já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 20 de junho de 2010

Um dia de duplo Luto Nacional

por josé saramago e pela presidência da república
Quem se comoveu com o que disse Zapatero sobre a morte de Saramago - palavras maravilhosas de sentido estético, de carinho imenso, de gratidão e admiração -, não pode deixar de se sentir perturbado, triste pela mesquinhez de um presidente que decidiu não interromper as suas férias para prestar, como primeira figura de um Povo, a homenagem que o Homem merecia.

Sou perfeitamente insuspeito para dizer o que a seguir afirma-rei, porque nunca gostei de Saramago, desde que soube da sua existência, quando era omnipotente no Diário de Notícias, saneador de serviço de quantos considerava «fascistas», que eram todos os que não afinavam pela cartilha de Cunhal; não gosto do seu modo de escrever, pelo que nunca digeri muito bem o seu prémio Nobel; e nunca gostei de radicalistas, seja de que lado venham, pelo que não aceito a forma como, em tudo que fez, tentou impor as suas ideias políticas e os seus sentimentos anti-religiosos, ainda que eu próprio seja um «ateu convicto mas tolerante».

Só que, honestamente, tenho de reconhecer que, com o galardão maior da Literatura que a Suécia lhe outorgou e com a fecundidade da sua obra, fez muito por Portugal.

Certamente muito mais do que aquilo que eu faria mesmo que tivesse dez vidas e vivesse dez vezes 87 anos.

Por isso lhe reconheço mérito e por isso lhe agradeço, o coloco na galeria dos Homens de Mérito e pugnarei para que as suas cinzas repousem no Panteão Nacional.

Também por isso me envergonho do presidente que ajudei a eleger para o meu país: um presidente para quem a cultura não passa de um bolo-rei mal mastigado, para quem Thomas More e Thomas Moore são uma e a mesma pessoa apesar dos 300 anos que os separam, e para quem a vendeta primária, produto de uma inveja imperdoável, se sobrepõe ao sentir de um Povo – o Povo que ele deveria representar.

Saramago, quer se queira, quer não, goste-se dele ou não, foi um português ilustre, que merecia respeito por parte da Presidência – uma presidência que é da República, não do senhor Cavaco, avô babado que, apesar de nunca se enganar e raramente ter dúvidas, nem percebeu o triste exemplo que acaba de dar aos seus netos.

Vem Cavaco Silva dizer que acompanhar funerais é para amigos e familiares e que, para ele, uma promessa de avô é mais importante que um compromisso para com a Pátria e os seus maiores.

Só que a Pátria somos nós, o Povo Português que não o elegeu para ser avô, mas sim Presidente de todos nós.

Cavaco Silva deveria ter estado presente nas cerimónias fúnebres de Saramago. Com isso teria prestigiado a Presidência da República. Escolheu não o fazer e, como tal, só se vexou a si próprio e ao símbolo maior da República, logo a seguir à Bandeira.

Cavaco Silva acaba de fazer uma opção.

Espero que a leve até ao fim e não se recandidate ou, fazendo-o, diga aos portugueses que Portugal é importante… apenas quando lhe não cumpra ir à pastelaria da esquina comer um gelado com um neto.

Se o não fizer, vou ficar-lhe grato apenas por um dia: o dia das eleições em que me dispensarei de ter de me deslocar à assembleia de voto.

Já não tenho candidato.
--

29 comentários:

Cassio disse...

O PR não é só um cargo unipessoal, representa todo o país, pelo que a ANEDOTA de dizer que prometeu à família é uma falécia e hipocresia.
Uma pessoa assim não pode de maneira nenhuma nos representar.
Mas foi por outro lado coerente com o seu veto (ele era o PM na altura, pelo que todas as decisões são embora por outros são SUAS)

Como nota: também não gosto de Saramago, nem como escritor nem como politico, mas tenho que prestar a minha homenagem ao escritor e a sua obra que foi levada pelo mundo fora.

Anónimo disse...

Não pode haver futuro para uma Direita que se conforma em apoiar um candidato a contra-gosto.

Se não arranjam melhor não se podem queixar da derrota mais que certa.

Só um lírico acredita que MS iria dar a vitória a um anão político.

Visconde de Quarteira disse...

CS não é só mesquinho. como Vc diz e bem. mas pior é um PR limitado, vingativo, inculto e sem nenhuma ética politica ...

Quando fala (e este ano tem falado demais) Cavaco utiliza o GRUNHIDO para mitigar o incomodo da IGNORÂNCIA...
o que ele, como PM fêz contra Saramago e 'contra' o povo português ao recusar a participação de 'Evangelho segundo Jesus Cristo' de JS num concurso europeu, mostra à exaustão a pequenez do (ainda) PR de Portugal

E não me venham para aqui tentar virar o bico ao prego e sugerir que os que reprovaram a atitude de Cavaco nesta triste circunstância estão defendendo Manuel Alegre ou Fernando Nobre... A ignominia do ainda PR de Portugal vem de bem antes desde a sua passagem como PM ... nomeadamente no lastimável episódio de Sousa Lara ...para não referir os 'percalços' com as negociatas da SLN ...

José Nunes disse...

Meu caro Cásso: se teve a oportunidade de ouvir uma grande personalidade como o Vasco Graça Moura sabe que ele também achava que um Nobel deve ser considerado por todos.

A direita merecia um candidato com mais nível e talvez ainda venha a aparecer esse candidato.

Claro que se o presidente não fosse este intriguista mesquinho mas um homem de cultura, Portugal estaria bem melhor.

Nunca se esqueça que este homem disse que nem jornais sabia ler quanto mais um livro. Além de que é uma pessoa que fala em dia da raça o que dá vómitos.

Anónimo disse...

não é muito dado às coisas da cultura e, necessariamente, à proximidade com os seus maiores protagonistas.

Mas, neste caso, mesmo os que não gostam por aí além da escrita de Saramago, os que não concordam com ele politicamente e aqueles que não esquecem o que foi quando mandou em alguma coisa (Diário de Notícias), todos, não podem olvidar que estamos em presença de um Prémio Nobel e, quiçá, um dos Portuguesas que mais longe levou o nome de Portugal.

Por isso, é evidente que Cavaco Silva deveria estar presente nas cerinómias fúnebres do escritor José Saramago.

Não estando, eventualmente foi coerente com a atitude de um seu Governo há 20 anos atrás mas, hoje, tem outras responsabilidades e não esteve à altura das mesmas. A desculpas com os netos é pouco mais que bacoca.....

Claro, Jaime Gama também deveria estar.

Anónimo disse...

O Cavaco à muito que está mais morto que o Saramago. Quem se lembrara Cavaco daqui a 10 anos? Ninguém. Mas enfim, deixai-o nos Açores e depois na Madeira, e o arquipélago de seguida que declare a independência. Ah, o Jardim não bufou nada? Está calado como um rato.

Anónimo disse...

Se tivesse ido, seria acusado de hipócrisia e de aproveitamento politico, se não foi é acusado de não respeitar. Sr. Cavaco não gosto nada de si, mas fez muito bem geriu o impossivel de gerir e pelo menos desta vez assumiu uma decisão e não foi ambiguo.

Almeida disse...

Compreendo o que disse o Presidente da República; acho que disse bem e fez o que devia. A polémica, a existir, será de facto, apenas uma coisa: Estéril!

Anónimo disse...

CS não é só mesquinho. como Vc diz e bem. mas pior é um PR limitado, vingativo, inculto e sem nenhuma ética politica ...

Quando fala (e este ano tem falado demais) Cavaco utiliza o GRUNHIDO para mitigar o incomodo da IGNORÂNCIA...
o que ele, como PM, permitiu que o energumeno do secretario de cultura de então (Sousa Lara) fizesse 'contra' o povo português ao recusar a participação de 'Evangelho segundo Jesus Cristo' de JS num concurso europeu, mostra à exaustão a pequenez do (ainda) PR de Portugal

KANT disse...

xente;nem sei porquê tanta xente;contra o cavaco..???Afinal;ele foi lá aos açores;para rezar;pela alma do saramago;e também ;para que não volte;cá a escrever mais livros a favor só dos comunas;e para não mais escrever contra a nossa dita religião católica apostólica romana..ouviram.??afinal;lá nos açores;foi o melhor lugar;para reza´r;pela alma do maior escritor PORTUGUÊS..ATÉ QUANDO ENTENDEM O NOSSO PRESIDENTE..??ATÉ QUANDO>>???CPTS..KANTIFLAS.

José disse...

Nem a desculpa de ter de assinar o livro de condolências o salva da repulsa nacional. Isto porque ele treme por todo o lado e tem de ter alguém a segurar-lhe o braço. Mais uma razão para perder as próximas eleições porque está todo escavacado. A partir de hoje ele não merece mais ser considerado presidente de todos os portugueses. Meu é que ele não é, livra!

Anónimo disse...

Exmº Sr Lourenço Anes
Desde que sou visitante do Calçadão de Quarteira que não me lembro de ler algo tão bem escrito e sentido pela sua pessoa.
Não serão necessárias mais palavras para além das suas para que possamos perceber o PR que temos.
Por mim se tinha um candidato também deixei de o ter.
Os funerais são para os amigos.
Saramago goste-se ou não temos que aceitar que não era um PORTUGUÊS qualquer.
Não consegui explicar ao meu filho de 16 anos a ausência do PR. Tentei, tentei mas ele não aceitou as minhas explicações.
Respondeu apenas que se o PR não foi é porque não gramava o Saramago.
Que Deus lhe de o eterno descanso, ao saramago porque o outro ainda o temos que aturar.
Um cavaquista desiludido.

Anónimo disse...

Quem fala mal de Portugal deveria ter-se naturalizado Espanhol.
Não é por ter ganho um Nobel que faz dele uma melhor pessoa. Arrogante e egoísta, sem ter ganho o dito prémio não passaria de um nome razoável.
Escolheu Espanha para viver, então que ficasse por lá de vez.

Jogo da Bôlha disse...

Coitado deste senhor anónimo! Diz uma cretinice quase tão grande como a que disse Cavaco a justificar-se.
E que tal se fosse dar um banhito ao cão???????

Anónimo disse...

Não gostei da falta de presença do PR no funeral teve uma atitude mediocre. Mas se o Saramago fosse do CDS defendiam-no? Se calhar chamavam-lhe facista.É como as arvores de Quarteira cortaram 5 ou 6 arvores na rua Vasco da Gama e a água benta não chegou para arefecer o caso, agora cortaram os eucaliptos onde viveu o Tio Alfredo muitos anos no Forte Novo há mais de 2 meses e ainda não ouvi uma palavra que fosse,imagina se fosse a CMLoulé como era?

Eu é que sei disse...

Se fosse ao contrário o funeral do Cavaco, eu é que sei, o Saramago também não ia.
Nunca votei no Cavaco porque é muito de esquerda para meu gosto essa lei dos~e~das maricas que ele facilitou ás esquerdas do caviar vai custar-lhe a recandidatura problema dele e a alegria dos netos.

Anónimo disse...

Eu, até gosto de ler Saramago. Mas sinceramente como pessoa e cidadão não era exemplo para ninguém. O Cavaco fez muito bem em ignorar tal personagem! Eu teria feito o mesmo.

Anónimo disse...

Esta cambada de comunistas defendem o Saramago por ele ser de esquerda, se fosse de direita estavam muito calados.

JÚLIO SOARES disse...

Quando alguém não sabe distinguir a sua posição pessoal das responsabilidades e deveres da Instituição que representa, obviamente é porque não tem sentido de Estado. Não é novidade, apenas confirmação. Só faltou meter o bolo rei na boca. Nisto tudo há um que fica na história e outra que ninguém sabe quem é.

Anónimo disse...

Mais uma vez o nosso P.R. ficou engasgado. Não é só com pão-de-ló.

Beirão dos 4 Costados disse...

Presidente......de todos nós?
Sou português 66 anos vergonha perante um PR dos banqueiros não do POVO !

Anónimo disse...

o presidente cavaco não indo tenta agradar agora aos católicos que afrontou com a lei do casamento gay. bem sei que saramago, e eu não gostava do homem, mostrou repetidamente o quanto cavaco é tacanho e inculto, mas sendo cavaco presidente do país deveria marcar presença. quer se queira ou não, quer se goste ou não da pessoa, o presidente deve estar acima disso, fazer o que lhe compete e prestar homenagem à figura do escritor, não ao homem. de resto, para a história ficará saramago, cavaco só retratos na parede de belém e em casa dos netos.

Anónimo disse...

Infelizmente a tacanhez faz parte do Ser Portugues. Agora com ilustracao ao mais alto nivel.

A Vieira da Silva tambem se foi embora por causa de gente desta.

Albufeira, 23 de Junho de 2010
Professor

Anónimo disse...

José Saramago foi polémico. Sempre os homens de valor o são. A atitude de Cavaco Silva dá-nos a pequenina dimensão deste político.Penso em Mandela e olho para Cavaco, compreendo porque Portugal não sai desta pobreza cívica e educativa... O unico portugues Premio Nobel da Literatura morreu. Cavaco ausente , o ditador Fidel manda flores....Mereciamos melhor.

Samuel disse...

Então o Presidente desta "republica", manda um dos seus Yes man e não está presente?No funeral do uncio portugues, premio Nobel da Literatura??? Porquê??? Por não se concordar com as opiniões e ideologia deste grande escritor????? A atitude deste presidente demonstra a tacanhez, mesquinhez, falta de respeito, vistas curtas.....enfim um presidente à "merdida" das elites que governa......sim porque este presidente não é de todos os cidadãos....é o presidente do grande capital, da igreja (sempre metida no que não deve), dos banqueiros, enfim......dos mais ricos e poderosos..... caso para perguntar: para que serve o presidente desta "republica"?????No estado a que este país está a chegar mais vale a anarquia!!!!!!!

Pseu Dónimo disse...

E' incrivel a hipocrisia.

Depois vem o homem da gasolina com o discurso de que e' "preciso dar valor ao que se faz de qualidade em Portugal".

Rico exemplo!!!!!

Anónimo disse...

Ora, enterrassem-no em Espanha!

Anónimo disse...

Aqui nesta quantidade de comentários, dá para ver realmente o povo, que nós somos, mesmo perante morte de uma pessoa que engrandeceu Portugal,e que daqui a quinhentos anos ainda se falará dele.
Se fala em fascismos, e comunismos,
de esquerdas, e de direitas,em vez de se falar de deveres, que as pessoas devem ter e não têm.
Parabéns Lourenço Anes pelo excelente post,

Anónimo disse...

"Engrandeceu Portugal"? Só se lembrou que era português quando lhe conveio. Esse Saramago não acrescentou NADA à literatura portuguesa. O facto de ter recebido um Nobel só lhe valeu o reconhecimento de alguns académicos estrangeiros. Até então, nem em Portugal lhe reconheciam o talento. Nem sequer era estudado nas Universidades! Só passou a ser depois do reconhecimento no Estrangeiro. Pobre David Mourão-Ferreira, pobre Vergílio Ferreira, pobre Agustina Bessa-Luís. Esses sim! Contemporâneos de Saramago mas, como não militantes comunistas, sem apoio de intelectuais. O Saramago é uma nódoa na nossa literatura e um péssimo exemplo de patriotismo. Escolheu Espanha para viver, que ficasse por lá. Portugal não precisa de ingratos!