já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Os «Boys» sem CV, do «Socratismo»

ingressos escandalosos no estado e e. públicas
Há duas semanas, a revista «Sábado» levantou uma ponta do véu. Partindo desse facto, na semana passada, Henrique Raposo, na última edição do semanário «Expresso», atacava a fundo: “ […] podemos dizer que V. Exª [engenheiro José Sócrates] foi um péssimo primeiro-ministro, mas foi, de facto, um generoso líder do PS. O seu Governo deixou o país na miséria, mas instalou boys com um impecável rigor suíço. Tal como demonstrou a «Sábado», o PS encheu o Estado e as empresas públicas com boys sem curriculum vitae. Em suma, enquanto o país se afundava, o PS banqueteou-se no Estado”.

É uma denúncia agreste e que muitos poderão considerar – com razão – não ser apenas uma prerrogativa dos seis anos de «socratismo».

Mas o que torna tudo mais grave é que a situação de nepotismo e de clientelismo se continue a verificar mesmo após a declarada e lastimável situação económica e financeira do país.

Ainda há poucas horas, era o próprio Presidente da República que se insurgia contra este estado de coisas, que continua a permitir que a máquina do Estado, as empresas público-privadas e as empresas municipais continuem a ser consumidas por tanta «generosidade».

Há dias, era um leitor do ‘Calçadão’ que nos remetia um comentário duro e cáustico, onde contava a história de um jovem político algarvio que, depois de ter perdido “a eleição e a oportunidade de se abotoar a um lugar com pelouro e um ordenado decente” (como vereador), por uma sucessão de felizes acasos, “viu-se de repente deputado da Nação”.

Contava o nosso comentador que “o nosso deputado, vendo-se com um vencimento acima de 3.500 euros (fora o resto: viagens, subsídios, refeições) mandou logo às urtigas o lugar de vereador sem soldo [… mas] nas eleições seguintes, ele lá estava subindo uns degraus nas listas [de deputados] graças já à sua experiência parlamentar”.

E continuava o comentador:

Mas nessa altura a estrela empalideceu. O partido do deputado conseguiu o seu pior resultado de sempre no reino dos Algarves e nem com um elevador pôde chegar aos degraus do Parlamento. Caiu o Carmo e a Trindade: na Câmara, o outro partido estava de pedra e cal e por isso as esperanças de um vencimento certo ao fim do mês pareciam uma miragem.

Parecia! Mas a estrelinha estava lá. A estrelinha e o cartão de militante. Os amigos são para as ocasiões não é?

Onde se mete, onde se há-de meter??? O governo diz que temos de evitar novas admissões… estamos em crise… é uma chatice!...

É claro que o Hospital de Faro é uma E.P.E. mas, mesmo assim vamos lá ver… Ah, bom, temos aqui uma vagazita. Não é assim grande coisa mas sempre serão mais de 1.700 euros ao fim do mês. Depois se vê o que se pode fazer mais. Serve? Oh se serve!...

Metido o pé, é fácil adivinhar o resto. No lugar de administrador da casa estava outro boy de pergaminhos familiares. Mas este estava com olho noutro posto. Uma coisa qualquer na Justiça sempre é mais chique.

Pronto está feito: o outro “pina-se” lá para esse lugarzinho que lhe interessa mais e o nosso herói fica com uma mensalidade mais de acordo com o seu estatuto de ex-deputado: mais de 3.800 por mês o que não é nada mau…

No fim de Março a gente arranja isso. Sai o outro e és promovido a administrador. Bem bom, não?

Não foi difícil comprovar, em «fontes próximas» do Hospital de Faro, a veracidade do caso relatado, numa admissão e progressão na carreira sem regras nem concursos.

Ora pois, como é que o comum dos cidadãos poderá conformar-se com os sacrifícios que lhe pedem: o aumento do IRS e do IVA, cortes no RSI, no abono de família, pensões e salários da função pública congelados e os aumentos de custo de vida que tudo isso irá representar?
*

27 comentários:

Anónimo disse...

Casos semelhantes ao relatado pode ser comprovados noutras instituições por este Algarve fora. Muitos são feitos pela calada do partido e não chegam cá fora. Mas procurando encontram-se!

Anónimo disse...

Uiiiiiiiii... são tantos desses!!!!!
As repartições do Estado estão cheios de malta que entrou pela porta do cavalo !!!!

Hugo Nunes disse...

Bem me parecia que não deixarias passar ao lado uma “oportunidade destas”, Eduardo.

O meu curriculum é conhecido e público, como o meu nome e a minha cara, ao contrário das cobardias que, diariamente, por aqui se realizam. Mas, para que a dificuldade em encontrar o meu curriculum não seja problema (implica pesquisar no Diário da República) gasto alguns parágrafos para o sintetizar.

O primeiro lugar público que desempenhei foi membro da Assembleia Municipal de Loulé, e dá-se comigo já Licenciado em Economia (tive o privilégio de inaugurar o Curso de Economia na Universidade do Algarve, nesse ano o último aluno que entrou no curso teve 80%, na altura as contas ainda eram feitas assim) e a trabalhar no sector privado, acumulando a profissão com a função, também no privado, de professor de Economia e Cálculo Financeiro.

A segunda função pública que desempenho, Vereador a tempo inteiro na Câmara Municipal de Loulé, acontece passados dois anos, e surge depois do Presidente da Câmara Municipal de Loulé, tendo completa carta branca para escolher a sua equipa para a Câmara, me ter convidado para integrar a sua lista em 1997.

Em 2001 fui eleito para a Assembleia Municipal de Loulé tendo sido porta-voz da Bancada Municipal do PS, durante 4 anos (2002-2005), nesse período profissionalmente regressei ao sector privado (para os mais mesquinhos: mantendo rendimento semelhante ao que tinha enquanto Vereador a tempo inteiro), no entretanto frequentei um Mestrado em Finanças Empresariais.

Hugo Nunes disse...

(continuação)

Em 2005 fui candidato a Deputado, pelo Algarve, nas listas do Partido Socialista e fico como 1º Deputado não eleito directamente. Depois de integrar essa lista sou ainda convidado para as listas à Câmara Municipal de Loulé do PS, aí já tendo tomado posse como Deputado à Assembleia da República, ficando claro que se o PS ganhasse as eleições colocaria o meu Concelho em primeiro lugar e assumiria as funções de Vereador a tempo inteiro e não as de Deputado à Assembleia da República.

O desempenho na Assembleia da República entre 2005 e 2009, deu-me a possibilidade de subir na lista do meu partido, no entanto os eleitores algarvios, são sempre quem mais ordena, entenderam que ao PS caberiam metade dos Deputados eleitos em 2005 pelo que não fui eleito.

Profissionalmente, no final de 2009concorri a um dos vários concursos públicos para técnico superior que o HdF abriu e fui seleccionado. Acho que o meu curriculum teve nisso um papel preponderante, até porque não conheço muitos que com cerca de 14 anos de experiência se lhe comparem, e creio que os que conheço não estariam interessados em concorrer ao lugar.

Em 2010 fui nomeado por despacho conjunto de dois membros do Governo para, preenchendo um lugar que tinha ficado vago, concluir o mandato do actual Conselho de Administração do HdF, de todos os lugares públicos que desempenhei este é o primeiro por nomeação e não me honra menos.

Anónimo disse...

Então abram os olhos aos estrangeiros no nosso Algarve a gerir intituições de ensino e a ganhar 6000 euros e a despedir os portugueses porque só os ingleses é que servem. A viver em espanha e conduzir carros espanhois(sim porque os nossos não servem) a jogar golf na quinta do lago e a por o pessoal a trabalhar com interrupçoes de 30m por dia... Não é só o estado o maior mamão há muitos outros que nem merecem estar cá e abrem-lhes a porta da casa toda.

Hélio Cunha disse...

Mas aqui nós temos mais pessoal desses!!!
Esse foi apenas o último (conhecido)!!!
Se perguntarem por cá, vão encontrar mais.
E ndem todos foram cá postos no Socratismo!

Anónimo disse...

Boa Calçadão! O País está farto de mamões desses que vivem pendurado na politicazinha...
Basta olhar à volta. Mesmo aqui na CML. Holá, se há!

P. disse...

Fora com o Sócras e com toda essa cambada!
Isso é o que se passa no HDF? Então dêm uma vista de olhos na DREA no IEFP e no Patacão.
Desses gajos que nunca fizeram nada na vida e agora tem tachos assegurados, é o que não falta.

Anónimo disse...

Ó arquitecto.... olhe que o homem agora é aí seu vizinho....
Tudo gente bem colocada na política, a olhar para o mar da Quarteira....

Anónimo disse...

E vocês não sabem a estoria daquela professora que também perdeu o lugarzinho de deputada?
Também era giro falarem nisso.

Anónimo disse...

Ai esse Hugo agora é funcionário do Hospital?!....
Funcionário nao ele é administrador com amis de 3.800 por mês?....
Por os vistos ficamos a saber que desdde 1997 anda nisto....
Pois eu trabalho na FP desde 1971 e entrei por concurso e levo para casa ao fim do mês pouco mais de 1.100 €. Se calhar ainda vou a tempo de me meter no PS....
Ou já não vou a tempo poraque este governo PS já deu o que tinha a dar...

Anónimo disse...

Diz o primeiro anónimo que procurando encontram-se. Pois olhe que não preciso procurar muito.

Anónimo disse...

Olha!!!!!!!!!!!!!!!!
Um queimou-se !!!!!!!!!!!"
Vamos lá a ver quantos têm t....s para saltarem também à luz do dia
Ah ah ah ah ah ah

Anónimo disse...

Desde 97 que esse vive à custa do orçamento.
São 13 anos a mamar e é ele que confeça. Gaita.

Simão Viegas Afonso disse...

Ó senhor Hugo Nunes, quem são esses membros do governo do despacho conjunto? Pode ser que queiram assinar também uma nomeaçãozinha para a minha filha que completou o curso de Gestão há quase 8 anos e não arraja um tachinho desses!

Mário Guerreiro disse...

Olha o charroco está a puxar o lustro aos galões.

Mário Guerreiro

Anónimo disse...

Bem, parece que quem fez este post está com uma certa azia...

Anónimo disse...

Se os xuxas tivessem vergonha resolviam já isto e punham o homem a andar.
Mas um partido em que se fazem cursos ao domingo, até isto não parece importante......

Rafa disse...

E ainda dizem que o PSD está cheio de oportunistas!
LOL LOL LOL

Anónimo disse...

Ol´´aáááááááá!!!!!
Então já houve um que se picou????
E ainda tem a lata de dizer que foi nomeado por dois ministros????

E O SÓCRATES AUTORIZA ISTO?

UM GOVERNO SEM VERGONHA!

Cara de pau disse...

Este fulano que se “picou”, em vez de tar caladinho, ainda arrasta consigo dois ministros do PS.
Grande ajuda que o Sócrates tem com gentinha como esta.
Em vez de se calar ainda explicou bem explicadinho como “as taxadas” funcionam e como este governo tem governado os seus.

Anónimo disse...

Amigos... no PSD também há disso. Ficaram muitos dos governos de Cavaco, Barroso, Santana...
Mas nas Câmaras PSD... é só olhar para a nossa!!!!!
Querem um exemplo? Aí vai um Bruno... pra mesa do canto!

Álvaro disse...

Esse Nunes foi deputado??? Nem sabia!

A a Z (HDF) disse...

Olá!!!!! H.N !!!!
Não esperava que o coelho saltasse da cartola!!!!! O Calçadão de Quarteira prestou um serviço público. Em breve enviarei outros elementos e outros factos de outros boys cá da casa.
Parece então que afinal eu disse muitas mentiras??... Boa. Não dei por nenhuma. Nem eu nem quem conhece Também me parece que o «sr» H.N anda enganado. Quem enviou o comentário fui eu. E se quer saber quem, basta olhar há volta e ver quem foram as pessoas que ficaram prejudicadas aqui no HCF com as assinaturas dos dois membros do governo que assinaram esse despacho conjunto!!! Depois tire as suas conclusões. Já o antecessor só precisou de uma assinatura para entrar pela mesma porta do cavalo para a administração.
Mentiras não disse mas vivemos numa República muito especial que nos obriga a sermos cobardes para defender-mos o nosso ganha-pão, não é?
Mas pronto, aí ficou a confissão que isso de concursos não são precisas para os boys. Bastam ... despachos conjuntos.
E passe muito bem. E que lhe aproveitem os amigos.

A a Z (HDF)

Anónimo disse...

Querem ver que alguém que trabalha no HDF ainda se sente ofendido destas nomeações? e se calhar o mesmo acontece em todos os outros Hospitais, Institutos, Fundações, empresas públicas e semi públicas e outras que tais? O sistema é este, não venha agora fazerem-se de virgens ofendidas, é assim há anos!! ou acabamos de vez com isto ou então a história vai continuar. Ainda alguém em cargo intermédio nestas entidades acha que vai chegar lá acima? Por acaso assinaram algum cartãozinho do partido ultimamente? deixem-se disso, não estão contentes, procurem sítios onde se progrida pelo reconhecimento, no privado havia alguns, mas alguém no seu perfeito juízo que vir para o privado?

Anónimo disse...

O curriculo deste já o fiquei a conhecer, é melhor do que esperava mas pode competir com o do Eng. José Graça e o do Dr. Anibal Moreno. Gostava de ver o curriculo dos Vereadores: da Fátima Quirino, do Luis Oliveira, da Hortense Morgado, da Teresa Menalha, do Joaquim Guerreiro, da Brigida. E também dos boys: Nuno Ramos (Inframoura), Paulo Bernardo (InfraGlobal), Bruno Inácio e Leonel Paposeco.
Laranja desiludida.

Anónimo disse...

Não voto nem votarei nos Socialistas mas lendo parte do curriculum confirmei a impressão que tinha, assisti a algumas assembleias municipais, parece-me um individuo muito capaz e que faz o trabalho de casa. Naquela Assembleia é ele, o Eng. Zé Graça e o individuo do Bloco de Esquerda.