já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

CARANGUEJOS LUSITANOS

fábula da inveja e da mesquinhez


“[…] Imagine um balde de praia com meia dúzia de caranguejos. O mais confiante nas suas capacidades arriscou, destemido, andar à superfície, quando foi apanhado pelos jovens da praia. Outro, ainda mal saiu das rochas, ainda tentou a fuga, mas já não foi a tempo; o mais esperto ainda se disfarçou na areia, em vão; os outros três nunca pensaram que os jovens «pescadores» da praia fossem capazes de tirá-los do infalível recanto onde sempre se sentiram protegidos.
nn
------ Agora ali estavam dentro de um balde de plástico «made in China» e resolveram fugir.

------ O que se achava mais esperto escavou o fundo de plástico, como se procurasse areia para se camuflar; os três que estavam escondidos, habituados ao proteccionismo dos seus buracos, andavam agora de tal maneira desorientados que saltavam por cima uns dos outros; o que tentara esconder-se, pôs-se em cima dos outros que estavam ao monte e por pouco não conseguiu saltar; e o caranguejo caçado na busca por um ‘lago’ melhor, decidiu escalar a pirâmide formada pelos outros todos. Teve estratégia e arriscou, mas, quando estava já a chegar ao topo do balde, os outros caranguejos, unidos pela inveja, rapidamente lhe deitaram as garras e o puxaram para baixo dizendo: ‘se nós não conseguimos sair, tu também não sais daqui’.

------ Este é o balde dos caranguejos nascidos e criados na Lusitânia, a terra do tal povo que um general romano dizia ser (de malucos) ingovernável […].”
In «Expresso – Economia» de 12/Jan/2008, por LUÍS FERREIRA LOPES, editor de economia da SIC.

O problema luso está há muito identificado: a inveja e a mesquinhez dos medíocres e a incapacidade do sistema em premiar o espírito empreendedor.
É mais fácil sobreviver do subsídio e do ‘amiguismo’…
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caramba, Ana! Mal li isto, comecei logo a ver os "caranguejos" de Loulé...
Os que vivem nos buracos do amiguismo, a camuflarem-se nos partidos, a abocanharem-se pelos subsídios...
E conheço mesmo os caranguejos que puxam os outros para baixo: "se eu não sou capaz, tu também não ganhas"!
Até lhes dei nome, Ana!
E aí, por Quarteira, também deve haver uns quantos, não?
Álvaro V. R.

Anónimo disse...

O presidente da Junta de Freguesia de Quarteira defendeu junto da CML um subsidio de 250€ para adquirirem um GPS de maneira que os caloniadores se dirijam com maior eficiência á obras realizadas em Quartera nestes ultimos 6 anos.

Anónimo disse...

Também encomendou óculos? E que tenham as lentes bem grossas. É que se não encomendou, os "caloniadores" arriscam-se a não ver nada!!!

Anónimo disse...

Ólhós caranguejos de Quarteira!!! Claro que os temos cá, senhor Álvaro! Temos, temos...