já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CÃMARA FAZ REQUALIFICAÇÃO URBANA

mas entre nós, continua a faltar (quase) tudo



  • A Câmara Municipal de Loulé vai adquirir um prédio urbano localizado em Olivais de Santo António, na freguesia de S. Sebastião, em Loulé, pelo valor de 470 mil euros, com o objectivo de prosseguir com o projecto de requalificação urbana do espaço envolvente do convento de Santo António.
    Esse imóvel situa-se no cruzamento da EN 270 com o início da ladeira de acesso ao Santuário da Nossa Senhora da Piedade e é considerado como um elemento dissonante no enquadramento visual e paisagístico do Santuário
    .
    (extraído de uma nota oficiosa da CML).

Tudo isto nos parece muito certo, até porque, como se sabe, a autarquia louletana vive numa situação de economia desafogada, que lhe permite "dar-se ao luxo" de proceder a trabalhos de requalificação urbana.
Quem nos conhece e conhece a orientação da linha editorial do ‘Calçadão’ sabe que não alinhamos no populismo fácil e até eventualmente demagogo de advogar a fragmentação do concelho, alimentando separatismos a que não reconhecemos vantagens notórias para a vida da freguesia de Quarteira.
Mas não podemos deixar de recordar que, se o município vive com desafogo económico o faz, sobretudo, devido à “magnífica contribuição” das freguesias de Almancil e Quarteira.
Seria justo, portanto, que estas duas freguesias fossem objectos de uma atenção prioritária e lhes fossem atribuídas, pelo menos, tantas oportunidades de realização e desenvolvimento como as que são outorgadas à sede do concelho.
Nem vamos recordar, por exemplo, o volume de verbas municipais que está a ser dispendido nas obras dos serviços sociais para apoio exclusivo dos funcionários autárquicos (aproximadamente 2.000 funcionários, ou seja, menos de um décimo da população quarteirense), onde, desde berçário e creche a refeitórios, bares e salas de convívio, nada faltará aos funcionários, enquanto que aos restantes munícipes e às restantes freguesias do concelho restará a “consolação” de poderem embasbacar-se, olhando de fora, com a magnificência de tais instalações.
Mas vamos ater-nos, para já, e esta “requalificação urbana do espaço envolvente do convento de Santo António”, agora anunciada, para relembrar ao senhor presidente da Câmara de Loulé (que, como é público, na última reunião realizada em Quarteira, afirmou que não admitia que alguém pudesse imaginar que gostaria mais de Quarteira que ele próprio, Dr. Sebastião Seruca Emídio) tudo o que nesta cidade foi feito, bem no meio da cidade, como requalificação urbana do espaço envolvente da Igreja de S. Pedro do Mar: um bairro para ciganos, com algumas vivendas-caravana e… um sanitário já degradado!
Ou seja, uma desclassificação urbana.
Vale a pena meditar!
.

Sem comentários: