já fizeram uma visitinha

Amazing Counters
- desde o dia 14 de Junho de 2007

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Má qualidade da água na ribeira de Quarteira

mas a água de consumo público é boa
Foto da Ribeira Quarteira em Paderne, retirada da Net, de autor desconhecido
Celebrando o Dia Mundial da Água que ontem se comemorou, a Quercus divulgou um relatório em que dá conta que cerca de um terço das 20 amostras recolhidas em rios e ribeiras portugueses revelaram má qualidade da água.

As amostras foram recolhidas na semana passada, em vários pontos de 14 rios e ribeiras de norte a sul do país e estas vieram a confirmar os maus resultados da qualidade da água, que já fazem tradição em Portugal.

O rio Tejo, a jusante da barragem de Niza, foi o pior resultado registado, com a classificação de água "muito má". Mas a montante da barragem a qualidade da água também era "má", assim como a do rio Ave (Vila do Conde), no Sado (Santa Margarida do Sado), na Ribeira de Quarteira (em Paderne) e no rio Mira (Odemira).

Qualidade boa só foi obtida no rio Corgo (Vila Real), Vouga (S.Pedro do Sul), Tejo em Constância e Guadiana (Serpa) e só duas conseguiram obter uma qualidade de água excelente, nos rios Tâmega (Amarante) e no Zêzere (Constância).
.
Entretanto, a empresa Águas do Algarve, revelou, na mesma data, que a água canalizada consumida na região é de boa qualidade, pelo que pode (e deve) ser consumida sem problemas.

Diz a empresa, e nós aplaudimos: ”Ainda bem que os tempos da água de má qualidade já lá vão”.
..

Sem comentários: