já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

terça-feira, 13 de maio de 2008

“Habemos piscinae”

em dia de festa, recebemos a piscina coxa

Foto dos arquivos da Câmara de Loulé
Logo de manhã, a “cerimónia oficial”. Presumo que o hastear da Bandeira e o Hino Nacional entoado pela boa-vontade do grupo de teatro. Presumo. Porque, a essa hora, estava eu a abrir a firma, que não se condói com “feriados locais”.

Depois, deixando o trabalho a correr normalmente, sempre me decidi aparecer, para espreitar a “peregrinação” às obras de Santa Engrácia… perdão: às obras do futuro «centro autárquico», uma obra que esteve concluída (em cartaz) há mais de dois anos, mas que deverá estar pronta (com uma grande oportunidade política), aí um ou dois meses antes das próximas eleições para as autarquias.

Dali, seguiu a “procissão” para as novas piscinas, estas já prontinhas para a bênção do senhor cura.

Lindas. Por fora.

Lá dentro, já se sabe: temos uma piscina coxa, onde só duas, das suas oito pernas regulamentares, “cresceram” a uma estatura adequada: os 50 metros; as outras ficaram... a meio.

Mas que julgam, amigos? Que a Câmara se envergonha da “linda obra” apresentada? Nem pensem!

Pasme-se com as palavras da nota que a autarquia de Loulé enviou à imprensa : O complexo contempla seis pistas de 25m e duas pistas de 50m. Pretende-se que seja um edifício polivalente, direccionado para a prática de natação de competição, natação recreativa, pólo aquático, natação sincronizada, salvamento e socorrismo, ginástica aquática aeróbica, etc.

Nem mais! Pretende-se que seja “direccionado” para isso tudo. Mas a "direcção" saiu errada e não vai lá chegar, não atingindo jamais a “pretensão” da autarquia.

Autarquia ignorante, ainda por cima. Senão, vejamos:

*------ Natação de competição? - só para as camadas jovens e iniciadas já que uma piscina curta não permite competições oficiais de outra natureza. Qualquer iniciático sabe que as chamadas “pisci-nas olímpicas” têm as dimensões de 50 X 21 metros, com oito corredores.

*------ Pólo aquático? - só na cabecinha dos eleitos locais, que tinham obrigação de saber que uma piscina de 25 metros não tem as dimensões mínimas para a prática desse desporto. Por isso mesmo, a equipa de pólo aquático do Louletano tem de disputar as suas provas em Faro ou em Portimão.

*------ Natação sincronizada? Numa piscina de dois metros e dez centímetros de profundidade máxima? Mas nem, ao menos, consultaram os técnicos de natação? Que burrices, meus amigos!

A propósito, deixem-me que vos conte uma história verídica (os protagonistas estão aí quase todos, para não nos deixarem mentir):

Estava-se a dias da inauguração do Estádio Municipal de Quarteira. À data, era presidente da Câmara um sujeito de nome Vairinhos. Lembram-se?

Procedia-se à aplicação da pista de tartan, com seis corredores de oitenta centímetros de largura.

Nessa altura, foi visitar as obras o saudoso Manuel Correia, infelizmente já falecido que, ao ver aquela aberração, terá dito ao encarregado da obra que, desde 1950 não se fazia, em nenhuma parte do mundo, tamanho disparate, nem pistas de competição com menos de oito corredores, nem com aquela largura. E lá se foi, desgostoso, o nosso Manuel Correia.

Agora, vejam o resultado:

O responsável da obra, nesse mesmo dia, contou ao presidente da Câmara da conversa do técnico de atletismo.

No dia seguinte (reparem: no dia seguinte!), de manhã, o tartan foi arrancado. Em sua substituição, dias depois foi aplicado... aquilo que lá está: os oito corredores regulamentares.

Bem, isso foi com o Vairinhos, que dizem que era um tipo autoritário e arrogante. Seria... mas escutava quem "sabe da poda".

Agora temos um presidente de Câmara democrata… Autista, mas democrata. E que, pelos vistos, acha que o que Quarteira e os quarteirenses merecem é uma piscina coxa!
..

16 comentários:

Anónimo disse...

E que piscina merece Quarteira? Uma piscina olímpica com bancadas para púplico e uma piscina para saltos? E para que queriam vocês isso? Já organizaram alguma coisa que tivesse pés e cabeça sem ser o triatlo dos primeiros anos?
Vocês nem uma festa de pescadores são capazes de fazer. Nem uma festa de sardinha e dizem que são uma terra de pescadores!
No fim os quarteirenses nem vão utilizar a piscina porque tem aí o melhor mar do Algarve.

Anónimo disse...

Apesar de terem um bom mar com boas marés, ninguém no seu perfeito juízo gasta dinheiro numa obra sem acabamentos dignos . O que quer dizer que o que interessa é gastar o dinheiro para as fotografias de propaganda para as eleições. Em Loulé as obras são do mesmo calibre. Tudo mal amanhado, com defeitos e muitos dos quais se fossem ouvidas as pessoas nada disso acontecia. Merecemos isto ? NÃO ! F. Gomes

Anónimo disse...

Numa Câmara coxa as obras realizadas têm sempre um certo ar «manco». Mesmo com o número inusitado de técnicos que existe na edilidade as coisas continuam sempre a saír sem jeito nem trambelho como se costuma dizer por cá. O que é aquela quantidade de gente especializada fazem a maior parte do tempo ? Digam. Respondam por favor. Horácio - Quarteirense

Anónimo disse...

O Rui tem uma certa razão quando diz que os Quarteirenses não realizam grandes coiisas. Também é verdade que a maior parte do pessoal que vive em Quarteira não são de cá. Caíram ali. E ali ficaram.Nada contra se ao menos fizessem alguma coisa pela terra que os acolheu. Quanto à Câmara ali de Loulé nem vale a pena falar porque as usas obras estão à vista. Tudo fogo de vista. Em relação ao poder em dinheiro que têm qualquer Camarazinha sem dinheiro brilha mais e com menos $$$$$$. JJ.Gonçalves

Anónimo disse...

Como Quarteirense acho que merecemos sempre tudo bem feito como noutras cidades do País. Aqui as coisas nascem mal à partida a não ser aquela Festa do Pontal que o Dr. Bota trouxe para aqui só com o intuito de tirar
prestígio a Faro. Aqui não há Pontais. Digam a Festa da Mata de Quarteira. Isso sim É a verdade. E a festa decorre em bom ambiente partidário pois há sempre os crentes
naquele grupo de políticos que mesmo em tempo de festa andam sempre à «porrada». E Viva Quarteira Livre ! Amadeu

Anónimo disse...

Se temos os politicos que temos é porque votamos neles.
Se temos as obras que temos é porque não nos mexemos.
O calibre das obras é o mesmo em Quarteira e em Loulé, reparem só no edificio em Loulé já chamado de "camiseiro".
O grande problema são os técnicos da CML que na sua grande maioria são incompetentes. Os bons ficam por lá pouco tempo. Como é possivel um engenheiro civil apostar numa carreira na CML para ganhar no máximo uns 1000€ podendo ganhar muito mais no privado? ou são incompetentes ou andam à babuja.

Anónimo disse...

Não acredito no que está escrito neste post, porque uma infra-estrutura desta natureza para poder funcionar tem de ter um parecer prévio do Instituto do Desporto de Portugal, I.P., Entidade soberana neste tipo de empreendimentos.

Anónimo disse...

Quero aqui deixar o meu comentário ao texto relativo ás Piscinas de Quarteira. É tão fácil dizermos mal das obras feitas pelos outros, e tão difícil reconhecer o que de bom se faz.
Quando não sabemos daquilo que falamos é melhor calarmos-nos ou remeter-nos à nossa ignorância.
Passo a explicar:
1º Quem lhe disse a si que numa piscina de 25 metros só podem ser realizadas competições para os mais jovens. Se soubesse o que estava a dizer, saberia que de Outubro a Abril existem competições oficiais desde Infantis a Séniores em piscinas de 25 met.(Campeonatos Nacionais de Inverno, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Divisão de clubes).
2º Pólo Aquático, mais uma burrice que aqui se diz, quando refere que não se podem realizar jogos em piscina de 25 metros, que a equipa do Louletano anda a jogar em Faro e Portimão, talvez porque essas piscinas tenham uns metritos a mais, não. Ou será que não sabe que Faro e Quarteira são piscinas de 25 metros.
Isto de criticar o que se faz é tão bom quando não gostamos de quem está no poder.
Devia na altura ter falado no pavilhão municipal de Loulé inaugurado à pressa antes das eleições pelo Sr. Vitor Aleixo, que custou mais de 5 milhões de Euros, e que tão poucas vlências tem para o preço que custou, isto para não falar na Biblioteca Municipal de Loulé que foi inaugurada antes das eleições e só mais tarde foi aberta ao público.
não seja tão mauzinho que com este tipo de informação ninguém lhe dará credibilidade.

Lourenço Anes disse...

Resposta a "Municipe de Loulé Cocelho disse... "

Se eu estivesse a falar com uma pessoa "bem informada" eu podia dar a mão à palmatória.
Acontece que estou a falar com um burro. Porque só um burro julga saber que o que os outros dizem são “burrices”.

Senão, esse "municipe de loulé cocelho" (sic e sic) primeiro: teria lido tudo o que se escreveu sobre o assunto. E o que se disse está tudo correcto, ainda que ao “municipe do cocelho” lhe tenham escapado umas coisinhas, como, por exemplo, a afirmação “Qualquer iniciático sabe que as chamadas “piscinas olímpicas” têm as dimensões de 50 X 21 metros, com oito corredores”. Mas isso sabem outros burros (menos burros que o “municipe”).
Aliás, tudo isso já fora escalpelizado há algumas semanas neste mesmo blogue, mas o senhor “municipe do cocelho” não leu. Como não viu o link à Federação Portuguesa de Natação onde se fala de provas internacionais.
Só leu agora, a “versão curta”. Gosta de coisas curtas: versões curtas, piscinas curtas e, ou me engano muito, ou usa uma caixa craniana um bocado… p’ró curto! Devia ter lido o que aqui se escreveu sobre a matéria e não só o último post.
E quem não lê, não aprende!
Cá ficamos à espera que venha zurrar alto a aplaudir as competições internacionais quando elas se realizarem nas piscinas de Quarteira.

Outra coisa: sabe que os vereadores socialistas têm um blogue próprio? Nem eu tenho – nem nenhum de nós, aqui no 'Calçadão' tem - procuração para defender o senhor Aleixo ou os do seu partido. Por isso, se está interessado em discutir esses assuntos que refere, faça-o no local próprio, porque aqui, o senhor “municipe do cocelho” não tem lugar para essas matérias.
Mas sempre lhe digo duas coisas: que tanto a biblioteca como o pavilhão que refere são em Loulé, não em Quarteira; e o ‘Calçadão’ está aqui para defender os interesses DESTA freguesia. Em Loulé há muita gente conhecedora e capaz de pugnar pelos interesses dessa cidade.

De qualquer modo, sempre lhe pergunto: mas o que está errado no pavilhão de Loulé? E na biblioteca? O pavilhão não tem medidas regulamentares? A biblioteca não tem livros?

E, para que você possa aquilatar da dimensão da SUA burrice, sempre o esclareço: é falso que a biblioteca tenha sido inaugurada antes das eleições. Quando foi inaugurada, o senhor Aleixo já tinha perdido as eleições e, consequentemente, o PSD já as tinha ganho.

Aprenda, antes de asnear outra vez. Passe bem

Anónimo disse...

É assim mesmo Lourenço. Essa alimária louletana estava a pedi-las.
Olhe, eu acrescentava ainda uma coisa que o senhor Lourenço não disse: nas provas internacionais de natação, designadamente nas de sincronizada, é obrigatória a existência de janelas abaixo da superfície, para poderem ser seguidas nas televisões e para colocação do juri.
Esses gajos de Loulé, em sendo para Quarteira qualquer coisa serve!

Anónimo disse...

Gostei dessa, Lourenço!
E dizem que você é uma pessoa tão calma... ;)

Anónimo disse...

Será que ninguem fala das centenas de crianças que irão aprender a nadar nestas piscinas daqui para o futuro...

Será que ninguem fala do aumento da qualidade de vida que os moradores de Quarteira irão ter com uma piscina deste tipo à porta...

Será que a população idosa de Quarteira não irá ficar deliciada com a possibilidade de poder praticar algum desporto, ali mesmo ao lado de casa...

Será que ninguem fala que toda aquela zona era um lugar insalubre e agora respira-se limpeza, tendo sido dado um contributo especial para a criação de um complexo desportivo, que muitas cidades gostariam de ter...


Quantas pessoas praticam Polo Aquatico, quantas praticam natação sicronizada, quantos atletas olimpicos temos?

Uma coisa é certa em Quarteira existem PESSOAS, e é para elas que certamente se fizeram estas piscinas.

Não interessa se foi no tempo do PS ou do PSD, os partidos passam mas as obras ficam!!!


Certamente que as piscinas terão muitas falhas, mas uma coisa é certa, trata-se de uma mais valia que muitas cidade quereriam ter mas não têm...


Mas Quarteira tem,..., Parabéns Quarteira.

João Martins disse...

A Biblioteca Municipal de Loulé e O Pavilhão Municipal são das mais importantes estruturas que se fizeram na cidade nos últimos anos. Parabéns aos seus mentores!

Lourenço Anes disse...

Para o anónimo de 15 de Maio:

Meu caro: numa coisa estamos de acordo: as piscinas são úteis; para as crianças que vão aprender a nadar, para a população idosa que poderá usufruir do prazer da banhoca e do movimento, para a população em geral, as “PESSOAS” de que fala, essas que cá existem e que agora têm “a possibilidade de poder praticar algum desporto, ali mesmo ao lado de casa”. Está cheio de razão, portanto, neste aspecto.

Lamenta-se, isso sim que havendo a possibilidade de se ter dotado a cidade e o concelho de um equipamento capaz de servir o desporto-espectáculo e de competição, de atrair a atenção de desportistas de outras terras e, consequentemente, de desenvolver o turismo (que o mesmo é desenvolver o concelho, fazer crescer o PIB local), se tenha desperdiçado essa possibilidade de uma forma perfeitamente desastrada. Foi pena.

De resto, devo lembrá-lo de que quem falou no pólo aquático, na natação sincronizada entre outras “qualidades” da piscina não foi o ‘Calçadão’. Foi a Câmara Municipal de Loulé, através de uma nota de imprensa enviada não só à imprensa local e regional, mas também aos órgãos de informação nacional. Se você se der ao trabalho (uma vez que não reparou que nos limitámos a transcrever essas excelências mencionadas pela autarquia), poderá reler essa mesma nota de imprensa em qualquer dos jornais locais e regionais que se limitaram a transcrevê-la. A autarquia é que falou nisso, meu caro. Nós apenas comentámos essas afirmações.

Onde o meu amigo perde a razão é apenas quando questiona “Quantas pessoas praticam pólo aquático, quantas praticam natação sincronizada, quantos atletas olímpicos temos?”. Meu caro… continuando a tratar o desporto desta forma, tem de concordar que nem se fomentam esses desportos e que se todos os municípios tratarem o desporto deste modo… tão depressa não teremos atletas olímpicos. Ou não acha?

Por isso continuo a pensar que só para concentrar os equipamentos desportivos num mesmo local da cidade (para quê? Sai-se do estádio para dar um mergulho na piscina e voltar depois a correr na pista?), foi um disparate abdicar de fazer as piscinas num local onde não cabia mais do que aquilo que foi construído.

Já agora: (e repare que eu aceito os seus argumentos, de uma forma geral) – Depois do que escreveu… pode explicar, nesse caso, para que servem duas (2) pistas de 50 metros?

E, ainda que pareça não vir ao caso, deixo-lhe esta reflexão: quando a Câmara de Loulé lhe apresentar o projecto de uma sala de espectáculos para 180 lugares (que a própria autarquia afirma ser de 4ª categoria) também vai ficar feliz porque algumas das “PESSOAS” que referiu poderão assistir a uns espectaculozinhos?

Cumprimentos


Para o João Martins:

Posso fazer uma correcção ao que diz? Os parabéns não devem ser dados aos "mentores"; quem deve ser felicitado são os jovens e os desportistas, os leitores, os estudantes e os estudiosos...
Esses, sim, ficaram a ganhar.

Os "mentores" fizeram a sua obrigação: foi para isso que foram eleitos - para zelar, da melhor forma, pelos interesses das populações.

Um abraço

Anónimo disse...

Quero aqui deixar um reparo, para o senhor Lourenço, acerca da construção das duas pistas de 50metros.
Concordo que é pena serem só duas, mas fique a saber que abaixo de Lisbos não existe nenhuma piscina de 50 metros coberta, portanto estas duas pistas serão as únicas abixo do Tejo, podendo por isso permitir aos atletas algarvios ou a quem quiser vir cá estagiar, treinar durante todo o ano, uma vez que nas provas a nível nacional realizadas em 50 metros os atletas da região poderão deixar de estar em desvantagem em termos de treinos perante os nadadores dos grandes centros, podendo assim competir em iguais condições de treino.

Lourenço Anes disse...

Resposta ao anónimo de 16 de Maio:

Pronto, eu dou a mão à palmatória: a piscina não serve para alta competição; serve para um ou dois atletas treinarem; competirem, não; só treinarem…

E já agora: exceptuando esses raros atletas da região que refere… que lucra Quarteira com isso? Tanto quanto lucraria o seu comércio e a sua indústria hoteleira e de restauração com uma simples prova de nível internacional por ano?

Assim, para além de uma piscina para lazer e para treino, teríamos um cartaz apelativo e um pólo atractivo para a natação mundial, que se traduziria em boa propaganda para a terra e lucros sociais, porque as empresas com lucro investem e, se investem, criam postos de trabalho...

Cumprimentos.