já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 12 de junho de 2010

Adesão à União Europeia – 25 anos

e se o euro claudicar?
Imagem: Comemorações dos Jerónimos, de hoje – foto de João Relvas/Lusa
Uma cerimónia, no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, marcou hoje os 25 anos da adesão à União Europeia, num momento evocativo em que foram homenageados os protagonistas da altura, Mário Soares e Felipe González.

O primeiro ministro José Sócrates afirmou que "este é o momento de reafirmar valores europeus e de defender mais a Europa".

Por sua vez, o Presidente da República, Cavaco Silva, disse: "Se não defendermos o euro, que continua a ser um instrumento decisivo para a Europa enfrentar o mundo global, revigorando, nomeadamen-te, a União Económica, que tem sido o elo mais fraco da União Europeia, a sobrevivência do projecto europeu pode estar em causa"

Ontem, Soares e Ernâni Lopes foram entrevistados pelo «Expresso» e das palavras de um e outro podemos concluir que um projecto que supostamente deveria traduzir-se no bem comum, se transformou num auspicioso percurso de sucesso individual de uns tantos: os mesmos do costume.

E, sobretudo, que o rio de dinheiro que desaguou em Portugal na década de 90, se esboroou na incúria, na corrupção e no nepotis-mo. Por isso, Ernâni diz que o país deixou de criar riqueza.
.

Sem comentários: