já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

DIA MUNDIAL DA LÍNGUA MATERNA

é depois de amanhã, 21 de fevereiro

Depois de amanhã, dia 21 de Fevereiro, comemora-se o «Dia Internacional da Língua Materna», também designado «Dia Mundial da Língua Materna».

É mais um dia comemorativo de quem parece querer comemorar e nada ter para comemorar…

Talvez fizesse algum sentido que cada país, ou cada região comemorasse a sua língua materna. Para nós, seria até compreensível que nos países onde se fala o nosso idioma se comemorasse o «Dia da Língua Portuguesa», dada a universalidade do Português.

Teria sido talvez interessante tê-lo feito no passado dia 6 de Fevereiro, quando passou o sexto centenário do nascimento do padre António Vieira, orador e diplomata, defensor dos direitos humanos e escritor, a quem Fernando Pessoa chamou o «Imperador da Língua Portuguesa».

Mas será que, num país como o nosso, em que a defesa da língua está entregue não a uma «Academia da Língua» mas sim à «Academia das Ciências», alguém está suficientemente motivado para a defesa da língua-mãe?
Ao contrário, vamo-la deixando corromper e destruir, mercê de estranhíssimos e pusilânimes acordos ortográficos, públicos atropelos na oralidade e na escrita, neologismos e estrangeirismos.
.

Sem comentários: