já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 26 de janeiro de 2008

POEMA DA RENASCENÇA

Comigo me desavim
..

Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.

Com dor da gente fugia,
Antes que esta assi crescesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meo espero ou que fim
Do vaão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho imigo de mim?

SÁ DE MIRANDA (1481-1558)

Francisco de Sá de Miranda nasceu em Coimbra, doutorou-se em Direito na Universidade de Lisboa e frequentou a Corte até 1521, data em que partiu para Itália. Regressou a Portugal em 1526, depois de um convívio com escritores e artistas italianos que iriam influenciá-lo grandemente. Dessa viagem, trouxe para Portugal uma nova estética, introduzindo o soneto, a canção, a sextina, as composições em tercetos e em oitavas e os versos de dez sílabas. Escreveu a tragédia Cleópatra, as comédias «Estrangeiros» e «Vilhalpandos.
.

Sem comentários: