já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Cresce a assimetria na repartição da riqueza

portugal à frente nos indicadores de desigualdade.

Ilustração de autor desconhecido, recolhida na Net
Um relatório divulgado ontem pela Comissão Europeia sobre a «Situação Social na União Europeia, no ano de 2007», veio revelar o que os economistas internacionais há já algum tempo vinham anunciando: Portugal é o Estado-membro, com mais assimetria na repartição dos rendimentos.

O relatório destaca a melhor distribuição dos rendimentos entre os Estados-membros em relação aos Estados Unidos, com excepção de Portugal; ou seja: Portugal está à “frente” dos Estados Unidos no que diz respeito a indicadores de desigualdade.

O documento divulgado é claro na afirmação: "Portugal distingue-se como sendo o país onde a repartição é a mais desigual", e revela ainda que não subsiste qualquer correlação entre a igualdade de rendimentos e o nível de resultados económicos.

Comparando os coeficientes de igualdade de rendimentos dos Estados-membros com o respectivo produto interno bruto por habitante, verifica-se que os países com um PIB mais elevado são os que melhor fazem a respectiva distribuição.

No relatório ressalta ainda uma triste realidade: Portugal existem mais de 2 milhões de pobres, que vivem com menos de dez euros por dia.

O senhor primeiro ministro não terá nada para nos dizer sobre isto? Será "só" este socialismo que tem para nos oferecer?
...

2 comentários:

João Martins disse...

É lamentável que os membros do governos tenham o descaramento e não tenham a vergonha de vir agora recusar a realidade dos números da desigualdade. Que vergonha!

Que vergonha a RTP televisão dita de serviço público abrir o telejornal da noite com 15 minutos seguidos, repito, quinze minutos seguidos, com entrevistas a populares que esperam pelos jogadores da seleccão nacional.
Que vergonha que enquanto a SIC abria com as notícias em torno do petróleo e a TVI com o aumento da pobreza, da fome e das desigualdade sociais em Portugal a RTP passasse 15 minutos de coisa nenhuma.

Começo a ter vergonha dos políticos que temos!

Que me desculpem os que são sérios, mas nunca como neste governo de Sócrates, os interesses privados se sobrepuseram tanto aos interesses públicos e das populações mais desfavorecidas!

Que verginha a recusa da realidade que nos entra a todos pelos olhos dentro! Esta gente não é socialista. Esta gente é apenas oportunista!

Que tristeza!

Lourenço Anes disse...

Caro João Martins:

Recorda-se, com certeza, do "fado-futebol-fátima" uma trilogia criada e fomentada pelos governos de então...
Servia para anestesiar a mente de um povo que, deste modo, deixava de se preocupar com as dificuldades económicas, com o atraso social e com a falta de liberdades.

A História é cíclica, meu amigo: Ainda bem que há futebol e festivais da canção e mistérios e reconstituições de acidentes com crianças Madeleine McCann – os governos agradecem e ficam livres para asnear, enquanto os cidadãos discutem os erros dos árbitros, aplaudem as jogadas do Ronaldo e os trajos dos artistas…
E se a selecção obtiver um bom resultado… então nem se fala. Sócrates poderá dormir descansado até ao Natal.