já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 8 de junho de 2010

Areia para o Forte Novo

a maior operação do género realizada no algarve
Imagens: Fotos facultadas pelo nosso leitor anónimo
Um nosso leitor atento enviou-nos ontem “imagens suspeitas” de trabalhos que se estão a desenvolver na praia do Forte Novo. Temia o nosso leitor que se tratasse da instalação de um emissor de águas residuais.

"Boa noite.
Gostaria de vos perguntar se têm conhecimento da situação com que me deparei durante este fim-de-semana na praia do Cavalo-preto. Está a ser montada uma larga tubagem em direcção ao mar, e a questão é: para quê? A serem esgotos seria grave para a manutenção de bandeira-azul, certo? Tirei algumas fotos que estão online aqui: http://www.flickr.com/photos/50950993@N0 8/sets/72157624218650628/

Espero que consigam investigar e reportar mais respostas.
Obrigado".

Não podíamos admitir semelhante ideia mas fomos tratar de saber o que já suspeitávamos. Felizmente, era o leitor que estava enganado.

Trata-se, efectivamente da reposição do areal que a invernia nos roubou este ano.

A operação de enchimento do areal das praias do Forte Novo, Almar-gem, Loulé Velho, Vale do Lobo, Dunas Douradas e Vale do Garrão está a decorrer ao longo de mais de cinco quilómetros de costa. É, segundo a CCDR Algarve, maior operação deste género jamais realizada na região, implicando a dragagem de 1 milhão duzentos e cinquenta mil metros cúbicos de areia.

Os trabalhos – que foram adjudicados à empresa dinamarquesa Rohde Nielsen A/S – desenvolvem-se em seis frentes, utilizando duas dragas que aspiram areia do fundo do mar, para a distribuir posteriormente pelas dunas, através de um sistema de tubos.

Esta areia é, posteriormente, enviada para seis estações de bombagem, sendo então reenviada para o litoral e espalhada numa área de 300 metros para cada lado dos tubos. Este reenchimento artificial de areia irá permitir um alargamento entre 30 a 45 metros da zona útil das praias abrangidas, o que, em circunstâncias normais, poderá adiar o problema da erosão costeira durante mais uma década.

A operação de reenchimento dos areais começou no final de Maio, e estará pronta apenas no final do ano.
.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não deviam era esquecer e proibir aquelas pequenas artes de arrasto que todas as manhãs se encontram lá a dar cabo daquele pequeno pedaço de costa por causa de meia duzia de conquilhas, enquanto que a arte artesanal efectuada pelos homens é proibida, permitem este tipo de crime continue a ser cometido.

Triky Triky disse...

E daqui a dez anos?Vamos chamar outra vez os dinamarqueses?Não poderiam pensar numa maneira de reter as areias,ou isso é uma grande chatice?Em África utilizam coqueiros,que ainda têm a vantagem de fazer sombra,só há que varejar os cocos uma vez por ano para não partirem o coco ós banhistas.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Vejam só como é a lei no nosso cantinho amado.
Se alguém leva o cãozinho para a praia, é punido, se conspurcar a dita é punido, a praia é realmente para se manter limpa e aceada, mas também já vi policias marítimos punirem homens que andavam a apanhar conquilhas para comer. Agora qual não é o meu espanto vejo com pena minha a nossa praia a ser enchida com conchas, lamas, cascas com tudo menos areia branca e no entanto não se vê no local um policia ou alguém do ambiente que impeça aquele tão injusto procedimento nas nossas praias onde perto da costa existe tanta e tão boa areia branca. E já agora quantos milhares de metros cúbicos de areia é que foram contratados? E quem está a contar? e quem fiscaliza? Mais carrada menos carrada tá tudo certo. Paga e cala-te, òh Zé povinho.