..
O estudo apresentado abrange os anos entre 1999 e 2001, concluindo que, nesse período se verificou uma descida significativa do número de internamentos: em 1999 deram entrada nos hospitais portugueses 2.562 doentes com descompensação diabética (excesso de açúcar no sangue), enquanto em 2001 se registaram apenas 2.161 internamentos.
De acordo com as conclusões do estudo coordenado por Rosa Galego, do Núcleo da Diabetes da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral, essa descida deve-se a um protocolo assinado em 1998 que visava o auto-controlo da doença.
A diabetes é uma doença crónica que atinge cerca de 900 mil pessoas em Portugal, estimando-se que existam mais de 250 milhões de diabéticos em todo o mundo. Segundo a OMS, a diabetes é a quarta causa de morte na maioria dos países desenvolvidos, e a cada 10 segundos morre uma pessoa vítima da doença. Prevê-se que os índices de mortalidade aumentem 25% na próxima década caso não sejam tomadas as medidas necessárias para travar o avanço da epidemia, pondo em causa a actual esperança média de vida.
A maior parte dos casos de diabetes tipo 2 podem ser prevenidos se for adoptado um estilo de vida saudável, através de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercício físico.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário