já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

sábado, 3 de maio de 2008

Não é apenas um hospital novo

é um novo hospital a funcionar em 2013

O chefe do Governo, José Sócrates presidiu hoje ao lançamento do concurso para a parceria público privada do Hospital Central do Algarve, que deverá começar a funcionar em 2013.

Na cerimónia esteve presente a ministra da Saúde, Ana Jorge, que anunciou as entidades que integram a comissão de avaliação, de cinco elementos, que escolherá o melhor concorrente. Este estabele-cerá o contrato para a construção, equipamento e manutenção do edifício hospitalar pelo prazo de 30 anos.

O investimento total directo da nova unidade hospitalar é da ordem dos 250 milhões de euros, mas o custo público comparado, ou seja, o valor que o hospital representa para o Estado, será de 267 milhões

“Hoje é um momento decisivo, em que passamos das palavras aos actos”, disse José Sócrates, reconhecendo que este hospital já devia ter sido construído há anos. O primeiro-ministro referiu, então, que esta obra “não é apenas um hospital novo, mas um novo hospital. Uma obra absolutamente urgente, essencial à saúde, mas também à economia regional”.

A obra deverá arrancar em meados de 2009, para estar concluída em 2012. A instalação de equipamento e mudança de doentes do actual Hospital de Faro para a nova unidade avança em 2013.

Como tem sido anunciado, a unidade ocupará uma área de 125 mil metros quadrados, vai ter uma lotação de 574 camas, nove salas para bloco operatório e dez salas de parto. Terá ainda 91 postos de hospital de dia e 86 gabinetes de consulta externa.

A ministra referira ainda que o actual Hospital de Faro será objecto de reconversão, acolhendo, para além de um projecto inovador de residência assistida para idosos, uma Unidade de Saúde Familiar e outra de cuidados continuados.

A abrir a sessão, Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé, manifestara a sua grande satisfação e felicitou o Governo pelo cumprimento deste anseio da população algarvia.
...

17 comentários:

Anónimo disse...

Daqui a uns meses é ver o Sr. Sebastião Seruca a dizer que a obra deve-se à Câmara de Loulé a tal que arranca árvores todos os dias. Vejam o Quiosque da Camila. Vale a pena. Entretanto estão a fazer obras à pressa para o velho hospital de Loulé ser não se sabe o quê ? Eles nao estavam à espera era deste anúncio do Governo...hahahahah. Fernando M.M.

Anónimo disse...

Seja benvindo o o Hospital Central do Algarve. Nunca é tarde para repor o que é de justiça. Manel Ferro

Anónimo disse...

Segundo li o novo Hospital terá serviços avançados tecnicamente evitando até deslocações a Lisboa de doentes do Algarve. Isso vale ouro. Mary

Anónimo disse...

O Socas lá vai caminhando lentamente apesar dos protestos de alguns que desejam que nada seja feito. Berto

Anónimo disse...

O lugar é ideal para o novo Hospital do Centro. A meio caminho de todo o Algarve. Que venha. A gente cá espera. Carlos Silva

Anónimo disse...

549 camas 10 salas de operações e 46 gabinetes de consulta externa são três das muitas coisas excelentes que esperamos todos deste novo Hospital.
Uma boa noticia para´o nosso concelho e para o Algarve em geral. Ferdinando

Anónimo disse...

Dizem que o velho Hospital de Faro vai ficar para os serviços relacionados com idosos e acamados.
Acho bem. Todos precisamos de um Hospital que sirva os algarvios com dignidade. Marta - Quarteira

Anónimo disse...

Estive a ler hoje no DN que os meios de diagnósticos são de alta tecnologia. Portanto avançados. Não fazia sentido um Hospital novo com velha tecnologia rs. Que a saúde não nos falte. Detesto Hospitais apesar de saber que qualquer um de nós pode lá ir parar de um momento para o outro. L. Ruas

Anónimo disse...

Acho que o novo Hospital do Algarve é cópia do grande Hospital que está a ser construído em Lisboa e que será também inaugurado em 2012 ??. Esperemos agora pela reacção do PSD Algarve pela voz do Dr. Bota Jardim.
Acho que vem aí fogo preso. Aguardemos. Gonçalves

Anónimo disse...

Parabéns pelo espaço, passei por acaso e vou voltar. Espero que me visitem:

http://oslivrosqueninguemquisdaraler.wordpress.com

http://tachospanelasecolheresdepau.wordpress.com

Um abraço,

Sónia Pessoa

Anónimo disse...

O Bota já respondeu. Como nao podia dizer mais nada, disse que é uma medida eleitoralista. Esse gajo é parvo. Estava bem acompanhado pelo Menezes, mas ainda ficará melhor junto do Jardim. O PSD parece um manicómio. Que venha uma Manuela F. Leite a ver se mete aquilo nos eixos.
E são gajos como esse Bota que são eleitos pelos algarvios como deputados para defender os nosso interesses! Deus nos valha!
S . Carrapato

Anónimo disse...

Então os do PS são "os bons" e os do PSD são "os maus"? Que fez mais o Davide Martins que o Bota? E o "vosso" Hugo, já fez alguma coisa? E que dizer dessa figura inenarrável que é o Manuel Rodrigues? Para não falar nas senhoras, porque eu não quero ser indelicado e apesar da consideração que me merecem como senhoras... não vi ainda nada que tenha merecido a pena, como deputadas.
Portanto, deixem lá o Bota e as suas convicções com ou sem jeito.

Anónimo disse...

E o Hospital velho de Loulé, agora é para quê??? Ainda a Misericórdia o vai alugar para hotel.

Anónimo disse...

Dou uma sujestão parecida: quando tiverem pronto, podem comprá-lo à Misericórdia.
:)

Anónimo disse...

Não queriam saber o que vai fazer o Bota? Pois já tem a resposta: vai apresentar um requerimento na Assembleia da República a perguntar porque é que o o novo Hospital não disporá de serviços de cirurgia cardiotorácica e cardiologia pediátrica.
E de unidade de queimados, também. Ele não gostou do discursio do Sócrates porque façou de lixeiras e hotéis.

Anónimo disse...

Aí é? E nao falta também uma unidade para tratar de calos e de calv´cie precoce? Ah Ah Ah

Anónimo disse...

Coitados! Na têm mais nada para dizer?