já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 25 de junho de 2010

O graffiti – arte e vandalismo

para agir é preciso entender de que falamos
Imagem: «A MANCHA BRANCA EM BOMBING QUARTEIRENSE» - uma montagem de Galiós, sobre a interpretação livre do retrato de José Mendes, um precioso trabalho de Menau
O leitor Menau enviou-nos um extenso e-mail em que expressa a sua revolta pela incompreensão de autarcas e autoridade policiais.

E, porque o entendemos como um grito de revolta de um sincero artista - só como tal - decidimos reproduzir, adaptando-os, os excertos que julgámos mais significativos.

Mas, desde já, prometemos voltar ao assunto, porque é importante que se entenda o que está em jogo.

Como é importante entender a falta de estratégia que os autarcas revelam para erradicar a praga de «paredes sujas» que conspurcam Quarteira.

Por mais «manchas brancas» que inventem e que temos a certeza que se irão esfumar em… nada.

Estamos fartos de mentiras e fachadas, publicadas em jornais, de modo a parecer que estão a promover algo de bom, quando na realidade é tudo ao contrário.

No Domingo passado, dia 20 de Junho de 2010, quando um grupo de artistas, elaborava uma grande parede já toda riscada no túnel de Quarteira - pintura essa elaborada em pleno dia, pinturas essas que costumam demorar dias inteiros a elaborar - mais um vez apareceram 6 GNRs do posto de Quarteira, impondo a sua autoridade abusiva e agressiva - desta vez sem nos apontarem armas, coisa que é costume – mas, mesmo assim, foram brutos e pouco comunicativos e compreensivos, levando mais de 500 euros em latas de spray (…).
.
Apanham-nos porque, ao contrario dos ladrões e das pessoas que vandalizam a cidade, nós trabalhamos em pleno dia, demoramos várias horas a elaborar a nossa arte e não fugimos às autoridades (pois apanharem os que riscam a cidade não conseguem; porque actuam de noite e são muito rápidos para eles!)

Dá raiva ser artista de graffiti (halloffame) em Quarteira; o que apetece é deixar a vertente artística do graffiti e enveredar e promover a vertente do bombing, que consiste só em demarcar e riscar todo o que seja espaço público ou privado, em vez de incentivar as pessoas para fazerem coisas bonitas, em espaços que não prejudiquem ninguém!!

Para quê lutar por algo melhor pela nossa cidade, se somos sempre nós (os que dão a cara) a sermos os prejudicados?!

Depois vem José Mendes, presidente da junta de freguesia de Quarteira, para os jornais, falar que apoiam o graffiti e tentam promover algo de bom para nós. Só mentiras, nada é feito e nada muda.

Há vários anos que tento fazer algo de bom pela imagem da cidade de Quarteira! Mas o que recebemos? - Nada; nenhum apoio, nenhuma ajuda! Nenhum sítio é disponibilizado para que as pessoas que pintam possam pintar à vontade e promover a arte!

Não percebem que são as autoridades que criam essa revolta nos pintores e, como não os deixam desenvolver como artistas, continuaram a ver, ano após ano, mais vandalismo e menos arte!! (…) Não promovem a Arte! Somente criam motivos para a revolta, que dá voz ao vandalismo.

Já disse, Menau: voltaremos ao assunto. Porque é muito importante para Quarteira acabar com esse bombing de graffiti, que nos envergonha. E muitíssimo mais importante que as campanhas propagandísticas de «manchas brancas».
..

7 comentários:

Anónimo disse...

como conhecedora de trabalhos elaborados pelo Menau, acho muito bem que lhe dêm voz, porque deviam deixar pessoas como ele tapar as riscalhadas que certos vagabundinhos fazem por ai. Graffiti feito por quem saber e por quem gosta mesmo do que faz, é bem bom de ser ver, agora, riscos sem pes nem cabeça, é que não.
Por este pais fora ha artes urbanas bem bonitas de se ver, deixem criar em quarteira tambem.

SD

José disse...

Eu até acho que o graffiti pode ser uma arte, se estes artistas que se fala mo texto,fizessem eles a parede, e mostrassem aí a sua arte, a sua revolta, a sua vontade para trabalhar,pintar a minha parede como já pintaram, é vagabundagem, é falta de respeito, por aquilo que é dos outros. E não foi de dia, foi entre as três e as seis da manhã, e tive que gastar cem euros em tinta. Naturalmente que isto é bom para quem vende tinta, e para quem cobra o IVA dessa tinta.

Liberdade era eu poder vir aqui e não ter que comentar como anónimo.

Anónimo disse...

Boa tarde,
Estou certo que muitas pessoas entende o graffiti como uma arte. A questão é perceber se existe o direito de impor esta forma de arte (por muito boa que seja) no património alheio (público ou privado)? Também na arte precisamos de cumprir regras! Ou não?
Abraço
N. Sousa

Anónimo disse...

Este radaz, agora que é mais maduro fala assim... Mas, quando era adolescente andava a riscar tudo como os outros!
Que mania de ser diferente?!
Se és artista, pinta quadros e vende, ao menos ganhas algum para um dia seres alguem. Já tens idade de teres juíso.

Anónimo disse...

Apenas citarei um principio que sempre tem pautado a minha vida de simples servente, nunca consegui ou conseguirei chegar onde muitos dos que com quem trabalho no meu dia a dia conseguiram e ganham o que eu nunca irei ganhar, " O meu espaço de liberdade termina onde começa o do meu semelhante ".

Anónimo disse...

Se pintarem os graffit nas paredes das casas dos pais acabam logo, mas como fazem nas paredes dos outros é arte, tambêm é arte pintarem os carros da recolha do lixo? Tambêm é arte pintarem o edificio onde fica os Bombeiros em Quarteira? Este edificio já foi pintado por uns pintores de lagos com uma tinta especial que quando fazem os graffits agora é só lavar para sair as pinturas, e os prédios que estão pintados quando são limpos desta nova obra de arte no outro dia já lá mora outra nova obra de arte. Vandalismo é o nome que dou a esta nova obra de arte VANDALISMO

Menau disse...

Primeiro de tudo!
aqui vai os meus sites para tentarem perceber alguma coisinha e n falarem a toa!!
www.menau.com e www.policromia.org

1. N se precisa pintar telas para ganhar dinheiro!!
Graffiti é um trabalho de decoração e do qual se ganha muito dinheiro (por exemplo ordenados minimos em um dia!) n sei se no que voces chamam trabalho e ficam fechado la uma vida inteira ganham +!

2. nem todas as pessoas que pintam com latas de spray fazem parte do movimento graffiti!!
certamente que quando era crianças ja escreveram numa mesa cadeira ou parede (AMOTE),ou ja viram (maria love Nuno), n é por isso que fazem parte do graffiti.
todos jogaram a bola na rua ou na escola n é por isso que sao jogadores de futebol!!
PErcebem!! ou ainda Nao!!