tradição de cumplicidade com a Igreja Católica ainda lhe pesa em cima como chumbo.Eu próprio, no período em que exerci funções de presidente, não escapei a esse peso.É um facto que não negarei.Mas daí a não reconhecer, com actos, que todos têm direito a ser tratados com o mesmo respeito e deferência, vai a distância que existe entre o velho Portugal que ainda habita muita cabecinha na nossa terra e o Portugal moderno e tolerante que gosto de defender,todos os dias.
O seu post é o Portugal velho a estrebuchar.Vá estrebuchando que também tem esse direito.
Para mim todas as religiões são bem-vindas aqui.É assunto de cada um numa terra de liberdade.

Vítor Aleixo vereador

Anónimo disse...

Muito se asneia nestes comentários! Os defensores dos vereadores PS nem vêm que o ridículo está no “blog dos vereadores” não é neste blog!
Mas as pessoas só sabem reagir perante os emblemas que usam na gola do casaco. Se fosse o Dr. Seruca que escrevesse num sítio qualquer que tinha ido fazer uma visita a uma igreja ou outro lado qualquer, aí já eram capazes de ver o ridículo.
Mas nem percebem que o seu blog ao ser lançado com o nome “Câmara Municipal de Loulé - Vereadores eleitos pelo PS” é como se fosse um sítio oficial também e, portanto, não é o local próprio para anunciarem as suas visitinhas. Com convite ou não.
O Calçadão de Quarteira fez um bom serviço porque veio dar a possibilidade de todos vermos “ao vivo e em directo” para aque serve um blog “oficial” do PS.
Valha-nos Deus. Ao menos, o PSD não faz destas figuras tristes. O curioso é que nunca se tinha aqui visto tanta indignação quando o Calçadão de Quarteira ataca, de modo despudorado o Executivo da CML!
Tenham decoro! Aliás, já viram como é um abuso o blog dos vereadores usar o nome da Câmara? Não viram? Claro que não viram

José Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Martins disse...

Não se trata de Blogs e Vereadores caro Contra PS. Trata-se de liberdade religiosa e do asegurar um direito fundamental da constituição da República num Estado que é laico. Não querer ver isso é não ver mesmo nada.
É também muito interessante verificar que a maior parte dos que defendem o poder autárquico local escondem-se atrás da capa do anonimato e raramente assumem a sua identificação pessoal. Porque será? Não deveria ser ao contrário?
Abraços ecuménicos de um ateu que defenderá sempre a liberdade religiosa para todos os cidadãos.

Anónimo disse...

Afinal Já na percebo nada. Mas porque motivo as pessoas ficaram xateadas com este post? Então na se pode dizer já o que se pensa? E onde fica a liberdade de opinião ou de pensamento? Tal como os PSs vão ver os jeovás tambem deviam ir às outras religiões. Tem mal dizer isso porquê? Sentem-se incomodados?
Não vejo porquê tanta dor de barriga.

Anónimo disse...

Pois é, caro João Martins (ia-me enganando e escrever “caro mac”, mas lembrei-me dessa do anonimato…)
O problema é que vocês não vêem o vosso próprio ridículo?
Eu vejo neste post que o Calçadão, se quis gozar alguma coisa foi com o facto de num blog meio “oficial” (pois que usa, ainda que abusivamente, a meu ver, o nome da CML) ter feito eco de um acto que é banal: uma visita correspondente a um convite.
Mas vocês só têm os olhos vesgos e o próprio Dr. Aleixo que veio à liça (e bem, porque quem não se sente não é filho de boa gente) se ter esquecido de que aqui há uns seis anos recitou uma quadra anti-católica para a televisão pública e agora quer por a sua posição como um acto de imparcialidade religiosa e o post do Blog Calçadão como um ataque à liberdade religiosa.
Tomem-se as coisas pelo seu sentido próprio, por favor: reconheçam que quem deu o pontapé de partida para toda esta situação ridícula foram vocês!
Ora, meu caro mac (perdão, esqueci outra vez que você não gosta de anonimato)… Meu caro João Martins do movimento apartidário… tenha uma boa noite!

João Martins disse...

Esse "vocês" revela uma grande confusão nessa cabeça. Trata-se de liberdade religiosa. Tão só. E não é pouco coisa num país que não está habituado à diferença religiosa.
Boa noite para si também caro contra-ps-marchar.

Anónimo disse...

Bom, realmente, o “vocês” foi um tanto abusivo… Corrijo para : “por favor: reconheçam que quem deu o pontapé de partida para toda esta situação ridícula foram os vereadores PS, ao fazerem aquele post no seu blog”. Tá bom assim?
O resto mantém-se, claro!
Até porque não posso discutir com tem a cabeça tão bem arrumadinha...

Anónimo disse...

Lamentável que alguem tenha interpretado mal este post e todos os outros leitores tenham ido atrás.
O que aqui foi defendido, a meu ver, foi precisamente a liberdade religiosa.
Daquilo que eu li é precisamente uma chamada de atenção para um tratamento igual, com as outras religiões.
Não acham que é melhor reler com atenção e na irem atrás uns dos outros?

João Carlos Santos disse...

No comments...

Anónimo disse...

Ora porra!
Eu se o blog dos Vereadores Socialistas fosse como os outros, era lá que comentava.
Só para dizer que aquilo não me parece que seja assunto com direito a blog de Vereadores.
Mas aquilo não aceita coments!
Acho que era isso que estava em causa, não?
Se os Vereadores PS dissessem que tinha ido à Igreja de S. Pedro ou à Igreja Matriz de Loulé, continuava a ser ridículo!

Anónimo disse...

"Discriminação Religiosa" - é o título do post e foi ele que fomentou a minha indignação e mais ainda a exigência de romaria por todas as outras confissões.

António Almeida
http://ssebastiao.wordpress.com

Anónimo disse...

Sr António Almeida no último comentário esqueceu-se do "?!"
Basta ler como deve ser para ver que não é uma afirmação.

Anónimo disse...

Que tempestade num copo de água! E tudo causado com certez por quem deve ter passado com 8 em Língua Portuguesa, por não saber interpretar um texto!
Hó amigo Lourenço, deixe lá as criaturas falarem! Pela minha parte, devo dizer-lhe que dei uma boa gargalhada e, para que não restem dúvidas, sou militante do Partido Socialista (e com poucas quotas em atraso) ;)

Anónimo disse...

Pois foi amigo ou amiga JM... O senhor Almeida não viu a pontuação e vá de provocar uma guerra. A menos que não queira ter visto o tal "?!" e tenha feito de propósito!
Ele que só o que faz é provocar e agredir as pessoas no blog dele!
Costuma-se dizer qaue bem prega o Frei Tomaz...
Eu também estou solidário (desta vez) com o senhor Lourenço e hoje mesmo quero passar lá no escritório para lhe apresentar os meus cumprimentos e solidariedade.
Deixe lá passar a caravana, amigo Lourenço (vê que, afinal, podemos estar em campos políticos diferentes e sermos capazes de nos compreender-mos?)

Anónimo disse...

Telefonaste-me só para eu ler isto ó Victor? Mas ver o quê? Está tudo maluco?
Onde é que viram um ataque à religião ou aos credos dos vereadores?
Ataque à religião foi o que fez o Víctor Aleixo há uns anos, quando se pôs a dizer aquela quadra que disse que era do avô, na televisão, em plena campanha eleitoral.
Isso é que foi agredir pessoas. Agora este artigo aqui?
Ora bolas, Victor, deixa lá que se mordam...

Anónimo disse...

Falta de rigor é inadmissível para atingir os visados, especialmente quando, como eleitos seja de que partido forem, vão junto dos cidadãos inteirar-se dos seus problemas. Depois queixam-se que os políticos se afastam das pessoas.
Deixem-se de cinismos, porque toda a gente percebe que o "?!" insinua algo perfeitamente injustificado. Falta no post o porquê da visita, porque não escrever que a visita se deveu à imcompetência da cml para resolver um assunto? Porque não dizer que a visita não teve nada a ver com religião?
A resposta é simples, falta de honestidade.
Desilusão no calçadão de quarteira

Anónimo disse...

Fizeste bem em ligar, Victor... Realmente, pode causar confusão, mas quem vos manda a vocês terem o mesmo nome?
Pronto, é só para dizer que o Victor que me telefonou não foi o Dr. Victor Aleixo.

Anónimo disse...

Olha mais um... socialista despistado, este anónimo! Eu cá vi o link e fui ver a notícia completa! Não viu o link? Ou preferiu não o ver?
Tanta imbecilidade junta é demais. Só mesmo uma companhia de xuxialistas resaibiados é que só sabe olhar num sentido!
Se a notícia tivesse sido contra os do PSD estavam todos a bater palmas! Tenham juizinho. Ou não são já crescidinhos?

Anónimo disse...

Pois... contra o PSD podem dizer tudo o que quiserem.
Mas não toquem nos meninos do PS, que se melindram.

Lourenço Anes disse...

Para todos os comentadores:

Ora aí está como uma leitura ligeira e mal interpretada levou a uma guerra sem sentido.

Com efeito, depois de uma leitura mal digerida pelo António Almeida (olá, amigo! gosto sempre de o encontrar por aqui) pois interpretou de uma forma bizarra o sentido do post… houve mais uns quantos comentadores que foram atrás da sua opinião, ainda que alguns tenham compreendido como se estava a distorcer o sentido do meu post, onde apenas se pretendeu assinalar o ridículo da necessidade que os senhores vereadores do PS sentiram em colocar no seu próprio blogue – que se pretende um blog político-partidário - um facto comezinho.

Quem pretendeu interpretar o meu post como uma tentativa de discriminação religiosa, só por mera distracção ou ligeireza de raciocínio (ou demasiada intencional elaboração de raciocínio) o terá feito.

O que ficou certo aqui, em muitos comentários de proveniência evidente, foi uma deliberada intenção de censura prévia ao ‘Calçadão’. Essa é que não aceitamos.
Como não aceitamos que aqui alguém tente introduzir comentários ofensivos, como foi o caso de um comentário de um tal de “Faz comichão” (olhe que não voltamos a avisar: para a próxima que seja ofensivo para alguém, particularmente para outros comentadores, não nos limitaremos a suprimir o comentário! Com este ou outro pseudónimo, o seu «ip» será, pura e simplesmente, banido. Entendidos?).

Portanto, vamos concluir: não esteve em causa a visita dos senhores vereadores às Testemunhas de Jeová (até podem ser fiéis a essa ou outra congregação, que isso não nos faz qualquer mossa). Esteve e está em causa, como a maior parte dos comentadores terá compreendido, o caricato (em nosso entender) de colocar no seu blogue político-autárquico, um evento banal.

E, posto isto, dou por encerrado, definitivamente, o assunto.

Mas terei de dedicar duas linhas ao senhor Vereador Vítor Aleixo, que se deu ao incómodo de também comentar.

Meu caro Vereador: Aqui não se cometeu qualquer aleivosia! Repare que aqui ninguém atraiçoa ninguém… Ou você acha que o ‘Calçadão’ lhe deve lealdade?!... Porque deveria?
Também não caluniámos: usámos as suas próprias palavras… Como, pois, aleivosia?

Não dissemos também que as Testemunhas de Jeová lhe não merecem respeito.

Também lhe não disse que não tem respeito pelas outras confissões religiosas. Limitei-me a brincar um pouco, ao dizer que esperaria que, futuramente, possa “anunciar” também visitas a outros templos.
Está no seu direito de não gostar da brincadeira, que é evidente, se tiver a paciência ler com calma, reflectidamente e sem se subordinar a opiniões estranhas, o texto do post.

Não disse nunca que o Poder tem (ou não) de ter confissão religiosa; nem neguei que o Catolicismo não procure sempre estar numa posição de ascendência sobre o poder, inclusivamente do autárquico.

Não afirmei que para si não são bem-vindas todas as religiões…
Portanto, só posso entender a sua “indignação” como uma tentativa de fuga para a frente, para que se não repare no verdadeiro sentido do meu post…

Apenas me surpreende que, admitindo o senhor Vereador que vivemos “numa terra de liberdade”, tenha ousado impor-nos a sua mordaça, lançando-me o epíteto de português velho e estrebuchante…
Pontos de vista. A terra de liberdade, afinal, é para todos… ou para mim é excepção?

Estranha concepção essa de considerarmos os «nossos» direitos quando os negamos aos outyos!

Finalmente, quero fazer-lhe notar que assinalei, convenientemente, que o texto estava incompleto e tive a delicadeza de introduzir o «link» para o blogue dos vereadores PS, de modo que, quem estivesse interessado, pudesse ler o vosso post integralmente.

Cumprimentos, senhor vereador.
Aconselho veementemente que se não deixe arrastar por opiniões alvares de quem apenas pretende criar a confusão, ou dos que, como parece que foi neste caso, a criou inadvertidamente.

Felizmente, como se pode ver (ler), houve bastante gente que, dotada da sua melhor literacia, foi capaz de ler aquilo que está escrito, sem tirar conclusões patéticas!

E como entendo que tudo está dito, ponho aqui um grande PONTO FINAL.

Anónimo disse...

Mas porquê, alguem enfiou a "carapuça" e queixou-se?
Vomecê deve-me estar cá com um pó. Mas é assim, quando não se gosta de ser criticado também não se critica. Amor com amor se paga, ou anónimo com anónimo se paga.
Depois do lápis azul só lhe falta mesmo banir-me, alegando ofensas a incertos. Cá fico à espera que me envie para o quinto dos infernos, com certeza que para mim cada coisa no seu sitio, seja quem for o comentador. Força

Anónimo disse...

Pois eu acho k toda a noticia deve ser noticia,e por isso haver disparidade de opinioes e assim conseguir ler coisas aberrantes quanto aberrante é o facto de as aberraçoes nao se assumirem perante um simples blog e assumirem-se sim como Anonimos.Toda a gente conhece o sr Anonimo e a sra Anonima!!!!Quem sabe se a visita nao se deveu ao facto do sr Aleixo querer vender aqueles prospectos que as Testemunhas passam a vida a distribuir,na sua papelaria?A época de espalhar a palavra de Deus ou Jeová ja esta mais k ultrapassada,ou ja nao sabemos todos o que a religião em todas as suas vertentes gasta?Acredito em Deus mas nao na palavra de quem dirige a igreja.Nao se esqueçam que a podridao do mundo gira à volta da religiao meus amigos.Os deveres civicos devem acompanhar os autarcas durante todo o mandato e nao so nalgumas acçoes.Como quando vi o "Parafusos",digo sr Mendes com uma enchada na mão dentro de um canteiro da Asa Branca-Igaphe,a uma semana das eleiçoes com os seus adjuntos a entregarem panfletos..k triste figura.Podia era fazer isso todos os dias em vez de ficar a jogar à paciencia no escritorio.E a todos os religiosos com talas,destapem os olhos meus amigos,vao ver que vao ver o mundo com mais clareza.

Anónimo disse...

Caro Lourenço:

Já há alguns dias que não dava uma vista de olhos pelos blogs da região e, como minha cara-metade, que costuma ser leitora assídua mas agora anda demasiadamente atarefada com os seus trabalhos profissionais e escolares, também não tem tido muita disponibilidade para outras leituras, só agora me apercebi desta guerra que você aqui enfrentou, como, igualmente, das tentativas intimidatórias que o Quiosque da Camila igualmente recebeu.
São, infelizmente, resquícios mentais de um passado que ainda persiste nos espíritos, que preferem a mordaça à verdade, que se esquecem do valor das liberdades que dizem reconhecer…
Não se importe, Lourenço. O futuro não pode compadecer-se com os espíritos mesquinhos, com a tacanhez de espírito ou com manobras de intimidação.
Como deve calcular e, de resto, já tive oportunidade de lhe demonstrar através de e-mail, nem sempre estou de acordo com o que o Calçadão de Quarteira exprime. Posso discordar, mas respeito a sua opinião. Essa é a regra número um da vivência democrática.
A par desses espíritos retrógrados e inquisitoriais, pode crer que, como eu, haverá muita gente neste concelho que apoia o seu trabalho, que reconhece os méritos e agradece o seu esforço.
Bem haja, e continue!
Um grande abraço.

Tia Anica de Loulé disse...

Os senhores vereadores do PS aproveitaram a visita para ensinar às Testemunhas de Jeová o dever cívico de votar? Onde está escrito na Bíblia que não é permitido votar?
Nós, louletanos, temos os governantes que merecemos: comitiva camarária para acompanhar o Louletano no jogo com o Sporting (obviamente à nossa custa) e vereadores do PS que anunciam. com pompa e glória, uma visita a testemunhas de Jeová!!! Nem que fosse ao Papa!!!