já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

domingo, 3 de maio de 2009

Gestão racional da água do Algarve

ou a forma de nos meterem a mão no bolso?
Os proprietários e arrendatários de utilizações hídricas (furos, noras, poços, fossas, entre outros) devem legalizá-las até 31 de Maio, segundo um normativo que não foi devidamente divulgado e que, por isso, poucos conhecem.

No entanto, a administração da Região Hidrográfica do Algarve anunciou o alargamento do prazo de legalização para data a definir, já o que se pretende é “fazer um levantamento rigoroso da utilização dos recursos hídricos na região para uma gestão eficaz da água”, uma vez que se desconhece a existência de muitos dos furos e outros sistemas de captação.

Os responsáveis da Região Hídrica afirmam apenas pretender saber onde, que quantidade e para que fim é captada a água para, em casos de escassez, poderem “aplicar medidas como a redução de captações ou condicionamento do uso da água".

Quem não legalizar as suas utilizações hídricas arrisca-se a uma multa de 25 mil a 37.500 euros (particulares) ou de 60 mil a 2,5 milhões de euros (pessoas colectivas).

Vamos pôr os pontos nos ii: É necessário, com efeito, racionalizar a utilização predatória dos recursos hídricos pois, num futuro próximo, adivinha-se uma crise mundial provocada pela escassez de água potável.

Mas tal como é posta a questão? - Quem tem um poço que o avô mandou fazer no século XIX, no quintalejo atrás de casa, no tempo em que ainda se cultivava as couves no quintal, ou vai registar o pocinho ou leva com uma “pastilha” de, pelo menos, 25 mil euros – já que o poço vai ser considerado da mesma forma como um furo que abasteça uma instalação industrial.

Vamos ainda ser mais claros: daqui por meia dúzia de anos será qua-se certo que vai ter um contador aplicado pela Região Hidrográfica do Algarve no bocal do poço, e ser-lhe-á aplicada uma taxa de utiliza-ção de “x” euros por cada balde de água que se atreva a tirar…

A seguir, preparem-se: devem estar já a estudar a forma de nos cobrarem uma licença de utilização do ar que respiramos. Obrigado Sócrates!

1 comentário:

Anónimo disse...

Como é que vocês acham que se vai financiar estes institutos públicos que se reproduzem para que os que vão chegando ao topo e já não têm espaço, possam ter o cargo máximo de chefia?
Já ouviram falar em tirar água do Mar para beber?
Estaremos á espera de outra seca.
É dificil que a água acabe no Algarve. O que não se tirar do aquifero correrá para o mar. Os Fundos Europeus estão a acabar, como acham que se vai pagar os ordenados dos funcionários destes Institutos Públicos? Isto é a base da democracia Portuguesa, criar tachos para que os tachistas votem para manter a democracia. Não sei qual é o espanto, pelo menos daqueles que votam.