já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 6 de junho de 2010

Educação, Demagogia, Corporativismo

reforçar ou abater as assimetrias regionais?
O anúncio do encerramento das escolas com menos de 20 alunos levantou um vendaval, com a direita e a esquerda extremas a procurarem o apoio das populações das aldeias do interior, as menos esclarecidas, as mais atrasadas, as mais facilmente influenciáveis.

Jerónimo de Sousa, o líder comunista, sintetizou, em curtas palavras, os argumentos do seu partido, mas também os do BE e – pasme-se – os do CDS.

Disse Jerónimo que “este anúncio tem uma visão meramente econo-micista que atinge particularmente as populações do interior e as suas crianças”, acrescentando que “além das assimetrias regionais, vão também agora ser penalizados com mais assimetrias sociais”.

Quem assim fala e pensa, desconhece (ou finge não conhecer) o que há muito se faz nos países mais evoluídos, onde precisamente se fazem sentir as menores assimetrias regionais e as menores assimetrias sociais.

No entender desta gente, conservar as crianças em círculos isolados e socialmente pouco desenvolvidos, leccionadas em escolas de poucos recursos, onde as actividades de sociabilização não são possíveis de realizar, são excelentes meios para o desenvolvimento da criança, que o mesmo é dizer, para a formação do ser humano.

Salazar pensava exactamente o mesmo; mas sabe-se quais eram as suas intenções.

Quanto ao maior sindicato dos professores, acaba de dar mais um sinal do que, neste momento representa: está-se borrifando para a formação dos jovens a quem competiria educar e ensinar, esquece totalmente a ética e o brio profissionais, e vai apresentar uma proposta corporativa, onde apenas demonstra preocupar-se com a manutenção do número de professores.

Será este o país que queremos? É, com certeza, o que merecemos.
-

3 comentários:

Anónimo disse...

«Seria criminoso não encerrar escolas com menos de 20 alunos». Que frase bombástica para chamar criminoso a quem não estiver de acordo com o Sr. Ministro quando o criminoso é ele. Como é bom viver no litoral onde não faltam acessos rápidos ás escolas. Como o Zé povinho começa de muito novo a ser o eterno sacrificado. Porreiro pá.

Anónimo disse...

O Sr Socrates vai arranjar umas escolas que os alunos não chumbam, não entrem em panico estas antigas estão viciadas em chumbos. Já viram o custo de um chumbo? O Sr Socrates vai acabarcom os burros alem de fechar muitas escolas tambem vai acabar com o estudo acompanhado vamos passar fim dos chumbos. Se à cem anos quando a escola era dificil porque alem da escola ainda tinha de trabalhar houvesse passagens sem chumbos hoje o Eng socrates era de uma classe baixa

Anónimo disse...

Eles podiam era fechar as escolas todas, poupavam nos professores nos auxiliares,o povo ficava mais estúpido, do jeito que eles querem.
O primeiro Ministre não andou na Universidade e é engenheiro,davam uns diplomas aí ao pessoal, e podiam ser todos doutores e engenheiros.
E com o dinheiro que poupavam davam umas reformas maiores a esses gajos grandes, e o resto punham no banco para os outros gamarem.